Questoes de Etica - Caes de Rua
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
- Contacto:
Eu acho melhor ter um dono, mas claro que tb depende do dono ou dona.
Eu acho melhor que a minha gata tenha a mim que andar sozinha na rua, a comer resto do lixo e correr risco de ser atropelada.
Eu acho melhor que a minha gata tenha a mim que andar sozinha na rua, a comer resto do lixo e correr risco de ser atropelada.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
mas é obvio que para os animais mais vale tentarem a sua sorte na rua do que estarem accorentados a uma parede, sem comida e a beberm a água da chuva...
esses cães merecem o abandono...

esses cães merecem o abandono...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Questão dificil, de facto.
continuo a ser a favor de recolherem todos os animais e aqueles que não sejama doptáveis, devido a doenças sem cura, sejam adormecidos misericordiosamente de forma a poderem dar alguns tempos de felicidade a outros.
continuo a ser a favor de recolherem todos os animais e aqueles que não sejama doptáveis, devido a doenças sem cura, sejam adormecidos misericordiosamente de forma a poderem dar alguns tempos de felicidade a outros.
-
- Membro
- Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm
Para qualquer animal o melhor é a vida. Se ir para um canil é morte, o melhor para o cão vadio é não se deixar apanhar.Nanico Escreveu: Concorda que ha animais mais felizes se deixados nas ruas? Ou um animal so e feliz se numa casa com um dono? O que e melhor para um animal vadio? Continuar nas ruas ou ir para um canil?
Espero ter ajudado a resolver mais um enigma.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
O cão é um animal domesticado, logo tem por natureza a afeição a um humano (ou vários) e lealdade/fidelidade para com o(s) mesmo(s).
Logo, a situação perfeita era o cão de rua nunca o ter sido.
Sendo, a melhor solução era ser adoptado. E quando digo adoptado, refiro-me a uma adopção com amor e cuidados por parte do adoptador. Pois por parte do cão vadio, há-os de certeza!
Espero ter-me explicado bem... :p

Logo, a situação perfeita era o cão de rua nunca o ter sido.
Sendo, a melhor solução era ser adoptado. E quando digo adoptado, refiro-me a uma adopção com amor e cuidados por parte do adoptador. Pois por parte do cão vadio, há-os de certeza!
Espero ter-me explicado bem... :p

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Quatro perguntas que se interligam e suscitam outras tantas.
As respostas não podem ser lineares do tipo sim, não, talvez.
Vejamos.
Se considerarmos a hipótese de um dono inconsciente e insensível que prenda o cão com uma corrente de um metro todo o dia e o deixe passar fome e frio, a resposta é SIM (devem ser deixados na rua).
Se considerarmos um dono que o acolha com amor e carinho, a resposta é NÃO.
Se considerarmos a hipótese de o cão ser recolhido num cnil superlotado e sem condições, a resposta é TALVEZ SIM, TALVEZ NÃO.
Se perguntarem a muita gente que vive nas grandes cidades em condições de habitabilidade precária, num lufa-lufa diário constantemente engarrafadas no trânsito a comer sanduiches de pé em vez de refeições decentes sentadas, se perguntarem a estas pessoas se são felizes, provavelmente estas pessoas dizem que sim, não, quer dizer, talvez, enfim...
Se fosse possível ao cão responder às perguntas propostas, às tantas eles também não saberíam responder.
No entanto, de uma coisa eu não tenho dúvidas. O cão é extremamente sociável e se sentir carinho e dedicação por parte do dono, ele preferirá e sentir-se-á mais feliz dentro dum apartamento, pese embora o facto de este espaço ser uma aberração em relação ao seu habitat natural.
Isto é o que eu estou a pensar pela cabeça do cão, que pensaria isto se ele pensasse como eu.
Quatro perguntas que se interligam e suscitam outras tantas.
As respostas não podem ser lineares do tipo sim, não, talvez.
Vejamos.
Se considerarmos a hipótese de um dono inconsciente e insensível que prenda o cão com uma corrente de um metro todo o dia e o deixe passar fome e frio, a resposta é SIM (devem ser deixados na rua).
Se considerarmos um dono que o acolha com amor e carinho, a resposta é NÃO.
Se considerarmos a hipótese de o cão ser recolhido num cnil superlotado e sem condições, a resposta é TALVEZ SIM, TALVEZ NÃO.
Se perguntarem a muita gente que vive nas grandes cidades em condições de habitabilidade precária, num lufa-lufa diário constantemente engarrafadas no trânsito a comer sanduiches de pé em vez de refeições decentes sentadas, se perguntarem a estas pessoas se são felizes, provavelmente estas pessoas dizem que sim, não, quer dizer, talvez, enfim...
Se fosse possível ao cão responder às perguntas propostas, às tantas eles também não saberíam responder.
No entanto, de uma coisa eu não tenho dúvidas. O cão é extremamente sociável e se sentir carinho e dedicação por parte do dono, ele preferirá e sentir-se-á mais feliz dentro dum apartamento, pese embora o facto de este espaço ser uma aberração em relação ao seu habitat natural.
Isto é o que eu estou a pensar pela cabeça do cão, que pensaria isto se ele pensasse como eu.

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Eu tenho neste momento a meu cargo uma cadela que andava na rua há 2 anos ( ela tem 3 ), sofreu quase desde que nasceu, andou na rua, e neste momento está num apartamento, digo-vos que é incrivel a capacidade de adaptação daquele animal, desde o facto de poder estar no sofá, a obediência, a fidelidade ( principalmente a mim) a capacidade de adaptação à Margot e aos gatos, e o facto de não fazer qualquer tipo de necessidades em casa...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu ao ver o cão do meu vizinho (lá estou eu) preso a uma corrente que mal lhe permite mexer-se, sem ter abrigo, a comer restos, com uma água que parece lodo, a dormir em cima do esterco, pergunto-me - é melhor assim? estaria melhor num canil? na rua? morto? não sei
ele nunca disse, mas como já nem ladra, aquilo é mais choro... bem, não deve estar concerteza