Fotografar melhor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 24, 2006 10:28 am

Sem pretender dar lições de fotografia, pois nem o espaço é o adequado nem vós estaríeis para me aturar, de qualquer modo julgo que valerá a pena ir dando aqui umas dicas sobre como fotografar melhor os nossos bichos, através de umas indicações soltas, informais e muito sumárias.

Altura da máquina fotográfica
Um hábito comum que não beneficia nada os exemplares fotografados é “disparar-se” de cima para baixo. Isto acontece naturalmente por razões óbvias: quem fotografa está sempre, ou quase sempre, num plano superior ao cão, porque ele é muito mais baixo do que nós.
Isto acontece igualmente quando se fotografam crianças. Como são pequeninas e quem fotografa não procura baixar a máquina, os meninos e as meninas ficam com uma expressão de inferioridade.
E é pena, porque as fotografias são irrepetíveis e ficam para a posteridade.

Tanto em relação às pessoas como aos animais, quando se lhes tira uma fotografia de baixo para cima, elas ficam com um aspecto mais elegante, mais poderoso e afirmativo.
A fotografia feita ao nível da cabeça, isto é, em que a máquina está sensivelmente à altura dos olhos, a figura resulta com naturalidade.
De cima para baixo, a figura fica com um aspecto insignificante, tímido, não lhe realçando as formas e a elegância.

Por exemplo no cinema, quando se pretende dar força e imponência a uma figura, filma-se de baixo para cima.
As estátuas das nossas praças são mais imponentes pelo simples facto de as vermos de baixo para cima. Mas se as virmos de um 5º. andar, elas perdem essa força.
Muitos políticos querem ser fotografados de baixo para cima para quererem transmitir uma importância e imponência que não têm.
E muitos mais exemplos poderiam ser dados.

Mas então como é que o fotógrafo deve proceder para não fotografar de cima para baixo?
É pôr-se de cócoras, minha gente, de cócoras :lol:

Retenha-se este conceito: Fotografias feitas de cima para baixo raramente ficam bem; fotografias feitas de baixo para cima raramente ficam mal.

Imagem
Imagem

Ora digam-me lá se a fotografia de cima não está muitíssimo melhor?
Devo dizer que não fiz batota absolutamente nenhuma (é que tudo é possível no tratamento de imagem). Aqui só mudou a altura da máquina em relação à figura.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo set 24, 2006 11:21 am

Ora digam-me lá se a fotografia de cima não está muitíssimo melhor?
O modelo fotográfico não ajuda muito :lol: 8)

Mas esta melhor a primeira ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 25, 2006 12:59 pm

Enquadramento

Tiro ao alvo
Um aspecto a que também não se dá a importância devida é a forma de enquadrar a figura.
Devido à natural falta de experiência, muita gente preocupa-se mais em “acertar no alvo” do que em compor o enquadramento. Normalmente, há a tendência de centrar a cabeça no meio do visor (Foto de baixo). Realmente, acertou-se em cheio na cabeça do cão, mas as pernas ficaram cortadas (coitadito) e resulta uma área sobre a cabeça que não beneficia nada a composição.

Regra dos terços
Há uma regra muito antiga que se aplica tanto à fotografia como a outras artes, que é a regra dos terços.
Quando se fotografa uma figura, seja o cão ou uma pessoa, deve-se procurar fazer coincidir a cabeça ou os olhos com uma linha imaginária correspondente a um terço do enquadramento (foto de cima).
Estas linhas não existem no visor da máquina mas podemos facilmente calculá-las, com a vantagem de facilitarem um enquadramento muito mais equilibrado.
Comparando os dois enquadramentos, o da foto de cima é realmente muito mais agradável. Ou não será?

Com a prática, naturalmente e sem fazer grandes cálculos de geometria :lol: as fotografias, em termos de enquadramento, já saem espontâneamente equilibradas.
Estas regras não são rígidas. Por vezes é contrariando as regras que as fotografias resultam esteticamente mais interessantes, originais, criativas, artísticas, mas isso é para quem sabe...
Estas indicações são orientadas exclusivamente para quem tem pouca prática.

