CDS quer examinar donos de cães perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

quarta mar 12, 2003 11:35 pm

Concordo com o dogsdamour.
Esta lei podia vir a trazer algo de útil, pois estes cães só iriam para maos de pessoas realmente responsáveis e sem intençoes de os pôr em lutas!

Não concordo com o rótulo de Raças Potencialmente Perigosas...até porque o Pitbull é um rafeirote...só é considerado raça para isto???
Até fazem listas sem o minímo conhecimento sobre cada raça...baseiam-se apenas em noticias retiradas de jornais e noticiarios...isso sim está mal!
Sem o tal rótulo...esta lei deveria de ir para a frente...afinal todos nós nos queixamos das lutas de caes...dos miudos inconscientes e não só, que os usam como arma e como puro divertimento e forma de se imporem perante certas situaçoes...eu tenho uma pitbull e sinceramente nao gosto da forma como sou olhada e tratada por parte da policia e de pessoas que se baseiam apenas mais uma vez em noticias...sem saber com que tipo de cao estao a lidar...
Com esta lei estas mentalidades nao iriam mudar...mas os caes deixavam de estar naos maos erradas...só há que ter atençao a listinha de raças que é muito injusta e sem cabimento.

Fiquem bem ;)
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta mar 13, 2003 8:28 am

Olá

Em parte, exceptuando ao dos "...cães perigosos...", concordo plenamente. Mas, como conseguirão eles acertar na muche? É que, pessoas idóneas, sem problemas com a justiça, com a cabeça no lugar, nunca utilizariam estes mesmos cães para lutas. Estas pessoas, são faceis de encontrar. O problemas, são aquelas que os utilizam mesmo para esses fins. Essas é que vai ser um osso duro de roer.

E mais, qualquer dia, aos criadores da raça, vão exigir que no acto de venda, solicitem o registo criminal ao comprador. :?

Se for para bem dos cães, força vamos em frente. Vamos lá ver é se por uns, pagam também os outros (donos). :(
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 13, 2003 9:23 am

Amigos,
Penso que é muito louvável que alguém comece a fazer alguma coisa para legislar sobre lutas de cães e sobre a pose de determinados cães em determinadas mãos.
Olá Aby,
As Lutas de cães, talvez não saiba, mas já são proíbidas actualmente! Apesar de tudo, não vejo que seja feita alguma coisa proveitosa no sentido de que elas acabem e de que os responsáveis sejam penalizados!!! Quanto à posse, existe também (desde hà muitos e muitos anos) uma coisa a que se chama registo e outra a que se chama licenciamento! Por acaso acham que os cães usados nas lutas, nos assaltos ou aqueles que se vêm por aí nas mãos de putos inconscientes, têm licença ? Alguém já viu algum policia a pedir a licença e o regsito de um cão que passeia com o dono na rua? Eu não!!! ( Só a pedem, às vezes, quando o cão causou algum problema!).
Não me parece por isso que vá ser com MAIS legislação que se vai resolver o que quer que seja em relação aos cães que estão em 'mãos perigosas' !!! Tal como actualmente, essas pessoas também não vão cumprir as novas Leis, e tal como a actualmente as autoridades não vão fazer com que essas pessoas a cumpram.
Como aqui foi dito, essas Leis só vão servir para estigmatizar mais as raças e legitimar os grunhidos daqueles que querem acabar com elas! Se agora já andamos na rua condicionados, e somos obrigados a ouvir as mais variadas 'bocas', quando a raça estiver numa 'lista oficial' vai ser a "confirmação" da respectiva perigosidade e aí então é que vamos ser 'perseguidos'!!!

Já pensaram que bastava que as autoridades fizessem cumprir a lei que JÁ EXISTE para que o problema muito provavelmente se resolvesse?
Concordo com o dogsdamour.
Esta lei podia vir a trazer algo de útil, pois estes cães só iriam para maos de pessoas realmente responsáveis e sem intençoes de os pôr em lutas!
Eu também concordo com o Dogsdamour, particularmente porque me parece ter entendido da posição dele que esta Lei não vai trazer nada de útil.

Abraços
Paulo C.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mar 13, 2003 11:01 am

É ridículo elaborar-se nova legislação sobre este assunto sem que existam provas de que a legislação existente é insuficiente ou omissa.Com efeito, nunca nada se fez para fazer cumprir a legislação já existente então , na ausência de dados que suportem a inaptidão da legislação actual face á realidade , porquê nova legislação?
"Agravamento das penas para quem promover as lutas de cães".Absolutamente de acordo, mas a condenção dessa prática já existe na legislação actual e quantas vezes foi aplicada?

