CADELINHA AGRESIVA - AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
margsilva
Membro
Registado: segunda set 18, 2006 9:24 am

sábado out 07, 2006 9:20 am

Tenho uma cadela de raça bastante pequena ainda novinha com cerca de 3 meses. Ela tem um comportamento muito esquisito com a minha filha de 3 anos. Se ela estiver deitada e a minha filha for para lhe pegar ela começa logo a rosnar-lhe e a ladrar-lhe mas má com ela e as vezes da-me a sensação se a minha filha não se afasta-se ela mordia-lhe. Ela sempre fez isso com a minha filha no inicio era menos e eu ate levava que fosse na brincadeira mas agora começa-me a preocupar. Ainda ontem a noite aconteceu o mesmo ela estava deitda no sofa e a minha filha ia-lhe para pegar e ela começou-lhe a rosnar e ladrou-lhe com muita agressividade a minha filha acabou por se assustar e afastar porque se não tenho a sensação que ela lhe mordia. Eu estava ai perto e ralhei-le e deilhe umas palmadas para ver se ela aprende. Mas acha que é normal que tenho que ter algum cuidado especial com ela? Pois ela só faz isso com a minha filha com nosco não.
leonokas
Membro
Registado: terça set 19, 2006 2:45 pm

sábado out 07, 2006 11:12 am

Ola

o comportamento e um pouko estranho,n será ciumes??

pode ser k arranja aki respostas uteis.

ads ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado out 07, 2006 12:42 pm

A começar por esta. :roll:
alho
Membro Júnior
Registado: terça ago 29, 2006 5:32 pm

sábado out 07, 2006 3:36 pm

ola.em primeiro lugar ja que ela e assim (cadela)nao devia de deixa-la dormir no sofa , por isso quando a sua filha se chega perto ela rosna. em segundo lugar esse animal deve ter algum desvio comportamental ou muito mau caracter porque isso nao e normal .atencao isso pode tornar-se muito complicado,ja para nao falar da bebe pois pode ficar um bocado afetada no futuro.boa sorte para a bebe.
margsilva
Membro

sábado out 07, 2006 4:03 pm

Mas ela com nosco é meiga e depois se eu lhe pegar e a meter no colo da minha filha ela já não faz nada. Acham mesmo que ela tem algum problema de comportamento. Quem me poder ajudar eu agradeço
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sábado out 07, 2006 4:38 pm

Fale com um treinador e comece a adestra-la, pode ser que resulte.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda out 09, 2006 12:39 pm

Os cães não são pessoas e tratá-los como tal é o primeiro e mais grave erro que o dono pode fazer.
Os cães pequenos, que andam ao colo dos donos e são tratados com todos os mimos, ou seja, os chamados "lulos", são a categoria mais perigosa de cães que existem, acredite que são bem piores do que qualquer pittbull :)
Por isso, segundo a minha opinião, das duas uma, ou a sua filha sem querer aleijou o seu cão e ele para se defender não a quer junto dele, ou ou seu cão pertence à categoria dos "lulos". Se o seu caso for o primeiro não sei bem que indicações lhe dar, talvêz não forçar o convívio entre os dois, de maneira a que progressivamente o cão se vá habituando à criança. Uma coisa é certa, NUNCA, uma criança deve ser deixada sozinha com um cão, quer seja "o cão da casa" ou não. Nunca o cão deve ser reprendido por rosnar a uma criança quando tenha razões fortes para isso (p.e. quando a criança o aleijar), quem deve ser repreendida é a criança, para aprender a respeitar o animal.
Se o seu caso for o segundo, ou seja, se o seu cão for o exemplo de um "lulo", então o melhor é começar a tratá-lo como um cão e não como um humano e para isso recomendo que compre o livro " A Encantadora de Cães" de Jan Fennell (15 euros), um livro de rápida leitura onde aprenderá a lidar correctamente com o seu cão, para evitar problemas futuros. Acho que este livro é essencial para qq dono compreender e saber lidar com o seu cão, evitando os problemas comportamentais dos cães, que derivam não dos próprios, mas da má educação que os donos lhe dão.
Boa leitura e bons treinos!
Se tiver dúvidas mande-me um pm.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda out 09, 2006 1:11 pm

Se calhar a sua filhota magoou o cachorro, e o rosnar ameaçador é mesmo para evitar que a sua filha o volte a magoar.

Sabe que as crianças conseguem ser muito mazinhas para os cães, NUNCA deixe a sua filha sozinha com o cão.
Tente sempre supervisionar a convivencia deles.

