Raça canina não determina agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

domingo jan 07, 2007 4:36 pm

Citando:
Já agora, cara forista, depreendo que na sua opinião, tudo depende da sociabilização e de aspectos relacionados com factores ambientais....e portanto o cão é reflexo do dono e mais nada. É uma opinião....que eu discordo.
evidente que tanto o medo ou a territorialidade podem desencadear essa reacção em qualquer tipo de cão
O cão não é sempre reflexo do dono, mas o dono é sempre responsável pelo seu comportamento em sociedade.
<p>Cumprimentos, </p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 07, 2007 4:37 pm

O cão não é sempre reflexo do dono, mas o dono é sempre responsável pelo seu comportamento em sociedade
leu tudo o que escrevi?
anjjazul
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 07, 2007 4:43 pm

leu tudo o que escrevi?
Li sim, mas isso não me impede de dar a minha opinião...

Acho eu... :|

Acho que estamos num forum, logo... ;)
<p>Cumprimentos, </p>
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

domingo jan 07, 2007 4:46 pm

A forma mais facil de lidar com isto é dizer que a culpa é sempre do dono.

Mas ha uma diferença e é ai que entram o "potencialmente perigoso", um labrador (por exemplo) quando morde dificilmente mata, um pitt bull (por exemplo) quando morde, é para morder mesmo e para matar, é um cão que tem genes agressivos e quando vive uma situação deste genero (até pode ser uma em 20 anos) vai deixar marcas mt pesadas se é k nao mata logo.

Atenção que eu adoro os cães que se diz "potencialmente perigosos" as minhas raças preferidas estão nesta lista..mas tenho noção de porque estão numa lista..agora uma coisa tb acho que vai dar sp ao mesmo..

Será que um cão tem que ser logo abatido quando morde? não é preciso fazer nenhuma investigação sobre isso?

Aquela sra que ficou desfigurada quando o seu labrador a mordeu, não queria que o cão fosse abatido porque percebeu que ele acordou, estava a sonhar ..e quando caiu em si parou de morder.

Por alma de quem é que foi abatido se a vitima não queria?

São coisas que vão semrpe acontecer enquando as pessoas responsaveis por estas decisões virem os caes como animais sem sentimentos. A forma mais facil é sempre culpar o cão.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jan 07, 2007 5:04 pm

Básicamente, coincido com a posição do canary.

A questão da agressividade canina é muito complexa porque é influenciada por muitos factores, quer genéticos quer ambientais. O texto é bem explícito quando refere que é razoável esperar-se numa raça seleccionada para guarda um nível médio de agressividade superior a outra seleccionada para companhia. A raça, no seu conjunto, acaba por reproduzir os comportamentos para que foi seleccionada.

Daí que eu encare com muito mais "respeito" um pitbull do que um labrador, se me cruzar com eles pelo caminho.

Para além dos tipos de agressividade citados no artigo, há um outro que não foi citada e que se prende com a agressividade por dominância. Se numa raça se seleccionam durante décadas temperamentos fortes, o lógico será que se encontrem mais casos de agressividade por dominância nela do que noutra cujos temperamentos tenham sido seleccionados pela docilidade.

Mas isto é em termos gerais. Em termos individuais será sempre possível encontrar em cada raça exemplares mais ou menos agressivos, isso faz parte quer da herança genética, quer do processo de sociabilização dentro da ninhada.

Para além disso, como já aqui foi referido, existem os factores ambientais que condicionam a formação do carácter de cada exemplar, como o tipo de vida/exercício/treino que lhe é proporcionado, bem como a noção que o respectivo dono tem da educação de que o seu cão necessita.

Discordo do artigo no que se refere à proposta de reproduzir apenas com animais pouco agressivos, se essa fôr uma das premissas do estalão, mesmo que convenientemente camuflada com palavreado politicamente correcto. Se se exigem temperamentos fortes, há que esperar uma maior taxa de agressividade, sobretudo na ausência de uma educação correcta. Daí a importância do dono na formação do carácter do cão.

Resumindo a minha posição, direi que, concordando que a agressividade se manifesta por múltiplas causas, a verdade é que os respectivos processos de selecção tornam determinadas raças mais propensas do que outras a este tipo de comportamento.

