Alimentação e saúde!
Moderador: mcerqueira
Olá a todos!
De há uns anos a esta parte, verifico inúmeros casos de cancro no fígado e baço, nos cães e a sua consequente morte.
Animais com tumores, com uma dimensão impensável...
Eu própria já tive um cão que morreu por esse facto e foi sempre alimentado a ração topo de gama.
Pergunto a mim própria, se as rações que actualmente se dão aos animais terão alguma responsabilidade...
Terá razão de ser esta suspeita, serão as rações o melhor alimento?
Gostaria de saber as vossas opiniões e experiências.
Cumprimentos.
De há uns anos a esta parte, verifico inúmeros casos de cancro no fígado e baço, nos cães e a sua consequente morte.
Animais com tumores, com uma dimensão impensável...
Eu própria já tive um cão que morreu por esse facto e foi sempre alimentado a ração topo de gama.
Pergunto a mim própria, se as rações que actualmente se dão aos animais terão alguma responsabilidade...
Terá razão de ser esta suspeita, serão as rações o melhor alimento?
Gostaria de saber as vossas opiniões e experiências.
Cumprimentos.
Última edição por Mariflor em segunda dez 04, 2006 8:03 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Por princípio não costumo divulgar ou mencionar marcas de rações aqui no fórum, muito especialmente se as considerações a fazer são negativas.
A participante que abriu este tópico, presumivelmente, não o fez para denegrir a marca Eukanuba, mas apenas dando o exemplo de uma marca conceituada que poderá eventualmente ter sido a causa de um tumor...
Teria sido preferível referir que o seu cão, mesmo tendo sido alimentado com uma ração premium, teve um tumor...
Não encare antipática esta minha intervenção. É mera questão de princípio.
Agora tentando responder concretamente à sua questão.
Não creio que as causas dos tumores sejam devidos à ração, principalmente se a ração for de boa qualidade como é o caso da que mencionou (devo dizer que não tenho quaisquer interesses comerciais nesta ou noutras marcas).
Tanto nas pessoas como nos animais as causas dos tumores são muito variadas e todos nós conhecemos de perto situações de pessoas que levaram uma vida regrada e foram apanhadas por um cancro...
É claro que em muitos casos as causas são mais evidentes: consumo de tabaco, alimentação de má qualidade, etc.
As rações não são a alimentação ideal. Contemplam mais a comodidade do dono do que propriamente a satisfação do cão. No entanto, constituem um compromisso muito importante entre a incapacidade de o dono proporcionar uma alimentação saudável e regrada ao cão e o valor alimentício e equilibrado necessário.
Mas a ração terá que ser de muito boa qualidade.
Eu dou e sempre dei ração (premium) aos meus cães e nunca tive quaisquer problemas.
Por princípio não costumo divulgar ou mencionar marcas de rações aqui no fórum, muito especialmente se as considerações a fazer são negativas.
A participante que abriu este tópico, presumivelmente, não o fez para denegrir a marca Eukanuba, mas apenas dando o exemplo de uma marca conceituada que poderá eventualmente ter sido a causa de um tumor...
Teria sido preferível referir que o seu cão, mesmo tendo sido alimentado com uma ração premium, teve um tumor...
Não encare antipática esta minha intervenção. É mera questão de princípio.
Agora tentando responder concretamente à sua questão.
Não creio que as causas dos tumores sejam devidos à ração, principalmente se a ração for de boa qualidade como é o caso da que mencionou (devo dizer que não tenho quaisquer interesses comerciais nesta ou noutras marcas).
Tanto nas pessoas como nos animais as causas dos tumores são muito variadas e todos nós conhecemos de perto situações de pessoas que levaram uma vida regrada e foram apanhadas por um cancro...
É claro que em muitos casos as causas são mais evidentes: consumo de tabaco, alimentação de má qualidade, etc.
As rações não são a alimentação ideal. Contemplam mais a comodidade do dono do que propriamente a satisfação do cão. No entanto, constituem um compromisso muito importante entre a incapacidade de o dono proporcionar uma alimentação saudável e regrada ao cão e o valor alimentício e equilibrado necessário.
