coisinhas que podem comer?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Bem com esta pergunta talvez venham respostas com quatro pedras na mão, mas vou arriscar pois não sou pessoa de ficar com duvidas.A minha cachorrinha ate agora não comeu nada mais que a ração ,pois já li aqui na arca que não se deve dar nada , mas por outro lado tambem já li mensagens que os(as) donos (as) falam que dam iogurte,fruta .Eu gostaria que alguem me disse-se ,algumas coisas que nos podemos dar aos cachorros sem ficar com medo ai e se faz mal pois por vezes acontece de estar a comer pão por exemplo e fico com receio de dar um pouco à Tuga ,nao è que ela fique com aquele olhar desesperado de fome como certos caezinhos sabem fazer mas gostaria de saber de quem tem mais esperiencia do que eu o que voçês dam aos vossos cães. 

-
- Membro
- Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
- Contacto:
Bom dia!
Eu costumo dar-lhe um ovo cozido ou um jogurte (natural) de vez em quando (e copos de jogurte para deslamber quase todos os dias
). Desde que não sejam dados em demasia, até lhe fazem bem e ela adora :p :p
Em tempos também lhe dava pão seco para "roer".
Quanto a outras "coisinhas" penso que ainda devem vir aí imensas respostas de outros foristas.
Bom apetite :p
Eu costumo dar-lhe um ovo cozido ou um jogurte (natural) de vez em quando (e copos de jogurte para deslamber quase todos os dias

Em tempos também lhe dava pão seco para "roer".
Quanto a outras "coisinhas" penso que ainda devem vir aí imensas respostas de outros foristas.
Bom apetite :p
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Da série de tópicos da "arca memória" que me propus colocar aqui, um deles é exactamente este tema: "Dão ração ou mais qualquer coisinha?".
Este tema é sempre interessante e actual e não há motivos para se responder com as quatro pedras na mão. Eu quando o coloquei aqui no fórum há uns três ou quatro anos atrás também tinha muitas dúvidas e valeu a pena colocar a questão.
Como não tenho esse texto devidamente revisto e actualizado, vou tentar responder o melhor possível.
O ideal é dar só ração, isto partindo do princípio de que o dono não tem conhecimentos para alimentar o cão de outra forma através de produtos naturais (alimentação BARF, por ex.).
Uma ração de qualidade é equilibrada e completa e praticamente não é necessário complementá-la com outros alimentos.
Por outro lado, e este aspecto é importantíssimo, o cão não tolera variações alimentares, ao contrário de nós que devemos diversificar o mais possível a alimentação.
Resumidamente, por estes motivos é que para o dono comum é muito mais prático e seguro dar apenas ou quase apenas uma boa ração.
No entanto, tal como acontece connosco, os cães também apreciam uns pitéus. Ai se apreciam, claro que sim. E aqui é que as coisas se podem complicar. É que se caimos na tentação de os presentear com os pitéus a torto e a direito eles desabituam-se da ração.
Bom, a mensagem já vai longa e talvez seja preferível colocar aqui o link de uma página que criei no site, como resultado desse tópico que lancei aqui e que já referi:
http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
Da série de tópicos da "arca memória" que me propus colocar aqui, um deles é exactamente este tema: "Dão ração ou mais qualquer coisinha?".
Este tema é sempre interessante e actual e não há motivos para se responder com as quatro pedras na mão. Eu quando o coloquei aqui no fórum há uns três ou quatro anos atrás também tinha muitas dúvidas e valeu a pena colocar a questão.
Como não tenho esse texto devidamente revisto e actualizado, vou tentar responder o melhor possível.
O ideal é dar só ração, isto partindo do princípio de que o dono não tem conhecimentos para alimentar o cão de outra forma através de produtos naturais (alimentação BARF, por ex.).
Uma ração de qualidade é equilibrada e completa e praticamente não é necessário complementá-la com outros alimentos.
Por outro lado, e este aspecto é importantíssimo, o cão não tolera variações alimentares, ao contrário de nós que devemos diversificar o mais possível a alimentação.
Resumidamente, por estes motivos é que para o dono comum é muito mais prático e seguro dar apenas ou quase apenas uma boa ração.
No entanto, tal como acontece connosco, os cães também apreciam uns pitéus. Ai se apreciam, claro que sim. E aqui é que as coisas se podem complicar. É que se caimos na tentação de os presentear com os pitéus a torto e a direito eles desabituam-se da ração.
Bom, a mensagem já vai longa e talvez seja preferível colocar aqui o link de uma página que criei no site, como resultado desse tópico que lancei aqui e que já referi:
http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
nel tenho o seu site nos favoritos à imenso tempo!Mas só agora reparei que era seu...
Parabéns pelo site, está muito completo. 

