discriminação com exemplares brancos. Pastor, Husky,Boxer,etc...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alaskian_Malamute
Membro Júnior
Registado: quarta fev 12, 2003 4:31 pm

domingo fev 23, 2003 3:38 am

fang Escreveu:
Fang, eu li que os huskys brancos eram discriminados e sobreviviam menos na neve.
Desculpe lá, mas ainda não li algo cientificamente provado em que os huskys brancos eram menos resistentes em trabalho. Alias, muitas equipes de mushing têm huskys brancos.
Pode passar o link para dar uma olhada??
O que está cientificamente provado são os problemas inerentes aos huskys de olhos claros. Como é lógico, a refracção da luz solar na neve causa problemas oculares nos cães. Quanto mais claros são os olhos, maior a probabilidade de problemas.
Veja o que eu achei:

Problemas de cor: Pode parecer pouco importante a cor do cão, porém é, e muito. É importante porque um acasalamento errôneo pode comportar problemas de pigmentação que poderiam chegar a ser catastróficos.

Nunca, nunca deve cruzar-se um macho branco com uma fêmea branca. O acasalamento comportaria com total certeza problemas de pigmentação.

O correto é acasalar um cão branco bem pigmentado com um animal filho de branco. A introdução de um cão negro no sangue nos dará a correção da pigmentação desejada e será muito difícil que os cachorros resultantes sofram de despigmentação.

Tampouco é conveniente cruzar dois exemplares de cor vermelha, sendo que deve-se buscar animais negros e cinzas de excelente pigmentação e que possuam a cor vermelha na sua genética.

No caso dos malamutes cinzas, estes também estão indicados para serem acasalados com exemplares vermelhos ou brancos, porém buscando sempre que o cinza não seja filho de brancos ou vermelhos (a depender do caso) e que tenham ma pigmentação correta.

Por tudo já expressado também estaria contra indicado cruzar um cão vermelho com um branco, já que os problemas de pigmentação estariam praticamente assegurados.

A cor, pois, é uma das variantes que tem que ser levada em conta na hora de decidir o macho com que tenhamos a intenção de acasalar nossa fêmea, já que um erro deste tipo na eleição pode provocar conseqüências desastrosas.

Uma observação: as cores vermelho & branco são recessivos, quer dizer, as possibilidades de se criar cães desta cor irão depender se tanto o pai como a mãe tenham antecessores com estas características, porém, não é nada garantido.
Claro que isso tudo está certo quando se trata de cumprir com o estalão da raça. As despigmentações sobretudo ao nível do nariz e lábios, são defeitos graves. Por isso quando se trabalha com exemplares de coloração recessiva ( vermelhos ( com todas as tonalidades) e brancos), há que ter todos os cuidados.
Mas isso não é mais do que a aplicação prática das leis de Mendell.
No entanto nada disso influencia a saúde do cão ( por enquanto ainda, porque quando se abusa pode começar a influenciar).
Um animal fora do estalão pode perfeitamente ser um óptimo cão de trabalho.
Existem muitas outras coisas a “seleccionar” nos malamutes e muito mais importantes.
Em Portugal, não conheço 1 único exemplar branco e vermelhos conheço apenas 3.
Com tantos aspectos para melhorar na raça, as cores recessivas (sobretudo o branco) são um problema acrescido. Por isso um criador que se preze descarta para reprodução esse tipo de exemplares, a não ser que tenham outras qualidades “supra” que interessem “passar” para a geração seguinte.
Sinceramente, nunca estive interessado em malamutes “recessivos” e para mim, o branco NÃO é desejável, embora admitido pelo estalão ( para alem de me preocupar com outros defeitos, ainda tinha que me preocupar com problemas de pigmentação).
Pelos vistos aí no Brasil o malamute branco é muito comum. Um dos canis daí ( bem conhecido da net) reproduz mais de 50% dessa cor. Mas a qualidade deixa muito a desejar, sobretudo noutros aspectos que não na cor.
Os melhores exemplares que conheço no Brasil provem de Espanha e Portugal ( ainda não percebi porquê, uma vez que os EUA ficam mais perto).
Em suma, o Brasil até tem bons criadores de huskys, mas no que respeita aos Malamutes, daquilo que conheço, não me convence, é uma autentica miscelandia.
Desculpe a minha franqueza. ;)
Sei o canil que você cita, com malamutes com pouca massa no focinho, pouco musculo, orelhas quebradas e nenhuma tipicidade.
Acontece que muitos canis não são divulgados na internet, mas vários deles tem cães importados dos EUA e Canadá.
exemplo: http://www.frostdreams.hpg.com.br
Até mais.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 23, 2003 12:04 pm

VascoV Escreveu: Aqui há uma confusão entre branco e albino
provavelmente....

Eu estou a falar de branco que deve ser bem pigmentado( olhos, nariz, lábios).

