Reacção a vacina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pinxai
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm

terça out 24, 2006 1:11 pm

Nunca pensei que isto podesse acontecer como aconteceu...
Foi cá um susto!

Bem, para quem não sabe eu tenho uma labrador castanha, cá entre nós lindissima, que ontem foi levar a 2.ª vacina.
A primeira tinha levado com o criador. Tive que aguardar uns dias pois ela andou com uns problemas intestinais, mas quando tudo passou e a vet a avaliou já podia levar!
Tudo bem até aqui, até que a vet lhe deu a vacina e passado 2 ou 3 minutos a Boo começa a perder os sentidos! :o

Bem eu nem tive reacção. Sabia que ela poderia ficar mais apática naquele dia mais á noite ou até mesmo fazer uma especie de alergia como já tinha lido, mas ficar em perigo de vida!!??
A veterinária, também em panico mas sem o mostrar, desatou logo a dar-lhe umas picas que não percebi bem para que era mas que foi ajudando a Boo a recuperar.
Ficou internada ontem e hoje já a vou buscar!
A veterinaria mandou mensagem ontem já bem tarde (porque sabia que eu não conseguia dormir enquanto nao tivesse noticias) a dizer que já estava melhor e a roer o cateter :lol:

Mas foi um susto tão grande tão grande...e pior...pode vir acontecer na proxima vacina!!
Alguém sabe ou passou por algo do género???
Porque acontece?? :(
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

terça out 24, 2006 3:01 pm

Muito provavelmente o que se passou foi um choque anafilático, uma reacção alérgica intensa potencialmente fatal.

A vacinação não é um simples procedimento de rotina, ao contrário da forma como a maioria das pessoas a encara, e este é um dos possíveis efeitos secundários da vacinação. Sempre que alguém levar um animal a ser vacinado, é aconselhável aguardar o maior período de tempo possível antes de sair da clínica. No seu caso, o facto de ainda estar na clínica pode ter salvado a vida do seu animal.
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

terça out 24, 2006 11:55 pm

Boa noite,

O meu Pinscher também fez alergia a muitas das vacinas. Na segunda vacina, Passada 1 hora ficou com o focinho tão inchado q até ficou desfigurado!

Optei por vaciná-lo sempre em dias que estava de folga, para poder vigià-lo bem e voltar à clinica, se necessário.

Tenho em casa medicação adequada ao peso dele para lhe administrar (atenção - isto pq eu sou enfermeira, sei como administrar e foram-me indicados os locais de administração pelas vet) em caso de choque anáfilático grave e súbito, como ocorreu no seu caozito.

Tenha atenção, pois pode ser alégico a muitas coisas mais. Eu descobri da por maneira que o meu é alergico a picadas de mosquito e também a algumas ervas.
<p>"A n&atilde;o viol&ecirc;nca leva-nos aos mais altos conceitos de &eacute;tica, o objectivo de toda a evolu&ccedil;&atilde;o. At&eacute; pararmos de prejudicar todos os outros seres do Planeta, n&oacute;s continuaremos selvagens." THOMAS EDISON</p>
pinxai
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm

quarta out 25, 2006 1:29 am

Olá, muito obrigada pelas vossas respostas...mas ainda tenho umas duvidas...

Estou numa area completamente oposta á de medicina e andei a ver se me explicavam o porquê daquilo ter acontecido, como se eu fosse uma criança de 4 anos :p

Pelo que entendi, a vacina está carregada de bichinhos da doença (neste caso parvovirose, esgana, etc). Mas esses bichinhos estão mortos, ou seja, serve para que o corpo dela crie anticorpos da doença sem esta a atacar, tornando-a assim mais imune á doença, certo?
Posto isto, e visto serem bichinhos mortos (parece mesmo para uma criança de 4 anos :D ) da doença há sempre reacções á vacina. Ficam cabisbaixos no dia, dormem mais um bocadinho, etc

Então, pelo que pude entender, é que certos animais e até mesmo pessoas podem é estar um pouco mais fragilizados ou não estarem tão bem preparados para receber a vacina e terem este tipo de reacção.

E choque anafilático, segundo o pouco que sei, é falta de ar, inchamento ou diminuição do fluxo sanguinio, ou lá o que é :?

O que a Boo teve foi uma especie de desfalecimento (será assim?), perda de forças, ficou completamente apática e sem forças...por isso, a minha duvida é...será reacção alergica?
Ou foi um "mau" dia inexplicavel que não se devia ter dado a vacina?
Irá acontecer outra vez ou será mesmo alergica e irá acontecer em todas correndo mesmo o risco de....brr...

Não sei se me consegui explicar bem... :?
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta out 26, 2006 10:37 am

Nãoserá o primeiro nem o último, o que acontece é que o sistema imunitário do seu cachorro pode ter "exagerado" na resposta à vacina, o que leva a este tipo de reacções. Por vezes pode não haver choque anafilático mas pode haver a formação de trombos (complexos antigénio-anticorpo-complemento), que podem entupir vasos sanguíneos, que pode ou não levar à morte.
Responder

Voltar para “Cães”