Normalmente não sou muito de desistir das coisas, mas já elaborei mentalmente e na prática todas as artimanhas para os meus cães não comerem lixo na rua. Mas todas as tentativas foram infrutíferas.
Já lhes dei de comer antes das saídas à rua, insistindo sempre, vá lá comam mais um bocadinho que estão tão magrinhos...

Já levei ração no bolso e deitei-a no chão sem eles darem conta, mas passavam pelas bolinhas com uma cara de tédio como se aquilo é que fosse mesmo o lixo verdadeiro, esse sim, lixo intragável.
Passo a vida a ralhar-lhes, enfim, tem sido uma batalha perdida.
A solução do veterinário é o açaimo. “Qualquer dia tem um desgosto”, diz-me ele sempre. Mas eles têm um focinho tão comprido e tão fino...que não há modelo que lhes sirva.
Uma outra solução é andar com eles lá fora sempre com trelas, mas custa-me prendê-los quando tenho a possibilidade de os deixar soltos sem qualquer perigo durante o nosso passeio de manhã cedo.
Nem todos os cães são tão atraídos pelo lixo como estes. Tenho falado com algumas pessoas que também têm cães e não se queixam disso.
É que ainda por cima, como eles são escanzelados, tenho sido considerado vergonhosamente como um miserável que não dá de comer aos bichos. Um dia uma senhora passou por nós e mandou-me a boca com um ar cínico e reprovador “ai coitadinhos, tão magrinhos...”, como quem quer dizer: devem passar fome de rato... “Pois olhe, minha senhora, por acaso eles até comem muito embora não pareça”. “Hummmmm....”, respondeu ela

Comer lixo pode trazer vários inconvenientes como é óbvio. E até pode ser fatal se por acaso algum inimigo de cães (há gente para tudo) tiver colocado veneno na rua. Ou muito simplesmente se eles meterem à boca qualquer coisa tóxica.
Muito francamente, isto preocupa-me.
Como é com os vossos? Têm igual tendência? Encontraram alguma solução?