AJUDA!! GIÁRDIA.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luisbarcelos
Membro
Registado: quinta fev 10, 2005 5:05 pm

quinta mar 29, 2007 12:25 am

Olá a todos. Tenho um Yorkshire Terrier com quatro meses e foi-lhe diagnosticado Giárdia. Para quem não sabe a Giárdia é um parasita que vive no intestino do seu hospedeiro e tenta viver em harmonia com este. No entanto, provoca diarreia com sangue, vómitos e gases.
Já consultei dois veterinários diferentes, sendo que ambos fizeram o mesmo diagnóstico e aconselharam a mesma terapeutica, à base de metranidazol. A desparasitação feita com o metranidazol devia matar a Giárida e fazer com que a diarreia e os vómitos passassem.
O que acontece é que o Óscar fez resitência a este medicamento e a desparasitação não funcionou. A única coisa que conseguimos foi fazer com que as fezes passassem de diarreia e fezes formadas e acabar com os vómitos. No entanto, através dos consecutivos exames feitos às fezes podemos ver que a Giárdia continua viva, fazendo com que o cóco tenha um cheiro insuportável.
Os veterinários que consultei não conhecem, em Portugal, mais nenhum medicamento que sirva para combater a Giárida. Sabem apenas que existe um novo medicamento no Brasil e que lá até já existe uma vacina contra este parasita.
Queria pedir-vos para se conhecerem alguém...ou se o vosso cão já teve este parasita... No fundo queria partilhar e tentar encontrar soluções novas que ajudar a eliminar a Giárdia. Obrigado.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta mar 29, 2007 12:42 am

ele já trazia os parasitas? deixe-me adivinhar, cão comprado em loja? 8)

se não me esquecer, amanhã faço essa questão na aula de farmacologia :wink:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
luisbarcelos
Membro

quinta mar 29, 2007 12:52 am

Não foi comprado em loja mas infelizmente já trazia. Pedi uma lista de criadores ao CPC e visitei alguns criadores indicados nessa lista e acabei por escolher esta. Enfim...coisas do nosso país...Nada de fiscalização...
E o pior de tudo isto é que, como ele é muito pequenino e muito levezinho, todas as doses que lhe damos têm que ser muito bem calculadas.
Aguardo notícias suas. Obrigado.
Fontanelas
Registado: quarta jan 19, 2005 5:04 pm

quinta mar 29, 2007 11:07 am

Caro LuisBarcelos,

Felizmente nenhum dos meus cães é portador desse parasita, mas tenho um labrador que teve um problema num ouvido, uma alergia que persisitia a tudo quanto era medicamento, enfim um problema que parecia incontornavel e que depois de muitas idas a diversos veterinários e termos experimentado "n" drogas, foi resolvido através de produtos naturais.
Não custa nada tentar!
No entanto vou tentar arranjar-lhe o contacto de um veterinário holandês, que é muito conceituado e tem feito "milagres" ao serviço dos 4 patas.

Um abraço.
Fontanelas
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta mar 29, 2007 11:40 am

Bom dia,
Em 2001 tive uma ninhada com giardíase ás 6 semanas de idade. Foi tratada com metranidazol e resultou.
Daquilo que me lembro (das conversas com o vet), a giardia é um parasita protozoário do sistema digestivo superior e é relativamente inofensivo. Parece ser muito mais comum nos cães do que se pensa, por não haver manifestações sintomáticas. Uma infestação da ordem que descreve, normalmente está associada a problemas de imunidade por parte do animal.
No meu caso, veio-se a verificar haver infecção cutânea por parte de stafilococos, o que dividia o "trabalho" de produção de resistencias por parte dos cachorros com tão pouca idade.
Claro que teve que haver tratamento paralelo com antibiótico (neste caso bacteriano). Tudo ficou normal em 2 semanas.

Tenho conhecimento de alguns criadores que também têm tido essa parasitose em cachorros até ás 8 ou 9 semanas, a qual desaparece com 10 dias de tratamento com metranidazol.

Se o cão fosse meu, eu tentaria "pressionar" os vets a tentar descobrir mais algum problema no animal, que não apenas a giardia.

Mas aguardemos mais opiniões, sobretudo dos membros com formação veterinária.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 29, 2007 12:01 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:37 pm, editado 1 vez no total.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta mar 29, 2007 1:07 pm

a minha professora disse que existe um protocolo entre a Bayer e a Drontal, por isso existe um fármaco da Drontal que é para este tipo de parasitas. mas não se lembrava do nome... aconselhe-se com outro veterinário se esse não conhece alternativas a metranidazol. e mencine o Drontal.

boa sorte ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
luisbarcelos
Membro

quinta mar 29, 2007 1:19 pm

Obrigado a todos pela ajuda. O Óscar já fez dois tratamentos. Um à base de metronidazol e outro à base de fenbendazol. Em ambos os casos fez durante cinco dias e passadas duas semanas voltou a repetir pois não obtivemos resultados.
De facto, a veterinária já referiu a questão da imunidade e o Óscar ainda não tem, de todo, um sistema imunitário competente.
Não sei mais o que fazer...esta Giárdia está a ser difícil de matar.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça abr 03, 2007 12:20 pm

Para quem não sabe a Giardia também existe nos Humanos.
O meu pai tem esse protogoário no intestino e infelizmente não há maneira dos medicos o conseguirem matar :(
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
luisbarcelos
Membro

terça abr 03, 2007 12:41 pm

De facto, a Giárdia também existe em humanos e no Brazil existe em tão grande quantidade que até já há vacinação contra este parasita.
O Óscar foi ontem ao veterinário para ser vacinado e fazer a consulta de rotina. Fez também o exame às fezes e conseguimos ver que a Giárdia está a diminuir. O que a veterinária me disse foi que o sistema imunitário dele está a ajudar e que a última desparasitação que ele fez resultou, em certa medida. O que ela sugeriu é que deixássemos passar algum tempo, ou seja, um intervalo de segurança, e voltássemos a fazer a desparasitação com o fenbendazol.
Apesar de já não existir diarreia nem vómitos está a ser dificil conseguir que ele aumente de peso pois a Giárdia não permite a correcta absorção dos nutrientes por parte do intestino.
O Óscar também não está a ajudar porque nunca quer comer. Agora estamos a dar-lhe vitaminas duas vezes ao dia e estamos a misturar com a ração um pouco de uma comida de lata (que agora não me lembro do nome) só sei que é da Hill's e que, segundo a veterinária, vai ajudar a abrir o apetite.
Responder

Voltar para “Cães”