Alguém me pode ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
NaniSardinha
Registado: sexta nov 03, 2006 9:52 am

sexta nov 03, 2006 10:07 am

Bom Dia a todos!

Sou nova nestas andanças.
Adoptei um cachorro à cerca de 3 semanas, chama-se NANI. Trouxe-o da rua, onde ele estava em muito mau estado.

Estou com algumas dificuldades em fazer com que ele entenda o sítio certo para fazer as suas necessidades. Aliás, as fezes fá-las sempre no jornal, nunca falha. O xixi é que é mais complicado... 50% acerta, os outros :(
Espero que quando o puder levar à rua, depois de ser vacinado, ele ultrapasse este obstáculo, mas até lá... a esfregona passou a fazer parte da minha família.

Li um artigo onde diziam para utilizar essência de citronela diluída em água, pois repelia o cão. Alguém já experimentou?

Podem dar-me algumas dicas?

Obrigado!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado nov 04, 2006 6:05 pm

Ensinar um cão pequenino a fazer necessidades requer muita paciência. Os cachorros não aprendem de um dia para o outro e como tal persistência é também essencial.
Para tal é necessário entender que existem algumas alturas chave que o seu cachorro vai ncessitar de "ir à rua", estas são:

- depois de comer (mais ou menos 10 a 20 mnts depois)
- depois de dormir (quase imediatamente)
- depois de brincar efusivamente (correr muito, etc...)

Para além de ter que o levar á rua nestas alturas, compreenda que os cachorros não aguentam como os adultos e é natural que acidentes acontecam. O importante é que nunca reprima o seu cachorro depois da asneira feita. Mesmo tendo passado alguns minutos apenas, a sua repreensão será inútil e nunca associada ao xixi que ali está.
Se por acaso o apanhar em flagrante então nesse caso interrompa o processo ( muitas vezes um berro bem alto é o suficiente para o cachorro se assustar e parar) leve-o até á rua e espere que ele termine (poderá demorar um pouco uma vez que ele levou um susto). Quando ele o fizer no local certo, recompense com uma bolachinha e uma grande festa de mimos, verá que resulta!
levar à rua-> se ela ainda não pode substitua por levá-la para cima dos jornais e não deixá-la sair enquanto não fizer. depois de ela fazerdê-lhe sempre uma recompensa. com muita paciencia vai lá...
quando ela fixer xixi no local errado mas não a apanhou em flagrante, molhe um pouco um jornal no xixi para ficar com o cheiro e ponha no local desejado e deixe ficar. enrole outro jornal e cada vez que ela fizer no sítio errado diga NÃO, dê-lhe com o jornal enrolado no rabo e pegue nela e ponha-a no local onde deve fazer. se ela rosnar ou assim quando lhe der com o jornal, dê com mais força até ela a respeitar a si e ao jornal!
o meu bebé agora com quase 6 meses, já há mais de 1 mes que se levanta de noite para fazer o xixi, e vai sempre ao jornal. primeiro era eu q o levava mas agora já vai sozinho, e apesar de já ir à rua, ainda não sabe aguentar para fazer na rua, ou seja, faz muita vez ao dia, mas à coisa de 2 meses que não tenho uma sujidade que seja fora dos jornais :D
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Cães”