Preciso de ajuda de entendidos..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zefer
Registado: quarta mar 28, 2007 12:00 am

quarta mar 28, 2007 12:24 am

Boas a todos, sei que entrei agora.. Já fiz a minha apresentação, e é assim:

Esta segunda feira aconteceu-me algo que nunca pensei vir a sentir, fui buscar um bébé de rafeiro para entregar a outra pessoa, fui um intermediário mais que babado... e assim que o entreguei caiu-me tudo ao chão :cry: , nem pequeno almoço tomei, pois o canito esteve em minha casa cerca de duas horas, o suficiente para se acostumar aois cheiros, a nós, eu e a minha mulher... assim que peguei nele e o coloquei na caixa onde o trouxe vi o olhar dele... Doeu, como se ele estivesse a dizer "pronto já vi que ainda não é esta a casa onde vou ficar..."
O que é que vou fazer? o meu pedido de ajuda é que me esclarecam no que me espera se ficar com o outro irmão... :wink: Desde despesas, vacinas, como ensina-lo.. o único animal de estimação que tive foi um canário, não tem nada a ver, não é? É uma paixão antiga e eterna os cães, quase que chorámos ao entrega-lo... Tenho até ao fim desta semana para me decidir se fico ou não com o "Niko" :|
Podem-me ajudar?
Ah! Nasceu a 10 de Fevereiro, são uma loucura :D

Muito Obrigado...

Está aqui ele...Imagem
<p>Fiquem bem...!</p>
<p>Jos&eacute; Fernandes</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta mar 28, 2007 12:45 am

zefer Escreveu: O que é que vou fazer? o meu pedido de ajuda é que me esclarecam no que me espera se ficar com o outro irmão... :wink: Desde despesas, vacinas, como ensina-lo.. o único animal de estimação que tive foi um canário, não tem nada a ver, não é?

Olá José

A decisão não é dificil, bastará que ponha nos pratos de uma balança os prós e os contras de ter um Cão como animal de estimação e que no fim, faça prevalecer todo o seu bom senso e sentido de responsabilidade.

Certamente que, ao decidir ficar com o Cão, esperam-no, pelo menos nos primeiros dias, umas noites mal dormidas, já que, é normal que com a chegada a um novo local, ele se sinta desconfortável.

Depois terá de o vacinar, desparasitar, levá-lo com alguma regularidade ao Veterinário, de modo a perceber se tudo se encontra em ordem.

Além disto, pode sempre surgir uma situação inesperada relativa à saúde do Cão, e acredite, tudo isto traduzido em euros, é substâncial, isto, para não falar do tempo que terá que dispender, caso o seu cão venha a ter um problema de saúde.

Vai necessitar de alguma paciência nos primeiros tempos, os xixis e os cócós, por vezes aparecem nos locais onde menos gostamos de os ver, mas com paciência, essa situação não passará somente de uma fase.

Na altura das férias, ter um animal de estimação, nomeadamente um cão, pode complicar ou alterar os nossos hábitos. Está disposto a isso ?

Será uma boa opção se decidir levar o seu Cão a uma Escola de treino. Além de ficar a conhocer mais sobre ele próprio, ajuda-o a sociabilizar, a comportar-se, e sobretudo, ajuda-o a si, a saber lidar com o seu cão.

Tudo isto, pode parecer-lhe à primeira vista, complicado, mas a verdade, é que dará pouco e terá muito em troca.

Terá certamente o carinho e o afecto de um amigo para toda a vida, que certamente lhe proporcionará momentos que serão inesqueciveis, e isso, compensa todos os momentos menos bons, que possam eventualmente ocorrer.

Deste modo, o unico conselho que lhe dou, é que, decida com responsabilidade, consciente que pode ter pela frente alguns momentos menos bons, mas com a certeza, que terá outros verdadeiramente inesqueciveis e que guardará para sempre com muito agrado.

Boa sorte
zefer
Registado: quarta mar 28, 2007 12:00 am

quarta mar 28, 2007 1:56 am

Obrigado pela resposta :wink:

Em relação às férias é o que me preocupa menos, temos uma casita de férias com cerca de 300 m2 de terreno e de certeza que espaço não lhe faltaria, tendo em conta que ele pouco mais crescerá... Mesmo na nossa casa aqui em Lisboa tenho um mini terraço com cerca de 8 m2... Tenho medo é de não saber ensinar o canito como deve de ser :( , se as vacinas são caras, na alimentação é obvio que não lhe daria restos, enfim, há um certo numero de coisas e de dúvidas que me afrontam neste momento, claro está que o retorno será sempre uma dádiva, pois qualquer animal de estimação sabe ver e sentir quem o trata bem e quem o quer bem... Tenho de falar muito bem com a minha mulher, é um passo gigante :?