Na hora da refeição nada mais chato que um cão a pedir comida, pelo menos eu acho.
O Veterinário disse que podia dar tostas, pão duro...eu não dou, acho que só serve para engordar prefiro dar um belo osso de bovino ele gosta mais e faz bem melhor...

Não lhe comer que esteja você a comer, é um mau princípio...keitinha Escreveu:por vezes acontece de estar a comer pão por exemplo e fico com receio de dar um pouco à Tuga ,nao è que ela fique com aquele olhar desesperado de fome como certos caezinhos sabem fazer mas gostaria de saber de quem tem mais esperiencia do que eu o que voçês dam aos vossos cães.

Na hora da refeição nada mais chato que um cão a pedir comida, pelo menos eu acho.
O Veterinário disse que podia dar tostas, pão duro...eu não dou, acho que só serve para engordar prefiro dar um belo osso de bovino ele gosta mais e faz bem melhor...

<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Susana
Obrigado pelas simpáticas palavras. Este site foi feito muito às apalpadelas, como se costuma dizer, "à ceguinho que te agarro". Grande parte do conteúdo foi sendo elaborado com dicas aqui do fórum, que fui tirando daqui e dali.
Em relação ao pão, há uns tempos atrás eu fui a casa do Fernando Albuquerque que é o presidente do Clube Whippet, que é ou foi criador da raça whippet e, funcione o Clube ou não em condições porque isso é outra história, ele tem obrigação (presumo..) de que tem bastante experiência nestas coisas. Mas qual não é o meu espanto, a comida que deu à canzoada (uma série de whippets, alguns já velhinhos coitadinhos) foi pão seco.
Perante o meu espanto, ele disse que o pão seco lhes limpava os dentes e era pouco energético (É que os desgraçados faziam pouco exercício).
Diga-se que esta era uma refeição, digamos, intercalar e não principal.
Mas eles comiam com aparente prazer.
Aqui no fórum já coloquei essa questão do pão, julgo numa altura em que lancei um tópico sobre mitos (alguns devem lembrar-se).
Sempre ouvi dizer que não se deve dar pão aos cães porque os cega ou, pelo menos,lhes faz mal aos olhos.
Os doces sei que têm esse efeito. E é natural que o pão também.
Eu na dúvida não dou pão aos meus. Eles passam bem sem pão. Para quê complicar?
Obrigado pelas simpáticas palavras. Este site foi feito muito às apalpadelas, como se costuma dizer, "à ceguinho que te agarro". Grande parte do conteúdo foi sendo elaborado com dicas aqui do fórum, que fui tirando daqui e dali.
Em relação ao pão, há uns tempos atrás eu fui a casa do Fernando Albuquerque que é o presidente do Clube Whippet, que é ou foi criador da raça whippet e, funcione o Clube ou não em condições porque isso é outra história, ele tem obrigação (presumo..) de que tem bastante experiência nestas coisas. Mas qual não é o meu espanto, a comida que deu à canzoada (uma série de whippets, alguns já velhinhos coitadinhos) foi pão seco.
Perante o meu espanto, ele disse que o pão seco lhes limpava os dentes e era pouco energético (É que os desgraçados faziam pouco exercício).
Diga-se que esta era uma refeição, digamos, intercalar e não principal.
Mas eles comiam com aparente prazer.
Aqui no fórum já coloquei essa questão do pão, julgo numa altura em que lancei um tópico sobre mitos (alguns devem lembrar-se).
Sempre ouvi dizer que não se deve dar pão aos cães porque os cega ou, pelo menos,lhes faz mal aos olhos.
Os doces sei que têm esse efeito. E é natural que o pão também.
Eu na dúvida não dou pão aos meus. Eles passam bem sem pão. Para quê complicar?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Hooh NeL onde é que andou
Têm colocado alguns diria mesmo todos os tópicos que colocou têm sumo(conteudo) obrigado
tenho lido com alguma(muita
) atenção o que escreve 

Têm colocado alguns diria mesmo todos os tópicos que colocou têm sumo(conteudo) obrigado

