Exposicao de V.F.X

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 14, 2003 10:42 pm

No entanto quero frisar que vi mais criadores que usam as raças como um meio $$$$$ do que propriamente por amor aos caes .
Bem...lá estamos nós com mais uma frase generalista cujos fundamentos eu gostaria de conhecer!
Devo para finalizar dizer que quando entrei com o meu cao um criador abordou-me logo a fazer perguntas do tipo ,
De onde veio ?
Esta registado ? Tem pais campeoes ?
Quanto queres para ele cobrir uma cadela da minha criaçao ?

Pessoas assim merecem o seu desprezo e merecem também o de todos nós! Um Criador ( com C maíscula) não aborda um estranho que tem um cão e lhe propõe assim uma cobrição. Esse senhor será tudo, menos um criador! Mas, mais uma vez, não poderá julgar o todo a partir de episódios individuais! Pessoas assim existem em todos os meios!

Ó Cindel este Serra será já um descendende do outro 'campeão' Italiano ...hehehehehe!!! ( esta foi mázinha....).

Abraços
Paulo C.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado mar 15, 2003 1:06 am

[quote=calina]
Este tópico assustou-me im pouco pois eu estava a pensa levar a Luna a exposições, mas já estou umpouco de pé atrás.....

Jokas e Lambidelas
Andreia e Luna.
[/quote]

Andreia, não fique de pé atras, só lhe mordem se a Andreia deixar. ;)
Isabel
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 15, 2003 12:53 pm

Acho que o avo do "Joseph Mengelle" se chamava Farrusco . Isto porque nunca fiquei com os papeis pois são amigos meus . Pois não ligo a isso apenas adorei o cao quando o vi . Eles nao compraram o cao na Dinamarca mas noutro pais ou suecia ou finlandia a um criador de Serras de pelo comprido que ,provalvelmente ,tinha um de pelo curto . Se bem que o meu cao nao tem o pelo tao curto como alguns que ja vi .
O que eles fazem pelo raça é divulgarem a raça entre amigos e conhecidos . Espero ter satisfeito as suas questoes cara forense .
Bom, estava para não responder, mas aqui vai ...

Como todos nós sabemos o panorama dos Serras nos países nordicos (Suecia, Noruega e Filandia) e no Reino Unidos não é de maneira nenhuma o melhor ,seja por causa dos criadores, seja por causa das regras de quarentena, seja pelo que for, a verdade é que existem imensos pseudo-serras naquelas regiões.

Como aqui em Portugal, a variedade mais difundida daqueles lados é a de pelo comprido, e acho que não existem criadores da variedade de pelo curto nesses paises. No entanto, é possivel sim senhor o nascimento de um pelo curto numa ninhada de pelo comprido (o que poderá justificar

É preciso salientar que para um Serra ser Serra não basta ter patas grossas e mascara preta !! De tal modo que será sensato levar o seu cão a ser examinado , de forma a confirmar a raça (ou falta desta) e só entao poderá dizer que tem um Serra de pêlo curto. A raça e especialmente essa variedade já foi demasiado prejudicada, de tal modo que dispensamos mais pseudo-serras ...
Isto porque nunca fiquei com os papeis pois são amigos meus . Pois não ligo a isso apenas adorei o cao quando o vi .
Pois, então não tem provas nenhuma de que o seu cão é realmente um Serra de pelo curto, pois nao ?
O que eles fazem pelo raça é divulgarem a raça entre amigos e conhecidos .
Esperemos que os seus amigos usem Serras verdadeiros nessas promoções e não as imitações baratas que por vezes vemos ...
E quem disse em que Portugal estão a fazer pouco ?

Repare, não estou de maneira diminuindo o seu cão, nem afirmando que não é um Serra de pelo curto, no entanto, também não possui nada que prove o contrario. E andar por aí a apregoar ter um Serra de pelo curto, quando na verdade temos é um rafeiro grande, em nada ajuda a raça ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

sábado mar 15, 2003 3:18 pm

Sorry Cindel, mas pêlo curto é domiinante relativamente ao pêlo comprido, logo não pode nascer um pêlo curto de pais de pêlo comprido. Mais um ponto a favor de um cruzamento marado ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 15, 2003 3:19 pm

Cindel,
O q me parece é que está a aparecer por aí muito Serra sem papéis... ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5144

Cumps,
Isabel
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 15, 2003 3:48 pm

Sorry Cindel, mas pêlo curto é domiinante relativamente ao pêlo comprido, logo não pode nascer um pêlo curto de pais de pêlo comprido. Mais um ponto a favor de um cruzamento marado ?
Sinceramente Sealords, não faço ideia.

Como diz, segundo as mais simples leis genetica, pelo comprido X pelo comprido (pp X pp) deveria apenas originar pelo comprido (pp) , mas a verdade é que há exemplos praticos que provam o contrário ...

No entanto, não tenho conhecimentos suficientemente aprofundados para discutir este assunto.

