tinha que contar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lanouck
Membro Júnior
Registado: quinta dez 28, 2006 10:42 am
Localização: lucky(rafeiro), Skipper(rafeiro) Boris(setter irlandes) e anouck(são bernardo)

quinta dez 28, 2006 2:31 pm

sou nova nestas andanças, mas não podia deixar de vos contar:
tenho 4 cães( a caminho dos cinco), todos adoptados. o 1 é o lucky, num dia de chuva, o cachorrinho foi atropelado e o sr que o atropelou não deu por ele e seguiu o seu caminho, o meu namorado vendo o estado em que ele ficou decidiu ficar com ele( é um rafeirito). entretanto um dia fomos de férias para Arouca e no meio do pinhal perto da casa onde estavamos ouvimos uns ganidos muito aflitivos, era o Skipper, trouxe-mo-lo e tanto chateamos o meu sogro k ele acabou por ficar com ele. Há coisa de 2 anos fomos até à APAFF e amamos um cão assim k o vimos, foi amor á primeira vista, é o Boris um setter irlandes, estava muito mal estimado, tinha sido encontrado numa autoestrada perto de castelo branco, é lindo de morrer e para completar a ninhada o ano passado soube que estava no canil uma são bernardo para abater, pois era perigosa... :roll: ok é a coisa mais doce k tenho em casa, super meiga e já com 2 anitos, nunca mordeu ninguém. é claro k é uma defensora dos donos , mas nunca mordeu ninguém. agora á dois meses engravidou e vou ficar com mais um filhote dela. vai-se chamar Brutus, é tão lindo... desculpem este longo discurso mas não podia deixar de vos contar como é bom ter animais nas nossas vidas
;)
LadyBlume
Membro Júnior
Registado: domingo nov 26, 2006 1:31 am

quinta dez 28, 2006 2:38 pm

:D Agora que já fez a apresentação da sua linda familia, tem que a ilustrar com fotos!!

Parabéns pelos filhotes peludos :D
lanouck
Membro Júnior
Localização: lucky(rafeiro), Skipper(rafeiro) Boris(setter irlandes) e anouck(são bernardo)

quinta dez 28, 2006 2:45 pm

esqueci-me de contar que a Anouck(são bernardo), teve um problema de saude uma semana depois dos filhotes terem nascido. eles são treze, para alem de só ter 8 mamitas formadas eles ainda rejeitaram uma e ela fez uma mastite(infecção mamária). resumindo tive de os alimentar aos 13 a biberão até à coisa de uma semana, agora já comem biscoititos, mas foi muito duro, durante 4 semanas quase não consegui pregar olho com a preocupação de ter de tratar deles. graças a Deus temos ainda 10 maravilhosos( sim porque 3 já tem familia) são super lindos. Beijos
LadyBlume
Membro Júnior
Registado: domingo nov 26, 2006 1:31 am

quinta dez 28, 2006 2:47 pm

:D E as fotos dessas coisas fofas?

Gostava de a ensinar, mas realmente não tenho mta sorte em postar fotos...

Beijinhos e Saúde para os canitos!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 28, 2006 3:56 pm

Boa tarde,
Peço desculpa se a minha mensagem lhe parecer algo agressiva, ainda para mais sendo nova no forum. Mas realmente não compreendo como é que depois de ir buscar uma cadela ao canil, se põe a fazer criação com ela! Qual o objectivo exactamente?! Há falta de S. Bernardos nos canis? E agora, como vai ser o Futuro desses TREZE cães?! Mesmo que os consiga dar a todos (o que se calhar até é a parte mais fácil) quantos irão parar também a um canil?
Ora aqui está um bom exemplo de criação imponderada! Trata-se de uma cadela cuja ascendência se desconhece completamente, não se conhece o historial passado em termos de doenças genéticas e não sei sequer se se conhece o presente, não se tem qualquer tipo de confirmação em relação à qualidade em termos morfológicos, a ninhada foi feita sem qualquer plano de criação e sem destino assegurado dos cachorros, etc. etc.
Sendo assim, pergunto: Criar com que objectivo? para ficar com UM cachorro? E os outros DOZE, o que lhes está reservado?
Tenho muita pena de estar a recebê-la com uma mensagem destas, e estando o 'mal' já feito em nada adianta o que eu disser para o Futuro desses cachorros. No entanto, espero que a minha mensagem pelo menos sirva para a fazer pensar no que aconteceu e que tenha o bom senso de não repetir o erro. Ainda para mais agora ficando com um macho, talvez não fosse má ideia esterelizar a cadela para não virem mais treze daqui a uns tempos!