Recolheu o cachorro de algum canil ou associação?
O trauma dele com crianças poderá vir dai não sei
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda out 09, 2006 3:08 pm

Tendo em conta o que relatou parece-me uma situação relativamente normal para uma cadela de raça pequena (só fico um pouco reticente por ela manifestar já esse comportamento agressivo tão novinha).

Aliás....ambas são muito novas. A sua cadela é ainda muito jovem e parece-me algo insegura (comportamento infelizmente comum em bastantes cães de pequeno porte), e por outro lado a sua filha também é muito pequena para andar a pegar na cadelinha. Não sei se é o caso (e aqui não falo de crianças que são "mázinhas"), mas é muito provável que a sua filha queira estar constantemente a mexer na cadela, a querer pegar-lhe, apertá-la (sem se dar conta disso). É normal isso acontecer com uma criança tão pequena e por isso mesmo acho que deveria vigiar melhor as duas e o comportamento de ambas em diversas ocasiões. Principalmente ir fazendo ver à sua filha que a cadela não deve ser tratada como um peluche...Por outro ir mostrando à sua cadela que cada atitude agressiva por parte dela para com a criança só trará indiferença. Deve ralhar-lhe e ignorá-la durante uns bons minutos (caso ela tente alguma manifestação de atenção, e é importante que a sua filha reaja em conformidade). Aos poucos a cachorra perceberá que também a dona mais nova terá de ser respeitada como membro superior na hierarquia familiar. E tente fazer as coisas de forma a que seja a cadela a procurar a sua filha para uma brincadeira e não o contrário....tire partido das brincadeiras com a cadela por exemplo....o atirar a bola, o mandar sentar, etc, etc, e faça com que a sua filha participe também e conquiste o respeito da cachorra.

Boa sorte ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
luluf
Registado: segunda jun 26, 2006 10:46 am

terça out 10, 2006 10:29 am

Para a marciamachado, por favor pode dizer-me qual a editora do livro '' A Encantadora de Cães'', é que fui a uma livraria e pediram-me essa informação.

Desde já obrigado
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

terça out 10, 2006 1:11 pm

Boas.
Por acaso tenho esse livro mesmo à minha frente :)

A encantadora de Cães

Jan Fennell

Editora: europa-america

Caes, Gatos & companhia.

Comprei o meu na fnac e custou 14.09 €.
luluf
Registado: segunda jun 26, 2006 10:46 am

terça out 10, 2006 1:24 pm

Obrigado :lol:
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

terça out 10, 2006 1:29 pm

http://www.europa-america.pt/product_in ... aef55a7820

A Encantadora de Cães
[190101] €15.65
A Encantadora de Cães
Clique para ampliar
Autor: Jan Fennell

Jan Fennell, uma das mais conhecidas criadoras de cães do Reino Unido, descobriu a forma de lidar com estes animais e aprendeu a falar a linguagem dos cães.
Um livro fundamental para compreender o seu cão, para aprender a ouvi-lo e saber como comunicar com ele.

Imagem
margsilva
Membro

quarta out 11, 2006 3:51 pm

Olá peço desculpa só agora estar a dizer algo. É que não tenho tido acesso a internet.
Eu agradeço os conselhos dados. Mas desde aquele episódio que contei tenho estado de olho nas duas. E penso que o problema da cadela é de facto medo da minha filha pois como se sabe umas criança de 3 anos mesmo sem querer consegue aleijar um animal e principalmente quando é tão pequeno como a cadela. Mas tenho ralhado com as duas e confesso que a cadela não lhe voltou a fazer o mesmo as vezes até lhe começa a rosnar mas basta eu falar ela para logo. E a minha filha também lhe tenho ralhado para ela tentar compreender que pode aleijar a cadela se lhe fizer certas coisas não é facil mas com calma tudo se resolve. A cadela só resmunga com a minha filha quando esta deitada e a minha filha vai lá para lhe pegar só nessa altura é que ela fica má com ela. De resto nas restantes sitruações dão-se bem. Acho que a cadela não confia no colo da minha filha pois já se saba ela sempre a aperta e as vezes acaba por a magoar daí penso eu ser a razão da cadela não gostar muito dessa situação.
Mas começo a ver que deve ser só isso e tenhgo tentado que a minha filha não lhe pegue ou se não para ter muito cuidado. parece estar a resoltar vamos lá ver como as coisas correm.
obrigado vou dando noticias

Margaret
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta out 12, 2006 8:24 am

Parece-me que tomou a atitude correcta.
Responder

Voltar para “Cães”