Ferida infectada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmadeiras
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 4:12 pm

quinta set 21, 2006 9:27 am

O meu rafeiro mandou-se de casa durante 1 semana atrás de uma cadela e chegou hoje mordido em 2 sítios e num deles tem um pequeno orificio com cerca de 0.5cm de diametro que está infectado.

Consegui ver no pouco que me deixou mexer, uma espécie de larvas minusculas tipo de mosca.

Infelizmente só tenho possibilidade de ir no Sábado ao veterinário e gostaria de saber entretanto o que lhe possa dar para evitar o agravamento. Entretanto coloquei-lhe betadine sobre a mesma mas tenho medo que não seja o suficiente.

O melhor mesmo era ir ao vet mas é mesmo impossivel ir até Sábado.

Alguma ideia
margariat13
Membro Júnior
Registado: quarta jan 18, 2006 11:44 am
Contacto:

quinta set 21, 2006 9:34 am

Bom dia, o meu max costuma,volta e meia ter feridas de guerra, e nao deixa tratar :evil: , houve uma vez q tinha uma q qdo me dei d conta da sua existencia ja cheirava mal. Tratei com betadine diluida em agua,nao s deve colocar betadine pura nas feridas dos animais (conselho de vet), no entanto fui logo a vet q receitou antibiotico, q é a unica maneira d sarar esse tipo de feridas tao avançadas.
Espero ter ajudado em alguma coisa
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

quinta set 21, 2006 9:58 am

Aconselho-o a ir urgentemente ao vet, esse ferimento é muito grave e necessita de tratamento urgente.

Apesar de se tratar de uma ferida de pequenas dimensóes, o grande problema está na infecção que ele lá tem.

Se tem larvas é porque já tem o ferimento há bastante tempo, o tempo suficiente para o insecto colocar as larvas e estas eclodirem.

O que pode aconter: uma SEPTICÉMIA ! Acontece quando se tem uma infecção grave durante bastante tempo em qualquer dos tecidos do corpo e as bactérias que causam essas infecção passam para a circulação sanguínea, disseminando-se por todo o corpo. É dificil de tratar e se não for a tempo causa a morte.

Não quero assustá-lo, até porque não estou a ver a gravidade da ferida. Pode não acontecer nada ( e Deus queira que não), mas até Sábado é muito tempo.

Se não tem tempo, peça a alguém amigo ou da familia que o leve ao vet. Se não o leva porque o vet não dá consulta porque não o leva a outro vet?

As melhoras.
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
pmadeiras
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 4:12 pm

sexta set 22, 2006 4:14 pm

Ainda consegui ir com ele ontem ao meu veterinário.

Teve de levar anestesia porque ele não deixava mexer e a vet retirou com uma pinça as larvas uma a uma, tendo depois desinfectado tudo quando teve a certeza que nada la ficava.

Eram larvas de mosca, mas a vet disse que apesar do nojo e de do grande desconforto que causavam ao animal, também tinham vantagem pois comiam os tecidos mortos deixando os que estavam em boas condições. Disse-me que na antiguidade se utilizavam as larvas para limpar feridas.

Ele entretanto parece outro.

Obrigado pela ajuda
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta set 22, 2006 4:53 pm

Que bom que tudo correu pelo melhor , agora é só esperar que recupere ;) e mais olho nele para não fugir mais. Lambidelas da Tuguinha para o rafeirinho .
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado set 23, 2006 11:35 am

Boa tarde

Por acaso já passei por uma situação identica com um cão de uma vizinha minha. O rex foi mordido e a ferida aberta que tinha na cabeça foi "ninho" de moscas e dai às lagartas foi um tirinho. Eu moro no campo e regra geral as pessoas não ligam a minima e qdo me falaram no assunto já tinham passado umas duas semanas e a dona dizia que a ferida do rex estava podre e não fechava. Fui ver e constatei que estava minada de lagartas ........ apesar de ter tirados umas quantas não fiquei lá mto tranquila pois tinha a sensação que poderia ainda ter lá mais e assim foi no dia seguinte levei-o ao meu vet e ficou para ser intervencionado cirurgicamente e em boa hora pois efectivamente ainda tinha mais duas lagartas numa zona mais profunda.

Esta historia é só para a alertar se achar que a ferida dele continua com mau aspecto é porque provavelmente ainda tem lá porcaria pois pelo que conta não me parece que ela tenha sido anestesiado, aberta a zona em questão e raspada, como no caso do rex.~

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

sábado set 23, 2006 3:04 pm

Ainda bem que correu tudo pelo melhor!!
pmadeiras Escreveu: Disse-me que na antiguidade se utilizavam as larvas para limpar feridas.
A título de curiosidade, sabe que hoje em dia já não se utilizam larvas, mas utiliza-se uma pomada chamada Ulcerase, cujo principio activo são enzimas retiradas da saliva das larvas de mosca, para fazer desbridamento químico de tecidos necrosados, ou seja, retirar tecidos mortos de feridas. Já não está muito em uso, poi o tratamento é muito prolongado e já existm tratamentos mais rápidos.

As larvas retiram o tecido morto mas não travam a infecção. O melhor é ir vigiando a ferida.

As melhoras.
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
Responder

Voltar para “Cães”