Já tenho lido bastante acerca disto, parece que chegaram à conclusão que, em contacto com animais, o organismo cria defesas a possiveis alergias, daí o risco de se ser alergico a pelos de cães/gatos seja menor, e consequentemente a outros tipos de alergias.Animais Domésticos Reduzem Risco de Alergias na Criança
No meu caso, fui, em tempos, um alérgico de alto risco, com operação à mistura. Já na altura habitava com um cão, mas por indicação do meu médico ( e isto já há uns anitos...) o problema não estava no animal, apesar de nos exames ter dado positivo nas alergias a pelos de cães/gatos, mas sim e principalmente devido ao meio ambiente onde vivia. E até vivia numa zona de Lisboa não muito poluida...
Mudei-me de armas e bagagens para a zona de Mafra, e surpresa das surpresas, a alergia foi-se!

Não quero fazer do meu caso uma cura milagrosa para os alergicos, mas bastou-me uma simples mudança de ares (de poluido para uma zona de mato/costeira) para debelar completamente a minha alergia.
Desculpem se fugi um "bocado" ao topico inicial, mas achei este ponto que o Paulo focou importante

Já agora, uma situação: sei de um caso que um "senhor" queria despachar o cão pq gastava a monstruosidade de "7 ou 8 euros" por mês

Nem quiz saber o que o pobre do animal comia.