Temos que ver isto mais como iniciativas no campo político das quais se pensa tirar dividendos políticos ,que própriamente medidas e desejo efectivo de resolver os problemas. O que é lamentável é que os pobres dos cães das referidas raças, bem como os seus donos, é que vão sofrer com a situação.

Saudações
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mar 13, 2003 11:19 am

boerboelfan Escreveu:
"Agravamento das penas para quem promover as lutas de cães".Absolutamente de acordo, mas a condenção dessa prática já existe na legislação actual e quantas vezes foi aplicada?

Ouvi uma vez, num daqueles programas que a TV2 tem e que o governo diz que ninguém vê, o seguinte par de frases:

«- Cadeia? Em Portugal nada dá cadeia!»

:lol:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 13, 2003 12:07 pm

Para quem não conhece, este foi o último Projecto de Lei do PSD, que nunca chegou a ser discutido e aprovado mas que se pensa que ainda poderá servir para qualquer coisinha.......
http://arcadenoe.no.sapo.pt/proj_481.htm

Notem que a estupidez é a do costume, e reparem naquilo que eu já havia falado de incluir na 'lista' não só as raças mas também os cruzamentos respectivos!!!!!!
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mar 13, 2003 12:22 pm

Ó paulo é de se esperar, se nem os nomes das raças sabiam escrever... Portanto nada me admira....
Só me deixa é ainda mais envergonhada....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 14, 2003 1:30 am

Ufa!... Não puseram na lista o pinscher miniatura... nem sei como escapei!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 14, 2003 9:11 am

KROZ Escreveu: Ufa!... Não puseram na lista o pinscher miniatura... nem sei como escapei!

Ah, pois, é que o respeito é muito bonito...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 14, 2003 9:34 am

Ora aí está !

Diz boerboelfan muito bem
Publicada: Qui Mar 13, 2003 11:01 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

É ridículo elaborar-se nova legislação sobre este assunto sem que existam provas de que a legislação existente é insuficiente ou omissa.Com efeito, nunca nada se fez para fazer cumprir a legislação já existente então , na ausência de dados que suportem a inaptidão da legislação actual face á realidade , porquê nova legislação?

Temos que ver isto mais como iniciativas no campo político das quais se pensa tirar dividendos políticos ,que própriamente medidas e desejo efectivo de resolver os problemas. O que é lamentável é que os pobres dos cães das referidas raças, bem como os seus donos, é que vão sofrer com a situação
Não resisti a transcrever na integra o texto porque diz absolutamente TUDO o que eu gostaria de dizer.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta mar 14, 2003 10:40 am

Endereço de email do dito partido:

[email protected]
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 14, 2003 10:47 am

Eu, pessoalmente, gostava de conhecer mais sobre a dita proposta para saber exactamente contra o que é que vou protestar! Mas infelizmente não vejo nada ainda no site da Assembleia da Republica! Alguém sabe onde posso encontrar a proposta na integra?

Abraços
Paulo C.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta mar 14, 2003 6:05 pm

O site do partido também está em remodelação.
Enviei-lhes email a solicitar mais informação.
Continuo à espera...
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

segunda mar 17, 2003 11:29 am

Olá a todos,

Concordo com as diversas opiniões dadas aqui, mas não podia deixar de participar neste tema.

Como muitos sabem os meus dois cães são SRD, como tal não estou aqui a defender a "minha camisola" mas sim a "camisola" de todos nós os que gostamos de cães!

Já fui mordida algumas vezes, uma delas com alguma gravidade, nunca por nenhum desses cães considerados de "Raças Perigosas" (é assim que os definem, não é?). Essa vez que foi a mais grave foi um Serra da Estrela, tinha eu 8 anos e fui parar ao hospital.

Ainda criança fui mordida por um caniche muito pequeno que se agarrou a mim com os dentes e ninguém o conseguia tirar de lá!

Depois fui mordida mais algumas vezes por SRD!

Não considero que haja raças perigosas, há pessoas perigosas, e muitas delas, infelizmente, sentadas nas cadeiras do parlamento em nossa representação!

Gostaria muito de saber como é que se fazem os tais testes psicológicos, como é que se avalia se a pessoa tem condições para se proprietária de um desses cães!

