Boa Tarde
Se entendermos "luxo" como algo que pode não ser acessivel a qualquer pessoa, eu penso que sim, que ter um cão (tratado da forma como idealizamos que deva ser) é um luxo.
Não fazendo disto uma comparação pois não é muito racional comparar estas situações, mas isto leva-me à questão do nº de filhos que se tem...hoje em dia o "normal" é ter 1 ou 2 filhos no maximo, pois para lhes dar a qualidade de vida que
idealizamos (e sublinho o idealizamos porque penso que difere de pessoa para pessoa a importancia que dá a isto ou aquilo) nã se podem ter mais.
No entanto há quem tenha uma vida mais "folgada" na medida em que tem rendimentos mais elevados, e então aí poder-se-à dar ao "luxo" de ter 4 ou 5 filhos ou quem sabe até mais e dar-lhes uma excelente qualidade de vida.
Temos depois o reverso da medalha...há quem quase não tenha condições para se sustentar a si proprio e no entanto tem igualmente 5 ou 6 filhos e por vezes são igualmente felizes...ou não...secalhar em vez de viverem numa vivenda e terem um quarto para cada filho, vivem 3 em cada quarto.
Tudo isto vai do conceito de "qualidade de vida" de cada um. Eu posso ser muito feliz duma maneira e outra pessoa ser feliz de outra maneira.
No fundo penso que o que se passa com o "ter ou não ter" cães e ter 1 ou meia duzia, vai dos conceitos que se tem e do que se quer proporcionar aos cães e a nos mesmos.
No meu caso particular, considero um luxo porque tenho consciência que da maneira que as coisas estão hoje em dia nem toda a gente poderia fazer o que eu faço ao meu cão, gasto em media 75€ a 100€ por mês com ele

entre o tê-lo numa escola, ração de qualidade, idas ao vet, vacinas, desparasitações, estadias no hotel quando me ausento e não o posso levar, mimos que lhe dou (brinquedos, ossos).
Muitas destas coisas são mais do que as "necessarias" para a boa qualidade de vida do meu cão, mas ao mesmo tempo eu trato-o da forma como idealizei que o queria tratar.
No entanto e só para finalizar, conheço pessoas que têm cães, cães estes que são igualmente felizes e bem tratados e os gastos são menores. Ou seja são apenas opções.
Eu posso ir ao Continente (e peço desculpa pela publicidade) e gasto 50€ e compro produtos de marca branca ou gasto 100€ e compro danones, fairy, e por aí fora. No fundo cada um sabe até onde pode gastar e oq ue o faz sentir melhor. A partir do momento que gastamos mais do que a maioria secalhar pode gastar, sim, considero que sejam opções de "luxo".