Mas já agora, como se caracterizam geneticamente os de pêlo nem longo nem curto (half-coats) que se vêm por aí ? Uma variação do pelo comprido , uma variaçao do pelo curto ? Dominancia incompleta ?

Cindel,
O q me parece é que está a aparecer por aí muito Serra sem papéis...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=5144

Cumps,
Isabel
Olá Isabel,

Aqui com o Serra é um pouco mais complicado. Sendo o Serra português, acredito perfeitamente que existam imensos serras pelo país fora sem qualquer tipo de registo. Cães esses que seriam inclusives capazes de triunfar em qualquer expo. Eu propria, não teria muitos problemas em usar com reprodutor um cão sem registo (é claro, fazendo antes da cruza o Ri com o cão).

Por outro lado o Serra é um cão extremamente popular, existindo por aí imensos pseudo-criadores a produzirem pseuso-Serras ! E como é claro, continua a haver pessoas ingénuas e ignorantes que pensam que para um Serra ser Serra basta ter patas grossas e mascara preta ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 15, 2003 7:08 pm

[quote=SeaLords]
[/quote]

Sealords, como a Cindel disse, parece q ha exemplos praticos do contrário. Não poderá dar-se o caso de os pais (pêlo comprido) serem frutos de uma cruza de pêlo curto com comprido, e aí existir o gene do pêlo curto e "aparecer"???? Quem diz os pais, diz os avós, por exemplo. È uma duvida q tenho.
Cindel, não é só com o Serra q isso acontece, noutras raças portuguesas tb há muito.Apenas achei que talvez pudesse ter algum elo de ligação, uma vez que exemplares de pêlo curto não parece haver por aí aos montes.
Cumps,
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

sábado mar 15, 2003 7:30 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:53 pm, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 15, 2003 7:52 pm

Sim, em relação á duvida q lhe coloquei, na realidade não tem fundamento, sendo o curto dominante. Eu troquei as cartas do baralho. È o que faz ver-se mais de pêlo comprido q curto. Faz-se logo o "filme", sem pensar, de que se há mais é por que é dominante. E depois, não se pensa... Peço desculpa pela baralhação e façam de conta que eu não disse nada....
Isabel
:oops:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda mar 17, 2003 11:38 am

Olá
Pessoas assim merecem o seu desprezo e merecem também o de todos nós! Um Criador ( com C maíscula) não aborda um estranho que tem um cão e lhe propõe assim uma cobrição. Esse senhor será tudo, menos um criador! Mas, mais uma vez, não poderá julgar o todo a partir de episódios individuais! Pessoas assim existem em todos os meios!
Mas afinal o que é um criador, já descutimos isso aqui e todos chegámoso à conclusaõ de que eu não era efectivamente um CRIADOR , até pela simples razão de eu ganhar umas massas com a duplicação de cães.
Mas de facto para se constar da lista de criadores do CPC , e eu consto, basta ter uma cadela que seja coberta e que o resultado disso seja registado no CPC , logo o dono passa a ser um criador, com o nome em lista e tudo .
Há diferenças entre quem, tem só cadelas a parir, quem tenha vários machos e poucas fêmeas, quem gaste um porrada de massa na procura do cão ideial e que acrescente qualquer coisa á raça , quem tenha bons machos e boas fêmeas e faça ninhadas, quem faça selecção dentro de determinada raça e que venda poucos ou nenhuns cachorros , e nestes considerandos todos há quem seja sério e quem seja vigaro.

O que quero perguntar é:

Que condições julgamos necessárias para se denominar um:

1-Duplicador
2-Criador
3-Seleccionador
4-Mutiplicador

Para BYB, já temos parâmetros. ;)
Um abraço
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda mar 17, 2003 11:38 am

Olá
Mas afinal o que é um criador, já descutimos isso aqui e todos chegámoso à conclusaõ de que eu não era efectivamente um CRIADOR , até pela simples razão de eu ganhar umas massas com a duplicação de cães.
Mas de facto para se constar da lista de criadores do CPC , e eu consto, basta ter uma cadela que seja coberta e que o resultado disso seja registado no CPC , logo o dono passa a ser um criador, com o nome em lista e tudo .
Há diferenças entre quem, tem só cadelas a parir, quem tenha vários machos e poucas fêmeas, quem gaste um porrada de massa na procura do cão ideial e que acrescente qualquer coisa á raça , quem tenha bons machos e boas fêmeas e faça ninhadas, quem faça selecção dentro de determinada raça e que venda poucos ou nenhuns cachorros , e nestes considerandos todos há quem seja sério e quem seja vigaro.

