Cão que ladra - Solução?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

newsman
Registado: quinta fev 08, 2007 5:22 pm

quinta fev 08, 2007 5:47 pm

oas, companheiros
Preciso de uma ajuda para me resolver um problema.

Tenho um cão, rafeiro, com cerca de nove anos. Desde o primeiro dia que sofre do mesmo problema... saudades dos donos entre as 9h da manha, quando saimos de casa, até às 17h quando voltamos do trabalho. Eu sei que ele ladra e gane durante algum tempo durante esse período, embora também saiba que não o faz durante o dia todo, como alguns dos meus vizinhos já me fizeram crer. O animal é bem educado, não faz necessidades em casa, não faz mal a uma mosca, apenas tem saudades dos donos. Quando estamos em casa ele não se ouve.

O problema começou há alguns meses quando uma vizinha mais comichosa se reformou. Agora como está em casa o dia todo ouve o cão, e vai daí veio bater-me à porta a dizer que assim não podia ser. Como não tenho forma de resolver o assunto, uma vez que não posso deixar de trabalhar, e ela é uma grande chata... ouvi o que a senhora tinha a dizer...

A sugestão dela é que eu compre uma daquelas coleiras anti-latido. Comecei a pesquisar na internet, e vi que há três modelos:
* Elétrica, que emite um pequeno choque quando o animal ladra
* Sonora, que emite um som agudo...
* Citronella, que emite um esguicho com um cheiro desagradável quando ele ladra.

Como não conheço nenhuma delas, peço a opinião dos meus companheiros do FORUM para me ajudarem a decidir, ou então a apresentarem-me outra solução.

Entretanto, mais recentemente, ela queixou-se de outro problema... este é só rir... diz que se incomoda com o barulho das unhas do cão no chão quando ele anda... enfim...
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quinta fev 08, 2007 6:02 pm

eu sou contra qualquer uma delas! abaixo a vizinha chata!!!

no fundo isso é treino com punição, que é um método funcional, mas para o cão é não é muito bom a nível psicológico...se não houver outra solução, muito bem...use uma dessas coleiras. o choque electrico deve funcionar melhor, mas se calhar o do cheiro é menos agressivo...
se tiver tempo pode tentar treiná-lo para não ladrar(com o método clicker, pesquise na net)...mas com 9 anos duvido que ele aprenda...e deve ser demasiado complicado(nunca experimentei). quanto às unhas, tapete ou alcatifa era uma solução, mas demasiado dispendiosa....será que cortar-lhe as unhas é adequado? :?

mas, a minha sugestão fica:

abaixo a vizinha chata!
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta fev 08, 2007 11:12 pm

Boas!

Pensar numa outra companhia de 4 patas, também pode ser interessante.

A companhia de uma TV ou rádio, podem ajudar.

Se a vizinha é assim como diz, ligue-os bem alto ;) :D
<p>Cumprimentos, </p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta fev 08, 2007 11:59 pm

newsman Escreveu: , embora também saiba que não o faz durante o dia todo, como alguns dos meus vizinhos já me fizeram crer. ..
Desculpe a pergunta..mas..como é que sabe ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta fev 09, 2007 9:56 am

Bom dia

Com 9 anos, dificilmente vai aprender. Isso deveria ter sido feito em cachorro. E "castigar" o animal porque tem um comportamento que nunca foi contrariado é errado

Para além do que já foi sugerido, sobretudo a companhia doutro cão, observem qual é o vosso comportamento quando saem ou chegam a casa. Se habitualmente fazem grandes despedidas à saída ou muitas festas quando chegam, a ansiedade pelo vosso regresso será sempre grande.

Mas não passem do 8 ao 80. Nass alturas em que estão em casa, tentem fazer saídas frequentes de muito curta duração mas sem despedidas ou cumprimentos de chegada. Quando perceberem que o cão considera essas saídas como naturais, aumentem gradualmente os periodos de ausência, sempre sem mimos. Com o tempo, a ansiedade deverá diminuir e o vosso cão passará a suportar melhor a ausência dos donos

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
newsman
Registado: quinta fev 08, 2007 5:22 pm

sexta fev 09, 2007 10:05 am

CasadeAnaval Escreveu:
newsman Escreveu: , embora também saiba que não o faz durante o dia todo, como alguns dos meus vizinhos já me fizeram crer. ..
Desculpe a pergunta..mas..como é que sabe ?

