tinha que contar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado dez 30, 2006 11:02 pm

já nem me lembrava deste tipo de conversas aqui na arca!
bem, vou so deixar a minha opinião em relação ás coisas que foram ditas.
lanouck, foi uma péssima ideia ter cruzado a sua S. Bernardo. tal como disseram antes, ou seja, voce nao sabe que tipo de problemas a cadela poderia ter ou transmitir á descendencia. logo aqui posso perguntar, esse veterinário fez lhe um exame completo, com análises de sangue, urina, raio x, ecografias e outras milhentas coisas ou limitou se a palpar a cadela e dizer que estava tudo bem c ela. afinal, quantos cachorros estão dados. tem a certeza que vão para pessoas de confiança?? escolha os donos a dedo. se teve pica para cruzar a cadela tb deve ter pica para tratar dos cães enquanto procura excelentes donos para eles.
e quem é o einstein que defende o cruzamento de cães rafeiros??? por favos, sabe quantos cães abandonados existem nos canis de portugal por haver pessoas que pensam exacatamente como voce???!!! o facto da lanouck ter cruzado a cadela dela veio simplesmente tirar a hipotese a treze cães de serem talvez salvos de uma vida miserável num canil!!!
se eu tenho um cão e não me apetece cruza lo, se o meu intuito não é melhorar a raça, se não me quero tornar num BYB, entao esterilizo os meus cães, ou simplesmente não os deixo cruzar!!!
vá gente, vamos lá a mudar essas mentalidades do seculo passado!!!!
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo dez 31, 2006 7:40 pm

Já ouvi invocar as mais diversas razões para se querer reproduzir um cão ou uma cadela, mas infelizmente a maioria não são razões minimamente válidas. Vamos ver algumas:

O nosso Cão/Cadela é tão lindo que todos os nossos amigos querem um cachorro como o nosso!

Então diga-lhes o nome do criador onde adquiriu o seu cachorro. A melhor maneira de ter um cachorro como o seu é obtê-lo do mesmo criador e de preferência dos mesmos pais.
Nem todos os cães 'de raça pura' têm qualidade para reprodução. Para nós, os nossos cães são sempre bonitos e não chega a concordância de alguns desconhecidos com quem nos cruzamos na rua para validar essa nossa opinião. Só o julgamento de alguém com a devida formação e conhecimento, permitirá saber se o seu cão merece ser reproduzido. Isto só se obtém participando em exposições, e eventualmente em provas de trabalho.
Para além disso, há ainda que avaliar se o seu cão tem condições de saúde. As doenças genéticas, e não só, são a causa de muitos problemas que ensombram certas raças ( quem não ouviu já falar em displasia, em problemas oculares, em problemas coportamentais, etc.).
Os rafeiros NUNCA deverão ser reproduzidos. Os abrigos de animais e os canis municipais estão cheios de cães indesejados de raça e sem raça que nunca poderão ser adoptados, pelo que apenas enfrentam uma realidade - a morte. Ainda faz mais pena quando sabemos que a maiorias dos cães nesse abrigos são apenas cachorros dóceis e inteligentes que as pessoas abandonaram sem razão.

O velho mito de que "Todos os cães devem criar pelo menos uma vez' é apenas isso mesmo - UM MITO.

Quem realmente está preocupado com o 'bem estar' do cão e o eventual 'sofrimento' que a 'ausência de sexo' lhe pode provocar, então deverá saber que fisicamente e mentalmente o cão/cadela ficará melhor se for castrado/esterelizado. Terá mais saúde e viverá mais, não apenas pelo aspecto fisico, mas também porque um cão nestas circunstâncias terá menos tendência para fugir ou divagar pelas ruas sujeito a ser atropelado ou a outro tipo de acidentes.

