cães arraçados de crocodilo...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rapala
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2007 7:19 pm

quarta mar 28, 2007 1:17 am

Boas! Esta é a primeira vez que participo neste forum e espero que o pessoal com mais experiência destas coisas do que eu me dê alguns conselhos.
Bem... passo a expôr o meu dilema:
Tenho um pastor alemão (macho) com quase 3 meses (o meu primeiro cão) e está quase sempre a morder, embora na brincadeira , aleija (especialmente os dedos :twisted: ). Ralho com ele imensas vezes(dizendo NÂO!!! e de vez em quando segurando-o pelo cachaço), mas mesmo assim ele continua a morder (embora ligeiramente menos). Já me aconteceu estar a dar-lhe uma reprimenda e ele mostrar-me os dentes! Até que ponto é que será prematuro "apertar-lhe os calos" e mostrar-lhe quem manda??!! Bem vistas as coisas não passa de um "bébé cão"...mas por outro lado, o que lhes deixamos fazer em pequenos, terão tendência a repetir quando mais crescidos...e aí...penso que já é mais complicado...
Já dei uma vista de olhos em posts anteriores, que referem o mesmo problema e houve quem sugerisse puxar-lhes a língua para eles associarem a experiência de morder a algo desagradável...pois é...eu experimentei e acabei por ficar com os dedos ainda mais doridos :lol: !
Não tenho qualquer prazer em ralhar ao meu cão, mas penso que o melhor será mesmo mostrar-lhe quem manda...ou será que este tipo de comportamento tem tendência a passar, através das brincadeiras e da convivência normal?...
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta mar 28, 2007 8:15 am

Ora bem... eu tenho um pastor alemao com 4 meses... o Max... é 5*, so mimo, bem comportado... tb o temos tentado treinar do melhor modo, sabemos que é um P.A. e que teem tendencia a serem territoriais... logo desde pequeno que convive com estranhos a entrarem pela quinta dentro e levo-o sempre que posso a passear pelo centro, de maneira a ver carros, pessoas estranhas, levo-o a praia fluvial para os miudos brincarem com ele... socialização... com outros cães é que so aproximei-o de uma cadela caniche e ele portou-se bem... mas ladra aos outros... o que ja fez com que eu o treina-se... começa a ladrar a outro que passa, leva um esticão seco na trela e um NÃO. quando ele para de ladrar, faço-lhe montes festas, muito bem Max...

1 - Ele é pequeno... ou o treina e habitua agora a bons costumes ou penso que mais tarde terá problemas... é que ele agora mostra os dentes e não mete medo a ninguem, mas eu já vi um serra da estrela a mostrar-me os dentes... é de ficar petrificado...

2 - O meu gosta de mordiscar... há que destinguir o mordiscar do morder... mordiscar é quando o estou a escovar por exemplo e ele de tao excitado gosta de mordiscar... eu dou-lhe a mao, ele aperta, mas lambe os dedos, ve-se que é mesmo a agradeçer, nao ferra... não abana a cabeça... se eu vir que ele está a querer abusar e a roncar, paro de escovar ao mesmo tempo que digo NAAAAAAAOOOOOOOO ! (eu digo nao tao alto que entoa na costa da serra, ao lado da nossa quinta, ate os vizinhos devem saltar das cadeiras em casa...) ele para, eu continuo a escovar... ele começa a querer mordiscar... eu NAOOOOOOOOO e paro ate ele acalmar... deixo sempre as maos a vista na mesma posição... mal ele se aproxima com a boca... NAOOOOOOOOOO... ele acalma, volto a brincadeira com ele... o Max aprendeu que o NAO é parar de fazer o que esta a fazer... tipo... vai a pegar num sapato... NAO... vira logo de direccao... entrar dentro de casa... NAOOOOOOOO... FICA AÍ.

Outra coisa... nos habituamos o nosso a comer connosco ao lado... eu sento-me mesmo no chao ao lado da comida dele e faço-lhe festas enquanto come... meto a mão na comida e dou-lhe a boca... até hoje nunca roncou... mas tb nunca lhe dei razão para tal... tenho sempre usado a tecnica do NAO e ficar quieto ate ele acalmar... e tb utilizando a tecnica do cachaço quando ele era mais cachorro... um puxão seco no cachaço e um NÃO...

Parece exagerado, mas ele logo na 1 semana que esteve em casa aprendeu que ouvindo o NÃO ja nao entrava para dentro... nos comemos com as portas abertas e ele não entra... a cozinha é ao lado do alpendre... ele fica no tapete entrada deitado e depois damos a comida dele.

Uma boa socialização, mimo e calma, muita muita paciencia...

Participe no forum do Pastor Alemão ! Tem n situações identicas a sua.
Rapala
Membro Júnior

quarta mar 28, 2007 8:26 am

Ok...
Última edição por Rapala em quinta ago 23, 2007 7:19 pm, editado 1 vez no total.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quarta mar 28, 2007 8:40 am

Um não forte e depois deite-se em cima do cão, não em peso como é óbvio mas só para ele sentir que você está por cima e é que manda.

