Ajuda - Registar Cão no CPC (microchip)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

quarta out 04, 2006 10:11 am

Boas.
É necessário colocar microchip no cão para o poder registar no CPC?

É que a minha vet, disse que só seria aconselhavel colocar microchip quando ela tivesse pelo menos 6/7 meses em que ela já tera a estatura proxima da adulta, e que assim o microchip já não se deslocaria do sitio que fosse colocado(devido ao crescimento, se fosse colocado agora com 3 meses).

Outra questão:
no papel do CPC diz que tenho 30 dias, a data que lá consta é 20 de setembro de 2006 (data do "vendedor" para mim).

Se eu só registar para o ano, vou pagar uma pipa de massa... não?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta out 04, 2006 10:34 am

Que idade tem a cadela? A minha whippet foi chipada quando a comprei, com 12 semanas e o chip mantem-se exactamente no mesmo sitio, ela faz 2 anos agora.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PedroRocha
Membro

quarta out 04, 2006 12:21 pm

Ela faz 3 meses no proximo dia 11.
ColdBlood666
Membro Júnior
Registado: terça out 03, 2006 2:00 pm

quarta out 04, 2006 12:22 pm

eu sei que o microship ajuda a encontrar caso o animal esteja perdido..mas eu não tenho muito dinheiro pk ja gasto muito dinheiro nos meus outros bichos...Portanto desde pequeno que habito o meu cão a abodecer me e estar sempre perto do dono...O meu cão tem agora 7 anos e nunca se perdeu de mim. Eu tb gostava de meter o ship mas acho que sinceramente um desperdicio de dinheiro meter no meu cao quando nunca tive esses problemas de ele fugir etc.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta out 04, 2006 12:52 pm

Se não estou em erro, os cães costumam ser "chipados" quando recebem as primeiras vacinas, ou seja, entre as 4 e as 6 semanas... Ou talvez com as segundas, não tenho a certeza...

Mas, isso de esperar pelos 6/7 meses, nunca tal ouvi! O que não quer dizer que seja um "disparate"...

Já ouvi falar de chips que se deslocaram, mas penso que sejam casos raros.
PedroRocha
Membro

quarta out 04, 2006 1:10 pm

Já agora, qual o preço do chip?

Dia 14 vou ao vet levar a 3 vacina, e já coloco essa questão.

Obrigado
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta out 04, 2006 1:15 pm

Eu paguei 25€ há cerca de dois anos.
PedroRocha
Membro

quarta out 04, 2006 2:48 pm

Boas.
Após uma ligação para o CPC e tudo esclarecido.

Tenho 30 dias depois de colocar o chip para efectuar o registo.

Acho que se paga 10 € por cada mes de atraso.

Curioso, se eu colocar chip e não registar e quiser ir passados 2/3 anos a um concurso, e tiver que registar primeiro... ora bem... 3 anos x 12 meses = 36 x 10 euros = 360 euros... é melhor deixar por registar :D
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta out 04, 2006 2:53 pm

Do referido conjunto legislativo, merece-nos particular destaque o Decreto-Lei n.o 313/2003 que cria o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), no âmbito do qual se estabelece a obrigatoriedade de identificação electrónica de cães e gatos e o seu registo numa base de dados nacional, condição que se torna obrigatória, a partir de Julho de 2004, para todos os cães utilizados em acto venatório, entre outros.

O método consiste na introdução, sob a pele do animal, de um microchip contendo um código de identificação de leitura óptica, o qual passará a constar de uma base de dados nacional, onde constará também a identificação do seu detentor.

Estabelece-se, também, na referida legislação, que a identificação deve ser efectuada a partir dos 3 meses de idade do animal (entre os 3 e os 6 meses quando se trata de um animal jovem) e só pode ser efectuada por um médico veterinário, através da aplicação subcutânea de uma cápsula no centro da face esquerda do pescoço.
http://www.dgrf.min-agricultura.pt/v4/d ... hp?ndx=820

A colocação do microchip é Obrigatória !

O cão mais novo onde o coloquei tinha 3 meses e não tenho nada a registar contra.
dimmuborgir_girl
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 1:27 am

quarta out 04, 2006 3:07 pm

boas.

eu tambem pus o chip ao meu cão tinha ele 3 meses...e o vet não disse nada contra.

quanto a preços, eu paguei 30€, isto há cerca de 2 meses atrás.mas isto foi no veterinário.

no canil municipal aqui da zona, é metade do preço.é uma questão de ver na sua zona.
Angel6
Membro Veterano
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

quarta out 04, 2006 3:31 pm

Sei que os vets normalmente costumam por o chip quando este tiver meio ano só para não lhes custar muito (não quer dizer que doa muito!) e quanto ao registo tem de perguntar à vet, porque às vezes a data é provisória, não quer dizer que comece a contar a partir desse dia.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 08, 2006 2:21 pm

Boas.

Acabei de chipar o Anubis (aos 4 meses) precisamente pelas mesmas razões, já que ao dirigir-me ao CPC para obter o LOP definitivo me exigiram a vinheta do chip.

O processo em si é rápido e não causou muito desconforto ao animal, pelo menos posso dizer que ele nem ganiu. A agulha que insere o chip parece a agulha que usamos quando damos sangue e o chip é colocado no pescoço por baixo da pele. Custou-me Eur. 25.00 no vet.

Cumprimentos.
Nani7
Membro Júnior
Registado: domingo mar 05, 2006 10:59 pm

domingo out 08, 2006 2:32 pm

Boa tarde,

Falei com o veterinário do meu cão e, na altura, colocar o chip custava 30 euros...No entanto fui ao Canil Municipal e colocaram o chip por 12 euros!!!
Relativamente à idade, pus o chip quando o Egas tinha 1 ano!
Cumprimentos
Tita7
Membro
Registado: sexta mai 12, 2006 4:26 pm

terça out 10, 2006 5:34 pm

Boas,

Caro forista Pedrorocha, fiquei com uma dúvida nao sei se me poderá elucidar, os 10€ por cada mês de atraso é a contar do mês da colocação do chip ou do mês da aquisição do cão?

A minha veternária tb aconselhou a colocar o chip já com a bibá adulta (atento o pequeno porte disse que o chip poderia deslocar-se pelo corpo se o fizesse com ela ainda em crescimento), pelo que coloquei agora mas já a adquiri há cerca de 8 meses.

Obrigada

Tita7
PedroRocha
Membro

quarta out 11, 2006 6:54 am

É assim, segundo o registo provisorio é por cada mes a partir da data de aquisição, mas ligando para lá, eles disseram que é por cada mes depois da colocação do chip.

Eu provavelmente só irei colocar por volta dos 6 meses, segundo recomendação da vet.
Responder

Voltar para “Cães”