Imagem
Imagem
AcTiOnGiRl Escreveu:O modelo fotográfico não ajuda muito
Pois não, está muito gordo. Atendendo aquilo que se vê nas passerelles de moda, os meus têm que fazer uma dieta rigorosa para perderem uns dez quilos ou mais :lol:
Última edição por nel em segunda set 25, 2006 7:24 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda set 25, 2006 1:44 pm

Pois não, está muito gordo. Atendendo aquilo que se vê nas passerelles de moda, os meus têm que fazer uma dieta rigorosa para perderem uns dez quilos ou mais
É um excelente modelo fotográfico, nem todos os cães tem um porte tão elegante.
Existem animais que tem um perfil excelente em fotos...outros parecem que estão sempre com aspecto alucinado, que não ajuda nada.

Excelente ideia... eu dou uma dica pequenina. Os animais de manto negro ou escuro devem ser fotografados a evitar pontos de luz mortos. Eles beneficiam muito mais da luz natural também.
<p>susana</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça set 26, 2006 8:31 am

Pois não, está muito gordo. Atendendo aquilo que se vê nas passerelles de moda, os meus têm que fazer uma dieta rigorosa para perderem uns dez quilos ou mais
:lol:

Estava a brincar é claro, é muito bonito o seu canito ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça set 26, 2006 1:59 pm

Boa tarde Nel...

Vejo que ultimamente tem estado aqui pelo fórum e como sempre, com assuntos úteis, que cativam e com interesse ;) , aos poucos deixei um pouco de participar e dedicar-me quase exclusivamente à leitura de alguns tópicos que considero com algum proveito.

Espero que esteja tudo bem consigo e familia, os cães continuam lindos como sempre.
pinxai
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm

terça set 26, 2006 2:44 pm

aaahh!
agora quero fazer eu o meu contributo!
:D
Penso que acima de tudo as fotos tem que ter vida, ter algo que nos puxe e nos chame a atençao, e se for possivel, algum sentimento...
Bem, mas quem sou eu! :?
Avaliem vocês :p

Imagem
Imagem

ahhh....eu sou suspeita néee...tou apaixonadaa...qualquer fotozinha me parecee lindissima! hehehe

o resto das fotos estão aqui >> http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=39542
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 27, 2006 11:51 am

O fundo

O fundo é muito importante numa fotografia. Ou para identificar o local, por ex. em férias é interessante fotografar o cão e referi-lo a uma determinada localidade, registando como fundo um ambiente ou elemento que identifique esse local.
Ou então, para não estorvar o realce da figura, desfocando-o ou procurando fotografar a figura sobre um fundo liso.
Uma fotografia com um fundo muito acidentado com formas e cores demasiado vivas e sem interesse, normalmente, retiram a importância à figura.

A desfocagem do fundo, através da regulação da máquina fotográfica, exige alguma experiência e nem todas as máquinas permitem essa regulação. Por isso, não vamos complicar.
Mas é (quase) sempre possível encontrar um local com o fundo neutro, como é o caso da foto de baixo.
Nesta fotografia justifica-se o enquadramento “ao alto” devido à posição da figura.
Mas a figura não está centrada intencionalmente. Há um espaço maior do lado esquerdo, que é para onde ele está a olhar.
Na foto de cima, (os cães não estão numa posição muito convencional, pois tirei estas fotos apenas para fazer aquelas brincadeiras das legendas, mas aqui para este exemplo também serve) os cães estão descentrados para se enquadrar a pérgola.
Também é uma situação em que se contraria a regra dos terços referida antes.

Imagem

Imagem
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 30, 2006 11:59 am

Este tópico é bastante interessante gostava de ler mais a respeito... :lol:

O problema da maioria das fotografias que eu vejo na net é os cães ficarem com os "olhos de flash"; - ficam brancos, azuis...Eu ao usar o flash o cão não fica com os olhos dessa forma.
<p>susana</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 30, 2006 2:05 pm

Olá

O problema dos olhos iluminados pelo flash tem vindo a ser mais ou menos resolvido pelos fabricantes das máquinas.
Eu julgo que toda a gente sabe o motivo deste "fenómeno". De qualquer modo, cá vai a explicação, que se aplica tanto aos cães como às pessoas.
Quando há pouca luz, a pupila dilata-se exactamente para deixar passar mais luz. Isto acontece à noite ou dentro de casa quando a iluminação artificial é de baixa intensidade.
O flash, ao disparar, vai iluminar o fundo do olho, mais concretamente, a retina, dando aquele aspecto desagradável que, em relação às pessoas e na gíria fotográfica, se costuma por designar por "olhos vermelhos".

