Cão rafeiro com LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta set 29, 2006 3:51 pm

SeaLords Escreveu: Eu acho que instalações e condições sanitárias é um ponto secundário, uma vez que qualquer comprador que tenha olhos e nariz pode avaliar facilmente por si mesmo, e tomar decisões pela sua própria cabeça.

Mais importante que isso seria:

- cada pessoa só poderia registar uma ou duas ninhadas sem afixo. Se quisesse fazer mais do que isso teria que solicitar afixo

- para ter afixo, teria que fazer o mesmo curso que fazem os juizes, mais formação a nível de maneio e sanidade animal (e, claro, passar nas avaliações)

- rastreios obrigatórios para os reprodutores relativamente às doenças genéticas próprias de cada raça, cujos resultados figurariam nos pedigrees. Se esses(s) rastreio(s) não estivesse(m) feitos não seria possível registar a ninhada

- um cachorro só receberia pedigree depois de confirmada a paternidade por teste de DNA.

Mas é claro que há muito que fazer também da parte dos potenciais compradores. Eu, pelo menos, acho incrível que a grande maioria das pessoas que compram um cão de raça não faça a mínima ideia de que existe um estalão e que há defeitos eliminatórios, muitos deles facilmente identificáveis por qualquer leigo, e que continuem a comprar gato por lebre.
Gostei, e subscrevo ...

No entanto quem identificaria as tais doenças genéticas de cada raça ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 29, 2006 3:56 pm

Os Clubes de Raça, juntamente com a Comissão Zootécnica do CPC, que poderia pedir pareceres a outras entidades.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Nortenho
Membro Júnior
Registado: terça ago 29, 2006 9:24 am

sexta set 29, 2006 6:39 pm

Amigos e amigas
Gostei bastante das vossas opiniões. Vamos continuar a dar opiniões no sentido de criar um documento/proposta para remeter a quem de direito?
Que acham desta ideia? Ao menos "fazia-mos" alguma coisa concreta e as intenções e opiniões passavam a acção. Que acham?
Pensem nisso....
Nortenho
Membro Júnior
Registado: terça ago 29, 2006 9:24 am

sexta set 29, 2006 6:44 pm

E lembrem-se...com acções destas, com regulamentações deste género, seria a medio prazo o fim dos aldrabões, a diminuição rápida dos abandonos e cães vadios, o fim das ninhadas "acidentais" por irresponsabilidade......
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta set 29, 2006 7:54 pm

SeaLords Escreveu: Os Clubes de Raça, juntamente com a Comissão Zootécnica do CPC, que poderia pedir pareceres a outras entidades.
Então o primeiro passo seria meter alguns clubes de raça a funcionar, primeiro. Mas depois de funcionarem, acho muito bem.

Também se podia basear naquilo que os clubes de raça dos países de origem recomendam ... ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 29, 2006 8:50 pm

SeaLords Escreveu: Os Clubes de Raça, juntamente com a Comissão Zootécnica do CPC, que poderia pedir pareceres a outras entidades.
Que clubes de raças?? Aqueles que já funcionam ??

É que existem clubes de raças que não funcionam porque não têm sócios, simplesmente. E refiro-me a clubes que abrangem uma secção inteira de um grupo... :?

Clubes de raça até pode ser interessante para raças com efectivo nacional representativo, agora para raças com 1, 2 ou 3 criadores da mesma a nível nacional, acho sinceramente que ... :? .. não acredito...

Porque não só: Comissão Zootécnica do CPC, que poderia pedir pareceres a outras entidades ??? Afinal seria aí a decisão final... de toda a maneira...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 30, 2006 1:48 am

Ao ser obrigatório certamente que esses clubes tinham mais sócios, posso estar errada claro... :) Eram sócios "forçados" mas eram sócios. :lol:
<p>susana</p>
SeaLords
Membro Veterano

sábado set 30, 2006 7:36 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:10 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado set 30, 2006 8:48 am

fang Escreveu: ... É que existem clubes de raças que não funcionam porque não têm sócios, simplesmente. E refiro-me a clubes que abrangem uma secção inteira de um grupo... :?