Obrigado mais uma vez..
<p>Fiquem bem...!</p>
<p>Jos&eacute; Fernandes</p>
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quarta mar 28, 2007 8:43 am

zefer Escreveu:Obrigado pela resposta :wink:

Em relação às férias é o que me preocupa menos, temos uma casita de férias com cerca de 300 m2 de terreno e de certeza que espaço não lhe faltaria, tendo em conta que ele pouco mais crescerá... Mesmo na nossa casa aqui em Lisboa tenho um mini terraço com cerca de 8 m2... Tenho medo é de não saber ensinar o canito como deve de ser :( , se as vacinas são caras, na alimentação é obvio que não lhe daria restos, enfim, há um certo numero de coisas e de dúvidas que me afrontam neste momento, claro está que o retorno será sempre uma dádiva, pois qualquer animal de estimação sabe ver e sentir quem o trata bem e quem o quer bem... Tenho de falar muito bem com a minha mulher, é um passo gigante :?

Obrigado mais uma vez..

tambem senti o mesmo antes de ter o meu Bruttus....tinha medo de não conseguir educalo..ou de não conseguir tratar bem dele...mas o certo é que a partir do momento em que eles entram na nossa casa....esses medos desaparcem....
Cada coisa que fazem, cada coisa que nova que aprendem é tão bom.....e depois crescem tão rápido..que quando damos por nós o cachorro já era e já é um "senhor caozinho".
Falo por mim.......mudou muito a minha vida....e as minhas prioridades...privei-me de muita coisa por ele, mas não me arrenpendo nada...o que recebemos em troca é muito, muito muito bom.

Susana
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta mar 28, 2007 9:22 am

Viva,

Qt a despesas serão as vacinas iniciais que ficam em qualquer coisa como 75euros, depois de vacinas por ano serão a da raiva e uma outra para prevenir um conjunto de doenças 50euros/ano.
Fora isto é a alimentação que se esse canito for de uns 15kg em adulto e comprar 1 saco de ração Nutro (Super-premium) no meu entender a melhor ração do mercado em que 15kg custam 50euros, gastará 1 saco a cada +/- 2,5meses, por isso de alimentação não será grande despesa, e se quiser optar por uma ração mais em conta há uma variadade enorme.
Depois como já disseram tem de contar com certos improvistos de saúde, como consultas de emergência, febres, diarreias etc, é tal e qual como ter um puto, volta e meia lá vem uma bolada no pediatra, claro que pode-se ter a sorte e não ter de ir lá ao vet, com aminha temos tido sorte em 3 anos fomos lá umas 2 ou 3 vezes por diversas coisas e uma operação este natal passado que ninguem esperava a um quisto e que lá se foram 100 e tal euros.
O preço de cada consulta anda nos 25euros.

Abraço e boa sorte com o novo membro da famelga, concerteza não se irá arrepender nunca de o ter ficado com ele, eles dão dores de cabeça, mas retribuem no dobro por isso ficamos sempre a ganhar...
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta mar 28, 2007 10:09 am

...tendo em conta que ele pouco mais crescerá...
É outra coisa a ter em conta. Sendo um Cão SRD, fica difícil prever qual será o tamanho dele. Pode ficar pelos 15k como já aqui foi dito mas, também poderá passá-los... pense nisso também! ;)

Abraço e boa sorte
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mar 28, 2007 10:23 am

Ter um animal é gratificante e já nem consigo pensar sequer, passar sem eles! :wink:
Dão trabalho é certo, despesa, dores de cabeça e preocupação quando estão doentes, mas tal como foi dito , aquilo que eles nos dão em troca não tem preço!
Ao fim e ao cabo é uma opção de vida! :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloSantos
Membro Veterano

quarta mar 28, 2007 2:38 pm

zefer Escreveu:Obrigado pela resposta :wink:

Obrigado mais uma vez..

Quando tive o meu primeiro cão, um Boxer que tem actualmente 13 anos, vivia assolado com a preocupação, quer das despesas, quer da própria educação do Cão.

O certo é que, com a entrada em casa desse pequeno cachorro, todas essas preocupações foram desaparecendo, e ao mesmo tempo, foram-se transformando em algo indescritivel.

Actualmente tenho 6 cães e 1 gato, e pese embora o facto de me darem algumas despesas, porque 6 é dirente de 1, de não saber o que são férias, tudo isso, é compensado pelo imenso prazer da companhia destes animais.

Acredite que vale a pena.

Fale com a sua esposa, cheguem a um concenso, e caso optem por adoptar esse pequeno cachorro, tenho a certeza que daqui a dias, verei aqui um dono babado e super satisfeito da decisão que tomou.

