Cães e Bebés

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

veroca
Membro
Registado: quarta ago 23, 2006 1:55 pm
Localização: 3 cães, 6 tartarugas, vérios peixes, o papagaio e o piriquito da avó que passam tempos comigo...

domingo set 10, 2006 11:01 am

Olá a todos! :D

Fui confrontada com uma história à um tempo atrás que envolvia cães e bebés, vou contar:
Umas pessoas minhas conhecidas uma vez vieram-me pedir opinião sobre cães, pois queriam muito um cão, o habitual. Eles tinham mudado de casa à pouco tempo e estavam a começar uma vida a dois, falei nos prós e contras de ter um cachorro e de de facto era o que eles queriam na realidade (na altura até me estiquei a falar e eles ficaram melindrados comigo achando que eu pensava que não tinham capacidade de tomar conta de um cão)
Bem... veio o cão, eles tiveram uma atitude muito boa, pois foram buscar o bicho a uma associação e de facto deram-lhe muito amor e carinho, e a cadelinha (que era um terror) destruiu-lhes montes de coisas em casa. Na altura em que ela fez uma destruição massiva eu cheguei a pensar "estás feita, bicha", mas nada disso sempre tiveram muita paciência com ela e de facto ela cresceu. Nessa altura eu cheguei a pensar que tinha sido muito severa no que tinha dito em relação a eles arranjarem um cão.
Eis quando ela engravida... Aí voltei a dar alguns conselhos para que a entrada de um novo membro na casa não fosse um choque para todos, ao que eles me disseram que tinham tudo controlado.
Pouco tempo depois do bebé nascer, como devem estar à espera, a cadela começou a estar a mais naquela casa e acabou mesmo por ser dada, pois bebés e cães...
Não consigo compreender o porquê da atitude, mas depois de isso se ter passado soube de mais histórias semelhantes.
Eu, em casa da minha mãe nunca tive cães, pois ela (para desgosto meu e do meu pai) nunca achou muita piada a cães, mas fui criada com a minha avó paterna e sempre tivemos cães, logo desde que nasci tive amigos de 4 patas que sempre estiveram ao meu lado.
Estas atitudes são muito dificeis de compreender tanto para mim como para o meu marido, pois ainda não temos filhos mas há planos a curto prazo para isso e a ideia de se fazer uma substituição nesta casa é impensável, pois (em termos exagerados) quem tem o 2º filho não põe na rua o que nasceu primeiro!
Ou de facto as pessoas que assim o fazem nunca consideraram os seus animais de estimação como elementos da familia...
Conclusão, infelizmente acho que tive razão nas palavras que usei na 1ª vez que eles me pediram uma opinião... :(
Beijocas
Vera
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

segunda set 11, 2006 12:40 am

Infelizmente há muita gente que pensa assim..

Estou casada há 2 anos e tenho o Piti há 1 ano. A minha sogra agora dei-lhe para me atasanar com " Então, está na hora de terem um bebé!"
Noutro dia saiu-se com esta: "e o que vai fazer ao caozinho quando tiverem um bebè?"

Tentei explicar-lhe, inutilmente, que o facto de ter um animal em casa contribui imenso no desenvolvimento psico-motor de uma criança, contribui para não se sentir sozinha, ajuda a tratar e prevenir depressões, etc, etc etc...

Passados uns tempos voltou a repetir a mesma pergunta. Passei-me e disse-lhe com o ar mais sério que consegui colocar no rosto: " estou a pensar deixá-lo na sua casa, tem bastante espaço e assim o seu cão tem companhia no quintal onde está sempre fechado."

Até agora ainda não voltou a tocar no assunto...
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 11, 2006 10:04 am

Estas atitudes são muito dificeis de compreender tanto para mim como para o meu marido, pois ainda não temos filhos mas há planos a curto prazo para isso e a ideia de se fazer uma substituição nesta casa é impensável, pois (em termos exagerados) quem tem o 2º filho não põe na rua o que nasceu primeiro!
Quando tiverem filhos, talvez esta atitude não seja tão dificil de compreender. E creia-me que quando tiver filhos de certeza que vai achar ainda mais exagerada a comparação que fez ;)
Atenção que eu não estou a dizer com isto que concordo com a atitude desse casal, simplesmente este é um tipo de decisão que muitas vezes é muito fácil de censurar, mas que só dela sabe quem a toma.
E se alguém toma uma tal atitude CONVENCIDO de queestá a fazer o que é o melhor para um filho, não sou eu e nem devem ser vocês a censurá-los. Quando muito podem tentar explicar que existem alternativas ou que os pressupostos que os levam a tomar a atitude não são os mais correctos, mas nunca optar pela censura e pela acusação.
Existem muitos casos em que o nascimento de um filho é apenas uma desculpa para colocar os cães fora de casa, mas pelo que conta deste casal e pela paciência e dedicação que haviam demonstrado anteriormente pela cadela, não me parece que tivesse sido o caso. Parece-me antes que o que fizeram foi verdadeiramente convencidos de que era para o bem da criança (mesmo que na verdade estivessem errados).
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 11, 2006 6:00 pm

