Ajuda sobre ringues de patinagem para cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda abr 22, 2002 8:18 pm

Olá a toda a gente.

Eu tenho estado a tentar seguir este fórum e já reparei que existem aqui muitas pessoas com uma grande experiência (e grande paciência :) ), por isso vou tentar aprender um pouco convosco.
À uns dias ao ler uma mensagem de alguém (desculpem, não me lembro de quem) que falava do problema dos cães grandes e dos chãos lisos, ocorreu-me que eu vou ter esse problema.
Eu vou ter dentro de algumas semanas (8~9, se tudo correr bem) um Rottweiler em minha casa, o problema é que a maior parte do chão da minha casa é mosaico e o pobre do bicho é capaz de não gostar de andar a patinar o dia todo. Como no inicio, até ele aprender a não roer tudo o que encontra à frente, não há tapetes para ninguém, preciso de arranjar outra solução para o chão.
Eu li, não sei se aqui ou noutro fórum, que existe um produto anti-derrapante para ser colocado no chão. Alguém sabe alguma coisa sobre isto, nome, marca....
Ou então alguém têm outras soluções?

Obrigado,
xanda
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Localização: Yorkhire Terrier

terça abr 23, 2002 7:52 am

Olá!

Eu acho que existe anti-derrapante, não sendo especifico para os cães e acho que se deve encontrar junto dos produtos de limpeza nos supermercados, junto as ceras para o chão.

O meu cão também patinava no principio e era muito giro, agora já não patina ehehehe...

Boa sorte com o seu novo cão

Alex
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 23, 2002 11:25 am

Olá Aragao!!!

Atenção que o cachorro não tem obrigatoriamente que "patinar". O meu chão também é mosaico e a minha bucha não escorregava. Só quando eu andava a limpar com a esfregona, mas isso, até eu dou uns bons malhos se for preciso.
Aguarda para veres se o teu bucha vai realmente andar a "patinar" e se for o caso, a solução passa por anti-derrapantes ou tapetes (lá terá que ser).
Cuidado com o exercício físico, até aos 5, 6 meses. Este deve ser moderado e gradual, pois é uma fase em que os ossinhos e as articulação ainda são muito molinhos e podem daí resultar problemas graves no futuro. Evitar escadas (leva ao colo) e pega ao colo, quando for para entrar no carro.
Não esquecer os suplementos de cálcio, para crescer forte - é muito importante! Raças grandes, crescem muito rápido e os ossos e as articulações têm que suportar o peso do corpo, quando ainda não estão completamente desenvolvidas. Penso que estejas a par dos problemas desta raça.
CUIDADO COM O CALOR!!!!! Eles sofrem muito com o calor, chegam a deitar sangue pelo nariz. Nestas alturas, devemos molhar-lhes a cabecinha com água e procurar locais frescos.
Qualquer coisa mais, estás à vontade.
Saudações caninas!
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

terça abr 23, 2002 12:11 pm

Olá
Li a sua mensagem para o Aragão, e desde já peço desculpa por meter o bedelho ;)
Mas chamou-me a atenção o que disse em relação ao suplemento de cálcio. Na minha opinião esse tipo de suplemento só deverá ser dado se necessário, não? Além disso, tomar o cálcio sem ser necessário pode trazer problemas. Vou-lhe dar a opinião de um médico especialista holandês, A. W. Hazewinkel, professor de ortopedia. Este médico tambem é criador de uma raça grande Grand Danois, desenvolvendo há vários anos investigações veterinárias relacionadas com o papel da nutrição no desenvolvimento do esqueleto, nomeadamente a influência do cálcio. Sublinhando que o seu excesso impede o crescimento dos ossos, "o cálcio fornecido ao organismo do cão é sempre absorvido em cerca de 40%, independentemente das quantidades fornecidas".
Nos cães jovens a situação se pode agravar mais dado que o seu esqueleto ainda está em formação e mesmo quando haja cálcio a mais no organismo, este não rejeita mais. O cálcio não tem influência apenas a nível dos ossos mas tambem de muitos outros orgãos e sistemas de organismo ( tecidos, nervos, coagulação do sangue, contração muscular, etc).
O que acho que se deve fazer sempre 1º, é pedir a opinião do vet, se necessário o cálcio, ele com certeza que recomenda, se não, como trancrevi atrás, só trará problemas.
Mais uma vez peço desculpa por têr interferido, mas acho que o mais importante é falar com o vet do nosso canino, ele será de certeza a pessoa mais indicada para falar do assunto.
Espero que não fique aborrecida por esta minha chamada de atenção, mas o que é necessário para uns animais não terá que sêr para outros.
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

terça abr 23, 2002 12:21 pm

Olá
É normal os cachorros nos primeiros tempos andarem a derrapar.
Tambem tenho mosaicos, os meus cães em pequenos tambem derrapavam :lol: , mas depois com a continuação, habituaram-se.
Hoje, salvo raras excepções ( por exemplo quando lavo o chão, adoram correr no chão molhado, claro que aí é cada espalhanço :) )
Mas não se preocupe, vai vêr, que o seu cachorro depressa se habitua!
Desejo-lhe tudo de bom e para o seu futuro cachorro ;)
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 23, 2002 1:23 pm

