Sei o canil que você cita, com malamutes com pouca massa no focinho, pouco musculo, orelhas quebradas e nenhuma tipicidade.fang Escreveu:Desculpe lá, mas ainda não li algo cientificamente provado em que os huskys brancos eram menos resistentes em trabalho. Alias, muitas equipes de mushing têm huskys brancos.Fang, eu li que os huskys brancos eram discriminados e sobreviviam menos na neve.
Pode passar o link para dar uma olhada??
O que está cientificamente provado são os problemas inerentes aos huskys de olhos claros. Como é lógico, a refracção da luz solar na neve causa problemas oculares nos cães. Quanto mais claros são os olhos, maior a probabilidade de problemas.
Claro que isso tudo está certo quando se trata de cumprir com o estalão da raça. As despigmentações sobretudo ao nível do nariz e lábios, são defeitos graves. Por isso quando se trabalha com exemplares de coloração recessiva ( vermelhos ( com todas as tonalidades) e brancos), há que ter todos os cuidados.Veja o que eu achei:
Problemas de cor: Pode parecer pouco importante a cor do cão, porém é, e muito. É importante porque um acasalamento errôneo pode comportar problemas de pigmentação que poderiam chegar a ser catastróficos.
Nunca, nunca deve cruzar-se um macho branco com uma fêmea branca. O acasalamento comportaria com total certeza problemas de pigmentação.
O correto é acasalar um cão branco bem pigmentado com um animal filho de branco. A introdução de um cão negro no sangue nos dará a correção da pigmentação desejada e será muito difícil que os cachorros resultantes sofram de despigmentação.
Tampouco é conveniente cruzar dois exemplares de cor vermelha, sendo que deve-se buscar animais negros e cinzas de excelente pigmentação e que possuam a cor vermelha na sua genética.
No caso dos malamutes cinzas, estes também estão indicados para serem acasalados com exemplares vermelhos ou brancos, porém buscando sempre que o cinza não seja filho de brancos ou vermelhos (a depender do caso) e que tenham ma pigmentação correta.
Por tudo já expressado também estaria contra indicado cruzar um cão vermelho com um branco, já que os problemas de pigmentação estariam praticamente assegurados.
A cor, pois, é uma das variantes que tem que ser levada em conta na hora de decidir o macho com que tenhamos a intenção de acasalar nossa fêmea, já que um erro deste tipo na eleição pode provocar conseqüências desastrosas.
Uma observação: as cores vermelho & branco são recessivos, quer dizer, as possibilidades de se criar cães desta cor irão depender se tanto o pai como a mãe tenham antecessores com estas características, porém, não é nada garantido.
Mas isso não é mais do que a aplicação prática das leis de Mendell.
No entanto nada disso influencia a saúde do cão ( por enquanto ainda, porque quando se abusa pode começar a influenciar).
Um animal fora do estalão pode perfeitamente ser um óptimo cão de trabalho.
Existem muitas outras coisas a “seleccionar” nos malamutes e muito mais importantes.
Em Portugal, não conheço 1 único exemplar branco e vermelhos conheço apenas 3.
Com tantos aspectos para melhorar na raça, as cores recessivas (sobretudo o branco) são um problema acrescido. Por isso um criador que se preze descarta para reprodução esse tipo de exemplares, a não ser que tenham outras qualidades “supra” que interessem “passar” para a geração seguinte.
Sinceramente, nunca estive interessado em malamutes “recessivos” e para mim, o branco NÃO é desejável, embora admitido pelo estalão ( para alem de me preocupar com outros defeitos, ainda tinha que me preocupar com problemas de pigmentação).
Pelos vistos aí no Brasil o malamute branco é muito comum. Um dos canis daí ( bem conhecido da net) reproduz mais de 50% dessa cor. Mas a qualidade deixa muito a desejar, sobretudo noutros aspectos que não na cor.
Os melhores exemplares que conheço no Brasil provem de Espanha e Portugal ( ainda não percebi porquê, uma vez que os EUA ficam mais perto).
Em suma, o Brasil até tem bons criadores de huskys, mas no que respeita aos Malamutes, daquilo que conheço, não me convence, é uma autentica miscelandia.
Desculpe a minha franqueza.![]()
Acontece que muitos canis não são divulgados na internet, mas vários deles tem cães importados dos EUA e Canadá.
exemplo: http://www.frostdreams.hpg.com.br
Até mais.