Discordo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 02, 2007 5:12 pm

Victor Escreveu: Desculpem-me, mas amizade é reciprocidade de tratamentos, não obediência a um mestre.
Abraços.
Não estou de acordo com esta definição da relação cão/dono!

Porque não, dedicação, companheirismo, lealdade ou adoração? :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

sexta mar 02, 2007 5:55 pm

"Dono", "adoração", belas escolhas de palavras.
Serão realmente palavras adequadas a uma relação?
Mas a questão levantada seria...
Se exige a adoração de seu amigo?
Isso seria reciprocidade?
Companheirismo seria até um caminho para a amizade, mas não se ela for atrelada (desculpem mas não resistí :twisted: ) a dedicação de uma parte ou a veneração ou uma lealdade submissa.

Veja bem, não estou dizendo que o cão não é amigo ou não tem amizade, mas sim da acusação dos gatos não a terem por não a atrelarem a vassalagem.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 02, 2007 6:07 pm

imarcelo Escreveu:
Victor Escreveu: Desculpem-me, mas amizade é reciprocidade de tratamentos, não obediência a um mestre.
Abraços.
Não estou de acordo com esta definição da relação cão/dono!

Porque não, dedicação, companheirismo, lealdade ou adoração? :wink:
Então será cão/Homem! Porque de outra forma faz todo o sentido! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vopate
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 12:06 am

sábado mar 03, 2007 12:20 am

Não tenho mais nada a dizer, já comentei o suficiente sobre o assunto e acho que tenho outas coisas mais prioritárias a fazer!
quote="LuMaria"]
vopate Escreveu:Tenho 55 anos de idade, sempre tive animais, porque os adoro e pode crer que o meu "desconhecimento" que o Vitor refere no seu penúltimo parágrafo, mais não é do que o seu desconhecimento sobre a minha pessoa, o que não lhe dá o direito de julgar sobre o trato que tenho para com os animais!
Nós questionamos as suas frases e a vopate fala-nos de si. Ninguém julgou a forma como trata os seus animais. A pergunta mantém-se se quiser responder :wink:[/quote]
<p>Sou novata por aqui, e gostaria de lhes apresentar as minhas duas paix&otilde;es</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 03, 2007 11:19 pm

Pessoal, o Sebastian deve ter 11 ou 12 anos, não sejam assim... :?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Victor
Membro Veterano

segunda mar 05, 2007 10:42 am

Vopate, não tem mais nada a dizer ou tem tem mais justificativas.
Como disse a Lu:
"Nós questionamos as suas frases e a vopate fala-nos de si. Ninguém julgou a forma como trata os seus animais. A pergunta mantém-se se quiser responder"
Parece que não quer responder.
Nós apenas estranhamos suas afirmações (ou julgamentos).
Ei.. ei... hi.. fugiu... :roll:
Bem que uma dessas "coisas mais prioritárias" poderia ser se informar melhor. :roll:

Gente vai me desculpar, mas a acusação de que os gatos não são "amigos" é usada a muito como justificativa para perseguições, mutilações, abandonos e maltratatos contra os gatos (e nisso o Sebasthian está coberto de razão).
E como ficou claro nos esclarecimentos das acusações da Vopate, sim os gatos são capazes de se arriscarem para nós defender, sim os gatos são capazes de nós confortar em uma hora de dor e sim são capazes de companheirismo, dedicação, lealdade e amizade (só se faz necessário fazer por merecer).
Confirmo que são animais diferentes, mas iguais no que mais importa.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda mar 05, 2007 11:41 am

Victor Escreveu: Gente vai me desculpar, mas a acusação de que os gatos não são "amigos" é usada a muito como justificativa para perseguições, mutilações, abandonos e maltratatos contra os gatos.
Ao dar a minha opinião sobre os cães, não estou de forma nenhuma a menosprezar os gatos. Aliás tive um belo companheiro e amigo durante 18 anos, por isso longe de mim dizer mal dos gatos :wink:

Agora a relação não é comparável. Até porque os animais são completamente diferentes, logo as suas reações são diferentes também.

Não me vou por aqui com jogos de palavras, apenas prefiro definir o cão como leal, usando trela ou não....sendo dono ou apenas homem, é um amigo! ( e muitas vezes o melhor!!!):) :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 05, 2007 11:49 am

CasadeAnaval Escreveu:Pessoal, o Sebastian deve ter 11 ou 12 anos, não sejam assim... :?
:? Mas a vopate tem 55...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Victor
Membro Veterano

segunda mar 05, 2007 12:27 pm

Imarcelo, é a sua opinião (contanto que não invente “provas” para torna-la verdade não há problema) :twisted: .
Como você mesma disse, será que lhe deu oportunidade, para que ele lhe possa ter demonstrado o quanto as palavras amigo e leal têm de verdade?!”
Cara eu também tenho os dois (no caso as duas), e continuo com minha opinião que (até por serem animais diferentes) não dá para julgar que um é melhor ou pior que o outro no que se refere ao carinho e principalmente a amizade.
A minha (assim como as da minha cunhada e outras) vem me esperar na porta quando chego e se despedir de mim e de minha esposa quando saímos e está sempre ao meu lado quando é necessário.
Agora realmente não dá para comparar os carinhos, afinal as lambidas e roçados da minha gata são “pessoais” e “intransferíveis”.
Mas admito que a preferência seja pessoal (prefiro conquistar o carinho e respeito).
Só fiquei meio triste que as justificativas deste tópico a favor dos cães fossem pautadas na sua utilidade como ferramenta ou em sua servidão e que um dito popular ganhe status de verdade incontestável.
Eles mereceriam mais respeito.
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 05, 2007 12:55 pm