Boas, veroca

Pois eu também acho inconcebível trocar-se um ser vivo e com sentimentos por outro...! Um não tira o lugar do outro no seio da família!
Pressupondo que quem ainda não tem filhos, quando adopta um animal, deve SEMPRE fazê-lo de cabeça bem assente e pensar que depois, um dia que venha a ter um filho, o animal lhe poderá trazer algumas inconveniências a nível de já não poder manter a responsabilidade para com o animal que adoptou ou comprou, então não o aceitava ter e ponto final. Esperava pela chegada da criancinha e depois logo decidia!
O problema dos casais recém casados ou sem filhos, é precisamente o usarem o animal para entretém...para fazerem de papás até o serem na verdade. Depois é pontapé no cú porque já há substituto real!
Só concebo a ideia de despachar um animal caso a criancinha tenha alguma doença bem grave que faça com que a presença dum animal na casa seja absolutamente um risco à criancinha!

Fora isto, só entendo que se seja contra esta teoria se por acaso quem estiver contra já se tenha desfeito dum animal só porque só...! Então, aí, sim, percebo a facilidade com que se assimila tal atitude!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda set 11, 2006 11:51 pm

Concordo em pleno com a Leo.

No caso de haver problemas de saúde (da criança), aí é compreensível, de resto para mim (leia-se para mim) é inconcebível a ideia de se desfazerem de um animal só porque vem mais um membro para a família.

Há uma técnica bem eficaz para que o animal aceite o bebé. Enquanto a mãe estiver na maternidade, o pai deve levar uma fralda de pano (ou outro pano qualquer) com o cheiro da criança e entregar ao animal. Desta forma, o animal não estranhará tanto a chegada do bebé, pois o cheiro do novo elemento será já conhecido.

Eu não tenho filhos, mas tenho primas bebés que vivem desde recém-nascidas com cães e gatos. Eu, fiz isso do pano com os animais das minhas tias (ainda que me chamassem de doida) 8). Hoje nenhuma das minhas primas fica histérica quando vai a minha casa e são recebidas pelos meus 2 cães e pelo gato.

Quando um casal amigo que tenha filhos vai a minha casa, já sabe que se os filhotinhos tiverem medo de cães e gatos, terão de ficar em casa da avó. Porque não é a minha cadela que vai ficar fechada durante o tempo que durar a visita, claro.

Ou seja, na minha opinião, um animal não invalida a chegada de uma criança e vice-versa.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

terça set 12, 2006 8:15 am

Ora aqui está um tema em que tenho pensado bastante ultimamente.

Vou ser bastante sincera e tanto me faz que me critiquem como não ;)

Tenho pensado imenso sobre este assunto e é um tema que te tem afligido um pouco.

Não tenham dúvida do amor que tenho pela minha Sasha (yorkshire) mas se em benefício de um filho meu eu tiver que a dar, não tenham duvidas que o faço. No entanto, farei tudo o que me for possível para que ela fique comigo (darei caso o meu filho tenha algum problema de saúde que não seja compatível com ela, como é obvio ;) )

Eu nem quero imaginar esta situação, embora tenha consciência que poderá acontecer, pois seria uma dor enorme para mim ficar sem ela.

Aproveito para perguntar se existe algum membro que tenha passado por uma situação destas, de ter um cão em casa e depois ter tido um filho, e caso tenha ficado com o cão, claro :lol: , que me ajude, dando algumas dicas sobre o assunto ;)

Já me tinham falado da técnica apresentada pela nino ;)

Desde já obrigada a quem me der algumas ideias
;)
kyosho
Membro Júnior
Registado: terça ago 10, 2004 11:08 am

terça set 12, 2006 9:23 am

^Não tenho filhos mas tenho uma prima que teve uma menina há 6 meses e tem uma cocker com 3 anos.
Enquanto a menina ainda estava na maternidade, o pai levou um cobertor e roupa da bebé e fez as apresentações.
Quando a Inês veio para casa, foi mesmo apresentada à cadela.
Os cuidados que os pais e os visitantes têm tido é evitar causar ciúmes à cadela. Quando estamos com a Inês ao colo, nunca se afasta a cadela, ela pode vir cheirar à vontade e tem sempre direito a festinhas. A cadela aceitou bem a menina, a menina já percebeu que a cadela é muito macia e, por enquanto, estão todos felizes. Logo se vê quando a Inês começar a levar as orelhas da Laika à boca...
Espero ter ajudado...
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça set 12, 2006 2:47 pm

Quando uma mulher tem um filho muitas vezes passa por uma fase onde mudou a sua maneira de ser. Nesta fase o filho representa 100 % do seu dia a dia e esgota 100 % da sua atenção e energia.

