Medo do candeeiro do tecto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 03, 2002 9:14 am

Amigos :)

Precisava dumas dicas.

Tenho uma cadela com 5 meses, a Zhora. Ontem de manhã, resolveu reparar que o candeeiro de tecto da sala, tem uma ventoinha, ainda por cima e por lapso, liguei a ventoinha, em vez da luz.
Temos problemas! :o :o
A Zhora, agora, leva o tempo a olhar para o "ceu", a ladrar e a rosnar e quando passa pela sala, quase que rasteja. Desde ontem, que anda super amedrontada, com as orelhas "arrepiadas" e o cotinho metido entre as pernas.
Ela tem um ladrar forte e não se cala, até de noite. Mesmo que a repreenda, segundos depois, volta à recarga. Agora, assusta-se com as sombras na parede.
Dicas, precisam-se, please! :o
Saudações caninas! :)
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta mai 03, 2002 9:48 am

Olá Madonna...
O melhor é tentar demonstrar que ela não precisa de ter medo. Ligue a ventoinha e permaneça perto da Zhora, faça-lhe umas festinhas e mostre-lhe que não há razão para ela ter medo. Se fôr preciso, desligue a ventoínha, pegue nela (se fôr levezinha) e leva-a para cheirar a ventoinha. ;)
Madonna
Membro Veterano

sexta mai 03, 2002 10:05 am

Pois é Kurika :o já tentei isso.... ...já liguei a ventoinha, fiz-lhe festinhas, disse-lhe: é amigo ;) , mas ela, ainda fica com mais medo. Pegar ao colo, custa-me muito, porque ela já passou os 20kg, além disso, começa a espernear e magoa-me, com a força que tem.
Isto deve ser uma consequência dos mimos a mais. O que receio, é ganhe traumas e fique uma cadela palermita. Agora, até se assusta com as sombras na parede...

Saudações caninas :)
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta mai 03, 2002 1:10 pm

Olá!

Por acaso hoje estive a ler sobre o medo nos cães e como é que nos devemos comportar.

Vou traduzir um excerto do que li:

Quando o seu cão estiver com medo, não lhe faça festinhas nem fale com ele docemente. Ao fazer isto estará a reforçar o medo, encorajando o comportamento amedrontado. O seu cão pensa "Quando estou assustado, fazem-me festinhas e dão-me miminhos. A mãe gosta quando eu estou a tremer. Estão-me a dizer que é correcto sentir-me assim."

Não o force a confrontar o objecto do seu medo. Ao fazer isto só irá reforçar o ser receio, e pode causar pânico. Curaria o medo de monstros de uma criança atirando-a para um quarto escuro para lidar com eles? Claro que não. A simples ideia soa cruel e abusiva. Não force o seu cão a lidar com algo que o assuste também.
Bem isso é o que não não se deve fazer. Então o que fazer. Rir. Sim, rir. Não do seu cão, isso seria insultuoso. Rir do objecto do seu medo, independentemente do que for.
Talvez seja uma estátua (...) ou uma árvore (...) ou um item doméstico (pás rotativas das ventoinhas, lâmpadas no tecto e similares - nós até tivemos um cão que ladrava histericamente para uma sanita), ou uma pessoa. Fale de uma forma animada, rindo e de forma bem disposta, e o seu cão irá certamente superar o seu medo e dirigir-se-á ao objecto. Fazendo isto ele descobrirá que não é algo assustador.

Clicker Training Manual, Volume I, pag.8
Gail T. Fisher

Espero que tenha ajudado ;)
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

sexta mai 03, 2002 1:28 pm

Torna-se mais complicado porque o objecto em questão não está acessível ao seu cão para que ele o possa cheirar e explorar sem ser forçado...ops: forçada!!!

Outro dia ía com o Dark na rua, à noite, e ele resolveu reparar numa lata branca daquelas da tinta que estava para ali no meio da erva...entrou em pânico e desatou a ladrar e a rosnar à pobre da lata...estava com vontade de tudo menos de chegar à lata....como a trela que uso para os xixis é extensível, não o forcei a chegar-se, mas não lhe fiz festas...resolvi ir para ao pé da lata e toquei eu nela, mostrei-lhe que não havia razão para ter medo...ele começou a querer chegar-se muito a medo e cada vez que o nariz se aproximava da lata ele recuava....sempre com as pernas muito atrás completamente de pescoceira esticada, eh,eh,eh ...até que ao fim de um bocado...e de muita paciência....lá se chegou decidido e sem medo e saíu dali a abanar o seu rabalhão de lontra....

Pois é...eu opto por não sair do local até o assunto estar resolvido..até ele perceber que não precisa ter medo...claro que o candeeiro está um pouco longe do alcance....e não deve ser muito prático retirá-lo do sítio só para a cadela o poder cheirar do chão...mas se calhar iria valer o esforço...

Um abraço

Magui ;)
Madonna
Membro Veterano

sexta mai 03, 2002 1:39 pm

Olá :) :)

Obrigada a todos!
O excerto que me traduzíu, minbullet, é muito útil, a par do que disse também, Magui :)

...quanto ao conselho de retirar o candeeiro :? ...é que levei quase uma semana para montá-lo :(
Acho que rir-me para o candeeiro, é mais "sustentável" :)

Saudações caninas :) :) :) :) :)
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta mai 03, 2002 2:12 pm

Ola Madonna!
Eu acho que a unica maneira de o problema passar é com o tempo:O meu cão tinha imenso medo de um puff mas depois de algum tempo ja não teve :)
Responder

Voltar para “Cães”