Marcação do território

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sofia79
Membro Júnior
Registado: domingo nov 12, 2006 9:41 am

domingo nov 12, 2006 11:22 am

Olá a todos

Comprei um cachorro de raça com 8 semanas, que ponho em cima
do jornal para fazer as necessidades, mas ele depois tem uma
tendencia marcada para fazer pequenos xixis nos vários cantos da casa.

Tenho receio que o cachorro tenha herdado dos pais este vicio de marcar
o território e que não consiga ganhar hábitos de higiene.

Gostava de perguntar aos membros do fórum qual é a vossa experiência
neste campo.

Os cachorros conseguem aprender a higiene ao fim de 3 meses, 4, ou
5 meses. Ou há cachorros que nunca conseguem perder o hábito de
marcar o território?
leonokas
Membro
Registado: terça set 19, 2006 2:45 pm

domingo nov 12, 2006 11:55 am

ja experimentou comprar uns sprays k se vendem em lojas de animais ?
existem repulsivos e e outros k os tram para os locais indicados.
na loja de animais dos olivais shoping existem.

nao custa experimentar

ads
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

domingo nov 12, 2006 12:38 pm

Olá!

Eu acho muito normal o seu cachorro, que ainda só tem 8 semanas, ainda não saber fazer o xixi no jornal. Vai ter de ter paciência porque isso leva tempo, mas eles são muito espertos e aprendem rápido :-)
Posso estar enganada, mas não me parece nada que seja marcação do território, porque ele ainda é muito pequeno. Mas como disse, não sei ao certo se nessa idade já despertaram para esse instinto. Alguém mais entendido pode concerteza esclarecer essa dúvida.

Eu não recorreria a sprays nesta altura, pois como já disse anteriormente com 8 semanas é mais do que natural ele não fazer sempre no jornal. Deixe as coisas seguirem o seu rumo normal, e então recorra a esses sprays (nunca usei, nem faço a minima ideia se são aconselhaveis) se se justificar mais tarde no caso de ser dificil a aprendizagem.

Cumprimentos,
Teresa
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo nov 12, 2006 1:44 pm

Os cães ADULTOS marcam o território por motivos sexuais, devido à produção de uma hormona chamada testosterona. O seu cão com 8 semanas NÃO marca território coisissima nenhuma, o seu cão vai aprender a fazer as necessidades no sítio certo mas com TEMPO... :roll: Talvez só lá para os 7 ou 8 meses é que o cão vai saber SEMPRE onde fazer as necessidades...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sofia79
Membro Júnior
Registado: domingo nov 12, 2006 9:41 am

domingo nov 12, 2006 2:09 pm

fico mais confiante por pensar que o cachorro com o tempo
aprenderá a fazer sempre nos sitios certos.

ele é tão pequenino e às vezes fico tão exasperada por ele até
preferir fazer dentro da caixa mesmo depois de ter estado no jornal,
é que às vezes parecem mesmo que estão a gozar conosco
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo nov 12, 2006 2:17 pm

Bom dia,

A Texuga já explicou tudo e bem explicado.
Não existem marcações de território por parte de cachorros tão novos...apenas existem necessidades fisiológicas básicas de cães bebés.

Agora para ele ir aprendendo tudo correctamente há que ser consistente e tentar criar rotinas. Geralmente a seguir às refeições eles costumam fazer as suas necessidades. É nestas alturas que o deverá encaminhar para a zona dos jornais e se ele lá fizer, felicitá-lo, muito! Os cães captam muito melhor a "ideia" através dos estímulos positivos do que através dos "Nãos" constantes e dos ralhetes.

Apesar de tudo, em circunstâncias inesperadas em que o cachorro faça fora do local, só e apenas se fôr apanhado em flagrante deverá ser repreendido. Não é preciso afocinhá-lo no xixi, por exemplo. Basta levá-lo até à asneira, apontar e numa voz de reprovação dizer um "Não....Feio"! e ignorar o cachorro durante uns segundos.

Boa sorte
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”