Nesta fase, tudo fica para 2º plano e muitas vezes os animais passam para 3º plano.

Quem leu o Marley viu isto descrito !

São tempos dificeis, mas que o tempo ajuda a normalizar. Se não existir fortes principios e uma compreensão/ajuda dos companheiros tudo se torna ainda mais complicado.

Eu, passei por esta fase ! Quando o meu filho nasceu, ele representava tudo para mim e isto foi durante bastante tempo, meses. Nesta altura nunca considerei dar os meus animais (mas porque fui ensinada a que animais não se dão), mas dedicava-lhes o tempo indispensável (tinha na altura 2 cães e 2 gatos).

Francamente espero nunca mais me sentir assim ou passar por uma fase dessas, pois não me reconheco naquela pessoa. Mas como tudo na vida, aprendemos que nem sempre agimos da melhor maneira !
Zahira
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 8:08 am

Obrigada pelas dicas ;)
ElsaDT
Membro Veterano
Registado: sábado nov 05, 2005 7:01 pm

quarta set 13, 2006 5:14 pm

Antes da minha filha nascer, tinha uma cadela, a Luna...Agora a minha filhota tem 18 meses e tenho 8 cães...Ela adora-os e eles retribuem. Quero que ela seja uma criança com respeito e carinho pelos animais, como já vai demonstrando ser.E tenho muito orgulho que assim seja.
Elsa Teixeira
maralisa
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 2:21 am

quarta set 13, 2006 8:22 pm

olá a todos eu tenho duas cadelas , e estou grávida de 4 meses , as minhas cadelas vivem dentro de casa connosco e vão continuar a viver, só não as deixo entrar no quarto do bébé por causa dos pelos, no entanto tenho a minha médica disse-me que não tem problema porque as crianças ficam mais imunes a alergias, e espero que realmente corra tudo bem , porque eu adoro estas meninas e não era capaz me desfazer delas, tenho uma vantagem são duas e já sabem que os mimos repartem-se e adoram crianças D
Zahira
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 8:19 am

Parabéns maralisa ;)

Eu tenho menos uma semana :)
maralisa
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 2:21 am

quinta set 14, 2006 12:48 pm

parabéns zahira! eu tenho 18 semanas dá 4 meses e meio ! :lol:
veroca
Membro
Registado: quarta ago 23, 2006 1:55 pm
Localização: 3 cães, 6 tartarugas, vérios peixes, o papagaio e o piriquito da avó que passam tempos comigo...

quinta set 14, 2006 12:53 pm

Parabéns às futuras mamãs!!!! :D :D :D
Preparem-se pois quando fôr a minha vez vou pedir conselhos ;)
Beijocas
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta set 14, 2006 2:23 pm

Eu por um lado compreendo que as pessoas se sintam "ameaçadas" com a ideia de terem um animal em casa que larga pêlo e pode sentir (porque efectivamente podem sentir) ciúmes do nosso querido rebento... mas isso não é desculpa para "descartar" o cão ou o gato!!!

Ainda há dias estava a comentar com uma senhora amiga que agora fiz um canil para a minha Sabiah e a coloco lá quando não estou em casa para que ela não faça distúrbios (como comer Skip :roll: ) e não se magoe... e fiquei chocada quando a senhora diz "E é melhor assim, porque já não está em contacto com a bebé" :shock: Eu disse-lhe que ela SÓ estava na rua quando todos saiam de casa, mas mal regressávamos ela ia para dentro, e brincava, deitava-se com a bebé e compartilhava, como sempre fez, o mesmo espaço... pois tive de me chocar pela segunda vez pois a senhora (que julgava eu que percebesse alguma coisa de cães, visto ter um labrador e andar sempre com ele no veterinário) diz com um ar muito solene que a cadela assim ainda transmitia "doenças graves" à minha filha, ou que até se podia chatear com ela e morder-lhe :shock: Ora como infelizmente a grande maioria das pessoas pensa assim, não é estranho, nada estranho, que os papás quando decidem "fabricar" um rebento, despachem o cãozinho...
Responder

Voltar para “Cães”