Porque é que os cães correm atrás da cauda?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta fev 28, 2003 2:10 pm

O Gustavo (Serra d'Aires) só muito raramente o fazia, mas o Verdi está constantemente a tentar abocanhar a cauda. Quando consegue, fica para ali enrolando, sem saber muito bem o que fazer com ela.

Só por curiosidade: Sabem dizer-me se existe alguma explicação "científica" para este facto?:?

Obrigada. :D
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

sexta fev 28, 2003 2:14 pm

hehehehe

os meus cães tb ficam horas a tentar abocanhar os rabos... :lol:

aquilo é 1 desafio pra eles, qd se lembram nunca + param até conseguirem os seus objectivos..

Mas dá pra rir um bocado.. do esforço q eles fazem ...

explicação? Pergunta-lhes a eles... é 1 cena inexplicável.. Ou lhe pesam mt o rabo ou nem sp acham piada ao "abano" constante ;)

É uma das curiosidades dos cães :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta fev 28, 2003 2:23 pm

Por acaso o meu "Bono" também faz isso de vez em quando, embora o fizesse muito mais enquanto cachorro.
Já li alguns livros em que abordam este tema, e onde são mencionadas algumas raças mais predipostas a esta atitude, como por exemplo os Bull Terrier.(Se estiver errado corrijam-me).
Mas independentemente da raça, uma razão que é apontada é a falta de estímulos que são dados ao cão.
Fico com algumas incertezas quanto a isto, pois existem "N" cães sem qualquer tipo de estímulos por parte dos donos, e não perseguem a cauda...
:?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta fev 28, 2003 2:58 pm

Olá

O perseguir a cauda deve-se unicamente a uma coisa: aborrecimento.
O cachorro aborrecido(falta de brinquedos, falta de atenção) vê a cauda como o seu unico amigo, e mete-se a brincar com ela, neste caso persegui-la.
Não tem nada a ver com raças, qualquer cachorrinho brincalhão quando se sente aborrecido persegue a própria cauda, mas não quer dizer que todos o façam, podem roer a mobília em vez disso.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta fev 28, 2003 3:03 pm

Nuria Escreveu: O perseguir a cauda deve-se unicamente a uma coisa: aborrecimento.
O cachorro aborrecido(falta de brinquedos, falta de atenção) vê a cauda como o seu unico amigo, e mete-se a brincar com ela, neste caso persegui-la.
Não tem nada a ver com raças, qualquer cachorrinho brincalhão quando se sente aborrecido persegue a própria cauda, mas não quer dizer que todos o façam, podem roer a mobília em vez disso.
A maior parte das vezes em que o meu cachorrinho faz isso, é depois de eu lhe ralhar. Eu mando-o sentar. Contrariado ele lá se senta durante uns segundos, após o que se levanta e começa imediatamente a perseguir a cauda... :roll:
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

sexta fev 28, 2003 3:20 pm

Coitado do Jolly entao...
Mesmo que esteja aborrecido nao tem cauda para perseguir! lol :lol:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta fev 28, 2003 3:34 pm

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 28, 2003 3:49 pm

Pode haver várias razões que levam os cães a fazer isso. Desde pura brincadeira como outras.

O meu cão, por exemplo, fáz isso quando tem as bolsas perianais, cheias.

Também já o fêz porque tinha lombrigas.

É sempre bom ter em mente estes dois factores e ir observando as fezes do animal e ver se o cão, tem ou não, as bolsas cheias.

L.C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta fev 28, 2003 4:14 pm

leonildecarvalho Escreveu: O meu cão, por exemplo, fáz isso quando tem as bolsas perianais, cheias.
Também já o fêz porque tinha lombrigas.
É sempre bom ter em mente estes dois factores e ir observando as fezes do animal e ver se o cão, tem ou não, as bolsas cheias.
Eu estava a levar isto para a brincadeira, um pouco levado pela intervenção da Nuria. Mas nunca me tinha passado pela cabeça que pudesse haver motivos mais sérios.
A pessoa está sempre a aprender.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta fev 28, 2003 4:22 pm

Pois realmente a intervenção da Leonilde também me deixou a pensar :?
O Oscaar às vezes também lhe dá para fazer isso, mas nunca pensei que pudesse ter motivos tão sérios........
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta fev 28, 2003 4:28 pm

Um dia apanhei uma cadela pastora alema, que estava abandonada. Essa cadela tinha o habito de correr às voltas atrás da cauda e emitia uns ruidos semelhantes a ganidos, e qd a apanhava sentava-se em cima dela, com a cauda por entre as patas traseiras e chuchava nela horas e horas.
Após variadíssimos exames, análises, raios x e sei lá quê masim o meu vet disse-me que aquele comportamento deveria ser por causa de algum ou alguns traumas que a cadela tinha. Agora, quais ... não nei nem quis saber.
Com o tempo ela foi perdendo essa habito, após ano e meio já quase não o fazia.
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

sexta fev 28, 2003 4:30 pm

Das minhas cadelas só uma delas corre atrás do rabo. Mas nunca me apercebi que fosse por motivos tão sérios ou por aborrecimento. Pelo último, não deve ser pois, por vezes mesmo qdo estamos a brincar ela põe-se a correr atras de si mesma.

Carla
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta fev 28, 2003 6:15 pm

Engraçado, também sempre levei essa atitude na brincadeira, como mais uma das "idiossincracias" dos cães.

Mas, agora pensando bem, a unica cadela que tive que fazia isso por sistema, era sempre por uma razão.

Normalmente a razão era... eu puxar-lhe suave e rapidamente a ponta da cauda (que era enorme!), ou ir na rua e um pequeno golpe de vento lhe agitar os pêlos, ou passar por alguma coisa que lhe tocasse, mas sempre algo que ela não visse.

Era evidente que ela não gostava que lhe mexessem na cauda, e punha-se a perseguir "aqueles irritantes fantasmas"... nunca notei nenhuma outra razão. :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta fev 28, 2003 6:19 pm

a carlota só anda à volta da cauda quando está aflita para fazer chi-chi. acho que é uma das razões.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 02, 2003 2:19 pm

Pakika Escreveu: Pois realmente a intervenção da Leonilde também me deixou a pensar ?
O Oscaar às vezes também lhe dá para fazer isso, mas nunca pensei que pudesse ter motivos tão sérios........
Se fôr pelas glândulas cheias, esfrega-se no chão e não corre atrá da cauda.
Responder

Voltar para “Cães”