Sei-o, pois já deixei um gravador em casa, que só é activado quando há barulho, e quando cheguei a casa a fita de uma hora, não estava totalmente preenchida. Ou seja, ele 8/9 horas ladrou cerca de 40/50 minutos....e não foram seguidos...
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta fev 09, 2007 10:46 am

sitiodosanimais Escreveu:Boas!

Pensar numa outra companhia de 4 patas, também pode ser interessante.

A companhia de uma TV ou rádio, podem ajudar.

Se a vizinha é assim como diz, ligue-os bem alto ;) :D
Concordo plenamente, desde que coloquei musica nos meus eles ficaram mais calmos.
Só ladram quando eu chego a casa mas é aquele ladrar de quererem comer e brincadeira.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 09, 2007 10:59 am

Realmente algumas pessoas são umas chatas e é bem verdade que existem vizinhos que nunca estão bem. Mas também é verdade que alguns cães são uns chatos e que se fartam de ladrar. Na casa ao meu lado existe uma cadela que não ladra 24 horas, mas nos "40 ou 50" minutos que ladra consegue ser muito inoportuna e incomodativa. Não me passa pela cabeça chatear o dono, até porque também tenho cães, mas admito que exista gente que não tem tanta paciência! Para muita gente o ladrar dos cães pode ser muito incomodativo, e então se passarem todo o dia em casa mais ainda! Ninguém o obriga, se o cão apenas faz barulho durante o dia, a calá-lo. Mas em nome da boa vizinhança, da paz e até da segurança do seu cão, aconselho-o a que tente minorar o problema.
As "coleiras anti-latido" que existem hoje em dia são uma boa hipotese, e conheço quem as tenha usado em várias situações com sucesso. Quanto ao método de estimulo negativo usado pela coleira, conhecendo o seu cão tente pensar qual lhe parece mais adequado e 'á medida'.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 09, 2007 1:15 pm

Já se imaginaram em casa sózinhos, sem acesso a um livro, uma revista, televisão? Multipliquem isso por dias, meses e anos... É triste. As pessoas nunca deveriam ter apenas um animal. É uma vida solitária e infeliz. Um animal apenas, deveria estar reservado para quem pode estar sempre com ele. Não me admira nada que o animal ladre, tem razões para isso. Juntar a isto uma coleira punitiva parece-me dose. Eu tentava uma companhia.
A vizinha até pode ser chata, mas está coberta de razão. Eu sei o que é ter por vizinha uma cadela ensadecida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta fev 09, 2007 6:14 pm

Eu tentava deixar a tv ligada, por exemplo. Um osso (fémur de vaca) para ele ficar entretido a roer porém, terá de saber se ele os pode comer; sem causar distúrbios alimentares.

A condição de vida da maioria das pessoas, não permite estar o número de horas ideais junto da família( família incluindo os animais de estimação), porém há quase sempre forma de colmatar esses problemas. É preciso adaptarem-se e sejam mais compreensivos com alguns vizinhos menos tolerantes. Nem todos somos tão tolerantes quanto isso.

Em relação a adquirir outro animal de estimação, pode ser pior a emenda que o soneto, porque há casos, que passou a existir dois animais a ladrar, em vez de um. Mas até poderá resultar...não sei.
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

sexta fev 09, 2007 10:42 pm

talvez arranjar uma companhia penso sera a melhor solucao.

Acho q essas trelas devem estar fora como opcao.. visto q o animal e q sofre em ter uma coisa ao pescoço em q nem pode ladrar :?

O q e muito chato :evil:

:twisted: mande a visinha ir dar uma curva :lol: :wink: :D
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 10, 2007 1:13 am

E oferecer um cão à vizinha??? :?: :lol:
<p>Cumprimentos, </p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 10, 2007 2:20 am

XtremeZ Escreveu:
nel1123 Escreveu:eu sou contra qualquer uma delas! abaixo a vizinha chata!!!

abaixo a vizinha chata!

E depois ainda querem autorização para andarem com os canitos nos Centros comerciais e afins, quando há pessoas com esta mentalidade.

