quinta nov 09, 2006 3:15 pm
Boa tarde.
Também gostaria de contribuir para este tópico, visto que discute a minha raça de eleição, o dogue alemão.
Susanalapa, concordo consigo em todos os pontos e Sandokas, na minha opinião uma pessoa que cruze dois dogues independentemente da cor que possuem mostra um profundo desconhecimento da raça, só pode ser um criador de vão de escada ou um curioso que achou por bem pôr a sua cadela a parir de qualquer maneira...
O resultado desse cruzamento são animais de cor indefinida que em nada contribuem para o melhoramento da raça...
Mas pior do que isso, é que aliado a essa ignorância, vem um desconhecimento ainda pior. Quem cruza um dogue dourado com um dogue azul está lá a pensar em diaplasias da anca, em temperamentos... Por isso, afirmo com segurança que em termos de probabilidade de problemas de saúde, esses cruzamentos "piratas" só dar maus resultados. O Dogue Alemão é uma raça atreita a vários problemas de saúde hereditários e um criador responsável fará uma selecção cuidada antes de cruzar os seus animais...
Relacionado com este aspecto e voltando ao tema principal do tópico também o temperamento dos animais tem uma componente hereditária, o criador responsável não cruzará animais demasiado tímidos ou agressivos. Para além dos desvios físicos do estalão da raça, a agressividade e a timidez são falhas de carácter no dogue alemão e factores de desqualificação nas exposições.
Eu tenho um dogue alemão extremamente tímido (tem 9 anos) e sei porquê. O Ajax foi criado numa quinta no Ribatejo onde a criação dos dogues não era muito diferente do restante gado que por lá havia. Os animais estavam em redis, bem tratados, é certo, com bom acompanhamento veterinário, mas não estavam em contacto com pessoas. O Ajax veio para mim com seis meses, é um bom exemplar da raça fisicamente, tem LOP, descende dos dogues de Garaba que têm palmarés, tem um CH PORT como avô, mas não foi sociabilizado correctamente no período em que devia. Quando o trouxe comigo, foi difícil para ele a adaptação à cidade, às pessoas, aos ruídos, aos carros, enfim, ainda hoje passados 9 anos ele se esconde atrás de mim quando alguém mais alto que uma criança lhe tenta fazer uma festa... Para não falar do pavor que ele tem dos fogos de artifício e das trovoadas.
Para terminar, só gostaria de dizer que sempre vivi com dogues em apartamentos (neste momento com 2, sendo que o Anubis com 5 meses de tímido nada tem) e que, sendo animais grandes são animais calmos e com pouca actividade dentro de casa. Havendo higiene e bons passeios regulares, nunca tive qualquer problema.
Cumprimentos,
DD