Mas a ração terá que ser de muito boa qualidade.
Eu dou e sempre dei ração (premium) aos meus cães e nunca tive quaisquer problemas.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Segundo conversas que mantenho com o veterinário que assiste os meus cães, são investidas verdadeiras fortunas na investigação em qualidade , por parte das principais marcas de ração.
Muitas das marcas que cá temos, também são comercializadas nos Estados Unidos e lá com a qualidade das rações não se brinca.
Aliás, penso que até dava jeito que um cão apanhasse uma diarreia por um dia ou dois... Penso que o dono ficava rico...
:D:D
Fundamental que seja uma ração "Premium" ou "Super Premium".
Isso significa que o 1º componente é carne fresca e não farinhas.
Cumprimentos.
Muitas das marcas que cá temos, também são comercializadas nos Estados Unidos e lá com a qualidade das rações não se brinca.
Aliás, penso que até dava jeito que um cão apanhasse uma diarreia por um dia ou dois... Penso que o dono ficava rico...

Fundamental que seja uma ração "Premium" ou "Super Premium".
Isso significa que o 1º componente é carne fresca e não farinhas.
Cumprimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Não acho que a ração de boa qualidade seja responsável por tumores, embora cada vez mais se conhece casos de animais com cancro; acredito que não seja só por uma melhor informação, acredito que haja mais casos de cancroTerá razão de ser esta suspeita, serão as rações o melhor alimento?
Uma ração que contenha estes concervantes químicos coma a etoxiquina, BHT, BHA. São na minha opinião de evitar...
Na verdade também conheci cães a comer carne fresca(barf) e um deles morreu de cancro.

<p>susana</p>
Olá nel, agradeço a sua resposta!
Em primeiro lugar devo dizer que já editei a minha mensagem anterior e retirei o nome da marca, pois referi-a apenas como exemplo efectivo.
Acrescento que tenho um cachorro com um ano que está a ser alimentado com a mesma ração topo de gama.
A minha mensagem vai simplesmente no sentido de saber se alguém alguma vez se questionou e estabeleceu alguma relação directa entre este tipo de alimentação e estes problemas.
O facto de actualmente haver tantos casos desta doença em cães, foi a unica razão deste tema.
Cumprimentos
Em primeiro lugar devo dizer que já editei a minha mensagem anterior e retirei o nome da marca, pois referi-a apenas como exemplo efectivo.
Acrescento que tenho um cachorro com um ano que está a ser alimentado com a mesma ração topo de gama.
A minha mensagem vai simplesmente no sentido de saber se alguém alguma vez se questionou e estabeleceu alguma relação directa entre este tipo de alimentação e estes problemas.
O facto de actualmente haver tantos casos desta doença em cães, foi a unica razão deste tema.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Os animais cada vez vivem mais tempo e são cada vez mais em contacto com o homem, a resposta está aí
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ora nem mais.sitiodosanimais Escreveu: Muitas das marcas que cá temos, também são comercializadas nos Estados Unidos e lá com a qualidade das rações não se brinca.
Creio mesmo que a ração que referiu é lá produzida.
Este tema é recorrente aqui no fórum e normalmente abstenho-me de o desenvolver (dentro das minhas modestas capacidades, claro) para não ser repetitivo.
No entanto, acho que vale sempre a pena acentuar determinados conceitos.
Um deles tem a ver com o grande negócio que é a indústria das rações, não só dirigidas à pecuária mas também aos animais de estimação, dado o grande incremento que este tipo de alimentação tem tido nos últimos anos.
Como não é só em Portugal que há xicos-espetos, há-os por esse mundo fora, existe um enorme oportunismo da parte de muitos fabricantes que estão mais interessados em fazer lucro fácil do que em produzir artigos de qualidade.
Produzir rações baratas e ao gosto do cão deve ser facílimo. Fabricar rações equilibradas e saudáveis exige, de facto, uma constante investigação e isso paga-se caro...