A questão aqui é que a dita vizinha está no seu direito de se queixar caso o cão ultrapasse os limites legais, e se eu fosse o dono do mesmo tentava resolver os problemas o quanto antes ...

Penso que o melhor, caso não consiga arranjar-lhe uma companhia (gato, cao) será opta por deixar a Tv ligada E um osso ou brinquedo; e dar uma grande passeata antes de sair de casa.
Treina-lo enquanto está em casa a ficar sozinha numa divisão tambm é uma boa opção.

Sobre as coleiras não vejo nenhum incoveniente.

nanci
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 10, 2007 10:49 am

CindelP Escreveu:
XtremeZ Escreveu:
nel1123 Escreveu:eu sou contra qualquer uma delas! abaixo a vizinha chata!!!

abaixo a vizinha chata!

E depois ainda querem autorização para andarem com os canitos nos Centros comerciais e afins, quando há pessoas com esta mentalidade.

A questão aqui é que a dita vizinha está no seu direito de se queixar caso o cão ultrapasse os limites legais, e se eu fosse o dono do mesmo tentava resolver os problemas o quanto antes ...

Penso que o melhor, caso não consiga arranjar-lhe uma companhia (gato, cao) será opta por deixar a Tv ligada E um osso ou brinquedo; e dar uma grande passeata antes de sair de casa.
Treina-lo enquanto está em casa a ficar sozinha numa divisão tambm é uma boa opção.

Sobre as coleiras não vejo nenhum incoveniente.

nanci
Já agora e deixando-nos de "brincadeiras" ;)

Newsman, já consultou as actas do condomínio, no que respeita a animais?
<p>Cumprimentos, </p>
Xenokas
Membro Júnior
Registado: terça set 19, 2006 10:20 am

sábado fev 10, 2007 11:16 am

Não existe lei nenhuma que proíba os animais nos apartamentos e aqui está a prova disso:

Ultimamente, o departamento Jurídico da LPDA tem recebido muitos telefonemas de pessoas que se vêm confrontadas com o facto de os administradores dos prédios pretenderem introduzir, no regulamento interno do condomínio, a proibição de animais nos apartamentos.

Esta tomada de posição não só contraria Direito adquiridos como também o direito consignado por lei quanto à permanência de animais em apartamentos.

Para além disso, trata-se de uma posição que interfere com o direito das pessoas no que se refere à sua vida particular e pior do que isso, trata-se de uma marginalização dos animais que pode e leva muitas vezes ao seu abandono, por falta de esclarecimento.

Assim, a L.P.D.A., faz saber que:

Existe legislação que regulamenta as exigências quanto aos cuidados a ter com os animais nos apartamentos. Porém, não existe legislação que proíba as pessoas de os ter . A mais recente, portaria nº1427/2001 de 16 de Dezembro,define no seu art.º 1º alínea 2 -“ Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até três cães ou 4 gatos adultos” -, ou seja até 4 animais.

O código civil considera os animais pertença (um bem ) das pessoa, tornando-as por eles responsáveis em todas as situações, logo, as pessoas não podem ser espoliadas dos seus pertences e ou bens por qualquer regulamento de condomínio sem fundamento plausível.

Quando é celebrado o contracto de promessa de compra e venda de um apartamento e ou aluguer deve o comprador ou o inquilino ser informado de que existe um regulamento que interdita o acesso a animais; regulamento que deve estar afixado no imóvel.

Qualquer regulamento feito à posterior ,não pode ser aplicado a quem já tem direitos adquiridos. O regulamento de condomínio só tem aplicação a partir da sua aprovação e desde que este seja aprovado por maioria, conforme lei do condómino. Mesmo assim, é discutível a sua validade porquanto não existe nenhuma lei que proíba a posse de animais, bem pelo contrário.

Se se deparar com esta situação e necessitar no nosso apoio pode contactar-nos por e–mail: [email protected] ou através do telefone 214581818 de 2ª a 6ª feira das 16 às 18,30 departamento jurídico.

Informação tirada de http://www.lpda.pt/legislacao/apartamentos.htm

Espero ter ajudado... :wink:
Eu ñ tenho esse problema mas tenho um parecido.... o meu é mais por os meus cães serem pitbulls, mas barulho ñ fazem.
Mafalda
Responder

Voltar para “Cães”