CindelP Escreveu:PauloSantos Escreveu:SeaLords Escreveu:nelsonk Escreveu:SeaLords Escreveu:Cão de guarda é cão que ladra a tudo o que se aproxima? É que, a ser assim, não há melhor que caniche anão

ñ, isso é cão de alarme Sea e raramente um cão de alarme é um bom cão de guarda.
Isso sei eu, Nelson, mas é engraçado ver que o pessoal acha que um cão de guarda é o que faz barulho e é grande para os vizinhos verem e se assustarem muito muito muito. Para mim um bom cão de guarda não se vê e não faz barulho, e deixa entrar o ladrão - mas já não o deixa sair. E assim conheço muito poucos.
Sem sombra de dúvida.
Confunde-se tanta vez o facto do cão ladrar a tudo, com o facto de ser bom guarda.
O grande problema é que a dada altura, o facto do cão ladrar é algo tão comum, que ninguém liga absolutamente nada, à excepção dos vizinhos, que normalmente andam fartos dele.
Nem tanto ao mar nem tanto à serra.
Se é dado adquirido que um cão que passa a vida a ladrar e aos pulos no portão muito possivelmente não vale nada como guarda, tambem é dado adquirido que o ladrar é uma importante ferramento no acto de guarda. Serve essencialmente para dissuadir o ladrão bem como para alertar a todos que está ali um cão, possivelmente de guarda.
Até porque verdade seja dita, muitas vezes basta o ladrar, o rosnar e a presença de um Bom cão de guarda para impedir qualquer tipo de assalto.
CindelP
Sem dúvida que tem razão, mas acho que percebeu onde eu queria chegar.
Por exemplo:
O meu Serra é um Cão que, ao contrário dos Rotts, ladra bastante.
No entanto, quando o faz, existe uma razão para isso, e não ladra só por ladrar, ao contrário do que acontece com um cão aqui da rua, que passa o dia inteiro lá no terraço, a ladrar a tudo o que mexe. Seja um carro que passe, seja uma pessoa que vá do outro lado da rua, seja lá aquilo que for, o cão ladra de dia e de noite de forma quase constante.
Sinceramente, nestes casos, nem acredito que o seu ladrar seja dissuasor, nem sequer acredito que, ao contrário do que acontece comigo, quando de noite os meus cães ladram, que os donos dele se levantem por ele ter ladrado.
Era somente aí que queira chegar.