Assuntos diversos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo fev 23, 2003 10:21 am

Canis ou não, eis a questão ?

A questão é que em muitos países não se vêm cães nas ruas abandonados.

Já agora pergunto à Nanico qual a politica na holanda em relação aos mesmos
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo fev 23, 2003 12:05 pm

Olá a todos

Uma página que tem fotos dos animais é:

http://amigosdos4patas.no.sapo.pt/

Se souberem de mais, indiquem os endereços. Dá sempre uma ajudinha ver os animais.

Beijinhos
Elsa Pereira
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo fev 23, 2003 12:16 pm

Disseram-me, não garanto que seja verdade não considero a fonte 100% fidedigna, que a Camara Municipal de Leiria pôs um anuncio nos folhetos do Lidl (passe a publicidade) para a adopção de animais do canil municipal...
Se for verdade, é uma ideia!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo fev 23, 2003 1:25 pm

Ola Vasco,

Infelizmente, na Holanda tambem se abandonam caes.
Agora, ha na Holanda uma coisa que nao existe em Portugal, que e uma mentalidade que aceita que todos os animais de companhia, se nao sao usados para procriacao, devem ser ou castrados ou esterlizados. Nao passa na cabeca de ninguem ter animais nao castrados.
Assim sendo, nao ha animais vadios e o acolhimento existente pode concentrar-se apenas nos caes abandonados ou maltratados.
Existem muitos asilos de animais, onde os donos podem ir por animais que ja nao desejam. Esses asilos tem sites na internet e todos os animais estao num site internet comum.
Eu acredito que o problema dos animais vadios em Portugal so se vai resolver (ou pelo menos aliviar) a partir do momento em que a mentalidade quanto as castracoes mudar. Mas se eu vejo, que mesmo neste forum ainda ha pessoas que acham que castrar ou esterlizar um cao e mutilar o cao... Evidentemente que um animal castrado/esterlizado perdeu o seu orgao reprodutivo e que nao manifestara comportamentos/condicoes intrinsecamente ligados a necessidade de reproducao. O cao macho torna-se-a mais calmo, mais ligado ao dono e menos independente. A cadela deixara de ter cios e gravidezes imaginarias.
Evidentemente, pelas razoes apresentadas acima, o dono tera uma grande vantagem em castrar/esterlizar o seu animal. E quanto ao interesse do animal? A minha opiniao e que para o animal que nao e reprodutor, tambem ha vantagens na castracao/esterlizacao. Alguem acha que um cao que esta em casa anda muito feliz quando passa uma semana sem comer e a uivar continuamente porque a cadela dos vizinhos esta com o cio? Ou que uma cadela habituada a grandes passeios com o dono fica muito feliz por estar uma semana fechada em casa de cada vez que "esta saida"? Evidentemente, uma operacao de barriga aberta e com anestesia geral nunca e agradavel... Mas dizer que nao a uma tal operacao "porque e do interesse do animal em nao lher tirar um orgao" acho no minimo esquisito.

Ja agora Vasco, como e que vai o projecto Solidariedade?
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

domingo fev 23, 2003 2:14 pm

Vasco,

3 de alguns motivos porque não existem quase nenhuns cães pelas ruas da Holanda: o frio do inverno não dá hipotese...; o lixo é dividido em casa e é reciclado (os animais não têm onde se alimentar na rua) ; a intervenção dos canis... :oops:

se existem pessoas que realmente gostam de animais e não se importam de "perder algum tempo" tentando ajudá-los, existem diversas maneiras de o fazer: "trabalho de secretaria": reecaminhando os mails de animais que precisam de lar; pesquisando os varios sites de animais e fazendo listas (de animais á procura de dono e outra lista de pessoas que estão interessadas em determinados animais) e depois entrado em contacto com as pessoas que querem certos animais e com as pessoas que inventualmente têm esses animais para dar. Fazer campanhas de adopção em hipermercados (com autorização do mesmo) ou em determinados sitios onde passa muita gente. A anúncios nas vets, lojas, cafés.. Trabalho voluntário nos canis. Ajudar as associações de animais da zona. Distribuindo agua ou comida em certos sitios onde existem sempre muitos cães. Se existir um cão doente ou com alguma coisa partida, tratar dele e "tentar" encontrar um dono. Esterelizando cadelas de rua que muito provavelmente nunca serão adoptada.. (polémicas à parte :? ) Isto são apenas umas hipoteses para quêm quer e pode fazer alguma coisa, não estou a julgar ninguém muito menos a pressionar... se alguem tiver mais ideias agradecia que também escrevese aqui... ;)
Nanico
Membro Veterano