Problemas de despigmentação podem existir em qualquer cor, embora estejam mais ligados a cores recessivas.
Sei o canil que você cita, com malamutes com pouca massa no focinho, pouco musculo, orelhas quebradas e nenhuma tipicidade.
Acontece que muitos canis não são divulgados na internet, mas vários deles tem cães importados dos EUA e Canadá.
exemplo: http://www.frostdreams.hpg.com.br
Até mais.

Ainda bem que assim é, pois acho que nestes 2 países estará talvez a melhor genética da raça. Ou pelo menos existem várias "boas" linhas para se escolher.

A página que me indicou apenas abre na 1ª pagina e não tem link de entrada. Estará em construção??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Alaskian_Malamute
Membro Júnior
Registado: quarta fev 12, 2003 4:31 pm

segunda fev 24, 2003 4:25 am

Fang, clica no husky que é o botão de entrada.

Sobre os huskys brancos, assim que eu achar eu posto a page.

Esse malamute branco que eu postei a foto, não é um exemplar perfeito da raça, mas você vê claramente que ele é muito superior aos brancos daquele canil.
Até mais.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

sábado mar 29, 2003 2:03 pm

Oi,
Porque é que será que voÇes só falam que o cão branco não pode ir a exposições, nao está dentro da escalão, que são isto e que são akilo. Por favor é um cão, um ser vivo como outro kalker? Voçês jà se olharam ao espelho? E então são perfeitos?são todos iguais? Não, pois não! Então deixem-se de coisas, porque os brancos são tão ou mais bonitos que os outros e merecem ser amados e respeitados como todos os outros. Perecem k só tem animais para se exibirem nas exposições.
Amem os vosso animais com todo o coração independentemente da cor ou sexo.
Tomi
Membro Veterano

sábado mar 29, 2003 2:06 pm

Oi,
Porque é que será que voÇes só falam que o cão branco não pode ir a exposições, nao está dentro da escalão, que são isto e que são akilo. Por favor é um cão, um ser vivo como outro kalker? Voçês jà se olharam ao espelho? E então são perfeitos?são todos iguais? Não, pois não! Então deixem-se de coisas, porque os brancos são tão ou mais bonitos que os outros e merecem ser amados e respeitados como todos os outros. Perecem k só tem animais para se exibirem nas exposições.
Tomi
Membro Veterano

sábado mar 29, 2003 2:06 pm

Oi,
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado mar 29, 2003 3:38 pm

Sem comentarios...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mar 29, 2003 7:49 pm

Tomi,

eu não sou criadora nem sei explicar-lhe o porquê de um determinado estalão sr assim ou assado.Provávelmente só os apaixonados dessa raça sabem explicar.
O que lhe posso dizer é que geralmente há boas razões (não estéticas) para ser dessa maneira.
Em certas raças os animais brancos têm tendência a ser mais fracos e doentes, sendo, isto na minha opinião, até mais bonitos (pe, acho o husky branco mais bonito).
Para saber o porquê de um determinado estalão, há que conhecer a história da raça e estes "detalhes" relativos a doenças e capacidade de trabalho, percebe ?
A conversa aqui envolve criadores que estão, naturalmente, preocupados com as ninhadas e têm portanto de se cingirem ao estalão.
Nada impede de um animal fora do estalão ser (vendido ou dado) amado como qualquer outro, mas daí a procriar...
Há mais tópicos aqui sobre este assunto.Se quiser procurar.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 30, 2003 1:49 am

Caro tomi
Bem vindo ao fórum. Antes de mais, uma sugestão....leia antes de escrever pois ninguem aqui do forum faz o que nos acabou de acusar. E note que não tem sentido estar a opinar sem saber do que se fala, leia melhor os assuntos antes de disser o que diz. E por favor, evite a linguagem dos kapas.dificulta bastante a leitura
Tomi Escreveu: Oi,
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda mar 31, 2003 2:59 pm

Caro Tomi,

Muito benvindo ao fórum da arca!

Antes de mais queria fazer-lhe uma sugestão. Se ainda é estudante, aconselho-o vivamente a prestar bastante mais atenção às suas aulas de português, pois notam-se grandes dificuldades tanto de interpretação como de ortografia por parte do Tomi.

O problema que aqui se debate é o porquê de, em determinadas raças, os espécimes de coloração branca estarem fora do estalão (e não escalão). Nunca aqui se debateu, e está totalmente fora de questão, se são tão ou mais belos que os seus semelhantes dentro do estalão.

Eu dou-lhe um exemplo: a raça que eu mais atentamente sigo, o Bull Terrier, são aceites exemplares brancos (aliás, originalmente, só se aceitavam exemplares totalmente brancos). No entanto, já se consideram fora do estalão da raça se o animal tiver olhos claros, ou uma dentição deficiente (pelo menos fora do tolerado pelo estalão).

No entanto, sejam ou não de acordo com o estalão e independentemente da raça ou de se tratarem de cães de raça indefinida, vulgos "rafeiros", todos eles merecem o mesmo amor, carinho, amizade, e bons tratos. Seja o bull campeão do mundo, ou o rafeio grandalhão lá da rua que é o chefe da matilha. Entende?

