Ainda uma outra face dos que ajudam os animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

terça set 12, 2006 3:05 am

Boa noite a todos

Depois de um mês a trabalhar a valer no Canadá, lá consegui uma semana de férias em Barcelona.
Nas férias levei o Jack, que é o cocker que era da minha irmã e que eu adoptei.

Estava eu a passear com ele numa praça e eis que reparo numa senhora com os nervos em franja a refilar com dois cães.
Os dois cães eram dela e como tinham muita energia começaram a puxar e as trelas enrolaram-se e a senhora passou-se.
A quem não conhecer a senhora isto paracerá exagero.
Fui ajudar a senhora, pois quanto mais ela gritava com os cães mais eles se enrolavam nas trelas.
Resolvida a situação perguntei se a podia ajudar, ir buscar-lhe um copo de água com açucar pois a senhora estava mesmo enervada.

Por fim fiquei a apenas a falar com senhora.
Era uma senhora culta, tinha 44 anos e desde os 16 que cuidava de animais abandonados.
Meio a desabafar, meio em conversa contou-me que agora tinha uma moradia nos arredores e que tinha 28 cães e 7 gatos ao seu cuidado.
Mas a forma de falar dos animais pareceu-me estranha: ao mesmo tempo que lhes tinham preocupação e carinho, parecia farta deles.
Com cuidado abordei este tema e a senhora responde-me que está tão farta daqueles animais que queria era que eles morressem todos e ela pudesse começar uma vida nova.
Contou-me que devido a tantos animais, nunca pode tirar férias, que nunca conseguiu uma relação estavel pois nenhum homem suporta tantos animais nem o facto de ela andar sempre a correr para o veterinario ou a correr para ajudar a salvar mais um.
Até a família já estava cansada dela.
Esta senhora tem amigos e associações que a ajudam com as despesas dos animais e trabalha em casa como explicadora pois não tem tempo para um trabalho full-time+os animais.

No decorrer da conversa pude ver que esta senhora tinha bom fundo, boas maneiras e bons principios, mas afundou-se de tal forma a tentar ajudar tantos animais que agora está "perdida".
Está farta deles, trata-os com menos carinho e culpa-os por tudo de mau que lhe sucede na vida.
E como ajuda numa associação, perante a miseria e os abandonos começou a tornar-se extremamente amarga e brutal na sua forma de lidar com as pessoas.

A historia desta senhora tocou-me profundamente, as inumeras rugas do seu rosto com apenas 44 anos impressionaram-me.

Esta é outra face dos que ajudam os animais.
A face daqueles que até certo ponto conseguem dizer que não, mas que também acabam por aceitar os casos mais desgraçados.
Não considerei esta senhora uma pet hoarder até porque a sua conversa me pareceu forte demais, havia equilibrio no meio do desespero e da raiva.

Talvez em Portugal também existam pessoas assim, que dão tudo o que têm aos animais, mas que deixam uma vida para tras e acabam terrivelmente sozinhas e amargas.

Aqui ao longe, em Portugal, pouco posso fazer por esta senhora. Ela propria deu a entender que o que precisa é de amigos e familia.
Mas não sei se algum dia vai deixar de estar rodeada por animais.

Acho que este post é um desabafo. Este assunto perseguiu-me desde que conheci a senhora.

Cumps
Daniel
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça set 12, 2006 6:29 pm

Este cenário parece-me 'familiar'... Imagem
e depois admiram-se de ver aqui respostas mais tortas ou mais bruscas... acham que a vida de quem REALMENTE ajuda é fácil??? Nãã...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça set 12, 2006 6:55 pm

Acredito que temos de estabelecer limites... Não os podemos salvar todos.

Pode parecer um baixar de braços ou um virar costas ou até mesmo um desinteresse. Mas será que vale a pena sacrificar a nossa saúde? Ela está a esgotar a saúde psiquica dela, não? E depois? Será capaz de continuar a tratar dos animais?

Será que também podemos ser um pouco egoístas? Acham sinceramente que vale a pena atingir o ponto que esta senhora atingiu? Ou conseguir dizer não e tratar bem dos que se tem?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça set 12, 2006 8:28 pm

Já uma vez abordei este assunto ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=36599

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça set 12, 2006 9:17 pm

Será que também podemos ser um pouco egoístas? Acham sinceramente que vale a pena atingir o ponto que esta senhora atingiu? Ou conseguir dizer não e tratar bem dos que se tem?
A vida é cheia de decisões. Esta é uma decisão como tantas outras?...É.
Existem decisões difíceis, acredito que esta pode ser uma decisão muito difícil.

