rafeiros. uma questão para quem me puder ajudar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xico
Registado: sexta abr 26, 2002 5:50 pm

sexta abr 26, 2002 6:08 pm

tenho um rafeiro que, suponho, tem características que se encontram noutros rafeiros. ou seja é espertíssimo, vivo e brincalhão. é um cão que deixa qq pessoa encantada pq é mto dado às pessoas (que conhece!), brincalhão e afectivo. além disso (fala o dono) é mto bonito (tigrado corpo, com patas e peitoral branco) e constantemente me perguntam de q raça é. No entanto com determinados desconhecidos tem um comportamento algo agressivo e com outros cães nem se fala: são poucos aqueles com q se dá bem (retrievers e pouco mais). qd conhece no entanto torna-se o melhor amigo (quer com pessoas quer com cães). a agressividade com cães percebo pq qd tinha pc mais de 1 ano foi quase mortalmente atacado de surpresa p um pit bull. já com pessoas n percebo pq nc ninguém lhe fez mal. Há algo que eu possa fazer para "domesticar" este comportamento?? (claro q eu o procuro socializar o mais possível e que em 99% das vezes n hã problemas. o problema é o 1% de imponderável...). Agradeço todos os contributos q me possam ajudar
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 26, 2002 7:35 pm

Tenho uma cadela rafeira que odeia adolescentes,isto deve-se ao facto de eu viver atrás de uma escola secundária e os jovens adolescentes se divertirem durante os intervalos a atirar pedras à minha cadela a tentarem-lhe acertar com paus através dos buracos do portão,isto só parou porque depois de muito eu ter falado com os miúdos,ter feito queixas na escola ,um dia um esperto resolveu bater com a roda da bicicleta contra o portão repetidas vezes acabando por o empenar abrindo-o,ou seja a minha cadela cravou os dentes na perna do rapaz e o resultado não foi nada bonito. A partir deste dia a escola mantém um funcionário de olho nos seus alunos para ver se estas cenas não se repetem.Mas no entanto fiquei com uma cadela agressiva que atacava tudo que é adolescentes,no entanto com muita paciência e o importate aqui é paciencia,fui sempre mostrando-me desagradado,e cheguei mesmo a terminar muitos passeios e leva-la imediatamente para casa mostrando-lhe o maior desprezo ao menor sinal de agressevidade.A coisa foi demorada mas ao fim de algum tempo e com muita paciencia ela deixou de tentar atacar.E neste momento basta a minha preseça que ela até deixa que os miudos do liceu lhe façam festas .É muito importante um cão poder confiar no dono como seu lider ,sem isso é muito dificil contrariar certos comportamentos.
Agora aconselho-o mesmo a frequentar uma escola de treinamento canino ,vai aprender muito sobre o seu cão e sobre cães em geral com a experiência de outras pessoas ,tornado-o um melhor dono e até o vai ajudar a evitar no futuro situações difíceis,pois vai perceber melhor a linguagem corporal do seu cão ou de outros cães.
Para treinar cães não há processos magicos ,e o tempo e a paciência são os nossos maiores aliados, se um cão não aprende o queremos que ele faça o unico ser culpado somos nós.Pessoas que agridem os cães para os ensinar são de evitar.
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda abr 29, 2002 8:05 am

Olá Xico

Não sei em que condições é que o Xico ficou com o seu cão. Quero dizer que não sei se foi adoptado já crescidinho ou se foi em bébé para sua casa, se saiu de um canil, etc. Mas vou tentar responder-lhe baseada na minha experiência com animais. Regra geral os animais mais desconfiados mostram-nos que provavelmente foram já maltratados. Mas atenção que isto NÃO é condição. Eu tenho uma cadela que cresceu em minha casa e quando a chamo ela foge com medo de mim e acredite que nunca foi maltratada nas minhas mãos , ela foi retirada da União Zoófila com 2 meses e está com 5 anos e até hoje não mudou o comportamento.
Mas voltando à agressividade, muitos animais também por serem muito acarinhados ficam tão ciumentos que podem tornar-se agressivos para com outras pessoas e outros animais pois não querem que o dono partilhe os carinhos com mais ninguém. Isto são dois extremos mas por vezes são os causadores do tipo de comportamento que o seu cão tem. O treino pode eventualmente ajudar, mas o que ajuda muito é a sua paciência e a sua autoridade sempre que ele tenha esse tipo de comportamento.

Boa sorte
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

segunda abr 29, 2002 4:55 pm

Olá Xico

fico contente que te tenhas preocupado com o comportamento do teu novo cão, antes demais, qualquer que venha a ser o seu comportamento nunca mas nunca o abandones pois essa é mesmo uma forma dos animais se tornarem agressivos. Se se sentirem regeitados tornam-se desconfiados e o que há a fazer é ganhar essa mesma confiança. Com os outros cães é normal agredirem-se, ele procura a sua posição e a defesa do seu dono, pode ser um cão muito ciumento. O melhor que tens a fazer é andares com ele d trela em sítios com pessoas e quando falares com alguém, segurando-o bem, vai-lhe dando sempre festas de forma a que ele associe a presença das outras pessoas com o bem estar das festas, na presença de outros cães faz o mesmo. NUNCA dês festas a outro cão sem estares a dar festas ao teu, isso torna-o ciumento. Pode mesmo nunca deixar de ter o comportamento que tem.

Boa sorte e trata-o bem
Responder

Voltar para “Cães”