Há ainda pessoas que buscam outras razões - Querem assistir e participar no milagre do nascimento

Se calhar quem pensa assim faria melhor em vistar um canil municipal para ver a miséria a que muitas vezes este 'milagre' conduz. Vejam onde os cães que estão 'a mais' neste mundo vão parar. Milhões de cães e gatos indesejados são mortos todos os anos, apenas porque as pessoas não fizeram 'o milagre' de controlar a reprodução dos seus cães.... isso sim é o verdadeiro milagre. Não se esqueçam também que por vezes há complicações durante os partos - natos mortos, cachorros deficientes, morte da cadela - e muitos problemas e complicações pós-parto, que não são 'milagres' muito 'bonitos' de se assistir.

Para aqueles que dizem que querem ter uma ninhada de cachorrinhos só 'para animais de companhia', e que "não é para essas vaidades de exposições', e por isso não se importam se o cão e/ou cadela tem pedegree, títulos ou certificados médicos...

Os cães 'só para companhia' têm de ser saudáveis do ponto de vista fisico e de comportamento. Ninguém quer um animal de companhia com uma qualquer desordem hereditária que possa causar-lhe doenças ou dor por toda a vida (por exemplo Displasia). Um animal de companhia tem de ter um comportamento estável. Ninguém merece um cão agressivo e problemático. Estas coisas só se podem controlar minimamente se o criador for alguém que se importa com estes aspectos, que alguns julgam ser só vaidades mas que na realidade são o único meio de controlar a qualidade ( dentro do possível). Os cães com qualidade para reprodução com uma 'mente sã e um corpo são' não são resultado do acaso ou da sorte, não são um 'negócio' fácil. A criação poderá ser compensadora se escolher fazê-la de forma responsável. Se quer criar o seu cão discuta o assunto com um bom veterinário, com um criador responsável ou com alguém verdadeiramente informado. Só deverá criar para o melhoramento e manutenção da qualidade da raça de sua escolha. Não basta ter "Pedegree" para ser um cão apto para reprodução!

Para quem quer apenas 'fazer algum dinheiro para lucrar ou recuperar o investimento nos cães"

Tenho apenas a dizer que os criadores responsáveis não lucram com a venda de cachorros. Se alguém está a ganhar dinheiro com a venda de cachorros é porque está a fazer qualquer coisa mal! Porquê? Porque produzir uma ninhada saudável oriunda de pais de qualidade reprodutora exige muito planeamento, tempo e despesa. Quem se quer tornar um dono responsável deve estar disposto a aceitar a responsabilidade pelo bem-estar de todo e qualquer cachorro vendido, PELO RESTO DA VIDA DELE. Isto quer dizer que sempre que o comprador não se der com o cachorro ou não puder mantê-lo, você deverá estar disposto a aceitá-lo de volta para revenda ou para o colocar num bom lar (Isto para se assegurar que os animais que você produzir nunca acabarão num canil municipal ou abandonados). Tem de ter consciência que o acompanhamento veterinário é imprescindível e é caro. Tem de ter consciência que a avaliação e reconhecimento da qualidade dos seus cães exigem deslocações frequentes para exposições e monográficas, etc.

Por tudo isto, agradeço a todos os que estão a pensar reproduzir o seu cão e/ou cadela que pensem MUITO bem neste assunto e avaliem verdadeiramente se deverão fazê-lo.

(Copyright: www.Rottpt.net)
Oconde
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: sábado nov 11, 2006 1:25 pm
Localização: dois cães

terça jan 02, 2007 3:50 pm

E eu tenho que contar... o artigo anterior do forista Paulo está exímio. Que perfeita síntese da realidade. Só tenho uma questão a ponderar. É que não deixa nehuma porta aberta á procriação e não se pode atribuir aos donos dum qualquer rafeiro a unica responsabilidade/culpabilidade da catástrofe ecológica ou canina existente na nossa sociedade.