Cumprimentos

José Carlos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 07, 2007 6:05 pm

O texto é bem explícito quando refere que é razoável esperar-se numa raça seleccionada para guarda um nível médio de agressividade superior a outra seleccionada para companhia. A raça, no seu conjunto, acaba por reproduzir os comportamentos para que foi seleccionada.
pois...só que eu duvido das raças produzidas para companhia. aqueles que têm hoje essa finalidade, dantes destinavam-se a outros fins. portanto, é natural que tragam no "código genético", muito daquilo para que estavam destinados. e isso nem sempre liga muito bem com a companhia
anjjazul
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo jan 07, 2007 7:38 pm

jcsousa Escreveu:Discordo do artigo no que se refere à proposta de reproduzir apenas com animais pouco agressivos, se essa fôr uma das premissas do estalão, mesmo que convenientemente camuflada com palavreado politicamente correcto. Se se exigem temperamentos fortes, há que esperar uma maior taxa de agressividade, sobretudo na ausência de uma educação correcta. Daí a importância do dono na formação do carácter do cão.
Concordaste comigo, arriscas-te a passar para a coleção da leonildecarvalho... :) (esperemos ao menos que ela seja jeitosa.. ;) )

Citei aquela frase tua , porque efectivamente me preocupo com a tendencia evolucionista de muitas raças....

O serra da estrela, que eu gosto muito, por exemplo, está a perder as qualidades originais....dantes era um cão feroz...agora é pouco mais do que um cão de peluche...É um cãozinho de exposições, que deixa o juíz pôr a mão na boca!!!!Isto é rebaixarem completamente a raça!!!Um cão como o Serra não pode admitir que lhe ponham a pata em cima, quanto mais deixar que lhe ponham a mão dentro da boca!!!!! E ainda por cima um desconhecido!!!!(para mim o cão só deve permitir isso ao dono, mais ninguém)

No tempo dos pastores, os preferidos por estes eram os de pêlo curto. Onde há agora Serras de pêlo curto? Muito poucos, porque os de pêlo comprido são mais bonitos.......

Na epoca dos pastores, estes reproduziam, os melhores na sua função.
E hoje? Reproduzem-se os bonitos.....não há lobos...

Canary
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jan 07, 2007 7:59 pm

Bem, para agradar a gregos e a troianos, devo dizer-te que não concordo com essa do serra deixar pôr a mão na boca - são comportamentos treináveis. Daqui não passo, porque não conheço bem a raça. Mas generalizando não me parece que sociabilização equivalha a falta de carácter.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jan 07, 2007 9:59 pm

Voltamos sempre ao mesmo...já nem sei se vale a pena.....
Ora vamos lá!
A questão da agressividade canina é muito complexa porque é influenciada por muitos factores, quer genéticos quer ambientais. O texto é bem explícito quando refere que é razoável esperar-se numa raça seleccionada para guarda um nível médio de agressividade superior a outra seleccionada para companhia. A raça, no seu conjunto, acaba por reproduzir os comportamentos para que foi seleccionada.

Daí que eu encare com muito mais "respeito" um pitbull do que um labrador, se me cruzar com eles pelo caminho.
Não sei se vocês já repararam que ao concordar com isto, estão a afirmar que, por exemplo, um pastor alemão é 'potencialmente' mais perigosos que um pit bull, e quanto à ultima frase do quote supra não faz o minimo sentido! Isto porque estão-se a esquecer que o pit bull foi durante muito tempo seleccionado pela sua agressividade COM CÂES e, por outro lado pela sua pouca agressividade com humanos. Assim, quando muito, estará 'geneticamente', mais atreito a ser um perigo potencuial PARA OS CÃES, e não para com as pessoas. Já uma raça de guarda, seleccionada durante tantos anos para esta função, e para a repressão policial e mesmo militar, a agressividade perante humanos e o respeito unicamente aos donos tem sido um factor preponderante de selecção, e por isso o perigo potencial para humanos seria muito maior.
Por esta razão também afirmo que não faz sentido pegar na 'justificação da genética' para dizer que um pit bull é mais perigoso se nos cruzarmos com ele na rua do que um labrador. Podem dar-me outras justificações, mas nunca por uma questão genética!! É que há que não esquecer o que eu disse acima, que o Pit Bul não foi só seleccionado pela agressividade aos outros cães, mas também pela FALTA DE AGRESSIVIDADE PERANTE OS HOMENS! Esquecem-se disto sempre porquê?!?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 07, 2007 10:05 pm

canary Escreveu:
Concordaste comigo, arriscas-te a passar para a coleção da leonildecarvalho... :) (esperemos ao menos que ela seja jeitosa.. ;) )
Acredite que a lista já vai longa e a fila de espera também!
O achar jeitosa ou não, pode perguntar ao marido que tenho há já 33 Anos! :evil:

O que acha ou não acha, é-me indiferente. Como não procuro nada...já que estou bem servida, felizmente, não espere em pé. Sente-se numa poltrona bem confortável enquanto espera...!