Pois, realmente não faz sentido nenhum comparar os animais entre si para mostrar as qualidades de um em função das diferenças do outro.
E de facto um não é melhor que o outro, são diferentes. Digamos que conquistar um gato obriga a um exercicio muito maior. Quem o consegue fazer tem um fiel amigo para toda a vida. Não são todos que têm essa abertura e por isso nunca vão saber o que realmente é um gato. Um gato é um desafio inteligente. Victor, grande amante de gatos hein?
Victor
Membro Veterano

segunda mar 05, 2007 1:56 pm

Realmente Lu.
Hum... apenas dou valor a quem merece.
Embora às vezes gostasse que os gatos lambessem menos... :roll: Os cães também, mas já estou acostumado.
"Não são todos que têm essa abertura e por isso nunca vão saber o que realmente é um gato.".
Infelizmente incluo alguns que preferem ser "donos" de gatos a conviver com eles.
Animais diferentes, mas ambos fieis, companheiros e amigos (desde que mercamos).
Aliás discordo em parte da sua afirmação acima.
Basta que os tratemos como amigos para os termos como amigos ...mas não é isso a amizade?! :wink: (será que esses que disseram “ter sido donos” um gato já levaram aquelas massagens tão relaxantes?)
Sebasthian
Membro Júnior
Registado: quarta fev 28, 2007 2:24 pm

segunda mar 05, 2007 2:27 pm

Não estava a espera que o tópico iniciado resultasse em certas coisas aqui. Primeiro, não tenho uma década, mas sim duas! Gostava de saber de onde foram buscar isso para se perceber o cumulo do absurdo!

Agora relativamente aos gatos (e a outros animais) só não se ouve falar disso porque a vontade, a maré social, nos leva a acreditar que o cão está no topo! Tenho um gato e uma cadela actualmente e já tive outros dois gatos e outros dois cães. A minha relação, portanto, com as duas espécies não é assim tão limitada. Olhando para o passado e inclusive para a actualidade, continuando eu a ter animais, tive experiências variadas com todos eles e digo e sublinho que tanto os meus gatos já se me revelaram bem fieis como são muito mais dependentes que o cão. O cão é d efacto um companheiro, mas é-lo de uma forma que nem controlo tem muitas vezes. O gato é mais cauteloso, mais independente. Mas a sua independência, a sua vontade de dormir ou o seu modo mais meloso de estar, não impede que se manifeste um amigo (se não um irmão, como todos os meus companheiros sempre foram!).

Quando vou de férias levo sempre os rapazes comigo. Vamos para o norte, para o sul, apenas em viagens e as reacções/adaptações são óptimas! Deixo-os andar e deixo-os ter a liberdade que infelizmente aqui em Lisboa me é impossível oferecer. No meio dessas andanças, descobrem-se sítios novos e problemas vários, como um perder-se ou aparecer magoado. Mas é fantástico como voltam sempre, como conseguem sempre reencontrar o seu caminho. E para que fique bem marcado, fui já salvo pelo meu gato actual, Charlie, pelo menos duas vezes, sendo que quando estou em baixo ou quando me acontece algo do género me magoar, ele vem e instintivamente fica perto, procura curar.

Lá está, generalizações só dão em mau resultado!
Sebasthian
Membro Júnior
Registado: quarta fev 28, 2007 2:24 pm

segunda mar 05, 2007 2:31 pm

imarcelo Escreveu:
Sebasthian Escreveu:
imarcelo Escreveu:
Sebasthian Escreveu:É incrível como os ditos se tornam populares num instante -/
Não me parece que sejam ditos! :wink: É uma realidade e está mais que provada, quer se goste ou não...
Wow! Que realidade? Que o cão é o melhor amigo do Homem? o.O Fundamentado? Então, como?
Se calhar deveria respeitar um pouco mais a cadelita que anda lá por casa, não? :)

Ou será que lhe dá oportunidade, para que ela lhe possa demonstrar o quanto estas palavras têm de verdade?! :wink:

Respeitar um pouco mais a cadelita? Dar-lhe oportunidade de demonstrar? Mas porque se saiu com essa agora? Eu não estou a inferiorizar os cães, mas sim a engrandecer os outros animais, pois são vistos/colocados a um nível a baixo do cão por ideias com as quais me é impossível concordar!
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda mar 05, 2007 3:23 pm

Ao longo dos tempos, o cão tem-se notabilizado no seu relacionamento com o ser humano.

Eu pessoalmente também subscrevo que é o meu melhor amigo, mas admito que haja pessoas que não pensem desta forma ;)

Talvez já o cavalo tenha sido o melhor amigo do homem, ou qualquer animal que facilitasse as suas deslocações.

Penso que todos teremos o nosso melhor amigo, independentemente do animal que for.

Importante é que ele (amigo) esteja ao nosso lado quando necessitamos.

Caso inequívoco de...

Cada cabeça, sua sentença ;)
<p>Cumprimentos, </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda mar 05, 2007 3:39 pm

Eu ainda não entendi, sinceramente qual é o intuito deste tópico.
Não percebo porque insistem em comparar o que não tem comparação. Gatos são gatos, cães são cães, cada uma das espécies com os seus defeitos e cada uma com as suas virtudes.

Eu já tive gatos, neste momento só tenho cães, mas tenho além deles chinchilas, cobras, ratos, ratazanas e esquilos. Não os comparo uns aos outros, para quê?

Mas, há que recordar que aqui é o forum dos cães, é normal que os seus donos enalteçam as suas virtudes, independentemente de gostarem ou não de outros animais, se fosse o forum dos gatos seriam os gatos a ser eneltecidos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”