Cumps
Paulo C.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quinta dez 28, 2006 4:21 pm

Eu pensava que as cadelas que saíam do canil ,já saíam esterelizadas ? Para evitar que a descendencia dela volta-se as tristes origens da mãe .Pensava isso , porque uma amiga minha foi buscar um cão e só saiu do shelter depois de operado. Parabens por não ter ficado indiferente ao sufrimento dos peludinhos que tem encontrado pelo caminho,certamente eles já a recompensaram pela sua atitude.Beijinhos
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta dez 29, 2006 3:07 am

tô parva...... alguém com a sensibilidade de salvar cães da rua e de canis devia ter também a sensibilidade de não trazer mais cães ao mundo dado a sobrelotação de cães em Portugal. sem falar n apropagação de doenças genéticas......

provavelmente até foi um acidente não previsto, mas caso desconheça, a esterilização também pode ser feita com a cadela já grávida...

e já agora, não é mastite, é mamite.

agora que já fui mázinha e já refilei tudo, e que o 'mal' já está feito, espero que tenha sido exemplo, avisar as outras pessoas de que não se deve deixar as cadelas terem ninhadas discriminadamente e que a esterilização é algo benéfico.

bem vinda ao forúm
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 29, 2006 8:46 am

Eu pensava que as cadelas que saíam do canil ,já saíam esterelizadas ? Para evitar que a descendencia delas voltásse às tristes origens das mães .Pensava isso , porque uma amiga minha foi buscar um cão e só saiu do shelter depois de operado. Parabens por não ter ficado indiferente ao sofrimento dos peludinhos que tem encontrado pelo caminho,certamente eles já a recompensaram pela sua atitude.Beijinhos
Deviam sair esterelizadas, deviam! Mas infelizmente alguns canis, face à escassez de recursos, optam por politicas de "Quantidade", em vez de optarem por um menor número de animais com melhores condições. Por isso, depois o dinheiro não chega para esterelizar todas as cadelas e dá nisto: Resolvem 1 problema e criam-se 13 (ou mais que 13, porque nada garante que a coisa acabe por aqui)!
lanouck
Membro Júnior

sexta dez 29, 2006 9:47 am

que agressivos... primeiro eu não a fui buscar a um canil ou uma associação qualquer, fui buscá-la ao canil da camara onde os cães permanecem uma semana e depois são abatidos, nem sequer têm tempo para serem observados quanto mais serem esterelizados, não sei se já ouviram falar... depois não foi nenhuma irresponsabilidade, foi tudo premeditado, ela está comnosco acerca de um ano e meio e desde então tem sido sempre acompanhada devidamente pelo veterinário, é de raça pura e não tem qualquer problema de saúde, graças a Deus. depois fomos nós que andámos á procura de um "namorado" para ela, não foi nenhum descuido! relativamente aos 13 cachorrinhos, eu não a acasalei para ficar com mais um!!!???, e a maior parte deles já têm dono e tudo pessoas nossas conhecidas. por sorte a sociedade que nos envolve não é tão má como alguns de vós a pintam, depois mastite ou mamite o que interessa é que esse é já outro episódio ultrapassado. e onde moro existe sim uma associação, mas tomara terem dinheiro muitas vezes para pagar ração entre outras coisas, quanto mais para esterelizarem todas as cadelas que por lá passam. infelizmente isso acontece. desculpem e beijinhos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 29, 2006 11:10 am

