LAVAR OS DENTES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta mar 15, 2007 10:19 pm

HÁ UNS TEMPOS VI UM PROGRAMA AMERICANO SOBRE ANIMAIS ONDE ENTRE OUTRAS COISAS FALAVA NA NECESSIDADE DE SE LAVAR OS DENTES AOS CÃES, PARA QUE NÃO DESENVOLVESSEM DOENÇAS DESNECESSÁRIAS. UTILIZAVAM UMAS DEDEIRAS DE BORRACHA ONDE ERA APLICADA UMA PASTA QUE ERA ESFREGADA NOS DENTES DOS CÃES.
ALGUÉM SABE ALGUMA COISA SOBRE ISTO? :roll:
vashco
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 4:34 pm

quinta mar 15, 2007 10:23 pm

creio que aqueles "brinquedos" com fluor proprios para eles roerem sao suficientes.pelo menos é o que nos dizem os veterinarios de ca.talvez por essa pratica nao ser ainda corrente em portugal
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mar 15, 2007 10:38 pm

marijonscp Escreveu:HÁ UNS TEMPOS VI UM PROGRAMA AMERICANO SOBRE ANIMAIS ONDE ENTRE OUTRAS COISAS FALAVA NA NECESSIDADE DE SE LAVAR OS DENTES AOS CÃES, PARA QUE NÃO DESENVOLVESSEM DOENÇAS DESNECESSÁRIAS. UTILIZAVAM UMAS DEDEIRAS DE BORRACHA ONDE ERA APLICADA UMA PASTA QUE ERA ESFREGADA NOS DENTES DOS CÃES.
ALGUÉM SABE ALGUMA COISA SOBRE ISTO? :roll:
Sim, de facto aconselham a que se faça uma lavagem de dentes aos cães de quando em vez, principalmente ao mais atreitos a terem problemas de tártaro.
Actualmente já existem em muitas lojas de animais, pastas e escovas próprias...algumas destas escovas são precisamente dedeiras.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ajmp
Membro
Registado: sábado out 28, 2006 10:41 pm

quinta mar 15, 2007 11:55 pm

Sim, existem essas dedeiras assim como escovas tipo as nossas, pastas de dentes, até existem utensílios de limpeza tipo dentista. Mandei-lhe uma loja online por MP que tem todas essas opções.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta mar 16, 2007 12:05 am

Eu comprei para a tuga ,é um kit, que já vem a pasta de dentes ,a escova e a tal dedeira, mas que sacrificio para ela deixar escovar :o ,ela tem a boca pequena e não me dá jeito nenhum ,hoje não compraria :evil: ,talvez para cães grandes :D como tem a boca maiorzita se consiga escovar melhor :wink:
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta mar 16, 2007 2:16 am

eu tive de lavar o dente sao Ruby quando ele o deslocou e criou infecção (ainda hoje estou para saber como é que o dente saiu do sítio :o :oops: ) A pasta trazia dedeira e escova. Não me dava jeito nenhuma, porque ele não mantinha a boca aberta, mas para zonas localizadas a dedeira é mehor. Agora lavo com a escova de vez em quando, porque ele não gosta :P
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta mar 16, 2007 4:03 pm

keitinha Escreveu:Eu comprei para a tuga ,é um kit, que já vem a pasta de dentes ,a escova e a tal dedeira, mas que sacrificio para ela deixar escovar :o ,ela tem a boca pequena e não me dá jeito nenhum ,hoje não compraria :evil: ,talvez para cães grandes :D como tem a boca maiorzita se consiga escovar melhor :wink:
Segundo me explicou o Vet., mesmo que seja difícil escovar, faz bem esfregar-lhes os dentes e as genvivas com um pouco de pasta nos dedos (o meu adora o sabor, ou será o cheiro? Lambe-se todo!). A pasta contém enzimas que se "misturam" com a composição da saliva do cão, contribuindo para combater as bactérias e a formação de pedra nos dentes.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta mar 16, 2007 4:18 pm

A Tuga gostou mais de uns pãuzinhos chamados Denta stix que é para o mesmo efeito ,previne a placa e o tartaro e uns ossinhos brancos de mentol para o álito ,pois para abrir-lhe a boca é uma luta e não consigo escovar nada de jeito .Fálo por mim, foi dinheiro mal gasto nessa escova de dentes .
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado mar 17, 2007 1:28 am

keitinha Escreveu:A Tuga gostou mais de uns pãuzinhos chamados Denta stix que é para o mesmo efeito ,previne a placa e o tartaro e uns ossinhos brancos de mentol para o álito ,pois para abrir-lhe a boca é uma luta e não consigo escovar nada de jeito .Fálo por mim, foi dinheiro mal gasto nessa escova de dentes .
depende do cão que se tem :wink:

Na altura eu precisei de comprar a pasta e sinceramente pensei que fosse muito mais difícil lavar adentadura ao Ruby, mas arranjei uma posição confortável para ambos (isto depois depende do porte do cão) e na qual eu consigo abrir-lhe bem a boca. Mas eu sempre mexi na boca dele sem problemas, o que foi essencial para lhe tirar um osso preso no dente e para tratar o dente que partiu (as situações foram em anos completamente diferentes :wink: )

Se acha que consegue abrir bem a boca da cadela para lhe lavar os dentes, não acho dinheiro mal empregue. Assim é uma maneira de controlar se está tudo bem :wink:

Pela minha pouca experiência, dedeira é capaz de ser melhor para um cão com uma boca pequena. A mim, com aquela bocazorra, dá-me mais jeito a escova, pois chego facilmente aos dentes de trás sem lhe enfiar a mão na boca :P Cada um usa o que acha mais conveniente, mas nada como tentar :P
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quinta mar 22, 2007 4:53 pm

olá marijonscp ,

eu lavo os dentes aos meus cães nomalmente com uma escova
e pasta própria , eles adoram porque a pasta deve saber bem ; é muito bom para prevenir cáries e doenças das gengivas
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

quinta mar 22, 2007 7:36 pm

Ola Marijonscp,
Nas lojas de animais existem essas pastas especificas para eles,umas com escova outras com dedeiras é uma questão de ver com qual da mais resultado.
No meu caso uso a escova e nas primeiras veses que lhes escovei os dentes dei-lhes 1º a cheirar o produto antes de lhes abrir a boca ,claro está que foi umas lutas de caixão á cova :lol: cheguei a começar a lavar-lhes os dentes na cozinha e correr a casa toda a~té acabar na varanda,mas com a continuação eles começaram a gostar e hoje em dia já não tenho grandes problemas :wink:
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

quinta mar 22, 2007 7:42 pm

É muito importante escovar-se os dentes aos cães, eu já o faço aos meus há 14 anos, na altura não sei se existiam escovas mas pasta de dentes específica já havia. existem algumas pastas que se colocam directamente na boca mas o mais importante é mesmo a escovagem, como connosco!sempre que possível é melhor habitua-los desde pequenos, começando por habituá-los a abrir a boca e deixar-nos mexer nos dentes, para depois introduzir as dedeiras ou as escovas.
Responder

Voltar para “Cães”