Olá Maria,

De maneira alguma fico ofendida.
São sempre uteis os conselhos que vamos ouvindo. De facto, aquilo que disse atrás é fundamentado em opinião veterinária. A minha buchinha, toma suplementos de cálcio, indicados pelo veterinário. Ele é também um veterinário especialista em raças grandes e bom conhecedor da raça Rotweiller. Sei que o excesso de cálcio pode trazer problemas, de qualquer maneira, penso estar a administrá-lo na medida certa.
Um beijinho e saudações caninas!
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

terça abr 23, 2002 1:55 pm

olá Aragão,

Já não sei quem foi que recomendou um material muito bom para os cães, que se chama tartan. É o tipo de material dos courts de ténis. Não sei se é muito abrasivo, mas é atérmico e muito aderente. Qualquer loja/empresa de pavimentos o pode aconselhar nessas questões. Têm lá amostras e pode escolher a que mais gostar.
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

terça abr 23, 2002 2:20 pm

Era aí que queria chegar, quando algo é recomendado por um vet é uma coisa, quando algo é dito por outra pessoa, já é outra coisa.
Claro, se está recomendada pelo seu vet e está fazendo certinho as indicações dele, é o mais acertado.
Só que ás vezes fico apavorada, quando em fóruns vejo pedidos de ajuda, ás vezes sem pés nem cabeça, á espera que lhes resolvam os problemas dos animais, em vez de consultarem um vet. E normalmente, quem paga por esta "santa ignorância", são os animais.
Por isso fiz essa chamada de atenção, e ainda bem que nos compreendemos :lol:
É bom sempre trocarmos ideias e informações!
wreckless
Membro Veterano
Mensagens: 307
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
Localização: Cão , Welsh Corgi

terça abr 23, 2002 8:10 pm

Ola a todos!
Eu acho que a soluçao e cortar-lhe o pelo entre as "almofadas" da pata porque ele assim andara muito melhor(Por exemplo o meu!)
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

terça abr 23, 2002 11:46 pm

Olá Aragao...
É normal que eles patinem um pouco nos primeiros tempos, até se habituarem. Eu tenho em casa chão em madeira encerado e a Duda patinava um pouco no início, mas agora já domina a "coisa"... :)
Só quando ouve um gato no quintal ou algo de estranho na rua e saí disparada é que ainda dá umas escorregadelas, mas nunca se aleija, pois faz sempre as curvas em derrapagem controlada !! :lol:

P.S. - Elsa, não deve ser tartan, pelo menos para interiores. O tartan é aquele material utilizado nas pistas de atletismo, que, convenhamos não é lá muito decorativo. É, no entanto, uma boa opção para pavimentos exteriores, já que é tipo borracha. Incovenientes, o preço, muito superior aos pavimentos normais e ser relativamente poroso, o que dificulta a limpeza, já que agarra muito mais a sujidade.
nizi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda dez 17, 2001 10:47 am
Localização: 2 cadelas (Labrador e Springer Spaniel)

quarta abr 24, 2002 8:50 am

Olá a todos,

há um produto que se chama PAW WAX,que é em forma de caixa de graxa, e que me foi aconselhado no Vet para protecção das "almofadinhas" quando estão gretadas. Nas utilizações deste produto consta também que evita o deslize em superfícies escorregadias. Talvez seja uma opção mais prática do que mudar o piso da casa.
Em geral os cachorros escorregam enquanto ainda não têm força suficiente nas pernas, mas depois já se aguentam bastante bem em qualquer superfície, pelo menos é a experiência que tenho tido com as minhas.
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

quarta abr 24, 2002 8:58 am

Viva,

Em relação aos conselhos da Madonna, só gostaria de fazer uma pequeno reparo. Cuidado como os suplementos de calcio. Estes só devem ser dados mediante o parecer de um Veterinário.

Uma ração de qualidade para cachorro, a par das guloseimas do dia à dia, tem o calcio suficiente. O excesso de calcio pode trazer efeitos completamente opostos daquilo que se espera.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça abr 30, 2002 12:08 am

Olá, é só para agradecer os vossos conselhos.
Infelizmente soube a bocadinho que houve problemas com o parto (a gestação já tinha sido difícil) da ninhada que eu estava à espera e que infelizmente os cãozinhos nasceram mortos. O que quer dizer que vou ter de andar à procura de outras ninhadas de Rottweilers, por isso, ainda vai demorar bastante mais até eu conseguir ter o meu cãozinho.

De qualquer maneira, estive a ver com atenção o chão da minha casa realmente não me pareceu escorregadio, por isso quando tiver o cão em casa vou deixar estar como está e ver como o cão reage e se têm dificuldades a andar ou se patina. Se patinar vou tentar aplicar o anti-derrapante.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”