Voltando ainda à questão que foi colocada, encontrar uma relação directa e inequívoca entre o efeito de uma determinada ração e a causa do tumor julgo que não é fácil. Não estou a excluir determinantemente a influência da ração (nem sequer tenho competência para tal). O que julgo é existirem muitos factores envolvidos, muitos dos quais com um efeito a longo prazo e não imediato.
Realmente, há muitos casos de cancros em cães. Ainda há dois dias uma vizinha minha teve que levar um dos cães ao vet. para ser abatido...
Mas, infelizmente, isso não anda a acontecer também às pessoas?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Agradeço mais uma vez ao nel, e tb a sitiodosanimais, susanastrat, CasadeAnaval, dinodane a ambilidade das vossas respostas.
Todos têm um pouco de razão nas afirmações, mas a verdade é que sou um pouco céptica... talvez resultado da experiencia, tenho o costume horrível de questionar opiniões, mesmo aquelas que parecem ser credíveis.
Penso que devemos sempre interrogarmo-nos, julgo ser um bom principio.
Cumprimentos a todos.
Todos têm um pouco de razão nas afirmações, mas a verdade é que sou um pouco céptica... talvez resultado da experiencia, tenho o costume horrível de questionar opiniões, mesmo aquelas que parecem ser credíveis.
Penso que devemos sempre interrogarmo-nos, julgo ser um bom principio.
Cumprimentos a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
O cepticismo é o inicio da sabedoria. Louvo isso porque de gente que acredita à primeira em tudo que lhe dizem está este fórum cheio.
Por exemplo, até acreditaram apos 2 anos de tanga que a moderação ia dizer hoje quando a nova arca promeitda há dois anos ia aparecer
Por exemplo, até acreditaram apos 2 anos de tanga que a moderação ia dizer hoje quando a nova arca promeitda há dois anos ia aparecer

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
tb. há pessoas que morrem de cancro no pulmão e nunca fumaram e vice versa. não me parece que o problema esteja na ração, mas em tudo o que nos rodeia. se há gentinha a produzir substâncias perigosas para engordar animais, imagine-se o efeito da sua ingestão sobre a saúde 

anjjazul
Boa tarde
Li há pouco tempo um artigo que tentava analisar precisamente este tema e as conclusões pareceram-me lógicas (enquanto leiga...). Basicamente e entre outros, o artigo apontava três factores como responsáveis pelos cancros nos animais (e os dois 1ºs, também nas pessoas)
- problemas ambientais
- vírus
- predisposição genética
o 1º relacionava-se com a poluição, pesticidas, produtos quimicos, etc.
Quanto ao 2º, se bem percebi, tinha a ver com o aumento de doenças virais nos animais, de duração prolongada e muito debilitantes. O virus, ao invadir as células, pode alterar o processo normal de produção de proteínas, o que pode provocar o cancro. Cargas virais muito fortes aumentam essa probabilidade.
O 3º tinha a ver com a consanguinidade e acho que era assim: cada ser recebe um gene "inibidor de cancro" de cada progenitor, ficando com dois inibidores. Se um dos genes for defeituoso, ainda lhe resta um inibidor. Se ambos forem defeituosos, fica sem nenhuma protecção. Ora o cruzamento entre animais consanguineos aumenta muito a possibilidade de defeito em ambos os genes, logo, a probabilidade de terem cancros
Espero ter reproduzido com um minimo de correcção o que li porque não tenho o artigo e escrevi de memória
Cristina
Li há pouco tempo um artigo que tentava analisar precisamente este tema e as conclusões pareceram-me lógicas (enquanto leiga...). Basicamente e entre outros, o artigo apontava três factores como responsáveis pelos cancros nos animais (e os dois 1ºs, também nas pessoas)
- problemas ambientais
- vírus
- predisposição genética
o 1º relacionava-se com a poluição, pesticidas, produtos quimicos, etc.
Quanto ao 2º, se bem percebi, tinha a ver com o aumento de doenças virais nos animais, de duração prolongada e muito debilitantes. O virus, ao invadir as células, pode alterar o processo normal de produção de proteínas, o que pode provocar o cancro. Cargas virais muito fortes aumentam essa probabilidade.
