Vou transcrever uma mensagem minha posta num tópico da Linda76 àcerca de uma dúvida sobre as iniciais CACIB.
Devia existir uma espécie de glossário com o significado de determinadas expressões e abreviaturas relacionadas com as exposições e não só.
Esta sugestão poderá parecer ridícula para as pessoas envolvidas e com experiência nessas andanças, mas lembrem-se que o fórum é constituído por muitos elementos que disso percebem peva. Eu sou um deles, não me envergonho de o dizer.
É muito provável que isto já exista e esteja publicado nalguma instituição (CPC por ex.). Fica aqui a sugestão.
Resolvi colocar esta mensagem num tópico novo, pois receio que este apelo se perca.
Entretanto, vou transcrever a mensagem do membro Margarido01, que entretanto respondeu naquele tópico e já constitui parte do que se pretende.
Depois das intervenções que se espera venham a existir, prometo no final organizar o glossário de forma ordenada.Um CACIB (certificado de aptidão a concurso internacional de beleza) é um ponto atrubuído nas exposições internacionais, nas nacionais é atribuído o CAC (certificado de aptidão a concurso).
Para fazer um cão campeão é necessário obter três CAC, atribuidos por juízes diferentes. Um deles tem que ser QC (qualificativo de campeonato), que só é atribuido na exposição de Lisboa, na do Porto e na monográfica, que é organizada pelo Clube de Raça.
Precisa ainda da classificação de excelente, em Lisboa ou no Porto, e da classificação de Excelente na monográfica.