que agressivos... primeiro eu não a fui buscar a um canil ou uma associação qualquer, fui buscá-la ao canil da camara onde os cães permanecem uma semana e depois são abatidos, nem sequer têm tempo para serem observados quanto mais serem esterelizados, não sei se já ouviram falar... depois não foi nenhuma irresponsabilidade, foi tudo premeditado, ela está comnosco acerca de um ano e meio e desde então tem sido sempre acompanhada devidamente pelo veterinário, é de raça pura e não tem qualquer problema de saúde, graças a Deus. depois fomos nós que andámos á procura de um "namorado" para ela, não foi nenhum descuido! relativamente aos 13 cachorrinhos, eu não a acasalei para ficar com mais um!!!???, e a maior parte deles já têm dono e tudo pessoas nossas conhecidas. por sorte a sociedade que nos envolve não é tão má como alguns de vós a pintam, depois mastite ou mamite o que interessa é que esse é já outro episódio ultrapassado. e onde moro existe sim uma associação, mas tomara terem dinheiro muitas vezes para pagar ração entre outras coisas, quanto mais para esterelizarem todas as cadelas que por lá passam. infelizmente isso acontece. desculpem e beijinhos
Cara lanouck,
Sendo nova no forum, acredito que não conheça aquela que é a posição de algumas pessoas que aqui participam relativamente á reprodução de cães.
Acredito que as suas intenções não fossem 'más' ou 'perversas', mas o facto é que acaba de ser responsável pela colocação no mundo de mais treze cachorros cujo destino de alguns pode muito bem vir a ser o mesmo canil de onde a mãe veio ( e olhe que as 'pessoas conhecidas' por vezes são as primeiras a fazê-lo).
Um S. Bernardo, como certamente saberá, é um cão muito bonito quando é bébé, mas em adulto tem exigências que nem todos estão dispostos a enfrentar ( e olhe que não é só ter muito espaço). Depois os cães começam a crescer, começam a deixar de ter piada e qualquer desculpa, desde dizer que são agressivos (lembra-lhe alguma coisa?), que têm uma manutenção muito cara (contas de alimentação e do Vet), que não se podem levar nas férias, estragam as flores, etc., etc., serve para serem descartados no canil mais próximo.
Quanto à pureza da cadela, por mais bonita que você ou os seus amigos a achem, isso só poderia ser atestado pelo respectivo documento oficial de pedegree e confirmado nos locais próprios. Caso contrário, para todos os efeitos, a sua cadela pode até ser filha de cães mestiços de S. Bernardo ou o fruto do cruzamento de um S. Bernardo com outra coisa qualquer, que você nunca irá saber. Existem cães mestiços que nascem muito parecidos com um dos pais e parecem puros, mas na verdade não o são e isso só se acaba por ver quando numa ninhada (da própria cadela ou dos seus descendentes) nasce um ou mais cachorros que nada têm a ver com a raça.
Mas mesmo assumindo que a cadela em causa é 'pura', você por acaso sabe se ela é irmã, por exemplo, do cão que escolheu para cobri-la? É claro que não, simplesmente porque nem imagina quem sejam os pais dela!
Quanto às questões de saúde, por acaso fez algum exame de displasia da anca ou do cotovelo à cadela? O Macho que a cobriu, também fez? Sabe se ela e o macho podem transmitir esta doença genética (e comum nos cães de S. Bernardo) , ou outras aos cachorros?
Para terminar, devo dizer que sou completamente contra a criação que não tenha por fim a manutenção, apuramento e selecção de determinada raça, respeitando a sua história, as suas funcionalidades e necessidades. Criar porque é engraçado, para ver o milagre da vida ou apenas para ganhar uns trocos (esta última não quero dizer que seja o seu caso), não são razões válidas.
Bom.....estando o 'mal feito', trate de arranjar donos o melhor e mais adequados possível e não se esqueça de estar preparada para eventuais "devoluções". É bom que esteja preparada e tenha condições para receber de volta mais uns 3 ou 4 cachorros (se não forem mais) e cuidar deles até ao fim da vida (porque certamente não os irá colocar num canil).
Aproveite para esterelizar a cadela e aconselhe os donos das cachorras da ninhada a fazerem o mesmo (ou a evitarem por qualquer outro meio que elas engravidem).........pois, é que agora mais gente poderá vir a 'achar muito bonito' fazer criação com as filhas da sua cadela, e depois para o canil vão os netos, os bisnetos e por aí fora, da sua cadela (pensava que a sua responsabilidade acabava com a entrega dos cachorros, não era? ).

Boa sorte para os cachorros
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta dez 29, 2006 11:11 am

tem sido sempre acompanhada devidamente pelo veterinário, é de raça pura e não tem qualquer problema de saúde, graças a Deus.
desculpa lá, mas como é que podes provar isso????? o canil deu-te o LOP?

:roll:

acho uma inrensponsabilidade...
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
lanouck
Membro Júnior

sexta dez 29, 2006 11:40 am

bom já vi que pelos vistos para todos voçes foi uma burriçe o que se fez, mas eu tenho consciencia dos problemas que ai poderão advir, e relativamente ás pessoas a quem os cães são entregues nem todos tem a vossa mente preversa sabiam. e sei que a cadela pelo menos desde que está comigo que tem sido sempre acompanhada pelo vet era a isso que eu me referia. até porque não sou bruxa para advinhar o sue passado. e voçês tem tanta a certeza que lea não é pura como???, não não nasceu nenhuma cria com "anormalidades" e diferentes dos pais. o Macho que acasalou com a minha cadela tem pedigree e então acham que o criador dele meteu algum entrave relativamente ao facto de de não se conhecer os seus antepassados, claro que não e olhem que é um criador de já alguns anos. ok vao-nos chamar irresponsaveis novamente! e voçês tem animais? e não gostaria que um dos vossos tivesse descendentes. claro que não:::: ou então já cairam nesse erro como lhe chamam e criticam os outros. não me intrepretem mal, nem levem isto como um desaforo, ou que sou pertinente, mas nós sabemos o que fizemos e mais uma vez não foi um acto irreflectido. e tbm não foi para ganhar dinheiro... graças a Deus não nos faz muita falta e certamente á muitas outras maneiras para o fazer do que fazer criação com a minha cadela.....
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta dez 29, 2006 11:47 am

