Serra d'Aires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

quinta nov 16, 2006 10:55 am

Olá,

O meu serra d´aires - e todos os que conheci - eram do tipo tímido, ou seja, não são do tipo de cão "maria vai com as outras" no sentido em q não se deixam subornar por estranhos (às vezes nem pelos donos :? :o )
Não se aproximava muito de estranhos e nem pensar q estes lhe tocassem, que evitava completamente, mas também não tinha medo deles.
Costumava passeá-lo solto e uma vez disseram-me: "Tem graça! Não se afasta muito de si." Quer dizer, ele lá dava a sua voltinha, sempre à minha vista mas ele próprio, de meia em meia volta, olhava a procurar-me p ver se n me tinha afastado :lol:
Adorava estar solto mas ele mm vinha ter comigo do tipo: "pronto, já podemos ir".
Em casa gostava ainda menos de estranhos, ladrava-lhes e rosnava baixinho. Afastava-se, mas sempre de olho em nós lá dava sinal "tou-vos a topar, hem!!"

Sem dúvida que não é cão para agradar a amigos e afins :lol:
É cão do dono e da família e p ele basta.

Já agora, chamá-lo de "serra" remete-me automaticamente para os S. Estrela quanto mais a quem não conhece!
Afinal ele é um serra mas alentejano :lol:

Cumps,
f.a.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta nov 16, 2006 1:07 pm

Olà

Pois Sónia, eu queria ir, mas embora estivesse de folga nesse dia tinha de estar em Lisboa no maximo às 18h para descansar, que entrava no trabalho às 6h da matina. Não deu mesmo.

O Serra é mesmo um cão de familia. Aliàs os bichos devem preservar o seu distanciamento em relação a estranhos e comportamentos de procurar brincadeira e mimos com estranhos é "anormal". Basta ver o que diz o estalão. No entanto não deve nunca virar para agressão. Fugir, rosnar, ladrar para afastar as pessoas... são tudo comportamentos normais da raça. Para eles apenas existe o dono e o seu rebanho. Tudo o resto são potenciais ameaças que devem ser afastadas.

O meu tem pavor a estranhos, embora esteja controlado. Se tiver de estar num ambiente com muitas pessoas cola-se a mim. Mas festas nem pensar. Nunca mordeu, nem tem, tendencia para isso. Mais facilmente foge ou tenta intimidar o "invasor" para este se afastar. Quanto mais atenção lhe derem pior faz. Mas isto é tudo uma evolução e um trabalho continuo ao longo dos anos.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
lotus_ghost
Membro

quinta nov 16, 2006 2:53 pm

Olá novamente,
Para eles apenas existe o dono e o seu rebanho. Tudo o resto são potenciais ameaças que devem ser afastadas.
Pois é! Mas o incrível é q o cão reconhecia mm a família distante, daquelas q vive no estrangeiro e q vemos mto raramente! O comportamento com esses familiares era de total tolerância, mesmo alegria mas sem grandes afectos pq esses só mesmo p os habituées :D

É como se houvesse vários níveis de "afectos/ódios":
1-dono
2-família directa
3-família indirecta/amigos muito habituées
4-estranhos na rua
5-estranhos em casa
6-aqueles q parece q lhe deu 1 panca e ele passa-se :evil:

Já agora, em q cor preferem os V. Serra d´Aires??
O meu era preto, a minha cor preferida na raça, mas tb gosto mto do cinza, sendo o beje a última opção.

Cumps,
f.a.
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quinta nov 16, 2006 5:47 pm

Ao ler os vossos posts identifico muito do comportamento da minha cadela, ela evita estranhos a todo o custo só que leva isso a extremos... é isso que estou a tentar resolver com o treinador.
Só queria poder passear com ele na rua sem que ele entrasse em panico...

O que é engraçado é que o meu primeiro Serra convivia muito bem com estranhos...

Pessoalmente prefiro-os na cor Preta; mas jà tive um acastanhado.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quinta nov 16, 2006 5:50 pm

Olá hitman6 ,

o meu marlon , também não é muito simpático , é muito desconfiado com estranhos , mas não é agressivo , agora a dependência que ele tem commigo é uma coisa por demais , está sempre colado ,sobretudo quando está muita gente á volta , é super protector , e uma coisa engraçada é quando ele vê que me estou a preparar para ir com ele á rua começa-me a mordiscar -me os tornozelos , afinal não fosse eu a ovelha dele :lol: !
Os serra d ´aires são cães hiper dedicados ao dono , mas não podem ser apelidados de cães simpáticos , mas sim cães com muita personalidades , enfim são muito eles !
Que idade tem a sua cookie ? , é normal ela ser medricas , o meu também era , só começou a melhorar depois dos 2 anos , mas continue a andar com ela no meio da confusão para se ir habituando isso passa com o tempo !
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta nov 16, 2006 7:14 pm

De acordo com o standart:
Pêlo – as cores são a amarela, a castanha, a cinzenta, a fulva e a lobeira, com as variedades clara, comum e escura ou torrada e a preta; mais ou menos afogueadas e interpoladas, mas nunca malhadas, a não ser uma pequena malhinha no peitoral; pelagem muito comprida na cabeça, tronco e membros, incluindo os espaços inter-digitais; pêlos de grossura média e de textura cabria; regularmente densos e repartidos por todo o corpo; ausência de sub-pêlo ou lã.
Quanto a cor prefiro definir o que não gosto. Não gosto dos cinza nem dos amarelos. Conheço uns castanho chocolate que são uma beleza. O preto já começa a ser demasiado banal para o meu gosto, o que está gradualmente a levar à ""extinção"" das outras cores. Digo extinção porque os castanhos são quase raros e os fulvos idem aspas. O lobeiro ainda é o que se vai safando.

