Criadores de cães - Sempre polémicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta fev 26, 2003 12:14 pm

Deixo aqui um texto que, tal como o autor refere, pretende transmitir a realidade acerca de (alguns) criadores de animais no nosso país. É interessante ler e, quem sabe, discutir.

De um email que recebi recentemente:
"... Ele faz criação, só que nasceram mais bébés do que ele estava à espera e não tem capacidade para tratar de tantos. Até ao final desta semana ele dá cãezinhos a quem estiver interessado; se não aparecer ninguém...(já sabem o que acontece aos cãezinhos bébés, não é...nem vale a pena dizer...) ele diz que é até ao final da semana, porque quanto mais pequenos forem, mais fácil é mandar abatê-los (para os cães e para ele) ..."

Peço-vos ajuda para protestar contra algo que me choca profundamente na
atitude dos criadores de cães, sejam profissionais ou eventuais. Depois de
ler o anúncio que diz ter uns huskies que se oferecem, «senão são
abatidos», demonstra a falta de noção da responsabilidade que é ter um
animal de estimação ou dedicar-se à criação de animais.
Tenho um canil e faço criação porque tenho disponibilidade para tal, porque
tenho condições e infraestruturas adequadas para alojar os ditos cães, para
além do tempo. No caso de numa ninhada de 10 cães só um ou dois são
considerados bons exemplares, eu não vou abater os outros! É minha
responsabilidade e é um risco por mim assumido.
Acho bem que se recorra ao site e à net em geral para procurar potenciais
donos de cães, mas gostava também que as pessoas se mentalizassem que a criação de cães (ou o simples facto de ter um ou dois em casa) deve ter como motivação principal o gosto pelos cães, e não a actividade comercial em si que é, muitas vezes, pouco lucrativa , já que vacinar, colocar chips,
alimentar, tratar, etc, obriga a dispender boa parte das economias, mas é o
mínimo que se pode fazer pelos animais. No caso dos criadores fortuitos, há que tomar precauções e pensar bem se vale a pena deixar a cadelinha ter filhotes (se depois não existir outra solução... ou os matam ou deixam por aí numa estrada qualquer...).
Não é justo que a falta de previsão das coisas, eventualmente o desleixo,
depois resulte numa solução do problema naqueles termos. E quando assistimos às acções de solidariedade e campanhas de adopção, fica a sensação que as pessoas são más porque não adoptam os bichos, e é errado, quem age mal são os detentores de cães que não se precavêm das situações.
O egoísmo das pessoas que olham para os bichos como se fossem mercadoria é difícil de combater, mudar mentalidades também, mas nada é impossível e cabe a nós, que amamos os animais fazer qualquer coisa, e esperar que a legislação portuguesa os trate com dignidade. Esse é um assunto que também começou agora a ser debatido, nomeadamente nas universidades, e espero que todos nós, principalmente os jovens, tenhamos um papel importante na dignificação de nós próprios através da forma como tratamos os animais... começa agora a ser célebre a afirmação de Gandhi.
Este protesto dirige-se principalmente aos «criadores» e a pessoas que têm
cães mas esquecem-se da responsabilidade que é ter um cão ou gato, e não ao trabalho misericordioso e louvável das associações que recolhem os nossos amigos. Acho que a acção de protecção dos animais pode ser complementada com a tentativa de alertar as pessoas, chamá-las à razão, condená-las socialmente, etc.... senão o trabalho das associações será sempre resolver os problemas que outros criaram. É tudo uma questão de noção de responsabilidade. Peço-vos que tenham um papel activo na demonstração de que o problema dos abandonos, maus tratos, etc., é por causa do egoísmo das pessoas e da falta de princípios de convivência saudável neste mundo com os outros.
Se puderem, enviem este email às associações que convosco trabalham, divulguem a mensagem (e não necessariamente este texto...) já que têm uma posição privilegiada neste meio de comunicação que é a internet.

AC - [email protected]

Saudações
Filipa :)
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta fev 26, 2003 12:25 pm

Olá analipa...

De certeza que essa pessoa que descreve não é um criador, um criador com "C" grande nunca faria isso a uma ninhada...

Mais uma vez volto aqui a esclarecer... Um criador não é uma pessoa que simplesmente tem uma ninhada, apesar de o dizer nos registos dos cachorros (infelizmente)... E muito menos nesse caso que nem registo devem ter...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 12:30 pm

Oi,

Eu até costumo dizer que não sou criadora!?!.....como detesto esta palavra, por tudo que acarreta.

Bye
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta fev 26, 2003 1:03 pm

Bom dia,
Desculpe mas os criadores de cães não saõ polémicos. A pessoa em causa no seu post é um reprodutor que nada tem a ver.
Os criadores de cães em geral lutam por aquilo que acreditam e tentam melhorar a raça que escolheram e gostam. Se isso é ser polémico.... :o
Cybergirl, se é criadora, não vejo porque o esconde ou tenta falar nisso. SE acredita no que faz, só tem é que ir para a frente. ;)
Cumps,
Isabel
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 1:58 pm

[quote=Pedra]
Cybergirl, se é criadora, não vejo porque o esconde ou tenta falar nisso. SE acredita no que faz, só tem é que ir para a frente. ;)
[/quote]

Bigada pelo apoio,

Sinceramente não escondo, só que não faço questão de o afirmar convictamente: SOU UMA CRIADORA, até porque não me ajuda em nada....

Bye
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta fev 26, 2003 2:58 pm

;)
Tá Bom! Tambem não é preciso andar com um cartaz, né?
Cumps,
Isabel :D
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta fev 26, 2003 8:15 pm

E quem é esse AC?

Para mais reprodutor e criador não são a mesma coisa... voltámos ao mesmo. Um nabo que cruza o seu cão com o do vizinho sem saber nada da raça intitula-se criador...
Responder

Voltar para “Cães”