É o outro lado negro por trás dos abandonos.
<p>susana</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

terça set 12, 2006 10:42 pm

olá,

Uma pessoa tem de saber dosear os seus interesses....

TB existem os workaholics (os viciados no trabalho).....

Eu penso que é saudavel, ter um bom leque de interesses. Pode ser desporto, leitura, amigos, animais, trabalho..etc.

O que interessa é conta, peso e medida.....como tudo na vida!
Essa senhora, quanto a mim, usou os animais como escapatória, para os problemas da vida........., não encarou os problemas dela de frente, e foi--se refugiando em algo que lhe dava satisfação (os animais).
Agora, está a dar-se conta, que vive só para os animais....e não está feliz...

Canary
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

terça set 12, 2006 11:14 pm

Boa Noite a todos

Ao falar com esta senhora percebi que ela sempre se envolveu em voluntariado e acabou por ir ficando com aqueles casos absolutamente perdidos que mais ninguém queria.
O que aconteceu é que a vida dela passou a girar em volta destes animais pois eles precisavam dela. Como consequencia houve um afastamento de todos (família, alguns amigos, companheiro) e esta senhora agora sente-se só e culpa os animais por uma decisão que ela tomou.
Ela propria admite que já não os trata tão bem como antes.
A senhora tomou as suas decisões e agora enfrenta as consequências.

Eu tentei sugerir-lhe delicadamente, que não acolhesse mais animais. Que com 44 anos ainda tem uma boa vida pela frente e que arranjando mais felicidade fora do meio dos animais conseguiria ajudá-los mais ainda.
Mas eu sou um estranho com que esta senhora falou numa praça pública. Não sei até que ponto as minhas palavras fizeram alguma diferença.
Acredito que não tenham feito nada.

Esta situação perturbou-me, pois há por aí muitas pessoas que cuidam dos animais e que, se calhar, estão nesta situação.
E esta senhora tem tanto de bom para dar, mas está num buraco já tão fundo que não lhe vê a saída.
E acredito que se estivesse maos calma os animais também beneficiariam.

Não conheço ninguém nesta situação, mas se conhecesse tentaria ajudar essa pessoa.
Tentaria ser Amigo.
Aconselhar que tudo tem um limite e que depois dos animais teria de haver vida pessoal.

Esta situação é bem difrente daqueles que se isolam e dedicam aos animais porque foram feridos pela vida.
Este tipo de pessoas dedicam-se aos animais porque querem e depois vêm as consequências de não terem sabido dosear a sua boa vontade.

Eu já tenho 4 gatos e 1 cão. E ando sempre com o carro atafulhado de comida para animais, mas não tenho condições para ter mais, por isso não tenho.
Financeiramente se calhar até conseguia ter mais 2 gatos, mas aí já não conseguiria dar atenção a todos. Aí eu ia negligenciar o resto da minha vida.
E é muito importante ter de tudo um pouco na vida, para que consigamos ser felizes e dar felicidade.
Esta é a minha postura. Já houve quem me chamasse um gajo egoísta, mas eu penso que assim estou a proceder bem.

Cumps
Daniel
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta set 13, 2006 9:08 am

Macchiato Escreveu: Esta é a minha postura. Já houve quem me chamasse um gajo egoísta, mas eu penso que assim estou a proceder bem.

Cumps
Daniel
Se você é egoísta eu também sou porque penso exactamente como você!

Não viro costas a um animal que esteja em sofrimento, mas ter mais que aquilo que tenho está fora de questão!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ocpinto
Membro
Registado: terça ago 01, 2006 3:11 pm

quarta set 13, 2006 10:07 am

Olá amigos:

Conheço uma senhora que a vida dela foi cuidar dos animais abandonados, cozinhava para eles, tratava-os; um dia foi brutalmente espancada, esteve internada devido aos ferimentos.
Ainda hoje "luta" pelos animais sózinhos, diz que eles são a sua familia!

Tudo de bom,
ocpinto
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta set 14, 2006 12:50 am

Boa noite,

Há 3 anos que sou FAT, mas sempre tive o cuidado de não receber mais do que o que posso cuidar.

Depende de pessoa para pessoa ;)
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta set 15, 2006 2:11 pm

Macchiato Escreveu: (...)
Mas eu sou um estranho com que esta senhora falou numa praça pública. Não sei até que ponto as minhas palavras fizeram alguma diferença.
Acredito que não tenham feito nada.
(...)
Ou talvez não. Ela desabafou consigo, e talvez tenha ouvido as suas palavras. Afinal foi alguém de fora que analisou a situação e perante as informações recolhidas emitiu um parecer imparcial.

Quem sabe?
Responder

Voltar para “Cães”