Os fabricantes tentaram minimizar o problema através de um dispositivo aplicado nos flashes que consiste em dar uma série de "flashadas" antes do disparo definitivo. Isso, mais teoricamente do que na prática, obriga a pupila a fechar, mas nem sempre resulta. Se a pessoa ou o cão não estiver a olhar directamente para essa série de disparos prévios e só olhar aquando do disparo final, lá vai o sistema por água abaixo.

O ideal mesmo é tentar não fotografar em ambientes muito escuros ou tentar iluminar a cena o melhor possível.
De quaquer modo, é sempre preferível nunca se perder a ocasião de obter uma boa fotografia em detrimento de um aspecto técnico secundário como este.
Aliás, é sempre possível retocar os olhos, mas isso já é outra história.
Bem parece-me que já me estendi demais...
Puxam-me pela língua... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 07, 2006 6:12 pm

Iluminação

Um factor importantíssimo é a luz, que é aliás a essência da fotografia.
Não é aconselhável fotografar os bichos à luz directa do sol. Isso provoca contrastes muito elevados que não trazem quaisquer benefícios (Foto de cima).
O ideal é fotografar com luz difusa, como por exemplo quando o tempo está enevoado ou quando a luz do sol é coada pelas núvens (Foto de baixo). Ou ainda em tempo de sol sem núvens mas à sombra. É provável que aqui as fotos resultem com uma certa predominância de azuis, mas isso pode ser corrigido no laboratório ou no computador.
O ideal é conciliar sempre o flash com a luz natural.
A luz artificial (fluorescente ou de incandescência) provoca tonalidades esquisitas na fotografia, embora aos nossos olhos pareçam naturais. Aqui também, o flash é aconselhado porque o seu tipo de luz (temperatura de cor) é equivalente à luz natural.

Imagem
Nesta fotografia os contrastes são evidentes e não trazem qualquer benefício principalmente sob o ponto de vista estético. As zonas de sombra são muito negras e aí perde-se totalmente o detalhe.

Imagem
Esta fotografia foi feita com luz difusa, que revela os volumes de forma natural e equilibrada.
Última edição por nel em domingo out 08, 2006 2:07 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 07, 2006 7:55 pm

Tópico interessante. Talvez possa, finalmente, obter alguma foto que mostre o meu cão como eu o vejo. Sou uma fotógrafa para esquecer :oops: :oops: Só mesmo alguns truques para me salvar :lol: :lol:
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

terça out 10, 2006 10:38 am

Tópico 5 estrelas Nel!

Eu adoro tentar fotografar as expressões variadíssimas da minha cadela em grandes planos. Ora isto revela-se por vezes difícil porque a bicha detesta ser fotografada e coloca logo aquela expressão enfadada como que a dizer : lá estás tu com a maquineta outra vez!
Se tiver ajuda de outra pessoa para a distrair enquanto tiro as fotos já consigo apanhar grandes planos giros mas só eu, a máquina e a cadela é difícil.

Que truques podemos utilizar para evitar que fiquem com um ar aborrecido!

Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça out 10, 2006 12:10 pm

alterego Escreveu:... Se tiver ajuda de outra pessoa para a distrair enquanto tiro as fotos já consigo apanhar grandes planos giros mas só eu, a máquina e a cadela é difícil. ...
A solução é exactamente essa, ter alguém que lhes capte a atenção, principalmente quando se trata de mais de um cão.

Imagem
Esta fotografia seria quase impossível de obter se não estivesse alguém atrás com uma bola prestes a ser lançada.

Um aspecto que vale a pena reter é o de não se fotografar muito perto da figura e isto aplica-se à fotografia de crianças e de pessoas em geral.
Quando se usa a grande angular, se esta for muito "potente" e se a máquina estiver muito próxima da figura, ocorre inevitavelmente uma distorção. A parte mais próxima fica ampliada, como é o caso aqui, na foto de baixo, em que a cabeça está desproporcionada em relação ao corpo.
Esta nem é a situação mais notória, porque foi usada uma compacta em que a grande angular tem uma amplitude muito pequena.

Imagem
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

terça out 10, 2006 12:55 pm

Desculpe, mas é preciso também jeito e maquina para tirar boas fotos aos canitos.
E parece-me que o nel tem ambos :D

Parabens, pois as suas fotos são muito bonitas.
Eu com a minha tenho dificuldade em tirar a ela, pelo menos em casa.
Vou ter que passar a andar com a maquina na rua :)

Aqui está uma em que consegui apanha-la quieta.
Imagem
Responder

Voltar para “Cães”