duvidas sobre dobermann

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

sexta fev 07, 2003 11:54 pm

olá a todos ,eu gostaria que me ajudassem pois oferesseram-me uma cadelinha dobermann com 2 meses e não sei quase nada sobre a raça eu queria saber como educa-la se é necessário leva-la a uma escola ou é fácil ter um cão desta raça ajudem -me por favor ...................ela quando for grande vai ficar num quintal haverá algum problema ? ajudem-me ..........................................
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 08, 2003 12:05 am

Parabéns pela sua nova aquisição.
São uns cães extremamente inteligentes,obedientes (qnd bem ensinados para tal),mt fieis aos donos embora um pouco territoriais.
O Doberman é a minha raça favorita.Já tive dois e qnt a educação,não necessitei de nenhuma escola,apesar de q não condeno quem o faça até prq há pessoas q não sabem como ensinar estes cães...e então,sim!Uma escola será o ideal...Felizmente não precisei de tal e sempre foram uns animais extremamente meigos,obedientes,sociáveis e mt fieis.
Infelizmente já morreram,mas serão eternamente os meus grandes amigos!..
Boa sorte com a sua Doberman ,

L.C. ;)
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sábado fev 08, 2003 3:44 pm

Olá asgomes,

Antes de mais parabéns pela excelente aquisição.

O Dobermann é um cão muito meigo, afável e sensível, porém dominante, e como a qualquer cão é necessário que saiba qual é o lugar no seio da família. É extremamente dependente do dono, mas ao contrário do que se diga, não é cão de um só dono pois distribui o seu amor e lealdade por quem o trata bem dentro da família.

É um cão que deve ser educado com firmeza, mas nunca com brutalidade ou insensibilidade. É muito inteligente e fácilmente se apercebe daquilo que o dono gosta e não gosta, o que não quer dizer que faça sempre aquilo o dono quer, principalmente em cachorro.

A escola de obediência é sem dúvida uma boa escolha se quiser que a sua cadela se comporte como deve de ser em qualquer circustância que o acaso lhe possa proporcionar.

O treino do cão ou cadela nunca dever ser feito com qualquer tipo de intuito agressivo, ainda que inconscientemente, mas sim por forma a evidenciar as qualidades físicas e psíquicas para o qual a raça foi talhada... a guarda. Essa qualidade é-lhe inapta, e qualquer dobermann, mesmo não tendo qualquer tipo de treino desta natureza, é um guarda por excelência. Mas essas qualidades devem ser domadas e o controle e confiança devem ser recíprocos (dono - cão). Uma educação mal dada pode tornar o dobermann agressivo ou medroso, resultado... uma arma temível e quase sempre com 2 bicos.

Sendo um cadela de raça grande deve-lhe proporcionar o espaço e mobilidade suficiente durante o dia, e sendo jovem deve ter em muita consideração a ração e o exercício que dá, que não deve ser em demasia. Mas sobretudo muita atenção, por exemplo o meu cão, se eu estiver em casa ele quer estar comigo, apesar de ter o terreno para brincar, correr e sei lá mais o quê... ou seja quando eu estou em casa ele está comigo, não ficando confinado a estar sozinho (apesar de eu ter uma rafeirinha que lhe faz companhia e ele a ela).

Tenha especial atenção também aos cuidados de saúde mais comuns, se a cadela não tiver as orelhas cortadas limpe-as regularmente para evitar otites, evite que faça exercício depois de comer (torção do estômago) e procure quaisquer sinais que possam evidenciar displasia da anca, não se esquecendo de fazer o despiste aos 18 meses.

E é assim da minha modesta experiência, não sendo criador nem nada, é o melhor que posso fazer para ajudar. Pode também começar a coleccionar documentação sobre a raça e a ver sites que sempre ajuda, e muito.

Se sentir necessidade, pode me contactar ;)

Boa sorte,
Nokio.
asgomes
Membro Júnior
Registado: quarta nov 20, 2002 11:09 pm

sábado fev 08, 2003 10:44 pm

obrigado a todos se souberem de mais alguma coisa agradeço a ajuda
43173
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 09, 2003 12:40 am

Olá a todos,
Parabéns pela sua aquisição.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, contacte com a Associação Dobermann de Portugal, www.dobermann.pt, que eles ajudarão, como fizeram comigo, a educar a sua cadelinha de modo a uma convivência harmoniosa entre ela e os donos. Se precisar pode-me contactar, estarei disponível para qualquer ajuda.

Saudações caninas,
Hugo Noronha
dika
Registado: sexta set 13, 2002 4:14 pm

sexta mar 14, 2003 11:13 am

Olá a todos,

Parabéns pela sua aquisição.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, contacte com a Associação Dobermann de Portugal, www.dobermann.pt, que eles ajudarão e poderão indicar um núcleo regional, perto da sua zona de residência (caso exista).
Ser residir na zona do Porto, existe um Núcleo na Maia.
Sempre que precisei de ajuda pude contar com eles:
- indicação de um bom veterinário, com conhecimento da raça;
- campo de treino.
- Ajuda com a educação
Boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”