A não ser assim - e continua a ser apenas uma opinião pessoal - um cão treinado apenas pela positiva pode oferecer problemas se na vida real fôr confrontado com estímulos superiores aos que foram utilizados no treino.
É a isso que chamamos de de generalização e motivação concorrente
Cada cão tem personalidade própria ( não há um animal exactamente igual), pelo que estar a aplicar métodos standarizados é algo que não me cabe na cabeça...
"Método" neste caso apenas significa a base com que trabalhamos. Concordo que o termo "método" esteja já "gasto" e seja relacionado a algo negativo. Do que falamos é de coisas como as leis universais da aprendizagem, enfim, coisas que são como são, é a natureza, não foi ninguém que as inventou, por tanto não são nenhum "método", se assim se quiser.
Apenas me faz confusão uma coisa... Porquê utilizar expressões tipo "fuss" ou "platz" quando podem utilizar "junto", "senta", etc?
Sinceramente também nunca entendi isso... parece ser mais "fixe" por não ser português
Eu de tudo o que mais me interessa é conhecer o cão; daí eu referir aos calming signals ...são os sinais que o cão transmite com o corpo todo, perante as mais variadas circunstâncias. E depois conhecer o que lhe irá provocar determinados comportamentos, isto para mim é fundamental.
Mas os calming signals não são
todos os comportamentos do cão

Não são todos os sinais que ele demonstra com o seu corpo... os calming signals são apenas alguns sinais que têm apenas
uma intenção, que é acalmar alguém ou alguma coisa que nesse momento lhe provoca stress.
Na metodologia germanica, o cão é visto como um aliado - um parceiro de trabalho. É-lhe exigido que trabalhe, quer queira quer não. Como tal biscoitos, figados e afins ficam fora ... a palavra do dono é mais que estimulo suficiente.
Na metodologia britanica, como em quase todo o mundo, excepto em certos regimes, o cão é sistematicamente recompensado - comprado, para fazer determinadas acções.
Quanto a isso já foram ditas algumas coisas

Talvez fosse interessante pegar
nessas partes em vez de repetir sempre o mesmo