Pensamento que me ocorreu de repente.
Tenho a sensação que me estou a meter na boca do lobo , mas isto é um fórum...Será?
cumprimentos do conde
york_
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: domingo dez 10, 2006 4:11 am

domingo jan 07, 2007 1:17 pm

estamos sempre a aprender... secalhar é para isso k serve o forum e nao para discutir sem qualquer objectivo.ja tinha falado que o meu cao(yorkshire) ia acasalar com uma cadela da mesma raça, ambos com lop.pensei k unico problema k se coloca-se era o tal do abandono nunca pensei que os caes podessem vir com problemas de saude!a verdade é que ja acasalou...neste momento fiquei bastante preocupada...foi a primeira e ultima vez.gostei muito das enumeraçoes d pauloc.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 07, 2007 1:28 pm

York, se no meio da demência e infantilidade colocada aqui por ente que deve andar completamente fora de si, ao menos você foi tocada pelo artigo do pauloc e pelas coisas ditas aqui...é uma coisa boa..
york_
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: domingo dez 10, 2006 4:11 am

domingo jan 07, 2007 2:08 pm

sim realmente ainda sou muito ignorante em termos de saude canina...apenas sei dar ao meu cao muito amor...é o primeiro cao que tenho e ainda nao sei muito mais do que dar-lhe de comer, banho, leva-lo a passear, educa-lo(seguindo livros e o conselho de alguns amigos).e digo mais só continuo a frequentar a arca porque tenho aprendido alguma coisa porque voces podem perceber muito de animais mas de relaçoes humanas realmente deixam muito a desejar,sao agressivos e por vezes,desculpem-me, mas sao mesmo mal educados.veja-se o exemplo de"casadeanaval",eu jamais falaria assim para uma pessoa k nao conheço e é a primeira vez k falo...deixa uma má imagem...
boa continuaçao
york_
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: domingo dez 10, 2006 4:11 am

domingo jan 07, 2007 2:43 pm

sim realmente ainda sou muito ignorante em termos de saude canina...apenas sei dar ao meu cao muito amor...é o primeiro cao que tenho e ainda nao sei muito mais do que dar-lhe de comer, banho, leva-lo a passear, educa-lo(seguindo livros e o conselho de alguns amigos).e digo mais só continuo a frequentar a arca porque tenho aprendido alguma coisa porque voces podem perceber muito de animais mas de relaçoes humanas realmente deixam muito a desejar,sao agressivos e por vezes,desculpem-me, mas sao mesmo mal educados.veja-se o exemplo de"casadeanaval",eu jamais falaria assim para uma pessoa k nao conheço e é a primeira vez k falo...deixa uma má imagem...
boa continuaçao
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 07, 2007 6:48 pm

York veja se aprenda português...quando falo em demência não estava a falar de si, mas vou falar com palavras mais simples.

Se no meio de tanta gente com ideias estúpidas a mandar bocas, aparece uma pessoa que lê correctamente o que é escrito ignorando os totos...ainda bem..

Passou agora ?
york_
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: domingo dez 10, 2006 4:11 am

domingo jan 07, 2007 7:24 pm

será que em vez de "ente" nao keria dizer gente?assim sim fica mais facil de entender...obrigada! :D
york_
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: domingo dez 10, 2006 4:11 am

domingo jan 07, 2007 7:28 pm

será que em vez de "ente" nao keria dizer gente?assim sim fica mais facil de entender...obrigada! :D
Laurissilva
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jun 17, 2004 6:31 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

terça jan 09, 2007 6:14 pm

Boa tarde
Já lá vai muito tempo que não coloco nenhum post na arca. Não por deixar de averiguar o que se passa por aqui, até porque acaba por ser tornar um vicio, e ainda mais quando se gosta dos animais. Tendo sido uma leitora assidua, venho por este meio dar um conselho a todos os membros juniors. Aceite quem quiser. Talvez seja um boa ideia, que antes de participarem activamente nos foruns, que leiam algumas das coisas aqui escritas(e muito bem). Não só para terem uma ideia daquilo que vos espera, como também servirá para tirar muitas duvidas que possam ter, ou talvez não saibam que têm até ler.
Informação não faz mal a ninguem e evita muitas coisas.
Um forte abraço
Responder

Voltar para “Cães”