O 3º tinha a ver com a consanguinidade e acho que era assim: cada ser recebe um gene "inibidor de cancro" de cada progenitor, ficando com dois inibidores. Se um dos genes for defeituoso, ainda lhe resta um inibidor. Se ambos forem defeituosos, fica sem nenhuma protecção. Ora o cruzamento entre animais consanguineos aumenta muito a possibilidade de defeito em ambos os genes, logo, a probabilidade de terem cancros
Espero ter reproduzido com um minimo de correcção o que li porque não tenho o artigo e escrevi de memória
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Agradeço as mensagens de anjjazul e de mce e concordo que as vossas opiniões têm toda a lógica.
Quero esclarecer que não tenho qualquer conhecimento técnico, nem pretendo iniciar qualquer campanha contra as rações, como já disse anteriormente sou tb consumidora e alimento o meu cachorro dessa forma.
Como consumidora, apenas me interrogo, sobre uma hipotética ligação, ao constatar tantos casos semelhantes.
Atendendo ao que se passa com as rações que são produzidas para alimentar animais para o consumo humano, e lembro apenas os casos mais conhecidos: a crise das vacas loucas, febre aftosa e frangos com dioxinas.
Não me parece que o panorama relativo à produção da alimentação para cães seja isenta de perigos.
Cumprimentos a todos.

Quero esclarecer que não tenho qualquer conhecimento técnico, nem pretendo iniciar qualquer campanha contra as rações, como já disse anteriormente sou tb consumidora e alimento o meu cachorro dessa forma.
Como consumidora, apenas me interrogo, sobre uma hipotética ligação, ao constatar tantos casos semelhantes.
Atendendo ao que se passa com as rações que são produzidas para alimentar animais para o consumo humano, e lembro apenas os casos mais conhecidos: a crise das vacas loucas, febre aftosa e frangos com dioxinas.
Não me parece que o panorama relativo à produção da alimentação para cães seja isenta de perigos.
Cumprimentos a todos.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Numa mensagem anterior disse que não ia desenvolver o tema por ter sido já tão debatido, mas não resisto em voltar à carga por dois motivos: porque é um assunto que considero bastante importante, que tem a ver com a saúde dos nossos animais e também porque nunca é de mais acentuar certos aspectos.Mariflor Escreveu: ... Atendendo ao que se passa com as rações que são produzidas para alimentar animais para o consumo humano, e lembro apenas os casos mais conhecidos: a crise das vacas loucas, febre aftosa e frangos com dioxinas.
Não me parece que o panorama relativo à produção da alimentação para cães seja isenta de perigos. ...
De facto, tal como está referido na citação em cima, e como já aqui referi muitas vezes, grande parte do que se produz para humanos é verdadeiro lixo alimentar. Se nos detivermos atentamente no que se expõe à venda nos hipermercados, não nos podemos admirar do elevado número de obesos e de pessoas com aspecto doentio.
Mas aqui há que distinguir um aspecto: grande parte desse "lixo alimentar" (desculpem a expressão mas é a que melhor encontro) é consentido não apenas pelas pessoas que consomem como pelos organismos que controlam ou que regulam esse tipo de artigos.
Quando muito poderá haver uma enorme ignorância da parte das pessoas, embora tenha havido da parte de certos organismos e entidades um alerta para o não consumo de determinados alimentos.
Outro aspecto tem a ver com a deterioração a que são sujeitos muitos alimentos. Seja na produção ou seja pelas condições de exposição.
De qualquer modo, os produtos alimentares destinados a humanos, sejam o tal lixo ou não, passam sempre pela capacidade crítica do consumidor.
Os animais não têm esse poder de selecção. Comem o que se lhes dá. E, como referi antes, fazer rações baratas e ao gosto do cão é fácil.
Se o princípio que usamos para nós (Somos aquilo que comemos) se aplicar ao cão, facilmente se deduzirá que a saúde deles não será famosa se forem alimentados com um lixo alimentar que é muito mais lixo do que aquele que os humanos ingerem...
Com estes relambórios pretendo sempre defender que a qualidade da ração é fundamental. E uma ração boa é cara, não há nada a fazer.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>