Continue a gostar e a amar dos animais, mas para o mostra não precisa de se tornar num asno! (Procure no dicionário)

Um abraço

Bullie & Gaspar

P.S.: E desculpem-me os visados (os asnos ;) )
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda mar 31, 2003 3:01 pm

Caro Tomi,

Muito benvindo ao fórum da arca!

Antes de mais queria fazer-lhe uma sugestão. Se ainda é estudante, aconselho-o vivamente a prestar bastante mais atenção às suas aulas de português, pois notam-se grandes dificuldades tanto de interpretação como de ortografia por parte do Tomi.

O problema que aqui se debate é o porquê de, em determinadas raças, os espécimes de coloração branca estarem fora do estalão (e não escalão). Nunca aqui se debateu, e está totalmente fora de questão, se são tão ou mais belos que os seus semelhantes dentro do estalão.

Eu dou-lhe um exemplo: a raça que eu mais atentamente sigo, o Bull Terrier, são aceites exemplares brancos (aliás, originalmente, só se aceitavam exemplares totalmente brancos). No entanto, já se consideram fora do estalão da raça se o animal tiver olhos claros, ou uma dentição deficiente (pelo menos fora do tolerado pelo estalão).

No entanto, sejam ou não de acordo com o estalão e independentemente da raça ou de se tratarem de cães de raça indefinida, vulgos "rafeiros", todos eles merecem o mesmo amor, carinho, amizade, e bons tratos. Seja o bull campeão do mundo, ou o rafeio grandalhão lá da rua que é o chefe da matilha. Entende?

Continue a gostar e a amar dos animais, mas para o mostra não precisa de se tornar num asno! (Procure no dicionário)

Um abraço

Bullie & Gaspar

P.S.: E desculpem-me os visados (os asnos ;) )
misty03
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 9:34 pm

quinta abr 03, 2003 1:56 am

No que respeita aos boxers, eu ouvi dizer :roll: que os boxers brancos são agressivos mas acredito que se trata de um boato acho que a cor não tem a ver com a agressividade ou será que tem ? :roll:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 03, 2003 5:22 pm

Olá,
Os exemplares brancos de algumas raças não eram tolerados porque tinham associados uma serie de problemas de saúde. Desde problemas de pele, problemas de visão, surdez a problemas coronários, enfim, o suficiente para que as pessoas evitassem a respectiva reprodução. Já nem me refiro aos brancos por albinismo, pois este problema por si só já acarreta uma serie de enfermidades.
Noutras raças, o branco por si só ( não me refiro ao albinismo) não aparentava carregar problemas associados, e por isso não só era tolerado como até fomentado ( o branco é uma cor bonita). E em algumas raças era mesmo a única cor admitida.

Como é obvio, se me vierem perguntar se a cor tem alguma coisa a ver com surdez ou agressividade eu vou dizer de imediato que 'a Cor' não tem !! O que quero dizer é que a côr não é a causa, mas sim um dos efeitos ou carecterísticas de determinada herança genética. Vamos supor que eu tinha um cão, o "Pintas", de raça XPTO. Este cão era surdo de nascença e coxeava de uma pata traseira. Por uma obra do acaso, o pintas acasalou com a sua irmã, a "Pintolas", que sofria de cegueira congénita e também ouvia mal ( isto é que é um drama familiar!!). Ora bem...eles chamavam-se pintas e pintolas precisamente porque, ao contrário do que era habitual na raça XPTO, terem a cabeça toda às pintas. Se isto se tivesse passado em 1850 e se admitissemos que alguns dos filhos dos "pintas" sobreviveram e se reproduziram, mesmo que alguns dos seus descendentes não apresentassem ( visivelmente) os problemas herdados dos avós pintas, era muito provável que se começasse a associar os cães da raça XPTO de pintas na cabeça a problemas genéticos, e consequentemente se procurasse evitar a respectiva reprodução. Aida para mais se se constatasse que num mesma ninhada em que nasciam cães com pintas e sem pintas, os de pintas fossem atreitos aos problemas referidos, como se a manifestação genética das pintas fosse um indicativo que estas características se iriam manifestar!
Já outros problemas, como os de pele, podem ser resultado directo de uma insuficiência de pigmentação ou de protecção contra o meio ambiente. É bem sabido que mesmo em algumas raças onde o branco é admitido, é de evitar a exposição do animal ao sol sob pena de surgirem problemas cancerigenos.

Enfim....não é uma questão de 'racismo'......

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 04, 2003 5:54 pm

"Pintas", de raça XPTO. Este cão era surdo de nascença e coxeava de uma pata traseira. Por uma obra do acaso, o pintas acasalou com a sua irmã, a "Pintolas", que sofria de cegueira congénita e também ouvia mal ( isto é que é um drama familiar!!).
Caramba, é quase uma telenovela, Paulo C !!!

Desculpem, não resisti !
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 04, 2003 8:34 pm

Caramba, é quase uma telenovela, Paulo C !!!

Desculpem, não resisti !
Convem referir que é uma telenovela da TVI ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”