Quem é perigoso, os donos ou os cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

analipa
Membro Veterano
Mensagens: 280
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Localização: Boris (Husky)e Tiny e Tuna (tartarugas)

quinta mar 06, 2003 2:13 pm

A propósito de um e-mail que me enviaram (e porque isto não é só brincadeira!), coloco aqui uma questão que parece ficar sempre sem resposta mas que importa, e muito, tentar resolver.

[color=darkblue]Nos últimos tempos tem vindo a acentuar-se uma ridícula discriminação contra certas raças de cães devido a alguns incidentes ( alguns deles fatais) chegando alguns países a impor legislação a proibir a criação e importação da ditas raças de cães consideradas perigosas. Estando Portugal pronto a legislar a manutenção, posse e criação de certas raças de cães. Será esta legislação adequada ? De maneira nenhuma. Existem raças perigosas ? Tão perigosos como qualquer raça.
Um dos alvos mais comuns é o American PitBull Terrier e outros cães outrora usado como cão de luta. Primeiro estes cães não são nada agressivos com humanos nem têm predisposição para atacarem estes, de tal modo que nem sequer são muito bons cães de guarda, embora sejam protectores. Não haveria sentido nenhum que um cão de luta (luta entre cães) ao sair da arena atacar “os observadores”. Atenção que a luta de cães é um desporto cruel e bárbaro e que é proibida por lei. Mas poderão atacar pessoas ? Têm tanta predisposição como qualquer cão.

Outras raças como o Rottweiler e o Dobermann são excelentes cães de guarda que guardaram o seu território e família com a vida não deixando ninguém entrar dentro da sua propriedade sem autorização do seu dono. Mas ao serem tão bons cães de guarda são também cães muito calmos, nada impulsivos, de temperamento equilibrado e que grande equilibro psicológico. Fora do seu território não são agressivos, talvez os ditos cães bonitos e de colo sejam mais agressivos.

Um cão das raças ditas perigosas se bem educado nunca provocará nenhum acidente nem constitui um perigo à sociedade.

Então por quê é que acontecem estes acidentes ?

Existem várias causas. Uma delas é que certos indivíduos aproveitam-se do tamanho e força destas raças, treinando-os para a luta com outros cães dando origem a cães com temperamento duvidoso ( tal como uma criança se os pais lhe ensinasse a agredir quem lhe passa-se á frente). Não confundir as lutas de cães com o RCI e Mondioring que são saudáveis desportos caninos.

Outra causa é indivíduos que para mostrarem o seu machismo (de certeza que têm complexos de inferioridade) gostar de ensinar a atacar tudo e todos.

Existem também donos muito responsáveis que compram o cão para o prenderem nas traseiras só para servir de campainha. Um cão nestas condições nunca se desenvolve psicologicamente (não nos esqueçamos que os cães são inteligentes e sociáveis), e um cão nestas condições fica com um comportamento defeituoso.

Igualmente negativo é os ditos criadores ( mais produtores de cães) que se aproveitando da popularidade da raça, e pensando nos $$$ criam cães em condições miseráveis, sem respeitar os cães, sem passar os reprodutores por teste ( físicos e psicológicos) dando origem a cães com temperamento muito duvidoso.

Algumas pessoas desejando ter aquela raça popular compram-na nas lojas de animais ou nos criadores de ocasião. Primeiro nas lojas de animais nunca se sabe a proveniência dos cachorros, vindo em geral dos produtores de cães. Nos criadores de ocasião, muitas vezes a ninhada nem tem o registo em dia.

Por ultimo existem os donos que compram X ou Y raça enquanto o vizinho tem, e compram o cão sem ter a menor ideia das necessidades/características da raça.

Vemos então que a culpa dos ataques é dos donos e não dos cães.

É claro que o temperamento de algumas raças é forte, mas nada que seja especial. Um dono que saiba se impor nunca terá problemas.

