Amigos amigos carícias à parte

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 27, 2006 9:41 pm

Este tema está de certo modo relacionado com o outro que coloquei lá para trás sobre as guloseimas.
Tanto o dar a guloseima como o fazer a carícia não deve ser um acto gratuito, imponderado, leviano e por impulso. Será assim?
Eu me confesso e o que vou dizer é politicamente incorrecto, quer dizer, caninamente incorrecto. Eu faço festas aos meus cães a torto e a direito, realmente quando me dá na real gana, por impulso, e não calculadamente só quando eles merecem. Em relação às guloseimas, aí sim, sou mais sumítico. Não cedo facilmente. A saúde deles acima de tudo.

Uma das formas de educar (treinar) o cão é através da gratificação. Por meio de uma guloseima ou de uma manifestação de agrado exteriorizado por um afago acompanhado de uma frase ou palavra que eles entendam como afectuosa.
Mas então e se uma pessoa passar a vida a fazer-lhes festas? Como é que eles vão compreender que procederam bem? Um berro, uma palmadita ou uma expressão daquelas em que a pessoa expande raios e coriscos dá para eles perceberem que procederam mal. Mas como fazer quando procedem bem, se o receber festas é o pão nosso de cada dia?

A questão fundamental é esta: devemos racionar as carícias?

Imagem

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado out 28, 2006 6:25 am

nel Escreveu: A questão fundamental é esta: devemos racionar as carícias?
Na minha opinião não... As demonstrações genuinas de afecto não são espontaneas? Por isso acredito que com as minhas cadelas é o mesmo. Além das doses de mimo no sofa, na cama, durante as brincadeiras, as aulas na escola, etc... Tenho noção que lhes faço festas quando passo por elas no corredor ou em outra parte da casa, quando lhes ponho a trela, antes de as tirar do carro, durante as escovadelas, etc.
Os castigos são raros e acho que posso contar pelos dedos das mãos as vezes que dei uma palmada ás minhas cadelas... Ok, o excesso de mimo está bem patente... Mas normalmente um "não" ou o "vai para a cama" ou ainda "acabou" com um tom mais forte resultam bem... Nas coisas pequeninas um "ahhhh ou tssc tssc" tambem resultam bem.
Goluseimas: Como recompensa pela paciência na mesa de grooming é um diário, se dou a uma, tenho de dar à outra... Mas como normalmente cozo e desidrato figado para elas não creio que lhes faça mal. Durante as aulas, tambem lhes dou figado.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado out 28, 2006 3:01 pm

A questão fundamental é esta: devemos racionar as carícias?
racionar quando se têm cães, dono, festo-dependentes? às vezes, nem posso ver o max. é a minha sombra negra. anda literalmente atrás dos calcanhares. às vezes, fico sem sapatos :D passa o dia a pedir festas e quando não lhas faço, dá cabeçadas e mete a cabeçora debaixo da minha mão.
eu bem que lhe chamo maricão, bem lhe digo que a mão tb. serve para lhe bater. nada feito. o tipo é teimoso. mas isto não implica que não lhe ralhe e lhe dê uns valentes sopapos quando precisa.
de facto, amigos, amigos, carícias à parte :D
anjjazul
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sábado out 28, 2006 4:24 pm

Não acho que se devam racionar as caricias, porque são uma forma de criar intimidade entre o cão e o dono... fortalecem a relação. Para incentivar um comportamento pode na mesma dar-se caricias... nunca são demais...

Tambem se não pudermos estragar os nosso cães com mimos para que queremos os bichinhos?
Responder

Voltar para “Cães”