Antes...dia 28 Dez.
graças a Deus temos ainda 10 maravilhosos( sim porque 3 já tem familia) são super lindos. Beijos

Depois...dia 29 Dez.
depois fomos nós que andámos á procura de um "namorado" para ela, não foi nenhum descuido! relativamente aos 13 cachorrinhos, eu não a acasalei para ficar com mais um!!!???, e a maior parte deles já têm dono e tudo pessoas nossas conhecidas.

Ena, ena de um dia para o outro já deu quase todos...fantástico! :)

Então acho que já percebi essa ninhada...é lamentável que ainda não tenha percebido qual o motivo que precede os abandonos.
<p>susana</p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sexta dez 29, 2006 12:03 pm

lanouck Escreveu:o Macho que acasalou com a minha cadela tem pedigree e então acham que o criador dele meteu algum entrave relativamente ao facto de de não se conhecer os seus antepassados, claro que não e olhem que é um criador de já alguns anos.
Aqui é que está grande parte do problema, ou seja, são poucos os que colocam entraves e é muito triste constatar que muitos, nomeadamente "alguns" criadores, veterinários, outros adultos que até têm algum nível de cultura, estejam-se a "marimbar" para esta questão tão grave.

Quem nunca ouviu falar de que um veterinário aconselhou que a sua cadela lá de casa deveria ter pelo menos uma ninhada?

Conhecem algum criador que por ventura negou-se a disponibilizar o seu macho reprodutor?

Como é óbvio, não significa que sejam todos iguais, não quero com estes meus dois últimos relatos generalizar, no entanto, veterinários que não dêem tal conselho ou criadores que se "neguem", certamente que estes se contarão nos dedos das minhas mãos.

Abraços
Última edição por VitorN em sexta dez 29, 2006 4:29 pm, editado 2 vezes no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 29, 2006 12:16 pm

Embora eu não deva satisfações a ninguém, devo dizer que tenho uma cadela com um bom pedegree e com boa ascendência (vários campeões da raça bem conhecidos), e apesar de ter tido um cão com um pedegree ainda melhor que o da cadela (morreu há 2 anos), NUNCA CRIEI COM ELES. De igual modo, NUNCA DESEJEI TER FILHOS DELES! E olhe que havia muita gente interessada em filhos deles (conhecidos e não conhecidos). Se eu quisésse ter um cão como eles, sei perfeitamente onde os comprei e por isso onde obter cães de igual qualidade. Refiro-me, como é óbvio, aos respectivos Criadores, que são pessoas que fazem criação planeada e responsável.
Já caí no seu erro, não com a minha cadela mas sim com um cão que emprestei para cobrir uma cadela de outra pessoa, mas foi graças ao resultado desse erro (que aconteceu há uns 10 anos) que APRENDI, não voltei a cometê-lo e agora aconselho os outros em conformidade. Devo dizer que quando o fiz não tinha ainda a informação e conhecimentos que tenho hoje, e nem tinha a sorte de alguém me ter aconselhado para o não fazer. Aliás, já lhe disse que quanto a esses 13 o mal já está feito, e o objectivo do que escrevo não é "remediar" o que já fez, mas sim evitar que você ou quem leia isto o faça de novo.

Quanto a 'adivinhar' o passado da cadela em termos de ascendência, não seria preciso ser bruxa se ela tivesse registos de pedegree (é que, entre outras coisas é para isso que eles servem). Quanto à saúde, existem exames que podem dizer muita coisa sobre o passado da cadela (noemadamente sobre o crescimento), para além de dizerem muito sobre o presente. Aliás, sobre o presente, falei-lhe em displasia da anca e não vi qualquer referência sua a respeito!
Relativamente à pureza, não é a nós que compete ( e nem interessa) provar que a cadela não é pura. Quem lhe chama S. Bernardo é você, quem fez criação é você e por isso seria a si que deveria interessar prová-lo! Se a raça lhe é indiferente, então bem podia ter evitado criar e adoptavam-se mais uns quantos!!
Fico contente que o dinheiro não lhe faça falta, porque se for verdadeiramente responsável irá dispobibilizar-se para aceitar umas quantas "devoluções", e convém ter como sustentar uns quantos cães de grande porte.
Responder

Voltar para “Cães”