domingo fev 23, 2003 3:12 pm

Ola Shatzy,

Para mim, a melhor maneira de ajudar os caes sem dono e fazer uma campanha de sensibilizacao para tentar modificar a mentalidade que vigora em Portugal em relacao a castracoes/esterelizacoes. Enquanto em Portugal se mantiver uma mentalidade em que nao se fala deste assunto sem corar, as cadelas vao continuar a ter mais ninhadas na rua e os animais provenientes dessas ninhadas vao continuar a procriar.
Solucao NAO e esconder os animais vadios, ou mete-los em terrenos isolados a espera que morram a fome. E evitar que proliferem.
Evidentemente temos de continuar o trabalho de tentar encontrar donos para os animais que estao agora vadios, seja na internet, seja com folhetos, seja com listas de e-mail.
Tambem e importante fazer campanhas de sensibilizacao para informar as pessoas sobre o facto de se poder adoptar caes adultos e que um cao rafeiro nao e menos cao que um cao de raca. sem essas campanhas e muito dificil dar os caes que estao agora para adopcao.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 23, 2003 3:25 pm

O cao macho torna-se-a mais calmo, mais ligado ao dono e menos independente.
então não posso castrar o max. se não tenho de trazer o "mastodontezinho" ao colo o dia inteiro :lol: :lol: :lol: a carlota está esterelizada e é bem mais independente e teimosa do que ele. mas entre um e outro, vá o diabo e escolha :roll: :roll: :roll: mas é evidente que enquanto continuar esta "praga" de animais, as coisas nunca mais vão mudar :cry: :cry: :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 23, 2003 5:12 pm

Mais uma vez, estou de acordo com a Nanico.
Para mim a esterelização dos vadios é a tarefa prioritária.
Que é feito do tal projecto que aqui se iniciou ?

A segunda é o esclarecimento das pessoas.
Quando alguém me diz (muito sériamente) que uma cadela têm de ter pelo menos uma ninhada senão sofre o risco de cegar ....
Palavra de honra !!
shatzy
Membro
Contacto:

domingo fev 23, 2003 6:23 pm

a esterelização é uma opção.. custa dinheiro mas é facil e rápida, mas existem também muuuuuuuuuuuitas mais maneiras de tentar resolver esta situação.. tal como enunciei alguma no meu ultimo comentario..
Nanico
Membro Veterano

domingo fev 23, 2003 9:22 pm

Ola Shatzy,

Estou de pleno acordo consigo que a esterlizacao e uma solucao para o problemas, mas que ha outras solucoes.
A meu ver, temos de fazer uma distincao entre solucoes a curto prazo e solucoes a longo prazo. Solucoes a curto prazo e tratar e dignificar os animais abandonados, tal como sugeriu. Uma solucao a medio e longo prazo e uma mudanca de mentalidades e uma campanha de esterlizacao. Repare que mesmo na Holanda existem bairros onde o lixo prolifera nas ruas e onde um cao abandonado encontraria sempre abrigo do frio (sabe deus quantos junkys ha nas ruas e ainda nenhum morreu de frio!) Agora, porque e que nao ha caes na rua:

- As pessoas estao sensibilizadas
- Os animais estao castrados/esterelizados
- A lei preve penas para quem maltrata animais e um animal maltratado e retirado aos donos e entregue a um asilo.
- Nao e possivel comprar caes em lojas. Quem quer um cao vai directamente ao criador.
- Mesmo que um animal seja abandonado, os servicos de recolha tem capacidade para recolher o mesmo.

O grande problema em Portugal e um problema de mentalidade e de falta de sensibilizacao. As pessoas nao castram os caes. As pessoas deixam os caes procriar por razoes absurdas. As pessoas nao querem rafeiros, mas comprar caes de raca baratuchos, provenientes sei la donde, mas que certeza nunca socializaram e que mais cedo ou mais tarde vao parar a canis. As pessoas nao adoptam caes adultos...

Repare que se tratar dos caes abandonados, mas nao os castrar e nao sensibilizar as pessoas, a afluencia de animais nunca vai diminuir! Pelo contario, ate vai aumentar, porque ha infelizmente pessoas que pensam que pessoas boazinhas como voce existem para lhes resolver os problemas.