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
As minha adoram pão, aliás devo fazer uma correcção, as minhas adoram "tudo", apesar de só comerem ração seca de vez em quando lá vai um bocadinho de pão a cada uma, só tem um pequeno senão o pão, quando o comem os gases são de fugir 

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Exactamente, eu tenho algum receio em relação ao pão porque sei pelo meu rafeirinho velhote, que era à prova de todos os males ..mesmo a comer pão duro como uma tosta, engordava e não tinha tendência em engordar; pão do dia nem pensar que ele transformava-se numa bomba biológica(gazes). Eu penso que fosse pelo fermento.nel Escreveu:Eu na dúvida não dou pão aos meus. Eles passam bem sem pão. Para quê complicar?
O pão à base de farinha de trigo...tem sentido quando li que o trigo é causador de alguns distúrbios alimentares.
Alterava o funcionamento dos intestinos sim...eu verificava isso. E no Juca era igual, mas não lhe dava para não engordar.
Um outro aspecto foi um médico dizer que o pão normal hiper fofo e claro é tipo cimento para os intestinos humanos, penso que foi assim uma pedra no charco para a plateia. Mas ninguém contestou.
A ração já tem hidratos de carbono suficiente...
Bem, posso ter embirrado com o pão.

<p>susana</p>
É verdade. Eu posso confirmar. O meu cachorro, quando vê uma carcaça fresquinha, fica completamente cego.nel Escreveu:Sempre ouvi dizer que não se deve dar pão aos cães porque os cega ou, pelo menos,lhes faz mal aos olhos.

Mas há mais coisas que provocam o mesmo efeito...

Agora a sério, não vejo que o pão possa fazer mal aos cães. Além claro, do desagrável (para as nossas pituitárias) efeito bombástico do fermento. De resto, é cereal. Quanto a alergias alimentares, depende como em quase tudo, do cão. O meu por exemplo faz alergia ao milho, donde rações que contenham milho estão fora de contexto.
Engorda? e isto de acordo com mais do que um nutricionista, o pão não engorda. O que engorda é o que se põe no pão. Aqui evidentemente estamos a falar de humanos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
De tudo o que o dou ao Golias, o que ele mais adora é uma maçã diária. O sacrista, se não lha dou, vai ele à fruteira buscá-la. Vai uma diariamente
De resto... como o dono o acostumou mal, vai sempre um miminho na ponta dos nossos dedos, no final de acabarmos de comer
. Mas, é só mesmo um miminho. Nada de abusos...e é mais para ele ver que valeu a pena não estar a babar-se todo o tempo da nossa refeição, nem a mendigar... porque no fim damos-lhe 
Pão seco, manda-mo comer :p . Mas, cega totalmente por pão com manteiga e se for torrado até pula... passa de Baixote a "cego aos pulos" :p
Leo

De resto... como o dono o acostumou mal, vai sempre um miminho na ponta dos nossos dedos, no final de acabarmos de comer

Pão seco, manda-mo comer :p . Mas, cega totalmente por pão com manteiga e se for torrado até pula... passa de Baixote a "cego aos pulos" :p
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Musky Escreveu: ...O meu cachorro, quando vê uma carcaça fresquinha, fica completamente cego.![]()
![]()
...

Pois, até eu fico cego quando vejo certas coisas...

Eu em tempos que já lá vão coloquei aqui a dúvida sobre o pão, estabelecendo a comparação com os humanos. Os diabéticos não devem comer pão... e isto está relacionado com a afectação da visão, não é?
Bom, esse tópico está para lá perdido na "bruma da memória" e já não me lembro se houve alguma conclusão satisfatória.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É mesmo uma questão de hábito. Eu nunca habituei os meus a comer fruta. Não os habituei por motivo nenhum especial. Nunca calhou.leonildecarvalho Escreveu: ... o que ele mais adora é uma maçã diária. ...
Agora, se lhes der seja que fruta for eles não querem.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
As minha adoram fruta, como já disse elas adoram tudo o que saia da< ração
;);)

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Obrigado a todos pela atenção ja fiquei com algumas ideias do que posso dar à Tuga . (não têm ideia do que eu ja me ri quando comecei a ler estas respostas ) A Tuguinha fica cega quando lhe dou uns pedacinhos daquelas coisas que usam para treinar os caes com sabor a frango ,quase me come a mão . Beijinhos