Gostaria também de saber como se pretende legislar este tema se existem tantos outros já legislados e sem cumprir...quantos cães estão registados, quantos estão vacinados, quantos são abandonados, quantos são mal tratados? Tudo isto é um atentado muito maior à saúde pública do que os tais cães perigosos...Valha-me Deus!

Já alguém falou que é importante acabar com as lutas de cães...já há legislação alguém respondeu, agora pergunto eu: Quem a faz cumprir?

poderá ser relativamente fácil acabar com as lutas de cães patrocinadas pelos miúdos de bairros degradados, mas e acabar com as lutas patrocinadas por Senhores Doutores, em Quintas privadas e com acompanhamento veterinário? E estes com certeza não têm cadastro e são integros, cumpridores dos seus deveres e idoneos!! Quem é que entra em propriedade privada para acabar com isso?

Pois é...também já foi dito....O Meu Triste Portugal....
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 17, 2003 6:53 pm

Já enviei o meu "protesto" para o CDS-PP :
Exmos. Senhores,

Num país onde existem tantas causas de acidentes, com consequências graves ao nível dos ferimentos causados e mesmo resultando em morte, os ataques de cães representam, em termos percentuais, um número tão pequeno que, não fossem os media, nos passariam completamente despercebidos.

No entanto, UM caso apenas que fosse de uma vida perdida ou de uma pessoa mutilada seria mais do que suficiente para justificar a nossa atenção e empenho para que não se voltasse a repetir.

Mas será mesmo necessário que, nesta base, se proceda à aprovação de nova legislação discriminativa em relação a determinadas raças de cães? Será que a legislação existente há apenas alguns anos atrás, nomeadamente o Decreto-Lei 317/85, não teria sido mais do que suficiente para evitar os poucos acidentes que ocorreram?

O Antigo Decreto Lei, para além de outros aspectos importantes, continha uma norma fundamental: A OBRIGATORIEDADE DE USO DE TRELA OU AÇAIMO FUNCIONAL.

Quantas vezes terão testemunhado V.Exas, ou alguém de vosso conhecimento, que uma autoridade tenha chamado sequer à atenção a um proprietário por permitir que o respectivo canídeo andasse solto e sem açaimo na via pública? Decerto poucas ou nenhumas!

Com efeito, é comum os cães andarem soltos na via pública e, muito pior que isso, andarem sem sequer ter o dono por perto para os ‘controlar’ ou para serem responsabilizados por eventuais danos causados.

Dos acidentes conhecidos com ataques de cães de raças chamadas ‘potencialmente perigosas’, parte deles ocorreram precisamente porque os cães não estavam devidamente condicionados por uma trela ou açaimo, ou seja, estavam soltos. Outra parte ocorreu dentro das casas dos respectivos proprietários, ou mesmo DENTRO do CANIL onde os cães estavam fechados! Mas na maioria das vezes nem sequer se chegou a saber todos os contornos do ocorrido!

É por isso que não basta publicar nova legislação para que as coisas mudem. Por mais legislação que se publique, só a fiscalização efectiva poderá fazer com que ela surta algum efeito. Não adianta publicar diplomas atrás de diplomas, com normas mais abrangentes e punições mais severas quando nem sequer se esgotou ou se demonstrou que as Normas que existem não são suficientes. De facto, as Normas são mais do que suficientes, o problema é que as entidades competentes não as fazem cumprir!

Mas permitam-me V.Exas que lhes diga, que o panorama se afigura ainda pior quando, para além de não ser feita nenhuma avaliação das Normas existentes, alguém pretende legislar sobre uma matéria que desconhece. Com efeito, não é a opinião pública nem os jornais que determinam a necessidade de nova legislação! Isso só poderia ser decidido depois de se verificar que APLICANDO A LEGISLAÇÂO ACTUAL se verificava um aumento ou se mantinha um número a ter em conta de ataques de canídeos. Depois, haveria que ver quais as causas desses ataques, e em seguida atacar essas causas por todos os meios.

A RAÇA não é certamente uma causa, e pode-se até dizer que algumas raças são até vítimas dessas “causas”. Entre outras a Marginalidade é uma dessas causas, o desrespeito pela Lei e pela Autoridade é outra dessas causas, a insegurança é outra dessas causas.....mas as raças de cães não o serão certamente! As raças de cães são vítimas de uma “moda” e quanto mais forem ‘catalogadas’ como perigosas, mais vão ser atraentes para as pessoas que as usam para fins ilícitos ou impróprios! E neste pressuposto, estas pessoas vão usar de todos os meios para fazer com que façam jus a essa fama.