Um dono que queira adquirir um cão, independente da raça, deverá se informar as características do cão para ver se é ou não o cão ideal, procurar um criador registado, se for dono pela primeira vez adquirir um raça “fácil”. Sempre que tiver duvidas consultar um técnico especializado.

Se repararem nas estatísticas , as raças que mais mordem são as raças mais pequenas (Caniche ou o Cocker Spaniel Inglês) devido ao seu nervosismo. O problema é que uma dentada de um (ex.) Pitbull deixa marca enquanto a de um Caniche nada faz.

Mesmo que se extinga estas raça, é quase certos que os indivíduos que usavam estas raças, irão se voltar para outras raças e assim por adiante !

Os media também em nada ajudam com os seus sensacionalismos e falta de conhecimentos para abordarem o assunto, fazendo tudo pela guerra da audiências. No Parlamento português estão duas propostas ( uma do PSD e outra do PS), que contém inúmeras irregularidades e sem sentido nenhum o que mostra como foi elaborada. Uma das maiores é que viola o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos do Animal que passo a citar “Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos biológicos á existência ”.

Então que se pode fazer ? Além de alertar os donos que queiram adquirir um cão como o devem fazer, lembrar a parte que vai moldar o carácter do cão – a socialização, impor em todos os cães ( raça e rafeiros) um sistema de identificação (micro-chip) que permite responsabilizar os donos em causa de necessidade.

A titulo de curiosidade, em certos países da Europa foi imposta uma legislação, os donos quando passeiam os cães são insultados, apedrejados, e os seus cães roubados, mortos, torturados, esfolados, incendiados ....

Querem que Portugal chegue a este ponto ? Querem que os donos responsáveis pagem pelos irresponsáveis. Querem que Portugal seja um regime racista, só enquanto os políticos não são capazes de pensar ?

Por favor, não culpem os cães pelos erros humanos ![/color]


Dá que pensar! Realmente um cão (bem)educado e que não sofra de nenhum tipo de perturbações, não deve nunca tornar-se agressivo sem razão aparente. Há que legislar bem e racionalmente (coisa que nem sempre acontece no nosso país) e deixar de culpar "de borla" todas aquelas raças que,à partida, são tidas como as mais perigosas. Rótulos...só nas garrafas! :evil:
Saudações
Filipa
xandinho
Membro
Mensagens: 169
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Localização: 2 Cães, 2 Pássaros

quinta mar 06, 2003 2:38 pm

Olá a todos!

A analipa tem toda a razão e este tópico revela-se muito importante dada a realidade actual!

É muito triste que se culpem os cães pela irresponsabilidade do dono! Custa-me muito que uma das poucas leis que poderá sair sobre animais seja para os culpar! :evil: Mais uma vez a impunidade para o Homem que faz o que quer dos animais!

Para quando uma lei que responsabilize o dono pelo seu cão, impedindo o abandono, os maus tratos e agressão deste a terceiros (pessoas ou outros animais!)!

Eu já fui mordida por cães e nunca por nenhum das "tais Raças Potencialmente Perigosas"... quanto a isto, cada vez mais tenho a certeza de que não há raças perigosas! Há sim pessoas más, irresponsáveis e sem escrupulos! :evil:
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quinta mar 06, 2003 5:38 pm

Os donos é que são perigosos!
Uma das últimas vezes que fui ao vet, estava lá um individuo com bem uns 40 anos de idade (= a já ter idade para ter juizo) que exibia orgulhosamente um belíssimo rottweiler com um ano e meio de idade, que me avisou para não tentar acariciar o cão porque é uma raça muito perigosa e agressiva!
Como disse a Analipa, os cães tem cerca de 100 expressões faciais, e eu estive quase, quase, disposta a apostar com ele em como o cão não me mordia... era para mim evidente que o animal não era agressivo!
Mas depois pensei... se aposto e ganho, este tipo ainda é capaz de bater no bicho... :(
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

quinta mar 06, 2003 5:48 pm

Musky Escreveu: Mas depois pensei... se aposto e ganho, este tipo ainda é capaz de bater no bicho... :(


Acredita, Musky, pois é assim que eles fazem estes cães ficarem com perturbações psicológicas: «Então o meu dono a quem amo e a quem faço tudo para o satisfazer, bate-me... Tenho que perceber o porquê, pois eu quero que ele me pare de bater e me mime... :cry: » (como pensaria o cão, exemplo :oops: , deu para perceber?).
Qualquer um ficaria, até um caniche ou um outro cão de pequeno porte.

