Os meus cães não fazem puto. Comem, passam o dia a dormir e quando acordam pedem-me logo que os leve à rua. E mais, não se entretêm sozinhos. Atiro-lhes a bola e eles lá vão a correr, mas vêm logo ter comigo e ficam a olhar para mim à espera de mais. Eu bem lhes digo: “vá, agora deixem-me em paz, brinquem vocês sozinhos”. Mas nada.
Isto é muito sério. Traz-me muito preocupado. Lá que eles comam e durmam bastante, pronto, enfim... mas sempre podiam fazer qualquer coisita de útil, não é? Fazer uns recados, sei lá, limpar o chão (é que ainda por cima borram-me o chão todo e enchem-me o carro de pêlos).
É certo que eu os podia ter educado melhor. Agora... habituaram-se à boa vida e transformaram-se nuns inúteis.
É claro que há muito desemprego e não arranjam colocação facilmente. Eu sei. Mas faziam uns trabalhitos domésticos aqui em casa, não é? É que esta juventude habitua-se a não fazer nada e depois é um castigo. E eles já nem têm idade para andar na boa-vida...
E há outra coisa que também me desiludiu neles. Sáo muito fúteis. Às vezes há assim uns programas culturais na televisão como aqueles que dão durante a semana à tarde
E não têm maneiras. Mastigam com a boca aberta e um deles, vejam lá, até arrota (ai desculpem). Pouco lhes falta para palitar os dentes e irem com o dito na boca quando saem à rua.
Eu já nem sei se os leve a uma escola de boas maneiras ou a uma escola de correcção.
Até já me lembrei de lhes ler umas passagens dum livro duma Bobone qualquer coisa, mas eles o que querem é paródia.
Eu até tenho vergonha de contar estas coisas. Os vossos são mais educadinhos e trabalhadores, não são?