Programa da Tvi

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

domingo abr 28, 2002 3:59 pm

Olá

Hoje durante a tarde estava a passar pelos canais quando paro na Tvi. Estava a dar um programa (Domingo fantástico se não me engano) onde apareciam vários cães a "jogar futebol".
A cena era mais ou menos esta: vários cães da raça boxer(alguns arraçados) com uma t-shirt, a correrem e a baterem com o focinho num balão. Tudo isto se passava num mini-campo de futebol e com duas balizas, nessas duas balizas estavam mais 2 cães, presos por uma trela á baliza, a "defenderem" a bola. Lá pelo meio andava uma mulher vestida de arbitro. Aquilo não tinha muito bom-aspecto e os cães pareciam robôs

Para muitos, era engraçado ver um grupo de cães esfaimados a correr atrás de um balão, mas eu achei a cena degradante e humilhante para os cães. Os cães pareciam gostar, mas o que não fazem os nossos amigos pelos donos??

Para além do que viola o artigo 10º dos direitos dos animais:

Artigo 10º

1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
Será que podemos fazer algo para parar isto? Sim, porque a apresentadora do programa referiu que para a semana ia haver mais.

Abraços a todos
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

domingo abr 28, 2002 7:19 pm

Olá !

Não era a primeira vez que via uma coisa dessas na televisão, especialmente na TVI e no programa " Domingo Fantástico ". Acho que para alguns aqui do fórum não é uma novidade, pois no circo também se vê. Não sei se viola o artigo n 10º, porque não sei esses artigos de cor, mas pelo que escreveste parece que viola.
Eu pessoalmente não concordo, mas o que fazer ?
Ainda ninguém se pronunciou sobre isso.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

domingo abr 28, 2002 8:36 pm

:o
Eu nao vi isso mas ja assisti num circo!é realmente humilhante mesmo os cães estarem a fazer aquilo!
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

segunda abr 29, 2002 1:48 pm

é realmente uma das coisas mais humilhantes k podem fazer a um ser vivo k no fim de tudo nos adora!!!!!!!!
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

segunda abr 29, 2002 3:50 pm

Para quem viu na semana passada no telejornal os testes efectuados por laboratorios em animais em que queimavam cães com um maçarico , ver cães a brincar com um balão não tem nada de mais.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda abr 29, 2002 6:54 pm

Não vi mas ouvi falar, não gosto de circos nem de espectáculos com animais.
E quem nunca viu crianças a pedir dinheiro usando-se de um cãozinho que fica imóvel com um cesto na boca. Naqueles dias de calor é horrivél especialmente porque os cães para se refrescarem metem a lingua de fora quando respiram o que lhes é impossível com o cestona boca. E as pessoas num 1º impulso com pena do cão tem tendência a dar dinheiro, o que faz com que eles continuem. Tenham pena do cão não deem dinheiro ao explorador. :( :evil:
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda abr 29, 2002 11:19 pm

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.... :)

O jogo até me pareceu engraçado e não vejo como é que o animal fica humilhado, ou perde a sua dignidade.
Eu não gosto muito de exibições de animais, mas acho que ninguém anda a tentar terminar com as provas (nacionais ou internacionais) de cães... apesar de pelos vistos ir contra o artigo 10º... e nessas competições existem provas de agility e flyball, que me parecem com princípios básicos semelhantes ao jogo de descreves-te.

Em relação ao circo, se o cães se estão a humilhar e a perder a dignidade o que dizer dos palhaços? No entanto a maior parte deles adora a sua profissão e têm muito orgulho nela.
Acho que um cão e o seu dono devem ser uma equipa, aquilo que é bom para um devia ser bom para o outro. Não vejo nenhum problema em ambos trabalharem para sustentar a casa, afinal o cão sempre foi um animal de trabalho. Se um pinta o nariz de vermelho o outro usa uma saia ridícula, ambos estão a trabalhar naquilo que aprenderam.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça abr 30, 2002 7:03 am

Aragão: se não viu o espétaculo, não compare com Flyball ou agility, porque não tinha nada a ver!

Eu sei o que vi, e consegui ver que a maneira que eles estavam treinados era a maneira de "circo".
Sabe o que é a maneira de circo? Tareia.
Lembro-me de ver uma vez num circo, uma caniche que fazia habilidades, e era muito submissa ao dono e tinha várias feridas na cabeça.

O problema dos "cães palhaços" é a maneira como são tratados e treinados. Não está a ver um circo, com imenso trabalho em domesticar leões, preparar espétaculos, etc. a treinar os cãezinhos pela recompensa.

Portanto, a diferença entre agility/flybal e cães-palhaços, é que a primeira é para divertir o cão, e a segunda as pessoas.

Se querem ver cães a brincar ou a fazer truques, vão a uma exibição de agility, obediencia etc.

Se gostam de ver animais no circo...vejam! Eu não gosto!

Abraços
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

quarta mai 01, 2002 11:48 am

Olá !

Numa coisa a Nuria tem razão: " é que a diferença entre agility/flybal e cães-palhaços, é que a primeira é para divertir o cão, e a segunda as pessoas ".

Eu pessoalmente não gosto de ver animais no circo a fazerem palhaçadas, porque ninguém lhes perguntou se eles gostam de fazer aquilo que actualmente fazem no circo ou se por acaso gostavam de ter uma casa e um dono ( em relação aos cães e não só ) ou então estarem no seu habitat natural ( elefantes e não só ).

Os palhaços do circo, são pessoas, tem direito de expressão e não são obrigados a fazerem aquilo que não gostam, podem sair do circo a qualquer hora e o mesmo não se pode dizer dos animais que não têm qualquer defesa.

:cry:
Responder

Voltar para “Cães”