O Serra de Aires tem um temperamento muito especial. Deve ser encorajada a tolerância para com os estranhos e evitar de todo a agressão, mas um cão estilo Golden ou Labrador que é muito dado a estranhos também não é o objectivo. Não se esqueçam que eram cães de rebanho, que viviam e conviviam apenas com o pastor e familia e o rebanho e pouco mais. É o que o caracteriza.
É normal que o cão se lembre de familia ou amigos mais afastados com quem tenha convivido. Eles têm uma excelente memoria, embora por vezes pareça que demora a vir ao de cima. Tal como nunca esuqeçem quem lhes tenha feito mal.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
hitman6
Membro Veterano

quinta nov 16, 2006 7:33 pm

Eles são mesmo os maiores!!!
Eu estou siderado por esta raça... e o facto de não aceitarem "suborno" é demonstrativo da personalidade da raça.
Não espero contudo que a Cookie fique tipo Labrador ou Golden com os estranhos, nem queria que isso acontecesse... mas pelo menos queria que não ficasse em transe cada vez que vai à rua...
lotus_ghost
Membro

sexta nov 17, 2006 10:18 am

Olá,

Como qq cão o serra d´aires reconhece as pessoas mm passado alguns anos mas quando referi q o meu serra d´aires reconhecia a família distante refiro-me à 1ª vez q a conheceu, e n dps, nas visitas seguintes. Na 1ª vez q ele conheceu essas pessoas n reagiu como faria se fossem estranhos, ou seja, eram estranhos p ele mas houve qq coisa q ele sentiu q fez c q a reacção fosse a de um "familiar". Sempre achei isso incrivel!!

hitman6:
a sua cookie parece mto novinha, dê-lhe tempo. Qd o meu chegou a casa pela 1ª vez com 3 meses tinha até medo dos sacos de plástico :o :roll:
Com o tempo isso passou e já sabe q se a sociabilizar desde nova será ainda melhor. Agora n espere 1 Lab, e ainda bem, né?! ;)

Uma coisa a nunca esquecer é q, independentemente da idade, será sempre 1 cão de personalidade. N quero com isto dizer q é 1 cão frio ou distante, longe disso :lol: Mas por vezes gosta de ter o seu espaço, tipo gato quase, a sentir a presença do dono por perto mas sem estar sempre colado a ele, numa de vigia.
A questão do suborno é exemplo disso. N conheço mtos cães q resistam a 1 bom biscoito :p dado por 1 estranho. O serra d´aires n vai nessas cantigas :lol:
Enfim, é sem dúvida 1 cão com feitio.

Cumps,
f.a.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sexta nov 17, 2006 12:47 pm

Olá a todos ,

em relação ás cores do serra d ´aires o preto afogueado é o mais comum , eu pessoalmente gosto muito desta cor , embora já existam exelentes exemplares desta raça , nas outras cores que a ana frisou , mas para mim os castanhos chocolate que conheço são espectaculares e já vão aparecendo mais , pois estavam mesmo a desaparecer por completo , agora pensem bem se o serra d´aires já não é conhecido em preto , o meu está sempre a passar por cão d´agua e o da ana já passou por pastor alemão , imaginem por o que passarão os exemplares das outras cores :lol: !
hitman6
Membro Veterano

sexta nov 17, 2006 8:25 pm

É verdade que eles estão sempre a ser confundidos, mas até compreendo que isso possa acontecer porque eles estão muito relacionados com outras raças de Cães Pastores que tambem são muito parecidos, principalmente as outras cores que não o preto. O Pastor de Brie por exemplo é bastante parecido, e eu próprio não os distingo muito bem por vezes...
Aliás parece que o Pastor de Brie està mesmo na origem da Raça do Serra d'aires... pelo menos li isso algures.
Mariflor
Registado: segunda nov 20, 2006 12:43 pm

segunda nov 27, 2006 9:29 am

Olá hitman6, ;)

Felicito-o pela iniciativa de abrir este post dedicado a uma raça portuguesa, quase desconhecida para a maior parte das pessoas.

Ao longo dos anos já tive três cães Serra D'Áires, neste momento tenho um cachorro com um ano que é hiper activo...

São cães muito inteligentes, meigos e amigos do seu rebanho, quer dizer familia...

Têm um caracter forte, portanto não são fáceis, mas compensam plenamente os donos que têm sensibilidade para os apreciar.

Cumprimentos a tod@s,
Mariflor

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”