Olhe Shatzy, peco-lhe desculpa se as minhas palavras foram muito duras, mas nunca pense que gosto menos de animais do que voce. Quem me dera estar em Portugal com os joelhos atolados em m****, mas pelo menos a fazer algo de concreto tal como voce!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo fev 23, 2003 10:49 pm

Olá

As intervenções da Nanico vieram dar uma alma nova a este fórum.
É tudo o que tenho a dizer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 23, 2003 11:17 pm

Olá Nanico.

O projecto de solidariedade vai. Eu gosto de coisas bem feitas e algumas atitudes aqui no forum em relação a acções de apoio fizeram-me repensar a forma de apresentar a proposta. Claro que quando começar será com um grupo de pessoas pequeno mas que já se conheça na sua maioria. Não espero que gente que não se conheça venha confiar nas ideias que temos assim do pé prá mão ( a bêm dezêre...).

A atitude na Holanda é exemplar. Não acho que fosse possivel sem uma mentalidade diferente, ou,pelo menos, legisladores que saibam realmente do que falam.

A título de exemplo quando surgiu o projecto do dec-lei dos cães "perigosos" cheguei a receber mensagens de um auto-denominado "social -democrata" a pedir para retirar o meu protesto contra esse decreto da net porque ... nem ele próprio sabia porquê...

Quando existe gente que pensa em termos de partidos e não de justiça, pessoas que confiam mais no vizinho em vez da opinião dos veterinarios, que são capazes de deixar o próprio filho com um braço partido a aguardar que acabe o jogo da bola antes de ir ao hospital, aonde chegamos ?

Já agora umas pérolas da "sabedoria popular"

Esgana- Causada por um "bicho debaixo da lingua"- retira-se o bicho com uma sovela.

esgana2- Queimar a "testa" do cão com um ferro em brasa cura-o.

Raiva- Transmite-se pelo cheiro ( pois, ainda não percebi esta)

Cruzamentos- Bom para as cadelas: Evita tumores,acaba com o periodo
Bom para os cães, ficam mais calmos e obedientes se cruzarem uma vez.

Gatos- Devem andar na rua para serem saudáveis.

Fracturas- tratam-se com uma vacina.
Envenenamento, trata-se com Eno, Azeite, carvão,vinho tinto com canela
shatzy
Membro
Contacto:

segunda fev 24, 2003 12:05 am

nanico:

concordo a 100% com você.. mas só gostei muito do "...pessoas boazinhas como você..."
o que você disse eu também concordo e faço (apesar de termos uma divida de mais de 100 euros no vet por causa de operações urgentes e por causa de esterelizaçãoes) a questão é: como não temos dinheiro para esterelizar todas as cadelas que estão na rua, fazemos o quê? esperemos que alguém vá esterelizar? duvido? então tentamos encontrar um dono para evitar que a cadela continue na rua á espera do próximo ciu.. é simples! entretanto também tentamos sensibilizar as pessoas.. como é obvio.. mas somos poucos.. 5 pessoas e poucos voluntários (talvez mais 5) não podemos mudar o mundo mas fazemos o que podemos! falamos com as pessoas, esterelizamos, damos animais, "resgatamos" outros, mas sobretudo prezamos o seu bem estar! posso dizer que desde abril já demos mais de 1200 animais, um autêntico milagre, fora as esterelizações.. temos tido uma acção muito directa em setubal.. muitas pessoas já nos conhecem e acreditam em nós.. a meu ver já fizemos muito para sensibilizar a população (como é logico o muito é sempre pouco).. não é á toa que temos um processo da câmara em cima de nós.. mas continuamos a lutar em diversas direcções.. pois isso Nanico, apesar de ter concordado cosigo em vários pontos não percebi porque me pôs um rótulo sem saber o que fazemos e no que acreditamos e temos vindo a lutar e a dar de nós.. :oops:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 24, 2003 12:11 am

shatzy Escreveu: posso dizer que desde abril já demos mais de 1200 animais, um autêntico milagre, fora as esterelizações..
Livra, se 10 pessoas deram 1200 animais desde abril, o que perfaz 10 meses, 120 animais por mês, é um autêntico milagre. Não sei de ninguém que tenha feito algo assim no país inteiro :o
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

segunda fev 24, 2003 12:19 am

Realmente são bastantes animais, não tinha noção que tanta gente adopta animais... é sempre bom saber, espero que o numero aumente consecutivamente... :)
Responder

Voltar para “Cães”