Mas a minha pergunta é esta: o dono não está responsabilizado pelo cão (seja ele de que raça fôr?) pela lei?

É que eu pensava que sim... :roll:
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quinta mar 06, 2003 6:32 pm

Mónica,

Sinceramente, em Portugal, não sei! Sei que quase não temos leis sobre os animais, e as que temos são tão antigas que nem sei de quando datam.

Aproveito para sugerir que se algum forista souber algo sobre isto, informe...

:?: :?: :?:
Athila
Membro
Mensagens: 60
Registado: segunda fev 03, 2003 5:18 pm

quinta mar 06, 2003 6:48 pm

Acho que os cães nunca foram perigosos.... os donos é que os tornam perigosos! :evil:

Quanto à legislação para estes casos, de facto não sei se existe e/ou de quando data... mas para mim o problema não é a existencia ou não de leis, o problema é o clima de impunidade que se vive neste país.... pq mesmo havendo leis, todos nós sabemos como as coisa funcionam (ou cunha ou lixo!)
é triste :cry: :cry: :cry:

Pedro C.
nicas25
Membro
Mensagens: 100
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am
Localização: uma Alaskan Malamute e um rafeiro

sexta mar 07, 2003 8:11 am

O que se está a passar é q hoje em dia há pessoas que têm tanta raiva e tanta violência dentro delas que como não podem extravasar em quem lhes chateia ou em quem lhes apetece senão sofrem penas judiciais, transmitem-nas para o cão, que facilmente obdece, e tiram prazer em ver tanta agressividade, aliviando assim as suas tensões e os seus stresses, mesmo que isso implique a morte do inocente animal. já que não podem ser elas a matar, matam os cães por elas .Não há legislação em Portugal para as consequências de um cão agressivo, têm as portas abertas para fazerem o que lhes der na real gana!! É inadmissível!!!!!! Admito que para mim esses animais estejam um pouco "rotulados" como sendo agressivos, se vir um na rua acho que todos os cuidados são poucos, tal como o cão eu também não conheço o dono, muito menos sei o que dali me espera.
Penso que se deve continuar a fazer pressão para que as leis mudem, não só a nível de agressividade dos animais, mas também no que diz respeito ao abandono dos animais e aos maus tratos, com penas que incluam prisão, para que se páre com tanta aberração!!!!
As pessoas que treinam os cães para terem comportamentos agressivos são uma ameaça para todos nós e para os animais.
Cada vez mais sou apologista de que não há maus cães, há é maus donos. Os cães são o espelho dos donos
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 07, 2003 8:25 am

Oh AnaLipa,

Se não é querer saber muito, quem lhe enviou esse artigo ?

Pergunto isto porque a autora dessa artigo sou eu, fui eu que o escrevi e não o mandei por email a ninguém. Muito menos não assinado. Tenho-o sim colocado em 3 sites (um deles no site do Paulo C.)

E diga-se de passagem que não gosto de ver textos escritos por mim andarem por aí todos abandalhados e sem identificação.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bibocas
Membro Veterano
Mensagens: 618
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta mar 07, 2003 8:41 am

Olá a todos,

Bom, infelizmente, há donos para tudo!

