afinal em que é que ficamos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
blackpant
Membro
Registado: terça set 07, 2004 8:52 am

terça set 21, 2004 2:50 pm

Boa tarde.

Caros amigos, gostaria que me ajudassem a tentar compreender e também talvez quem sabe poder ajudar alguém que queira utilizar e não possa.

Eu estive a dar uma vista de olhos pelas leis e dos direitos dos animais, e encontrei o seguinte:

Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados.

Artigo 8.º
Definição
Para os efeitos desta lei considera-se «animal de companhia» qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente no seu lar, para o seu prazer e como companhia.

Artigo 9.º
Sanções
As sanções por infracção à presente lei serão objecto de lei especial.

E para tirar duvidas, perguntei a uma pessoa que trabalha comigo, e que também é funcionário dos Serviços de transportes colectivos do Porto, que perante estes artigos qualquer pessoa que pretenda transportar o seu animal nos transportes públicos então já pode.

( resposta) – Pode se o animal for dentro daquelas caixas próprias, se não for nessas caixas não entra.

Eu ao ler o artigo em cima, entendo que se o animal for “devidamente acompanhado” pelo dono, e “acondicionado” por um açaime que pode andar nos transportes.

(resposta) – Não.

Então em que ficámos? Como vou transportar um animal de Médio porte ou Grande porte dentro das caixas de transporte? O dito “acondicionados” é só as caixas?
Sendo assim as pessoas que não têm veículo próprio e queiram se deslocar por ex. para o veterinário, têm de ir a pé ou alugar um veículo de transporte de animais?

Sou eu que estou errado ou são os funcionários desta empresa que estão a cumprir ordens erradas.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 21, 2004 3:01 pm

"Acondicionado" tem normalmente um significado de "embalado", "empacotado".

À luz disso parece-me que estão a cumprir a letra da lei.
Última edição por MDogster em terça set 21, 2004 3:05 pm, editado 1 vez no total.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça set 21, 2004 3:04 pm

blackpant Escreveu: Boa tarde.

Caros amigos, gostaria que me ajudassem a tentar compreender e também talvez quem sabe poder ajudar alguém que queira utilizar e não possa.

Eu estive a dar uma vista de olhos pelas leis e dos direitos dos animais, e encontrei o seguinte:

Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados.

Artigo 8.º
Definição
Para os efeitos desta lei considera-se «animal de companhia» qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente no seu lar, para o seu prazer e como companhia.

Artigo 9.º
Sanções
As sanções por infracção à presente lei serão objecto de lei especial.

E para tirar duvidas, perguntei a uma pessoa que trabalha comigo, e que também é funcionário dos Serviços de transportes colectivos do Porto, que perante estes artigos qualquer pessoa que pretenda transportar o seu animal nos transportes públicos então já pode.

( resposta) – Pode se o animal for dentro daquelas caixas próprias, se não for nessas caixas não entra.

Eu ao ler o artigo em cima, entendo que se o animal for “devidamente acompanhado” pelo dono, e “acondicionado” por um açaime que pode andar nos transportes.

(resposta) – Não.

Então em que ficámos? Como vou transportar um animal de Médio porte ou Grande porte dentro das caixas de transporte? O dito “acondicionados” é só as caixas?
Sendo assim as pessoas que não têm veículo próprio e queiram se deslocar por ex. para o veterinário, têm de ir a pé ou alugar um veículo de transporte de animais?

Sou eu que estou errado ou são os funcionários desta empresa que estão a cumprir ordens erradas.

Não é so no Porto.

Eu não tenho viatura, e quando tenho de me deslocar á Vet, tenho de pedir ao um senhor meu conhecido ( taxista) que me leve, porque os taxistas tb não levam os cães, se estes não forem dentro das ditas caixas.....

Já no Metropolitano de Lisboa, as coisas não são assim.

Podemos transportar os animais, desde que não apresentem perigosidade para os demais utentes do metro, e acondicionados, utilizando para este meio, o açaime ( e nada mais!!!).

Na Carris é escusado falar.... já la vi pessoas com cães a pilhas, a fazer um chinfrim dos diabos, e um dia que tentei entrar com o meu ao colo, mandaram-me apanhar u taxi.

A lei foi feita para bons entendedores, e talvez pegando no português, se possam esclarecer muitas mentes...

Digo eu... :?
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça set 21, 2004 3:15 pm

Bem, eu fiquei recentemente a saber de que podemos transportar os canitos em comboios sem ser dentro das respectivas transportadoreas, isto mediante o pagamento de meio bilhete e o uso de açaime, este ultimo é obrigatório independentemente do animal ser considerado de raça potêncialmente perigosa ou não. Mas é de facto angustiante para quem precisa o terrivel excesso de imposições que nos são colocadas no que a transportes se refere, enfim... :(

:D
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

terça set 21, 2004 3:23 pm

Por acaso ja transportei uma vez o meu cao(Pitbull) numa camioneta da Barraqueiro e a limitação foi de este ir numa caixa de transporte e ir na bagageira.

