que agressivos... primeiro eu não a fui buscar a um canil ou uma associação qualquer, fui buscá-la ao canil da camara onde os cães permanecem uma semana e depois são abatidos, nem sequer têm tempo para serem observados quanto mais serem esterelizados, não sei se já ouviram falar... depois não foi nenhuma irresponsabilidade, foi tudo premeditado, ela está comnosco acerca de um ano e meio e desde então tem sido sempre acompanhada devidamente pelo veterinário, é de raça pura e não tem qualquer problema de saúde, graças a Deus. depois fomos nós que andámos á procura de um "namorado" para ela, não foi nenhum descuido! relativamente aos 13 cachorrinhos, eu não a acasalei para ficar com mais um!!!???, e a maior parte deles já têm dono e tudo pessoas nossas conhecidas. por sorte a sociedade que nos envolve não é tão má como alguns de vós a pintam, depois mastite ou mamite o que interessa é que esse é já outro episódio ultrapassado. e onde moro existe sim uma associação, mas tomara terem dinheiro muitas vezes para pagar ração entre outras coisas, quanto mais para esterelizarem todas as cadelas que por lá passam. infelizmente isso acontece. desculpem e beijinhos
Cara lanouck,
Sendo nova no forum, acredito que não conheça aquela que é a posição de algumas pessoas que aqui participam relativamente á reprodução de cães.
Acredito que as suas intenções não fossem 'más' ou 'perversas', mas o facto é que acaba de ser responsável pela colocação no mundo de mais treze cachorros cujo destino de alguns pode muito bem vir a ser o mesmo canil de onde a mãe veio ( e olhe que as 'pessoas conhecidas' por vezes são as primeiras a fazê-lo).
Um S. Bernardo, como certamente saberá, é um cão muito bonito quando é bébé, mas em adulto tem exigências que nem todos estão dispostos a enfrentar ( e olhe que não é só ter muito espaço). Depois os cães começam a crescer, começam a deixar de ter piada e qualquer desculpa, desde dizer que são agressivos (lembra-lhe alguma coisa?), que têm uma manutenção muito cara (contas de alimentação e do Vet), que não se podem levar nas férias, estragam as flores, etc., etc., serve para serem descartados no canil mais próximo.
Quanto à pureza da cadela, por mais bonita que você ou os seus amigos a achem, isso só poderia ser atestado pelo respectivo documento oficial de pedegree e confirmado nos locais próprios. Caso contrário, para todos os efeitos, a sua cadela pode até ser filha de cães mestiços de S. Bernardo ou o fruto do cruzamento de um S. Bernardo com outra coisa qualquer, que você nunca irá saber. Existem cães mestiços que nascem muito parecidos com um dos pais e parecem puros, mas na verdade não o são e isso só se acaba por ver quando numa ninhada (da própria cadela ou dos seus descendentes) nasce um ou mais cachorros que nada têm a ver com a raça.
Mas mesmo assumindo que a cadela em causa é 'pura', você por acaso sabe se ela é irmã, por exemplo, do cão que escolheu para cobri-la? É claro que não, simplesmente porque nem imagina quem sejam os pais dela!
Quanto às questões de saúde, por acaso fez algum exame de displasia da anca ou do cotovelo à cadela? O Macho que a cobriu, também fez? Sabe se ela e o macho podem transmitir esta doença genética (e comum nos cães de S. Bernardo) , ou outras aos cachorros?
Para terminar, devo dizer que sou completamente contra a criação que não tenha por fim a manutenção, apuramento e selecção de determinada raça, respeitando a sua história, as suas funcionalidades e necessidades. Criar porque é engraçado, para ver o milagre da vida ou apenas para ganhar uns trocos (esta última não quero dizer que seja o seu caso), não são razões válidas.
Bom.....estando o 'mal feito', trate de arranjar donos o melhor e mais adequados possível e não se esqueça de estar preparada para eventuais "devoluções". É bom que esteja preparada e tenha condições para receber de volta mais uns 3 ou 4 cachorros (se não forem mais) e cuidar deles até ao fim da vida (porque certamente não os irá colocar num canil).
Aproveite para esterelizar a cadela e aconselhe os donos das cachorras da ninhada a fazerem o mesmo (ou a evitarem por qualquer outro meio que elas engravidem).........pois, é que agora mais gente poderá vir a 'achar muito bonito' fazer criação com as filhas da sua cadela, e depois para o canil vão os netos, os bisnetos e por aí fora, da sua cadela (pensava que a sua responsabilidade acabava com a entrega dos cachorros, não era? ).
Boa sorte para os cachorros