Também, não podemos esqueçer que existem determinadas raças, que mesmo não sendo maltratadas pelo homem, incitadas para a luta, se no seu adestramento desde pequenos, não forem controlados, esses cães podem em adultos fazer frente ao dono. Há que, desde muito novo, fazer saber quem manda, quem é o lider da matilha, que neste caso é o dono e nunca o cão. Já basta quando há mais que um cão...

Claro que aquelas pessoas que gostam de animais agressivos, estão rotuladas de "frustadas" mas, por vezes, nem tem noção do que é um animal agresivo, acham muita graça o cão rosnar ao vizinho e ao seu cão, acham muita graça assim que passamos junto ao portão, saltarem ferozes, ladrando sem pararem...

Tenho um vizinho que durante 3 anos teve um Serra da Estrela confinado a um pequeno espaço no jardim. O cão tinha acesso aos portões da casa e, ultimamente além de se mostrar bastante agressivo a quem por ali passasse (humanos e cães), atacou os donos por 4 vezes.

Achei estranho durante uns dias não o ouvir e, um dia quando o dono passou à minha porta perguntei por ele. Respondeu-me que o tinha entregue a um canil. Resumindo, aquele cão não teve qualquer adestramento, sociabilização com outras pessoas e cães e, de quem é a culpa, do cão ou do dono. Do dono, que quando lhe deram o cão devia ter se informado das caracteristicas dele, da sua forte aptidão para guardar e grande desconfiança para estranhos. Se ele tivesse, se calhar, perdido algum tempo com ele, o seu final seria mais feliz.

Eu com isto, apenas quero dizer que por vezes a nossa falta de experiência e conhecimento, leva-nos inconscientemente a cometer falhas destas, que em quase sempre, são os cães que pagam as favas!
varsenio
Membro
Mensagens: 146
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm
Localização: Maravilha - Labrador Retriever

sexta mar 07, 2003 9:58 am

Tal como digo sempre na minha assinatura "O cão é o espelho do seu dono". Tal como as crianças são o espelho dos seus pais. Acho que está tudo dito.

Abraços.
MiguelS
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda fev 17, 2003 2:19 pm
Localização: Ghost (American Pit Bull Terrier)
Contacto:

sexta mar 07, 2003 10:49 am

Pois é como eu costumo dizer quem acha que os Pit Bull são perigosos então que venham conhecer o Ghost, é dos cães mais equilibrados que conheço, e não sou só eu a dize-lo mesmo os vários treinadores com quem já tive contacto o dizem... Que contribuio para este facto, provavelmente o facto de des do 1º dia que veio para minha casa com 2mesitos tenha sido educado a respeitar regras, uma semana depois de o ter cá em casa já o evava a uma escola de treinos para ele se ir habituando a outros cães, resultado não encontro um pingo de agressividade para com outros cães pelo contrário só quer é brincadeira, e em relação a pessoas é igual, são lhe totalmente idiferentes (bem isto talvez não seja totalmente veradde pois se um individuo de aspecto mais duvidoso se aproxima saem da boca dele uns belos latidos de sentar o rabiosques no chão a qualquer 1) mas de resto podem tocar-lhe fazer festas ele não se importa e até agradece, no entanto em 1000 pessoas provavelmente 1 consegue realmente fazer-lhe festas, porque o resto limita-se a olhar a 20metros de distancia ou a andar aos saltinhos ou a berrar, bem cada um... mas que fazer...
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta mar 07, 2003 11:11 am

Olá

A forma como esta questão está posta (cães perigosos ou donos perigosos) que não discuto, é no entanto um pouco ou bastante redutora.
Eu acrescentaria: e donos inconscientes ou ignorantes ou levianos ou igénuos ou estupidos logo.... perigosos.