Abraço e boa sorte
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

quarta mar 28, 2007 11:51 am

A q ter atençao com o estar sempre a dar o nao por-se em cima dele etc...q tb pode estragar o caracter do cao ele nao tem q estar sempre a sentir-se Inferiorizado.
ricardoliveira
Membro Veterano

quarta mar 28, 2007 1:29 pm

Isto é mordiscar... é eu começar a brincar com ele e ele começar a mordiscar...

Imagem

isto é ele a xuxar o dedo... parece um bébé...

Imagem

O meu pai é pior que eu... chegam a andar os 2 a rebolar pelo jardim fora... he he he... o meu pai é mesmo passado ;o), tem 50 anos e desde que tem lá o menino dele que anda super contente... nem sei se brincava tanto comigo... aqui está ele com a minha esposa a brincar com o miúdo.

Imagem

Isto é morder... é ele utilizar a força dos maxilares, puxar, abanar a cabeça e ouvir-se o ronco dele... eu não faço muita força, deixo puxar, mas não o contrario... tenho medo de lhe partir um dentolas... mas faço sempre de maneira a ganhar... assim ele sabe quem é que manda...

Imagem

Não concordo com o sentar-se em cima para o ensinar, ele aprende se mostrar-mos que o lugar dele é na familia... mas um bocadinho abaixo... com uns NAOS bem dados, seguidos de mimos a recompensar o bom comportamento...
Snoopa
Membro Júnior
Registado: quarta fev 28, 2007 3:21 pm

quarta mar 28, 2007 1:41 pm

Eu concordo com tudo o que o Ricardo disse e não concordo com o sentar-se em cima dele... acho que não é necessário, o cão tem d saber a quem deve obedecer mas tb tem de ter a sua personalidade bem vincada!
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

quarta mar 28, 2007 2:20 pm

Grandas fotos ricardoliveira, e pena o meu pai não brincar com os meus :cry:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mar 28, 2007 2:30 pm

book Escreveu:Grandas fotos ricardoliveira, e pena o meu pai não brincar com os meus :cry:
Quem sabe com o tempo? Não desanime :wink:. Entretanto vá brincando você, que eles agradecem! :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Fontanelas
Registado: quarta jan 19, 2005 5:04 pm

quarta mar 28, 2007 3:56 pm

Só mais um conselho de quem tem cães há muito tempo:
O seu cão será aquilo que você quer que seja.
Não há bons nem maus cães, mas sim bons ou péssimos donos!
(Já diz o ditado: "De pequenino é que se torçe o pepino...")

Um Abraço.
Fontanelas :wink:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mar 28, 2007 4:47 pm

ricardoliveira, mas o seu cão não ronca... :lol: :lol: Ele rosna... :P

É só calunias... :lol:
<p>susana</p>
Rapala
Membro Júnior

quarta mar 28, 2007 11:18 pm

.......
Última edição por Rapala em quinta ago 23, 2007 7:26 pm, editado 2 vezes no total.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mar 29, 2007 1:56 am

Caro Rapala,

Se me permite, o conselho que lhe dou é mesmo o de se inscrever numa escola de treino, o mais depressa possível (quanto mais cedo o fizer, melhor para si e para o seu cão).
Noto no seu discurso um certo receio e esse passa sem dúvida para o seu cão (principalmente nesta fase "teenager" em que ele já percebeu que um olhar de "mau" e uma rosnadela começam a fazer efeito para que o dono o deixe em paz, e isso não pode acontecer, Nunca!
Por isso aconselho-o a procurar ajuda junto de um profissional! Vai ver que com algum acompanhamento e umas dicas básicas vai sentir-se mais confiante e o seu cão também vai moldar o comportamento de outra forma.
Boa sorte! :wink:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
ricardoliveira
Membro Veterano

quinta mar 29, 2007 11:10 am

Depois deste seu mail a descrever a reação do cão ao não e o pormenor de luvas de malha de aço...

TREINADOR !!! Uma escola de treino será o ideal... tenho um colega que tem um PA que aos 7 meses na rua ladrava mesmo as pessoas que se aproximavam dele e do dono...

foi para as "aulinhas" e agora já está sociável...

Outra coisa, ele é teenager, está a ver onde é que pode esticar a corda... convém que ele se habitue já a quem manda... nada de BATER OU EXAGERAR... no meu entender só prejudica.
Marggo
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2003 3:37 pm

quinta mar 29, 2007 11:53 am

Pois, eles estão sempre a testar o nosso limite, para verem até onde podem ir... :roll:

O melhor é ter pulso firme e mostrar-lhe sempre quem é que manda!

Acho que o tradicional "não" "cão feio", abana-lo no cachaço e umas palmadinhas continuam a fazer os seus efeitos, mas se assim não conseguir, siga os conselhos e inscreva-se numa escola.
E que outro c&atilde;o consegue franzir a testa daquele modo? Nenhum. S&oacute; o Boxer!
Responder

Voltar para “Cães”