Tambem entendo que "acondicionado" seja o uso de caixa de transporte!
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça set 21, 2004 3:25 pm

Em Lisboa, o canito pode ir no comboio, mas tem de ir com trela e açaime.
No metro, autocarro e eléctrico pura e simplesmente não entra, só se for mesmo a pilhas que caiba na mala :lol: ou no bolso do casaco :lol: ... nunca experimentei entrar num destes transportes com um gato numa transportadora....

O ano passado, tentei apanhar o eléctrico 15 ( dos compridos) em Belem, e ouvi pelo intercomunicador: " A Sra. que acabou de entrar com o cão, faça o favor de sair"... fiquei danada :evil: . Fui para a paragem dos autocarros, o motorista disse-me que não podia entrar com o cão. Fui para a fila dos táxis, parou um táxi e eu perguntei: O cão também pode ir?, ele disse: Se ele não for a Sra. também não vai, não é?, e eu respondi: Pois é!, "Então entre, mas o cão tem de ir no chão entre os bancos da frente e os de trás, não pode ir para os assentos. Tudo bem.... ele foi deitadinho entre os bancos ;) ... os táxis cá em Lisboa, têm um autocolante nos vidros traseiros, onde diz que eles aceitam bagagem, animais domésticos, carrinhos de bébé, não me lembro de mais nenhum :roll:
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça set 21, 2004 3:31 pm

puroacaso Escreveu: Por acaso ja transportei uma vez o meu cao(Pitbull) numa camioneta da Barraqueiro e a limitação foi de este ir numa caixa de transporte e ir na bagageira.

Tambem entendo que "acondicionado" seja o uso de caixa de transporte!

Nunca na vida eu deixaria os cães ir na bagageira dum expresso.....

Mas se calhar o Puroacaso ate teve sorte de apanhar um Expresso vazio, com pouca bagagem.....
blackpant
Membro

terça set 21, 2004 3:31 pm

Boas.

Caros amigos pelos vistos, eu é que realmente estou errado, na realidade os transportes publicos na realidade é que estão (corretos) estão a cumprir a mer...... desta lei.

e aproveito e vejam se isto tem cabimento.

Artigo 6.º

Trânsito animal

1 — É obrigatório o uso, por todos os animais potencialmente perigosos, de coleira ou peitoral nos quais esteja fixada uma chapa metálica ou chip magnético onde conste o número de registo municipal, bem como o nome e morada do seu dono.

2 — É proibida a presença na via pública ou em quaisquer outros locais públicos de cães ferozes ou animais potencialmente perigosos sem açaimo funcional.

3 — Considera-se açaimo funcional aquele que, aplicado ao animal e sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer ou morder.

4 — Os cães ferozes ou animais potencialmente perigosos só podem circular na via pública ou em quaisquer outros locais públicos quando conduzidos à trela

5 — Os animais selvagens e os cães ferozes das raças e estirpes pitbull, american pitbullterrier e rottweiler só podem circular na via pública ou em quaisquer outros locais públicos desde que em jaulas ou devidamente acondicionados por forma a não ser possível qualquer contacto físico destes com pessoas, bens ou outros animais.
Oskarina
Membro Veterano

terça set 21, 2004 3:35 pm

Tchinho Escreveu: Em Lisboa, o canito pode ir no comboio, mas tem de ir com trela e açaime.
No metro, autocarro e eléctrico pura e simplesmente não entra, só se for mesmo a pilhas que caiba na mala lol ou no bolso do casaco lol ... nunca experimentei entrar num destes transportes com um gato numa transportadora....

Susana,
no metro eles podem circular.

Até está escrito na zona dos preços etc, essa condição.
blackpant
Membro

terça set 21, 2004 3:37 pm

Por acaso não é cão que eu tenha, mas as pessoas que têm por ex: um pitbull vai ter de começar a passear os seus animais mais a jaula convém que esta tenha rodas.

Se isto tem cabimento.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça set 21, 2004 3:42 pm

Puro acaso - Eu vou agora levar o meu canito, mes recusei logo a ideia de o levar num expresso, é que os tipos obrigam logo a ir na bagageira e a maioria dos autocarros estam todos podres por baixo, daí que até as malas cheiram a gases de escape, logo acho que até podem matar um animal com o maldito dioxido de carbono. Sempre que se tenha comboio, é bem melhor para os animais em todos os aspectos, até mesmo na limpeza do local onde são transportados e tudo mais.

Agora é claro que não existem comboios para todo o lado, infelizmente.

Mas ainda bem que o seu canito foi bem sem problemas. 8) :)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça set 21, 2004 4:11 pm

Ai é, Oskarina? ... eu penso que eles só podem andar no metro, se for fora das horas de ponta, tal e qual como querer levar a bicicleta no comboio ou metro :roll: .... mas alguém que me corriga se estiver errada ;)
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta mar 15, 2007 4:34 pm

Lumaria.....olha este. è a mesma coisa.

Susana
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 15, 2007 4:37 pm

LLLOOOLLLLL

Há um mais recente! Continúo a teimar na minha até prova em contrário. Eu sei, sou aparentada de mula :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”