E, já agora, sendo o tema sobre cães e não sobre SÓ Pits...essa sobre a boca dos Serras... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: vai para a lista da melhor anedota da semana!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo jan 07, 2007 11:16 pm

Não conhecia o artigo, Obrigado Paulo por partilhares ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

segunda jan 08, 2007 1:57 am

Ha opinioes mt construtivas..mas acaba sp por descambar..lol
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 08, 2007 9:38 am

Obviamente as pessoas deixam-se intimidar pelo aspecto do cão.

Por esse motivo, sentem mais receio quando estão na presença de algumas raças.

E alguns donos não cortam as orelhas aos cães para lhe darem um aspecto mais agressivo?

O cão é o mesmo, não vai mudar o seu comportamento!

As regras de comportamento não são matemáticas nem são sempre previsíveis, há naturalmente em todas as raças cães mais agressivos do que outros.

Importante é que cada dono conheça bem o seu cão.

Dessa forma poderá prever comportamentos menos desejáveis quando está em sociedade, não colocando em risco a integridade física dos outros.

Acontece também, que muitos donos optam por raças para as quais não têm pulso.

Não é à toa, que as raças com mais caracter ou mais territoriais, necessitam de donos experientes.

Eu também gostava de conduzir um Fórmula um, mas com certeza nunca o faria com a mesma qualidade de um piloto profissional.

Quem não quer ser lobo.. não lhe veste a pele :D
Última edição por sitiodosanimais em segunda jan 08, 2007 9:47 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 08, 2007 9:46 am

Mas ha uma diferença e é ai que entram o "potencialmente perigoso", um labrador (por exemplo) quando morde dificilmente mata, um pitt bull (por exemplo) quando morde, é para morder mesmo e para matar, é um cão que tem genes agressivos e quando vive uma situação deste genero (até pode ser uma em 20 anos) vai deixar marcas mt pesadas se é k nao mata logo.
Eu por acaso agradecia que alguém me explicásse esta 'lógica' de se ter mais medo de uma mordida de Pit Bull do que um Labrador!! Alguém me pode explicar qual é a diferença entre ser esmagado por uma pedra de 300 toneladas ou por uma de 100 toneladas!?!?! Quero lá saber se um Pit Bull morde com mais força ou menos força que um Labrador!! Se levar uma dentada no pescoço, o resultado não é o mesmo? Vão-me dizer que o Labrador quando morde só faz cocegas?? Olhem que só para "acordar" a dona, segundo dizem, a outra senhora francesa ficou com a cara arrancada e teve de levar o primeiro transplante de face........ imagine-se o que acontecia se fosse para lhe fazer mal!!
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda jan 08, 2007 11:02 am

Bom dia!

Onde é que isto já vai!! Já não se pode chamar jeitosa a uma pessoa casada? Enfim.....devem ser alguns complexos...:|
leonildecarvalho Escreveu:E, já agora, sendo o tema sobre cães e não sobre SÓ Pits...essa sobre a boca dos Serras... vai para a lista da melhor anedota da semana!
Você é do pior!!!!! A sua crítica não sabe nunca ser construtiva.....
A crítica, qualquer pessoa tem o direiro a fazer. A troça, troçar das ideias dos outros...é inqualificável...é do mais baixo nível que tenho visto...

Vou-lhe contar uma história do fila brasileiro....sabia que de 1946 a 1976 o padrão considerava normal para a raça, os juízes poderem ser atacados por estes...Apartir desta data ouve uma separação e foi criado em 1978 o CAFIB

"Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro (Cafib). Fundado em 1978, registra anualmente cerca de 200 filhotes. Os juízes das exposições do Cafib continuam não podendo descontar pontos dos Filas que os atacam em julgamento, seguindo o padrão oficial original, de 1946. A forte aversão aos estranhos - considerada uma decorrência de o cão ser da família é, portanto, bem-vindo"

De qualquer maneira pode continuar a rir de tudo....sempre é melhor que chorar....

Canary
Responder

Voltar para “Cães”