Vou mais longe um bocadinho para se perceber melhor o alcance da questão. Como teria sido a nossa vida se tivéssemos casado com outra pessoa? Os filhos seriam diferentes, tínhamos outros interesses...
Como seria se tivéssemos ido morar para outra terra? E se tivéssemos seguido uma profissão diferente? Puro exercício mental, mas lá que dá para pensar dá. Às vezes digo que somos fruto do acaso.
Tenho os meus cães há quatro anos. A minha vida modificou-se por completo. Fiquei preso por ter cão

Mudei os meus hábitos, as férias são feitas à pressa quando o meu filho pode ficar com eles. Já não vou a certos locais tão frequentemente e os meus amigos queixam-se de que os meus cães mandam em mim. Raramente me põem a vista em cima.
Que venham cá eles a casa, é o que eu respondo.
O que me suscitou este tópico foi o meu filho tê-los levado hoje durante umas horas. A casa ficou vazia. Será que eu seria feliz se nunca os tivesse "adoptado"?
A minha casa é uma "casa de cão" como diz a minha mulher. Mas ela sente como eu. Há brinquedos por todo o lado. E areia pelo chão, que eles trazem nas patas, por mais que se limpe. Mas deixámos de ligar.
Depois de uma convivência de sete anos, já não consigo imaginar como seria a minha vida sem eles.