Ajuda na escolha de raça companheira e guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leoabreu
Registado: terça jan 09, 2007 9:03 pm

terça jan 09, 2007 9:23 pm

Sou novo no Forum.

Eu e minha esposa estamos num processo de escolha de uma nova raça. Infelizmente descobrimos que nosso querido labrador está com Leshmaniose e poderá ter de ser sacrificado.
Vivemos numa casa, que apesar dos sistemas de segurança, nos sentiremos melhores com um cão imponente. Mas com um detalhe, recebemos muitos amigos, familiares, crianças e estamos planejando nosso primeiro filho.
Portanto, queremos uma raça que seja companheira e possa ficar solta enquanto as visitas estão em casa.
Temos experiência com Rotwailer, akita, labrador e boxer.
Atualmente temos um akita no escritório, para guarda. Na nossa opinião não se enquadra, pelo fato de não tolerar outros animais e crianças e de difícil adestramento. O Rotweiler achamos muito agressivo e seria muito difícil a convivência com estranhos. O labrador é quase perfeito, se não fosse tão dado. O boxer está bem convergente, porém ouvimos falar muito bem do Dogue de Bordeaux, Cane corso e cane canario.

Gostaríamos de dicas dos entededores para formar melhor uma opinião.

Obrigado.

Leo
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quarta jan 10, 2007 12:29 am

Cão de Castro Laboreiro, sem dúvida.
Para as características que mencionou, é melhor escolher uma fêmea, seja que raça for (uma vez que todas as que mencionou são dominantes).
leoabreu

quarta jan 10, 2007 2:41 am

Aqui no Brasil não é uma raça facil de se encontrar, mas foi uma excelente dica. Já estou pesquisando.
Não sei porque mas prefiro cães machos. Sei que femeas tendem a ser menos dominantes, mas tenho preferencia por macho.
Estou muito inclinado ao Dogue de bordeaux. O que acha?
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

quarta jan 10, 2007 3:05 am

Boxer SEMPRE :lol:
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

quarta jan 10, 2007 3:33 am

Boas leoabreu

Está à procura de um cão de guarda que guarde efectivamente ou que se imponha apenas pelo tamanho??
Você pode ter um cão que guarde a sua habituação e se o colocar numa escola de treino ele vai obedecer-lhe e não vai atacar as visitas.
Agora não pode esperar que um cão de guarda receba as suas visitas de cauda a abanar e feliz da vida pois afinal elas são "estranhas" à família e ele vai encara-las com estando a trespassar o territorio.

Se quer uma raça de guarda então procure uma, mas coloque-a numa escola para que quando tenha visitas a possa controlar.

Quanto às crianças já sabe a regra de ouro "nunca deixe uma criança sozinha com o cão".
Por muito que se diga que certas raças são boas com crianças o vosso bébé terá de estar sempre acompanhado por um adulto quando estiver com o cão.
Mesmo que o vosso filho seja "bonzinho" para o cão, enquanto ele for criança nunca saberá bem a fronteira entre uma brincadeira inofensiva e outra que possa magoar o cão e por muito bom que o cão seja nunca se sabe como reagirá se for acidentalmente magoado pela criança.

Cumps
Daniel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 10, 2007 10:37 am

Oi Leo,
O Macchiato disse tudo.
Queria apenas fazer um pequeno reparo: Um Rottweiler não é muito agressivo. Só um Rottweiler desiquilibrado, fruto de maus criadores, ou com má sociabilização e/ou mau adestramento, será agressivo. Um Rottweiler tem de ter boa natureza, ser calmo, obediente e confiável. Estas são mesmo as características que o próprio standard do ADRK (alemanha) define:
Behaviour / Temperament
Good natured, placid in basic disposition and fond of children, very devoted, obedient, biddable and eager to work. His appearance is natural and rustic, his behaviour self assured, steady and fearless. He reacts to his surroundings with great alertness.

Um cão que não seja assim, é um desvio do estalão da raça, e não deve ser considerado um bom Rottweiler. Quanto a ser desconfiado com estranhos, é esse o objectivo e a função de qualquer cão de guarda!! Caso contrário qualquer pessoa entrava em sua casa e roubava o que quisesse!! De qualquer das formas, e como o Macchiato disse bem, o cão deve ser treinado para não morder tudo o que mexe e para saber reconhecer uma visita da casa (que entra com permissão do dono) de um ladrão!
Eu tenho uma cadela Rottweiler de 8 anos, e já tive também um macho (morreu há 2 anos com 7 anos) e nunca tive incidentes com visitas ou com quem quer que fosse que entrásse em casa com minha permissão! Por outro lado, se eu não estava por perto, não havia quem se chegásse aos portões que não fosse recebido com uma investida e o rugir de um 'leão' ;)
De qualquer das formas, se não se sente à vontade com a raça e se a imagem que tem é de uma raça agressiva e perigosa, o meu conselho é que não escolha mesmo a raça Rottweiler.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta jan 10, 2007 10:47 am

Pelo pouco que conheço (quase nada na realidade) não me parece que o Dogue de Bordeaux se enquadre no que pretende...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
leoabreu

quarta jan 10, 2007 1:57 pm

O cão com temperamento parecido com o boxer. Recebo amigos e familia em casa e gostaria do cão sociavel. Quero um cão que intime pelo porte e latir para estranhos quando necessário. Praticamente um labrador com os amigos e um boxer com estranhos...Será que existe?

Bullie,

Realmente esta sua resposta não ajudou... :D
leoabreu

quarta jan 10, 2007 1:58 pm

O cão com temperamento parecido com o boxer. Recebo amigos e familia em casa e gostaria do cão sociavel. Quero um cão que intime pelo porte e latir para estranhos quando necessário. Praticamente um labrador com os amigos e um boxer com estranhos...Será que existe?

Bullie,

leoabreu

Bullie,

leoabreu

Bullie,

leoabreu

Bullie,

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jan 10, 2007 2:58 pm

leoabreu Escreveu: O cão com temperamento parecido com o boxer. Recebo amigos e familia em casa e gostaria do cão sociavel. Quero um cão que intime pelo porte e latir para estranhos quando necessário. Praticamente um labrador com os amigos e um boxer com estranhos...Será que existe?
Ok com essas caracteristicas só mesmo o Boxer :lol:

Desculpem lá amigos...... ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta jan 10, 2007 3:05 pm

Um Irish Wolfhound! 8)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jan 10, 2007 3:36 pm

MDogster Escreveu: Um Irish Wolfhound! 8)

Imagem

Este?? :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”