Gostei, e subscrevo ...SeaLords Escreveu: Eu acho que instalações e condições sanitárias é um ponto secundário, uma vez que qualquer comprador que tenha olhos e nariz pode avaliar facilmente por si mesmo, e tomar decisões pela sua própria cabeça.
Mais importante que isso seria:
- cada pessoa só poderia registar uma ou duas ninhadas sem afixo. Se quisesse fazer mais do que isso teria que solicitar afixo
- para ter afixo, teria que fazer o mesmo curso que fazem os juizes, mais formação a nível de maneio e sanidade animal (e, claro, passar nas avaliações)
- rastreios obrigatórios para os reprodutores relativamente às doenças genéticas próprias de cada raça, cujos resultados figurariam nos pedigrees. Se esses(s) rastreio(s) não estivesse(m) feitos não seria possível registar a ninhada
- um cachorro só receberia pedigree depois de confirmada a paternidade por teste de DNA.
Mas é claro que há muito que fazer também da parte dos potenciais compradores. Eu, pelo menos, acho incrível que a grande maioria das pessoas que compram um cão de raça não faça a mínima ideia de que existe um estalão e que há defeitos eliminatórios, muitos deles facilmente identificáveis por qualquer leigo, e que continuem a comprar gato por lebre.
No entanto quem identificaria as tais doenças genéticas de cada raça ?