Clubes de raça até pode ser interessante para raças com efectivo nacional representativo, agora para raças com 1, 2 ou 3 criadores da mesma a nível nacional, acho sinceramente que ... :? .. não acredito...
Por aquilo que me é dado conhecer, concordo plenamente.
O Clube Whippet de Portugal é um exemplo disto. Só dá sinal de si nas monográficas de dois em dois anos e na última, em Sintra, enfim, foi para esquecer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 30, 2006 9:24 am

Disto tudo, saltaram as raivinhas, os que dizem mal e dizem n
ão dizer e no meio de tudo alguns como o Fang a falar justamente indignados.

mas tudo se resume ao Bullie... Afnal que raio de capacidade tem a Leoa Nova de avaliar animais de raça ? A mesma do Senhor do "Labrador" que parece um pinscher ? :lol:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 30, 2006 11:44 am

:lol: :lol:
<p>susana</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 30, 2006 12:21 pm

Considero que aos Clubes de Raça deveriam ser atribuidas funções de fiscalização e outras (numa última fase inclusive os registos no LOP) que actualmente o CPC não consegue realizar com eficácia. Criar um novo modelo de organização, faseado embora e atendendo às especificidades da nossa canicultura, parece-me uma proposta que poderia alterar o actual estado de coisas que todos criticam.

Cumprimentos

José Carlos
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 30, 2006 1:37 pm

jcsousa Escreveu: Considero que aos Clubes de Raça deveriam ser atribuidas funções de fiscalização e outras (numa última fase inclusive os registos no LOP) que actualmente o CPC não consegue realizar com eficácia. Criar um novo modelo de organização, faseado embora e atendendo às especificidades da nossa canicultura, parece-me uma proposta que poderia alterar o actual estado de coisas que todos criticam.
Pois eu já sou ao contrario. Não gosto de regras e acho que em nada beneficiam o meio (exceptuando a basicas, claro)

Sou sim a favor de distinções positivas por parte dos clubes de raças/CPC. Distinções essas que passariam não só pelos resultados em exposições como pelo trabalho efectuado em prol da raça, da % de Chs e afns.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 30, 2006 3:14 pm

Ok, Cindelp. É bom que haja opiniões divergentes.

Mas sobre as básicas, como diz, cite-me as que considera que poderia aceitar e se estão a ser devidamente fiscalizadas no quadro actual.

E concretize se faz favor esse modelo de discriminação positiva.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 30, 2006 8:51 pm

jcsousa Escreveu: Ok, Cindelp. É bom que haja opiniões divergentes.

Mas sobre as básicas, como diz, cite-me as que considera que poderia aceitar e se estão a ser devidamente fiscalizadas no quadro actual.

E concretize se faz favor esse modelo de discriminação positiva.
Boas,

As normas basicas para mim, referem-se ao respeito pelo animal e não necessariamente pela raça. Como por exemplo, limitação do numero de ninhadas, idade minima para cruzar ...

O quadro positivo poderia ser algo - e falando muito por alto, % de campeões criados (seja de exposições, seja de trabalho); numero de "super-campeões" (cães de trabalho E expo), % de exemplares livres de taras geneticas. Uma panoplia de pormenores que serviriam para atribuir a um criador um "titulo". "Titulo", que teria diversos niveis e que poderia ser revisto de 3/3anos, com base na evolução/retrocesso.

Algo semelhante às classificações de reprodutores (recomendado, Elite A, etc ).

Desta forma não se iria necessariamente eliminar directamente os criadores menos responsaveis, para levariamos a uma distinção dos melhores.
Depois, caberia aos comprados a selecção.

Sou contra as regras porque? Porque, como já disse mil e uma vezes, para mim, há imensas formas que pintarmos um quadro, seja em tela ou em parede, com aguarelas ou guachos.
Classifiquemos os criadores pelos seus resultados em vez de os obrigar a usarem todos o azul e o verde.

Além do mais, ao proibirmos certos criadores de registarem os seus cachorros, os mesmos podem continuar a criar e nas mesmas condições. Afinal, quantas e quantas pessoas compram cãezinhos sem LOP (afinal são mais baratos).
E deixando-os criar com LOP, ao menos o (bom ou mau) trabalho está assinado.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”