Posso estar profundamente equivocado, mas julgo que a percentagem de donos perigosos no sentido de intencionalmente treinarem ou terem um cão como arma é relativamente reduzido.
Mais preocupante é o número elevado de donos que possuem cães sem a mínima noção de como os devem treinar e, pior ainda, sem a mínima intenção de os treinar. E mais ainda, sem lhes passar pela cabeça de que os cães devem ser treinados. A maior parte das pessoas julga que as escolas de treino se destinam apenas a determinadas raças ou a tarefas específicas a desempenhar pelos cães.
Normalmente os cães mais agressivos são os de pequeno porte, exactamente porque não houve a mínima preocupação na sua educação.
Às vezes os donos até se gabam: "é pequeno, mas tem uma personalidade muito forte..." :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
analipa
Membro Veterano
Mensagens: 280
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Localização: Boris (Husky)e Tiny e Tuna (tartarugas)

sexta mar 07, 2003 11:49 am

[quote=CindelP]
Oh AnaLipa,

Se não é querer saber muito, quem lhe enviou esse artigo ?

Pergunto isto porque a autora dessa artigo sou eu, fui eu que o escrevi e não o mandei por email a ninguém. Muito menos não assinado. Tenho-o sim colocado em 3 sites (um deles no site do Paulo C.)

E diga-se de passagem que não gosto de ver textos escritos por mim andarem por aí todos abandalhados e sem identificação.
[/quote]

Oh CindelP,
Tal como referi, e penso ter sido clara, este texto foi-me enviado por e-mail. Que mo enviou consta da minha lista de contactos e envia-me muitos e variados textos todos os dias. De onde os tira, eu não sei e nem me preocupo muito. Se o texto está "por aí todo abandalhado" não sei, só o transcrevi para aqui tal como me chegou às mãos. Não tenho culpa de não vir identificado!!! :roll:
Se diz que o colocou em sites, se calhar foi daí que o sacaram! Se calhar o melhor é prevenir situações detas bloqueando a função "copy" em cima dos textos que escreve.
A única razão para ter posto aqui o texto foi por acreditar que daria um bom tópico de discussão e por considerá-lo bem escrito.
Agora não se influencie pelo que aconteceu à Clara Pinto Correia! Para salvaguarda dos seus direitos de autor, aconselho a impedir o copianço dos seus textos, tal como acontece em tantos sites.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 07, 2003 1:06 pm

Tal como referi, e penso ter sido clara, este texto foi-me enviado por e-mail. Que mo enviou consta da minha lista de contactos e envia-me muitos e variados textos todos os dias. De onde os tira, eu não sei e nem me preocupo muito. Se o texto está "por aí todo abandalhado" não sei, só o transcrevi para aqui tal como me chegou às mãos. Não tenho culpa de não vir identificado!!!
Se diz que o colocou em sites, se calhar foi daí que o sacaram! Se calhar o melhor é prevenir situações detas bloqueando a função "copy" em cima dos textos que escreve.
Acredito que a AnaLipa o tenha colocado aqui com boa intenção, mas tenha cuidado ao plagiar certas coisas. Se decidir colocar textos que não são da sua autoria pelo menos tenha o cuidado de dizer quem os escreveu. Caso não saiba de onde são, simplesmente não coloque!

A AnaLipa que tanto parece gostar de andar a colocar textos escritos por outros, tenha este cuidado ... Afinal, não é so ir tirar textos de outros sites e andar a colocar por foruns ...

Ai ai, por onde andará o VascoV ? Faz-me tanta falta nestes momentos ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
analipa
Membro Veterano
Mensagens: 280
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Localização: Boris (Husky)e Tiny e Tuna (tartarugas)

sexta mar 07, 2003 1:26 pm

Faz parte do Livro de Estilo da arcadenoe a regra de - se não sabe de onde vem, não coloque???.
O que coloco aqui são tópicos, textos ou excertos de texto e opiniões para assuntos a serem discutidos. Parece-me no entanto que, por alguma razão que desconheço :roll: isso não me é permitido.
Daqui em diante tomarei muito cuidado com o que escrever, ou melhor, transcrever, para que não provoque mal estar e confusões na cabeça de ninguém. :roll:

Desculpem-me os "lesados(as)"
Filipa
Responder

Voltar para “Cães”