Excerto de email:
"...junto ao prédio onde moro existe um terreno baldio.
Nesse terreno alguém montou umas coisas de madeira (a que
provavelmente chama casotas) e prendeu 2 cadelas. Uma delas tem uma
ninhada de cerca de 5 cãezinhos (que ainda não abriram os olhos) e a
outra ainda não consegui perceber, mas parece ter tido 1 ninhada há
pouco tempo. Para além disto existe ainda outra cadela que também teve
cãezinhos, mas curiosamente só lá andam 2 machos e 1 deles estava preso num contentor de obras, fechado dentro de 2 caixotes. Estes 2 bébes devem ter cerca de 1 mês.
Para culmatar tudo isto resta dizer que os animais pouco ou nada
devem comer, uma vez que estão pele e osso e assim que eu lhes fui dar
de comer pareciam loucos.
Parece-me que os animais são de um homem e dos filhos, que os
depositaram ali. Para quê, não sei. Mas quando se apereceberam que
alguém tinha solto os animais e tinha andado ali, não me pareceram muito
amistosos. :)
O que se poderá fazer?"
Situação real- animais maltratados : dê a sua opinião
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
- Contacto:
-
- Membro
- Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Olá!
isto realmente...não sei onde isto irá parar!
Coitados dos bichinhos...sinceramente....tudo se pode fazer contra os bichos...nada responsabiliza os donos!
Deus queira que consigam ter boa sorte! Que tristeza!
Tal como aconselhei a Praias noutro tópico, contacte a Liga Portuguesa dos Direitos do Animais www.lpda.pt
tudo de bom para esses meninos!
Vá dando noticias!
isto realmente...não sei onde isto irá parar!
Coitados dos bichinhos...sinceramente....tudo se pode fazer contra os bichos...nada responsabiliza os donos!
Deus queira que consigam ter boa sorte! Que tristeza!

Tal como aconselhei a Praias noutro tópico, contacte a Liga Portuguesa dos Direitos do Animais www.lpda.pt
tudo de bom para esses meninos!
Vá dando noticias!
Última edição por xandinho em terça mar 11, 2003 3:02 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Correponde,Mas quando se apereceberam que
alguém tinha solto os animais....
Perante uma situação destas há de facto que se fazer alguma coisa, mas será soltar os animais uma atitude consciente? Parece-me que mais uma vez alguém agiu impulsivamente perante uma situação que a/o chocava e aliviou a sua consciência e o peso que sentia no peito pelo que pensou que no imediato seria o melhor para os animais, soltando-os. É como que se pensasse " Os animais assim não estão bem de certeza, porque estão presos e sem se alimentarem convenientemento. Por isso, há que soltá-los porque ao menos assim ficam aos cuidados de Deus".
Pois é, mas Deus parece que tem muito que fazer por estes dias e nem sempre tem possibilidade de cuidar dos cães abandonados. O que é certo é que cães soltos também não são uma boa solução! Cães soltos são atropelados e morrem ou ficam estropiados, cães soltos metem-se em problemas por estragos que causam ( na procura de comida), cães soltos são agredidos, escorraçados e maltratados por pessoas sem escrupulos, etc......
Nestas circunstâncias, se se vão retirar os cães do "cuidado" dos donos ( bons ou maus), há que à priori saber aos cuidados de quem se vão deixar! Avaliar previamente as possibilidades de acolhimento (em casas de alojamento provisório ou definitivo, em associações de animais ou, em último recurso, nos canis municipais). Salvar alguém de se afogar atirando-o para o convés de um barco que se está a afundar também é um gesto impulsivo, compreensível, mas sem sentido.
Boa sorte
Paulo C
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
PauloC,
Compreendo a sua resposta e, analisando friamente até encontro alguma razão naquilo que diz. No entanto, não era preciso dá-la tão detalhadamente quase que repreendendo o nosso amigo "corresponde" pelo que fez.
A atitude é perfeitamente compreensível e eu provavelmente te-lo-ia feito também (e quem sabe se o meu amigo também não?!?).
Atenção PauloC que não pretendo atacá-lo ou entrar em polémicas ok?
Quanto ao que fazer, realmente é complicado. Mas o melhor será arranjar-se alguém disposto a ficar com os cachorrinhos.
Quanto aos "senhores" que os colocaram onde estão, proponho espancá-lo ate perderem a consciência e empalá-los vivos em estacas no meio da Serra do Gerês para os lobos lhes ensinar a bem tratar dos animais
desculpem a agressividade...
Abraços,
Bullie & Gaspar (a babar-se de raiva e a quere filar alguém...
)
Compreendo a sua resposta e, analisando friamente até encontro alguma razão naquilo que diz. No entanto, não era preciso dá-la tão detalhadamente quase que repreendendo o nosso amigo "corresponde" pelo que fez.

