Trocar de ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 05, 2006 9:02 am

Parece-me que está provado que nunca se deve variar a comida do cão. Esta foi desde sempre a opinião do meu veterinário e, pela experiência que tenho ao longo de sete anos com os meus cães, confirmo isso sem margem para dúvidas. O organismo do cão é diferente do nosso e, exactamente ao contrário dos humanos, que devem variar a sua alimentação, o cão não suporta essas mudanças de dieta, que normalmente se manifestam através de diarreia e de gases mal cheirosos, podendo a médio ou longo prazo provocar doenças graves.
Já disse isto muito recentemente noutro tópico, mas nunca é demais repetir.
Aliás, isto já foi dito centenas de vezes aqui no fórum o que não impede que, volta e meia, apareça alguém a querer mudar de ração porque o cão não gosta ou enjoou ou o vizinho usa esta ou aquela.

Embora estes sintomas se manifestem mais nuns cães do que noutros, o mal vai-se acumulando. Dos meus três cães, o Guga é o “barómetro”. É uma autêntica flor de estufa. Basta comer uma daquelas guloseimas próprias para cães para ficar meio avariado. O Fozzy por exemplo nunca dá sinais de si. Mas eu tenho um amigo que também comia e bebia tudo e mais alguma coisa e nunca aquela alminha tinha uma indigestão. Cheguei a ter inveja e até raiva :lol:
Pois, pois, mas agora que ele já não tem nem trinta nem quarenta já anda a dar sinais de rebentar pelas costuras...

Esta longa lenga-lenga vem a propósito da grande leviandade com que muita gente varia de ração e dá outra comida para o cão não enjoar e, coitadinho, para não comer sempre aquela porcaria das bolinhas.
Eu adoro os meus cães como julgo que toda a gente sabe. Mas uma forma de lhes expressar esse afecto é não os prejudicar com comidas, pelas quais eles se lambem todos, mas que são extremamente prejudiciais, especialmente se forem dadas sem critério e sem moderação.

E cuidado com as guloseimas.
Sendo tão do agrado deles, não serão uns venenozinhos? Foi sempre uma dúvida minha. Qual a altura certa de os presentear? Dá-se-lhes só quando se portam bem? Ou quando nos agrada que eles tenham prazer?

Os meus cães têm sete anos e comeram sempre a mesma ração.
Há uns anos, quando ainda tinha muitas dúvidas sobre estas matérias, perguntei ao veterinário se não seria conveniente mudar para outra.
Ele limitou-se a perguntar-me: porquê? eles andam mal, têm alguma doença?

Imagem
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta out 05, 2006 8:54 pm

Eu concordo que não se mude de ração por razões simples. No entanto, se o cão manifestar certos sinais básicos como vómitos, fezes moles...etc o melhor é mudar de ração. Eu já o tive de fazer.
<p>susana</p>
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quinta out 05, 2006 9:00 pm

O meu também só come ração e, a mesma quase desde sempre.
Em relação às guloseimas, ele adora o Dentastik e, quando vem do ultimo chichi, vai direitinho à gaveta onde estão os biscoitos. Se eu não vou logo lá, temos sinfonia....
IreneRua
Membro
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am

sexta out 20, 2006 11:50 am

Quando fala em trocar de ração, fala em rações de marcas diferentes ou também inclui rações da mesma marca mas com sabores diferentes?

;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 20, 2006 3:26 pm

IreneRua Escreveu: Quando fala em trocar de ração, fala em rações de marcas diferentes ou também inclui rações da mesma marca mas com sabores diferentes?
Ambas as situações.
Levando as coisas ao preciosismo, alguns cães muito sensíveis sentem a diferença entre lotes diferentes da mesma ração, quado acaba uma embalagem e se compra outra.
Um dos meus cães (Guga) acusa isso de vez em quando. Cheguei mesmo a fazer a transição de uma embalagem para a outra, misturando-as.
Se não fizer isso, o resultado traduz-se numa ligeira e passageira diarreia no dia seguinte à mudança.
Mas, como disse, isto é um preciosismo e julgo que se trata de uma situação muito particular.
Os cães são muito diferentes (grande chavão :lol: ) e muitos até toleram aparentemente bem tanto as mudanças para rações diferentes como para outras comidas.
O meu Fozzy é um pouco assim, o que não significa que eu facilite em relação a ele.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 20, 2006 3:36 pm

Nos meus, costumo alternar, dentro da mesma marca, entre o frango e o borrego. A composição é praticamente a mesma, havendo apenas uma variação numa parte da proteína animal. Tenho-me dado bem com o "método"...
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 20, 2006 4:01 pm

MDogster Escreveu:Nos meus, costumo alternar, dentro da mesma marca, entre o frango e o borrego. A composição é praticamente a mesma, havendo apenas uma variação numa parte da proteína animal. Tenho-me dado bem com o "método"...
Pois, eu provavelmente não seria tão rigoroso e nem sequer teria proposto um tópico com este tema se o meu Guga não fosse aquela florzinha de estufa... ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
IreneRua
Membro
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am

sexta out 20, 2006 4:22 pm

nel Escreveu:
MDogster Escreveu:Nos meus, costumo alternar, dentro da mesma marca, entre o frango e o borrego. A composição é praticamente a mesma, havendo apenas uma variação numa parte da proteína animal. Tenho-me dado bem com o "método"...
Pois, eu provavelmente não seria tão rigoroso e nem sequer teria proposto um tópico com este tema se o meu Guga não fosse aquela florzinha de estufa... ;)
Ok.

Resumindo e concluindo: a partir do momento em que não são notórios quaisquer transtornos aqd da mudança para outra ração, a alteração em causa poderá ser efectuada sem q isso afecte a saúde do nosso animal, certo?

;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 20, 2006 6:46 pm

Olá

Eu não me basearia nos efeitos não visíveis resultantes das mudanças da ração. Recordando um exemplo que dei lá para trás (julgo que foi neste tópico) de um amigo meu que comia, bebia e nunca tinha indigestões nem (aparentemente) problemas de saúde. Com o tempo essas asneiras vieram a reflectir-se e os problemas de saúde vieram ao de cima e de que maneira.
Os cães não diferem muito de nós em certas áreas. Há pessoas que são "avisadas" pelo próprio organismo daquilo que lhes faz mal; há outras cujo "sensor" está desafinado e é só enfardar :lol:

O que me fez propor este tema é a tendência das pessoas a propósito de tudo e de nada mudarem a ração ao cão. Se a mudança é de uma má para uma bastante melhor... enfim, então que se mude. Mas ponto final.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo out 22, 2006 6:28 pm

por razões que não inteessam, já lhes mudei várias vezes a ração. no entanto, tento sempre manter a mesma. quando mudo, tento ser progressiva. mas há gente que é o máximo. uma vez depois de viajar, o meu ex disse-me todo feliz - dei atum aos gatos. fiz um refogadozinho.... coitadinhos, comem sempre o mesmo :roll: para além destas alarvidades, decidiu dar-lhes banho. abençoadas arranhadelas :lol: :lol:
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”