Mais uma vez, independentemente da sua decisão, desejo-lhe a maior sorte.
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quarta mar 28, 2007 2:44 pm

O conselho que lhe dou é dar uma vista de olhos aqui pelos fóruns.

Vai deparar-se com muitas situações idênticas à sua.

Penso que será uma boa experiência ;)
<p>Cumprimentos, </p>
katgirl
Membro Júnior
Registado: terça mai 11, 2004 4:29 pm

quarta mar 28, 2007 2:50 pm

imarcelo Escreveu:Ter um animal é gratificante e já nem consigo pensar sequer, passar sem eles! :wink:
Dão trabalho é certo, despesa, dores de cabeça e preocupação quando estão doentes, mas tal como foi dito , aquilo que eles nos dão em troca não tem preço!
Ao fim e ao cabo é uma opção de vida! :wink:
Sem dúvida alguma, não concebo a minha vida sem animais, tenho-os desde há 10 anos e espero que por muito mais. :D
Nem tudo são rosas, também alguns sustos, mas o que nos dão em troca é muito mais que isso. :wink:
No entanto antes de tomar uma decisão é preciso ponderar mt bem e agir em consciência. Animais não são peluches e por isso mesmo é um compromisso para toda a vida. :P
Fontanelas
Registado: quarta jan 19, 2005 5:04 pm

quarta mar 28, 2007 3:03 pm

Boa tarde José,

Já li que foi muito bem informado acerca de todas as suas "dúvidas caninas", porém a minha resposta é só mais uma achega para que se dedique de corpo e alma a essa nova(afinal antiga) paixão.

Tenho um casal de Labradores e não consigo imaginar a minha vida sem aqueles dois companheiros.

A si a à sua familia sucederá o mesmo.
Um cão é um oficial membro de qualquer familia. Os filhos saem de casa para ir estudar fora ou para ir viver com os seus companheiros, mas um cão não, fica connosco para sempre...

Um abraço. Boas vindas ao seu cachorrinho!
Fontanelas.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta mar 28, 2007 3:10 pm

Fálo por mim ,realmente receber um amiguinho em casa, traz as suas despezas ,principalmente até ao primeiro ano que as visitas ao vet são mais frequentes , e a compra inicial do basico para recebe-lo ,mas o bichinho sendo saudavel ,depois é só a manutenção e é mais economico.
Quanto á educação do animal ,com o meu primeiro cão cometi muitos erros na sua educação ,mas depois que conheçi a arca e tudo que aqui aprendi, a educação da Tuga já me saí melhor ,e voçê quando tiver duvidas ,pesquise aqui na arca ou pergunte e decerto encontrará ajuda .Converse com a sua esposa e não perca essa oportunidade de fazer esse animal feliz , concerteza as alegrias que ele vos dará vai compensar todos os esforços.Um abraço.
PauloSantos
Membro Veterano

quarta mar 28, 2007 3:22 pm

Fontanelas Escreveu:
Um cão é um oficial membro de qualquer familia. Os filhos saem de casa para ir estudar fora ou para ir viver com os seus companheiros, mas um cão não, fica connosco para sempre...
Exactamente.

Isto é algo que jamais deveremos esquecer
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

segunda abr 02, 2007 2:23 am

Zefer olá

eu sempre tive cães tenho muito espaço para eles, mas quase todos têm sido rafeiros, há 1 ano morreu-me um cão e eu automaticamente adoptei outro cão, um labrador conhecia mal esta raça, mas posso-te dizer que nos primeiros meses não foi fácil destruiu tudo em casa e a vet. disse que a partir de 1 ano ele ficaria diferente.

Quando ele tem 1 ano o meu filho diz que uma amiga tem 1 golden com 19 meses para dar, bem eu ia-me passando, não porque não tivesse espaço para os dois mas pensei na despesa, mas quando vejo o golden já nao o deixei ir, claro está que as despesas iam ser muitas já porque são cães que comem muito.

Passei a uma ração mais em conta, se um comia a da hills com dois passaram a comer purina, comprada no mesmo fornecedor com um preço bem melhor eles aceitaram muito bem, as vacinas vão à associação onde sou sócia também é mais barato, passea-los não posso eles puxam muito, porque embora o golden trouxesse treino com o labrador perdeu tudo um corre atras do outro, mas têm um quintal muito grande onde podem correr a vontade.

Eles os dois dão-se lindamente e eu não me arrependo nada do que fiz , no inicio a decisão não é fácil, mas quando se ama os animais consegue-se dar a volta.

Boa sorte
Lambidelas do chico e do massai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 02, 2007 2:29 pm

Só para dizer o seguinte:

Nas extras despesas com um animal, há só que saber definir prioridades. Saber prescindir de algumas coisas em detrimento do que se quer e se ama.

Boa sorte na resolução.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”