A atitude é perfeitamente compreensível e eu provavelmente te-lo-ia feito também (e quem sabe se o meu amigo também não?!?).
Atenção PauloC que não pretendo atacá-lo ou entrar em polémicas ok?

Quanto ao que fazer, realmente é complicado. Mas o melhor será arranjar-se alguém disposto a ficar com os cachorrinhos.

Abraços,
Bullie & Gaspar (a babar-se de raiva e a quere filar alguém...

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Bullie,
O Corresponde limitou-se a reproduzir uma mensagem de um relato de uma terceira pessoa. O meu comentário dirige-se por isso à atitude dessa terceira pessoa e não do Corresponde.
Cumprimentos
Paulo C.
O Corresponde limitou-se a reproduzir uma mensagem de um relato de uma terceira pessoa. O meu comentário dirige-se por isso à atitude dessa terceira pessoa e não do Corresponde.
Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Bullie,Quanto aos "senhores" que os colocaram onde estão, proponho espancá-lo ate perderem a consciência e empalá-los vivos em estacas no meio da Serra do Gerês para os lobos lhes ensinar a bem tratar dos animais
Não é que me faltasse vontade para fazê-lo, mas esta frase não é mais do que um desabafo e em nada muda a vida dos cães. Vendo bem as coisas, a distância entre este 'desabafo' ( seu e que poderia ser meu também) e a atitude de soltar os cães não é assim tanta. De facto, a pessoa que soltou os cães nada mais fez do que 'desabafar' a raiva que a situação lhe suscitou. decerto sentiu-se mais aliviada pelo que fez, mas... e os cães, o que beneficiaram na realidade?
Eu proponho, já que as pessoas em questão parecem não ser acessíveis ao diálogo, recorrerem-se às entidades oficiais ( particulares e públicas) para denunciar esta situação. Podem dizer que as entidades não agem ou não fazem concenientemente o trabalho delas? Pois...mas se não receberem as denúncias é que não agem de certeza!! Se forem denunciadas e essas entidades não agirem, denunciem-se essas entidades pela falta de acção. O importante é não ficar calado, conformado ou agir impensadamente de modo a que em vez de resolvermos o problema o aumentamos. As coisa TÊM que funcionar, lutem POR ISSO!
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Concordo com o Paulo C. , mas também confesso que não sei se eu não tomaria a mesma atitude....
Julgo que o ideal será telefonar para a liga, ou para associação de protecção dos animais ou para a união zoofila, a fazer a denúncia da situação, mesmo que alguma desta lhe feche a porta tente bater nas outras.
Ouça, estou a "incumbi-lo desta tarefa" somente pelofacto que sabe quem lhe enviou a mensgem e à partida tem melhor conhecimento da situação.