Desenganem-se V.Exas se acham que estas pessoas vão passar a ser controladas pela legislação resultante da vossa proposta! Não vos creio tão ingénuos que pensem que estes cães sejam registados ou licenciados actualmente! Por acaso pensam que os marginais que usam cães para assaltos, para lutas ou para os seus confrontos de gangs vão sujeitar-se a provas psíquicas ou físicas para ver se podem licenciar os respectivos animais?

Mas permitam-me uma análise mais detalhada do vosso projecto, começando pela “exposição de motivos”:
Dizem V. Exas. que o D.L. 276/2001 é insuficiente ( eu teria muitos outros adjectivos para o classificar...). De facto, consideram que permite incluir as raças de cães comummente considerados potencialmente perigosos, mas no entanto, “e dado o facto de determinadas raças, resultantes de cruzamentos indocumentados e, por isso, não reconhecidas oficialmente, não serem consideradas raças caninas em determinados países, faz correr o risco de serem registados como animais de companhia.....”

De seguida elaboram uma lista onde se inclui o PITBULL e AMERICAN PITBULL, raça esta (American Pit Bull e Pit Bull são a mesma coisa) que não é reconhecida nem pelo CPC ( Clube português de canicultura), nem pela FCI ( Federation Cynologique Internationale)!! Continuamos então perante cães indocumentados e, à luz das entidades cinológicas portuguesa e europeia, sem raça definida!!

Confesso que fiquei satisfeito em saber que o Rottweiler, cão de origem milenar oriundo da cidade alemã de Rottweil, não faz parte da lista! Afinal...não conheço a raça Rotweiller! Será da cidade alemã de “Rotweill”.

Fico também curioso, perante o nº 2 do artigo 1º, em saber quem será a autoridade que irá determinar se o cão A ou B, tem sangue ( se é um ‘hibrido’) de Mastim Napolitano, de Boxer ou de qualquer outra das raças enunciadas! Vai ser-lhe feita alguma análise genética?!

De qualquer das formas, parece-me que se estivermos perante um cão de raça indefinida ou de um híbrido resultante dos cruzamentos das raças enunciadas, só serão considerados perigosos se manifestarem um caracter marcadamente agressivo ou dos quais haja conhecimento de ataques a pessoas, ou outros animais ou bens”. Assim sendo, tenho cá a sensação que vão por aí surgir muitos ‘hibridos’. Parece-me que muito boa gente, e eventualmente eu seria um deles, vai ‘despromover’ os seus cães a ‘hibridos’ e, sendo eles de caracter absolutamente normal e não agressivos, nunca irão precisar de nenhuma licença especial!

Mas também haverá aqueles que, em mãos erradas, poderão um dia demonstrar essa agressividade com um ataque fatal! E até lá serão cães ‘não perigoso’, ou seja, de licenciamento e posse absolutamente normal?

Mesmo eu engolindo alguns sapos, permitam-me que lhes sugira que façam as coisas ao contrário, ou seja, porque não propor que quem tiver cães de raças consideradas potencialmente perigosas (eu preferia usaria outro critério, como se fosse o peso por exemplo, mas pelo menos substituiria ‘raça’ por ‘tipologia’) faça um teste de carácter ao cão onde fique demostrado que o animal não é marcadamente agressivo?

Os demais artigos não me chocariam se por base não tivessem esta famigerada lista.

Face ao exposto, solicito a V.Exas. que:

- Reavaliem o projecto em causa, pedindo aconselhamento e apoio às entidades cinófilas, veterinários, clubes de raça e demais pessoas e entidades de reputada experiência em comportamento animal.

- Promovam a alteração do Dec. Lei 276/2001, retirando desta ou qualquer outra legislação a discriminação com base em raças de cães e substituindo estes critérios por parâmetros objectivos abrangentes e válidos.

- Promovam a fiscalização e aplicação da Lei. De referir que não basta dizer que as entidades têm de fiscalizar, há que dotá-las de meios para tal ( gostaria de saber quem tem leitores de microchip, quem tem canis com condições, quem tem recursos humanos com conhecimentos para distinguir raças ou avaliar o caracter de um cão, etc.).

Desde já agradeço a atenção dispensada e subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos

De V.Exas

Atentamente
Para já é tudo o que posso fazer.....

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”