quinta fev 27, 2003 11:56 am
Pois eu venho aqui contar a história de uma cadelinha, história essa da qual só tive conhecimento no domingo passado (senão eu própria já teria feito alguma coisa).
Moro num prédio novo, erguido num sitio próximo de um local onde anteriormente havia um bairro de "barracas" que foi deitado abaixo, e onde algumas das pessoas desse bairro passaram a habitar um prédio cedido pela câmara no mesmo sitio. Está claro (para mim não está claro), que muitas das pessoas dessas "barracas" abandonaram os seus animais. Esse prédio de habitação social fica então nos tais terrenos atrás da minha casa, e frequentemente vou passear o meu Lost para os tais terrenos (é tipo quinta). Por isso vou conhecendo a vizinhança. Há tb um senhor no meu prédio que adora animais, tem um cão velhote e tb o costuma passear nessa zona, e ele e uma senhora do tal prédio andavam a alimentar, e dar miminhos a uma cadela abandonada por alguém das tais "barracas". A cadelinha recusava-se a sair dali, sempre esteve habituada ao sitio, tinha um espacinho para ela num cantinho dentro do prédio, tinha comidinha, era tratada (pulgas, feridinhas, etc), e era supostamente feliz. Até que se soube de uns rapazes do dito prédio que embirraram com a cadela. Batiam-lhe davam-lhe pontapés, ameaçavam matá-la e ameaçavam a tal senhora que a protegia. A senhora coitada tem medo deles, pois até com pistolas de ar eles andam a partir tudo. Tentou por várias vezes chamar a policia... mas nada. Os tais rapazes retiraram a caixinha e as coisas do sitio onde a cadelinha dormia, para poderem ir para lá drogar-se. E faziam mal à cadelinha, assim sem mais. E foi no domingo passado que eu tive pela primeira vez conhecimento da situação , quando o meu vizinho me contou que lhe tinham dado um pontapé tão grande que ela caiu por uma encosta abaixo e ficou a coxear duma patinha. Comecei logo a magicar uma forma de ir lá buscar a cadela, fiquei logo aflita e comecei a rondar a zona, mais proximo do prédio, com o meu cão, a ver se a via, mas encontrei a tal senhora que me disse que a cadela tinha desaparecido e que estava aflita porque não a via há uns dias e tinha medo que os ditos rapazes lhe tivessem feito mal, desta vez definitivamente.(isto foi na terça feira passada). Como é dificil apanhar os meus vizinhos, chegam tarde a casa, ontem de manhã tentei pedir o contacto, e consegui. Fiquei a saber, que perante isto, os meus vizinhos levaram a cadela para casa , que a iam levar ao vet para se tratar, e que até já ponderam a hipotese de adoptar, caso contrário vai para um sitio seguro, penso que seja a casa de amigos deles, fora de lisboa. Fiquei feliz, porque realmente os maus tratos a que a bichinha estava sujeita, eram demais. Ontem consegui finalmente falar pessoalmente com o meu vizinho, ele ia passear a cadelinha (que recusa a trela) para um sitio longe, porque ela tem sempre tendencia a fugir para o sitio onde sempre viveu. Vi-a, tinha ido ao vet, irá ser esterilizada (a dita senhora dava a injecção para o cio, mas eu já avisei que é melhor esterilizar, por causa dos problemas que essas injecções podem causar) e é meiguinha... tão meiguinha... tão linda...Final Feliz!
O meu vizinho contou-me que a última que os rapazes fizeram foi tentar entalá-la no elevador a ver se a matavam.
Hoje de manhã encontrei a tal senhora, qua ainda andava desesperada à procura da cadela, e quando lhe contei que a cadelinha tinha sido recolhida, a senhora desatou-me num pranto de felicidade, que me deu a volta ao coração. Agarrou-se a mim a chorar. Disse-me que tinha corrido tudo à procura, inclusive caixotes do lixo da zona, e que não dormia só de pensar na cadelinha.
Mais coisas não sei, porque isto é tudo muito recente, mas ainda vou tentar saber porque é que, mediante uma situação destas, com testemunhas várias, a polícia nunca quis saber nada.
Lycia