O que quero perguntar é:

Que condições julgamos necessárias para se denominar um:

1-Duplicador
2-Criador
3-Seleccionador
4-Mutiplicador

Para BYB, já temos parâmetros. ;)
Um abraço
grandnightoftheeast
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2003 7:05 pm

segunda mar 17, 2003 3:47 pm

[quote=CindelP]
[quote]Acho que o avo do "Joseph Mengelle" se chamava Farrusco . Isto porque nunca fiquei com os papeis pois são amigos meus . Pois não ligo a isso apenas adorei o cao quando o vi . Eles nao compraram o cao na Dinamarca mas noutro pais ou suecia ou finlandia a um criador de Serras de pelo comprido que ,provalvelmente ,tinha um de pelo curto . Se bem que o meu cao nao tem o pelo tao curto como alguns que ja vi .
O que eles fazem pelo raça é divulgarem a raça entre amigos e conhecidos . Espero ter satisfeito as suas questoes cara forense .[/quote]

Bom, estava para não responder, mas aqui vai ...

Como todos nós sabemos o panorama dos Serras nos países nordicos (Suecia, Noruega e Filandia) e no Reino Unidos não é de maneira nenhuma o melhor ,seja por causa dos criadores, seja por causa das regras de quarentena, seja pelo que for, a verdade é que existem imensos pseudo-serras naquelas regiões.

Como aqui em Portugal, a variedade mais difundida daqueles lados é a de pelo comprido, e acho que não existem criadores da variedade de pelo curto nesses paises. No entanto, é possivel sim senhor o nascimento de um pelo curto numa ninhada de pelo comprido (o que poderá justificar

É preciso salientar que para um Serra ser Serra não basta ter patas grossas e mascara preta !! De tal modo que será sensato levar o seu cão a ser examinado , de forma a confirmar a raça (ou falta desta) e só entao poderá dizer que tem um Serra de pêlo curto. A raça e especialmente essa variedade já foi demasiado prejudicada, de tal modo que dispensamos mais pseudo-serras ...

[quote]Isto porque nunca fiquei com os papeis pois são amigos meus . Pois não ligo a isso apenas adorei o cao quando o vi . [/quote]

Pois, então não tem provas nenhuma de que o seu cão é realmente um Serra de pelo curto, pois nao ?
-- Sendo assim ,não não tenho . Mas mesmo k nao seja o Joseph é espectacular !!

[quote]O que eles fazem pelo raça é divulgarem a raça entre amigos e conhecidos .[/quote]

Esperemos que os seus amigos usem Serras verdadeiros nessas promoções e não as imitações baratas que por vezes vemos ...
E quem disse em que Portugal estão a fazer pouco ?
Nao disse isso !!! Nao sou uma autoridade na matéria ou sequer entendido "apenas "gosto de caes !!! E tal como a Sra Cindel deve perceber nao sou a pessoa ideal para lhe dizer que os Serras que vi la sã 100% puros ou se são "falsos"

Repare, não estou de maneira diminuindo o seu cão, nem afirmando que não é um Serra de pelo curto, no entanto, também não possui nada que prove o contrario. E andar por aí a apregoar ter um Serra de pelo curto, quando na verdade temos é um rafeiro grande, em nada ajuda a raça ....
[/quote]Eu não ando a apregoar que tenho um serra de pelo curto !!!
Perguntaram qual é a raça e eu respondi .
Bem alguns forenses daqui devem ter vindo de um forum de combate pois o clima esta a tornar-se mais agressivo que esclarecedor !!!
Eu nao fiz mal a ninguem cara forense apenas disse(duma maneira agreste ,Admito e ja pedi desculpas , que vi coisas em Vila Franca que não gostei e como isto é um forum democratico disse .
Houve outo comentario que eu nao disse aqui que foi no Domingo um tipo que estava a passar um Castro laboreiro (n sou entendido mas parecia ) e como o cao estava a ssustado o juiz esteve algum tempo a falar e quando o tipo saiu deu o cão ao que eu penso ser assistente e disse " Leva o cao para o carro esse "*** n esta ainda bom para trazer " nao volta .
Ora bem eu acho isto mal .
Como tb acho aquilo que eu disse dos 5 caes numa cx de tranporte !!!!
e dos caes agarrados aquelas mesa para derem penteados . Enfim
Eu nao gostei do que vi !!!
Na minha opiniao quem gosta de caes nao faz isso !!!!
Boas para todos
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda mar 17, 2003 6:55 pm

Olá,

Eu li a sua última mensagem, e de facto, há alguns pontos que eu concordo consigo. Esse senhor do Castro Laboreiro podia não ter reagido da melhor forma, mas tente ver as coisas desta forma: ele podia estar chateado por o cão não se ter portado bem, e ser aina demasiado novo para estas andanças....podia ser um desabafo, sei lá....

De qualquer forma, o facto dos cães serem penteados nas mesas não é triste para eles...é uma forma de os donos lhes prestarem atenção e de lhes darem mimos..... como outra qualquer.....
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 17, 2003 7:37 pm

É a vida, nenhum criador é perfeito, se algum o parecer, desconfiem...
yakov
Membro Veterano

segunda mar 17, 2003 7:49 pm

Sealords, Cindel e Pedra:

Sei que no Podengo Português acontece muito frequentemente nascerem exemplares de pêlo liso filhos e netos de exemplares de pêlo cerdoso.
Responder

Voltar para “Cães”