Julgo que o ideal será telefonar para a liga, ou para associação de protecção dos animais ou para a união zoofila, a fazer a denúncia da situação, mesmo que alguma desta lhe feche a porta tente bater nas outras.
Ouça, estou a "incumbi-lo desta tarefa" somente pelofacto que sabe quem lhe enviou a mensgem e à partida tem melhor conhecimento da situação.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
- Contacto:
O que respondi a esta pessoa foi:
"É preciso ver a situação pelo lado legal, em que além de precisar
duas testemunhas terá de provar que os animais são maltratados e
escrever à Direcção Geral Veterinária.
É importante saber se o terreno pertence a alguém e se tinham autorizaç
ão para fazer o que fizeram ou se tem permissão para ir a esse terreno
ou senão estará a invadir propriedade alheia.
Outra alternativa é providenciar lares para os animais e alguém
ir lá tirar os animais sem essas pessoas estarem presentes.
Saliento que as associações não são uma autoridade.
Lembro que se por exemplo reportar a situação ao canil municipal
poderá fazer com que uma vez os animais estejam no canil e ninguém
os vá buscar no espaço de 8 dias os animais de acordo com a lei
em vigor podem ser abatidos no canil municipal."
"É preciso ver a situação pelo lado legal, em que além de precisar
duas testemunhas terá de provar que os animais são maltratados e
escrever à Direcção Geral Veterinária.
É importante saber se o terreno pertence a alguém e se tinham autorizaç
ão para fazer o que fizeram ou se tem permissão para ir a esse terreno
ou senão estará a invadir propriedade alheia.
Outra alternativa é providenciar lares para os animais e alguém
ir lá tirar os animais sem essas pessoas estarem presentes.
Saliento que as associações não são uma autoridade.
Lembro que se por exemplo reportar a situação ao canil municipal
poderá fazer com que uma vez os animais estejam no canil e ninguém
os vá buscar no espaço de 8 dias os animais de acordo com a lei
em vigor podem ser abatidos no canil municipal."
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Oi!
Desculpem, mas eu nunca soltaria cães, mesmo estando nessas condições, porque seria dar-lhes o mesmo fim ou pior.
O ideal seria apresentar queixa às entidades competentes, na esperança ingenua que eles resolvem, o mais depressa possivel e da melhor maneira!?!......porem, todos nós temos consciencia que a realidade é outra e bem macabra, e se não formos nós a resolver, ninguem virá em auxilio de meros cães que até tem casa e dono!?!
Assim sendo, nestes casos é primordial arranjar um lar ou acolhimento mais digno e só depois tirar ou se quiserem libertar.
Bye
Desculpem, mas eu nunca soltaria cães, mesmo estando nessas condições, porque seria dar-lhes o mesmo fim ou pior.
O ideal seria apresentar queixa às entidades competentes, na esperança ingenua que eles resolvem, o mais depressa possivel e da melhor maneira!?!......porem, todos nós temos consciencia que a realidade é outra e bem macabra, e se não formos nós a resolver, ninguem virá em auxilio de meros cães que até tem casa e dono!?!
Assim sendo, nestes casos é primordial arranjar um lar ou acolhimento mais digno e só depois tirar ou se quiserem libertar.
Bye
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Soltar os cães, sendo que uns têm ninadas não tem lógica. A pessoa para fazer uma boa acção ou afaz completa ou deixa-se estar quieta. Os "donos" podiam espancar os cães enervados por essa boa acção, deabafando a su frsutração neles.
Ou fazia por resolver a situação de forma condigna para os animais ou fica quieto...
E o Pauloc foi correctissimo no que dissse. Essa pessoa no meu entender merece ser repreendida. Afinal, se calhar fez mais mal que bem.
Ou fazia por resolver a situação de forma condigna para os animais ou fica quieto...
E o Pauloc foi correctissimo no que dissse. Essa pessoa no meu entender merece ser repreendida. Afinal, se calhar fez mais mal que bem.
-
- Membro
- Registado: segunda jan 20, 2003 12:39 am
Até que enfim ouça algo como deve ser.
Continua assim vasco, isto sim são msg dignas de um forum.
Quanto à situação em si acho que o Paulo e Vasco já disseram tudo.
Agora resta esperar para saber o que se vai passar.
Continua assim vasco, isto sim são msg dignas de um forum.
Quanto à situação em si acho que o Paulo e Vasco já disseram tudo.
Agora resta esperar para saber o que se vai passar.
Olá
Lamentável e revoltante, aquilo que certas pessoas sujeitam os cães...
Sendo cães com dono, ninguém os devia ter solto, embora nos possa custar muito, é meter foice em ceara alheia... é considerado um abuso!
Pode-se sim, chamar as autoridades locais, ou mesmo alguem pertencente à SPA ou LPDA...

Lamentável e revoltante, aquilo que certas pessoas sujeitam os cães...
Sendo cães com dono, ninguém os devia ter solto, embora nos possa custar muito, é meter foice em ceara alheia... é considerado um abuso!
Pode-se sim, chamar as autoridades locais, ou mesmo alguem pertencente à SPA ou LPDA...